PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 1118 > OFICIAIS GENERAIS PROMOVIDOS S

Oficiais-generais promovidos são apresentados ao Presidente da República

Publicado: 2008-08-14 15:09:00
Após a apresentação, Ministro da Defesa disse que visitou Operação Poraquê, em Manaus, e enfatizou profissionalismo dos militares

Vinte e cinco novos oficiais-generais das três Forças Armadas foram apresentados ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade ocorrida nesta terça-feira (dia 12), no Palácio do Planalto. Foram promovidos cinco oficiais-generais da Marinha, 16 do Exército e quatro da Aeronáutica.

O evento contou ainda com a presença do Presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes das três Forças Armadas, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto (Marinha), General-de-Exército Enzo Martins Peri (Exército) e Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito (Aeronáutica).

Logo após o Presidente da República cumprimentar cada um dos oficiais-generais promovidos, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, discursou para os militares. “Acabo de chegar da Amazônia, onde ocorre a Operação Poraquê, com a participação das três Forças. Posso garantir a todos que nossos soldados estão prontos para defender a Amazônia. Os militares brasileiros são dotados de profissionalismo, versatilidade e competência”. 

O ministro disse aos oficiais-generais recém-promovidos que a vida deles é uma seqüência de desafios cada vez maiores. “Mantenham o entusiasmo e a vontade de continuar colaborando com o desenvolvimento do Brasil. As demandas das Forças Armadas são as demandas do Estado brasileiro e de toda a sociedade”, considerou.

Nelson Jobim destacou que as questões de defesa estão inseridas na agenda nacional. “A agenda da defesa é a da sociedade brasileira. Nosso país cresce e pensa grande. Um exemplo disso é cada avanço e pesquisa no CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), que nasceu dos braços da nossa Força Aérea”.

O ministro finalizou seu discurso clamando aos oficiais-generais por sabedoria e perseverança. “São grandes os desafios. Nossos oficiais-generais têm por característica muito trabalho e dedicação, não para fazer biografias pessoais, mas agregar biografia as suas Forças. Quero agradecer o empenho de todos e como vim da Amazônia, saudarei a todos com um ‘Selva!’”, conclui o ministro que ouviu um uníssono ‘Selva!’ dos oficiais-generais.

Confira abaixo os oficiais-generais promovidos apresentados ao Presidente da República:

Marinha:

Vice-Almirante João Afonso Prado Maia de Faria

Vice-Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis

Vice-Almirante Elis Treidler Öberg

Vice-Amirante Ney Zanella dos Santos

Contra-Almirante Reinaldo Antônio Ferreira de Lima

Exército:

General-de-Exército Ítalo Fortes Avena

General-de-Exército Luis Carlos Gomes Mattos

General-de-Divisão Marco Aurélio Costa Vieira

General-de-Divisão Nilson Caldas Ananias

General-de-Divisão Joaquim Maia Brandão Júnior

General-de-Divisão Marco Antônio de Farias

General-de-Divisão Francisco Carlos Modesto

General-de-Brigada Carlos César Araújo Lima

General-de-Brigada Carlos Alberto Neiva Barcellos

General-de-Brigada Luiz Carlos Rodrigues Padilha

General-de-Brigada Luiz Felipe Kraemer Carbonell

General-de-Brigada Geraldo Antônio Miotto

General-de-Brigada Antônio de Pádua Barbosa da Silva

General-de-Brigada Jamil Megid Júnior

General de Brigada Claudio Coscia Moura

General-de-Brigada Paulo Sérgio Melo de Carvalho

Aeronáutica

Major-Brigadeiro-do-Ar Marcelo Mário de Holanda Coutinho

Brigadeiro-de-Infantaria José Roberto Durans Amorim

Brigadeiro-do-Ar José Euclides da Silva Gonçalves

Brigadeiro-do-Ar José Luiz Villaça Oliva