Disciplina, amor e coragem

é o lema do nosso sucesso.

Homenagens


25 de março. A Força Aérea Brasileira presta homenagem a todos os Especialistas de Aeronáutica.


O Sonho de se tornar Especialista

"Os covardes nunca tentaram. Os fracos ficaram pelo caminho. Só os fortes conseguiram."


"Ser especialista é a realização de um sonho de infância". É o que diz a aluna Jéssica Lemes da Rocha, da 4ª série do Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). E para entrar na escola, ela se preparou intensamente: fazia curso preparatório, estudava 12 horas por dia e praticava atividades físicas três vezes por semana.

Assim como Jéssica, diversos jovens frequentam cursinhos para realizar esse sonho. Somente em um curso preparatório em Guaratinguetá (SP), cidade onde está localizada a escola, cerca de 300 alunos se matriculam por ano. "O curso existe há 21 anos. Temos contato com ex-alunos que ingressaram na EEAR, e muitos estão contentes com a carreira escolhida", afirma o diretor André Teberga.

Leandro Vinicios Vieira de Oliveira tem 18 anos e está se preparando para o exame de admissão este ano. "Eu quero me tornar especialista da Força Aérea Brasileira porque é uma carreira promissora, que garante estabilidade e também porque eu me identifico com a disciplina vigente no meio militar", explica.

Quem consegue ingressar na EEAR se depara com uma estrutura gigantesca. Fundada em 25 de março de 1941, é considera a maior escola de ensino técnico-especializado da América do Sul. Atualmente, ocupa um espaço de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados, contendo 93 prédios administrativos. Desde sua criação, já formou mais de 70 mil especialistas. "Ao completarmos 75 anos, ostentamos, com muito orgulho, na abnegação de seus filhos à Força Aérea, o fulgor de todos os Especialistas do Comando da Aeronáutica", ressalta o Comandante da EEAR, Brigadeiro Omar Juan Wara.

Na evolução da carreira, um sargento especialista pode chegar a coronel, dependendo da especialidade, caso faça a seleção interna para oficiais. O Primeiro-Tenente Adriano Barboza de Albuquerque se formou na EEAR em 1992 na especialidade de Eletricidade. Depois de quase 20 anos atuando como sargento, fez a prova para oficial especialista e atualmente trabalha no Grupamento de Apoio do Distrito Federal, em Brasília.

"No curso técnico você aprende uma profissão e consegue, no dia a dia, superar os vários obstáculos encontrados. Mas a FAB também me ensinou conceitos que repasso para meus familiares para torná-los pessoas melhores", conclui.

Sonho ser



        "Eu me identifico com a disciplina vigente no meio militar e quero me tornar Especialista da Força Aérea Brasileira. Para isso, me preparo diariamente estudando individualmente e em grupo, praticando exercícios físicos e realizando monitorias. Entrar para a escola é a realização de um sonho."

Leandro Vinicios Vieira de Oliveira

Estudo na EEAR



        "Desde criança, eu sonhava em entrar para a Escola de Especialistas de Aeronáutica. E estudando aqui me identifico cada vez mais porque faço aquilo que eu gosto. Para mim, é um prazer servir à Pátria, contribuir com a Força Aérea Brasileira e adequar valores como hierarquia e disciplina."

Aluna Jéssica Lemes da Rocha

Sou Oficial Especialista



        "Sou especialista há 24 anos; já trabalhei em Alcântara, em Parnamirim e em São José dos Campos. Em 2012, fiz o Curso de Formação de Oficiais Especialistas, em Belo Horizonte, e, atualmente, sou Tenente em Brasília. O meu trabalho possibilitou também a realização de diversos sonhos em minha vida pessoal."

1º Tenente Adriano Barboza de Albuquerque

A Rotina


Conheça, através do vídeo e das fotos abaixo, o dia a dia dos alunos da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e após sua formação.

Especialista em Números

1941

é o ano em que foi criada a EEAR. Já são 75 anos formando os especialistas de aeronáutica que atuam em todo o País.

93

é o número de prédios administrativos que fazem parte da EEAR. A escola ocupa um espaço de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados.

70mil

é a quantidade de profissionais formados desde a criação da EEAR.


216

é a quantidade de instrutores que ministram aulas nas áreas de Instrução Militar, Educação Física e Técnico-Especializada.

3057

é o número de mulheres formadas na EEAR de 2008 a 2014, o que representra 34,75% do total de formandos.

11

é a quantidade de alunos estrangeiros que entraram este semestre na Escola: cinco do Paraguai, dois de Cabo Verde e quatro de Togo. A EEAR é considerada o maior centro de ensino técnico da América do Sul.

Inscrições abertas


Estão abertas, até o dia 31 de março (às 15h, horário de Brasília/DF), as inscrições para quem quer se tornar sargento especialista de carreira da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao total, são 333 vagas em 17 especialidades. Para se inscrever basta acessar o site http://concursos.eear.aer.mil.br/SOO/home/

Para participar do exame, o candidato não pode ter menos de 17 anos e nem ter completado 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2017. É necessário também possuir ensino médio completo, além de outros requisitos estabelecidos no edital.

O processo seletivo é composto por provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

Se aprovado em todas as etapas, o candidato realizará o Curso de Formação de Sargentos na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Durante dois anos, serão ministradas instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será nomeado Terceiro-Sargento e receberá salário inicial em torno de R$ 3 mil.

Confira abaixo o quadro de vagas e de especialidades:

Especialidades


Canção do Especialista de Aeronáutica


Esta canção reflete, em sua letra, além do orgulho de ser Especialista, a união, a eficiência, a disciplina, a coragem e a dedicação à Pátria, atributos norteadores da conduta desse profissional militar, não só na vida militar, bem como na vida social.

Música e letra - SO George Ayres Borges
Arranjo - Cap João Nascimento


Com os pilotos e asas seremos
Um conjunto de todo eficaz
Por mais forte o inimigo não vemos
Que possamos temê-lo jamais.

Disciplina, amor e coragem
É o lema do nosso sucesso
Da bandeira da Pátria a imagem
Nos aponta a ordem e o progresso.

Especialista, avante ao ar!
Para frente com o garbo varonil.
Agiganta a tua obra sem par,
Sob o céu deste grande Brasil. (BIS)

Quer na terra ou nos ares a lida
Os perigos nos manda enfrentar
Nos ufana e sentimos a vida
Companheiros viver é lutar

Quando passa uma asa altaneira
Sob o céu, sobre a terra e o mar
Devorando o espaço ligeira
Nós sentimos orgulho sem par.

Especialista, avante ao ar!
Para frente com o garbo varonil.
Agiganta a tua obra sem par,
Sob o céu deste grande Brasil. (BIS)

TEXTO: Tenente Jornalista João Elias | WEBDESIGN: Tenente Especialista Ribeiro