Exército e Aeronáutica fazem lançamento de 104 pára-quedistas em Roraima

Publicado: 2008-08-14 11:35:00
Exercício, que fez parte da operação Poraquê, teve atuação de 11 aeronaves da FAB

Onze aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) partiram de Manaus na manhã do dia 9 em direção a Caracaraí, no estado de Roraima, para transportar em segurança 104 militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista do Exército Brasileiro. 

Em continuidade às atividades da Operação Poraquê, o assalto aeroterrestre ao território do "país Amarelo", hipotético inimigo do país Verde, é ponto crucial do plano de campanha do exercício simulado. Em caso de guerra, a Brigada Pára-quedista é lançada na retaguarda das linhas inimigas com a missão de conquistar objetivos estratégicos, a fim de proporcionar melhores condições do emprego da tropa terrestre regular.

Sob o comando do General Fernando Azevedo e Silva, comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, a tropa tinha por objetivo tomar a única ponte que transpõe o Rio Branco, no eixo Manaus/Boa Vista, o aeródromo e a cidade de Caracaraí, todos considerados pontos estratégicos para o inimigo fictício.

Depois da equipe precursora infiltrada no local garantir a possibilidade do salto na zona de lançamento, o assalto aeroterrestre foi transportado por dois C105 Amazonas, dois C130 Hércules e três C95 Bandeirantes, escoltados por dois caças F2000 Mirage e controlados pelo E99 Guardião. Cada pára-quedista carregava cerca de 40 quilos de equipamentos, armas e suprimento para sobreviver pelo menos 72 horas. 

Durante o treinamento, houve interceptação de aviões da Defesa Aérea de Amarelo (F5 M) e ocorreu engajamento com a escolta do F2000, intensificando o treinamento no céu da Amazônia. Enquanto isso, a Força Combinada Solimões, capitaneada pela Marinha de Verde, empreendia suas operações fluviais na Calha do Rio Negro, sendo também apoiada com missões de reconhecimento armado por helicópteros H50 Esquilo, da Força Aérea Verde.

A Operação Poraquê conjuga os esforços das três forças armadas brasileiras com o objetivo de treinar militares de todo o País para aperfeiçoar as técnicas de combate na selva.
Acompanhe a operação Poraquê em www.poraque.mil.br.