Gerenciamento de Projetos Aeroespaciais


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VEÍCULO LANÇADOR DE MICROSSATÉLITES (VLM-1)

O VLM é um veículo para o lançamento de pequenos satélites e seu desenvolvimento é orientado para o baixo custo de desenvolvimento e produção.

O VLM-1 é um projeto de desenvolvimento de um veículo destinado ao lançamento de microssatélite em órbitas baixas (LEO) equatoriais ou de reentrada, com três estágios. Os três sistemas propulsivos do VLM-1 são a propelente sólido, sendo os dois primeiros estágios equipados com o propulsor S50, com 12 toneladas de propelente cada um, e um estágio orbitalizador equipado com o propulsor S44, com aproximadamente 800 kg de propelente.

Benefícios
  • Baixo custo de desenvolvimento e produção;
  • Possibilidade de comercialização internacional de serviços de lançamento;
  • Flexibilidade para lançamentos sob demanda em prazos mais curtos;
  • O motor S50 utiliza material composto que apresenta vantagens, tanto em desempenho quanto em manufatura.
Aplicações
  • O VLM é otimizado para lançar pequenos satélites;
  • Lançamento de cargas úteis especiais ou microssatélites em órbitas equatoriais a 300 km de altitude;
  • Suporte a missões educacionais e universitárias de baixo custo;
  • Teste de novas tecnologias espaciais em ambiente de microgravidade.
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MOTORES AERONÁUTICOS

Os motores aeronáuticos são elementos estratégicos para a indústria aeroespacial nacional, garantindo independência e fortalecendo a Base Industrial de Defesa.

No Brasil, a produção e o desenvolvimento desses motores são prioridades estratégicas, exigindo alta tecnologia para assegurar desempenho, segurança e eficiência. O país tem avançado na capacidade de projeto, fabricação, ensaios e manutenção, com destaque para o motor TR5000, desenvolvido pelo IAE em parceria com a empresa Aero Concepts (EED), consolidando o Brasil como um ator relevante no mercado global de aviação.

Benefícios
  • O TR5000 é uma turbina a jato 100% nacional de 5kN de empuxo;
  • O IAE possui a infraestrutura necessária para os ensaios e desenvolvimentos desses motores;
  • Garantia de altos padrões de segurança e performance para veículos aéreos.
Aplicações
  • Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance;
  • Aeronaves Não Tripuladas;
  • O TR-5000 poderá ser usado como alternativa comercialmente viável no setor de geração de energia.
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PROJETOS DE AERONAVES

Como prime contractor, a ALADA integra empresas parceiras em todas as fases do projeto, desde a concepção até a comercialização.

A ALADA gerenciará projetos de aeronaves através de uma arquitetura de processos estruturada, que abrange desde a análise inicial de demanda até a avaliação de resultados. Como prime contractor, a empresa coordenará um ciclo completo que inclui verificação de requisitos, análise de viabilidade, negociação com parceiros, formalização de contratos e gestão rigorosa de todas as fases de implementação. Este processo garantirá a entrega de aeronaves que atendem às especificações técnicas e de mercado.

Benefícios
  • Processo decisório baseado em análises rigorosas de viabilidade e requisitos;
  • Gestão eficiente de cronograma físico-financeiro (CFF) e escopo do projeto;
  • Mitigação preventiva de riscos contratuais e operacionais;
  • Avaliação contínua de indicadores de desempenho e valor agregado;
  • Capitalização de conhecimento através da gestão de lições aprendidas.
Aplicações
  • Projetos de aeronaves de médio e grande porte para transporte de passageiros;
  • Desenvolvimento de aeronaves militares com requisitos estratégicos de defesa;
  • Aeronaves especiais para missões governamentais e científicas;
  • Projetos de aeronaves com tecnologias sustentáveis e baixa emissão de carbono;
  • Plataformas de integração para novas tecnologias aeroespaciais.