Piloto de Asas Rotativas
A
formação do piloto de helicóptero na Força Aérea Brasileira se inicia após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv). Os Aspirantes a Oficial, uma vez formados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), são designados para o curso de especialização na Aviação em que irão atuar.
Os cursos de especialização em cada Aviação ocorrem na Ala 10, localizada em Parnamirim (RN), região metropolitana de Natal. O Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) é a Organização Militar responsável por ministrar o Curso de Especialização em Asas Rotativas (CEO-AR). O Curso dura, em média, um ano e conta com instruções teóricas e práticas acerca das missões cumpridas pela Aviação de Asas Rotativas, como Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search And Rescue), Evacuação Aeromédica (EVAM) e Ataque, dentre outras. O treinamento é realizado a bordo do H-50 Esquilo e os pilotos fazem a adaptação diurna e noturna na aeronave e cumprem missões diversas da Aviação, como operação em áreas restritas, transporte de carga externa e formatura tática.
Após a conclusão do CEO-AR, os militares são transferidos para os Esquadrões de Asas Rotativas da FAB, distribuídos pelo território nacional.
Atualmente, há oito Esquadrões de Asas Rotativas da FAB em todo o Brasil:
1°/8° GAV – Esquadrão Falcão
2°/8° GAV – Esquadrão Poti
3°/8° GAV – Esquadrão Puma
5°/8° GAV – Esquadrão Pantera
7º/8º GAV – Esquadrão Harpia
2°/10° GAV – Esquadrão Pelicano
1°/11° – Esquadrão Gavião
3° Esquadrão do GTE
Veja, na ilustração, quais são os Esquadrões e as aeronaves que eles operam:
Veja, na Linha do Tempo, os momentos mais marcantes da história da Aviação de Asas Rotativas na FAB: