IEAV organiza evento científico internacional em Angra dos Reis
O Instituto de Estudos Avançados (IEAV) realizará o 10º Internacional Workshop on Separation Phenomena in Liquids ans Gases (SPLG 2008), que será realizado de 11 a 14 de agosto, em Angra dos Reis (RJ).
O SPLG 2008 é um encontro técnico-científico onde se debatem e apresentam trabalhos teóricos e experimentais sobre os fenômenos de separação em geral. Normalmente a maior parte dos trabalhos versa sobre separação de isótopos, incluindo urânio e isótopos estáveis (não-radioativos).
A idéia de ter este tipo de Workshop nasceu em abril de 1975, durante uma conferência em Londres. Desde essa data, ocorreram encontros a cada dois anos sucessivamente na França, Itália, Inglaterra, EUA e Japão.
Somente em 1987, na Alemanha, é que passou a ter o nome atual SPLG - International Workshop on Separation Phenomena in Liquids and Gases.
A partir do primeiro SPLG, houve encontros com o mesmo perfil na França, EUA, Beijing China, Brasil, Japão, Rússia, EUA. No último encontro em Pequim, em 2006, decidiu-se que o próximo SPLG ocorreria no Brasil.
Nessa próxima edição, serão focados os seguintes assuntos: métodos químicos de separação, métodos a plasma, centrífugas, difusão gasosa, métodos de separação a laser, prospecção de novos métodos de separação, fenômenos de separação na natureza e não-proliferação e salvaguardas.
A comissão local composta por Nicolau Rodrigues e Marcelo Destro, pesquisadores do IEAv, após discussão com a Comissão Internacional, decidiu por Angra dos Reis para este encontro, que contará com participantes de diversas instituições brasileiras como Intituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) , Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), dois representantes da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), Eletronuclear e IEAv, além da participação de pesquisadores dos EUA, França, Rússia, China, Coréia do Sul, Itália, Japão, India e dois representantes da Agência Internacional de Energia Atômica.