Homenagem


A Força Aérea Brasileira presta homenagem a todos os integrantes da Aviação de Transporte.


KC-390: O futuro da Aviação de Transporte


Fruto da capacitação tecnológica, o KC-390 vai significar um salto operacional para as Forças Armadas e um avanço para a indústria aeronáutica brasileira. A Força Aérea Brasileira (FAB) é responsável por todo o investimento ocorrido no desenvolvimento do KC-390, que deverá se tornar a espinha dorsal da aviação de transporte da instituição nos próximos anos. Ao todo, 28 unidades foram encomendadas e devem ser entregues no primeiro semestre de 2018.

O processo de gestação do jato militar foi desenvolvido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) – unidade ligada à FAB, a partir das demandas operacionais. O objetivo era reunir em um só avião a capacidade de atender inúmeras missões, como busca e salvamento, transporte, reabastecimento em voo, lançamento de cargas e paraquedistas, evacuação aeromédica, combate a incêndio florestal, entre outras.

Um trabalho feito em conjunto com engenheiros da Embraer, possibilitou chegar às dimensões da plataforma criada para o KC-390. Uma aeronave de asa alta, de grandes proporções, com motores a jato, capaz de pousar em pistas não pavimentadas e não preparadas, além de contar com tecnologia de ponta empregada em diversas áreas. Entre as inovações, o jato tanque pode ser reabastecido e reabastecer em voo - inclusive helicópteros - e também pousar na Antártida.

Na configuração do cockpit, são cinco displays touchscreen, com telas que facilitam a navegação do piloto e a mudança de comandos com apenas um toque. O sistema aviônico é desenvolvido pela empresa norte-americana Rockwell Collins, que dispensa o uso de relógios, medidores e termômetros.

Ficha Técnica
Fabricante: Embraer S.A.
Envergadura: 35,05 m
Comprimento: 35,20 m
Altura: 11,84 m
Velocidade máxima de cruzeiro: 470 nós (870 km/h) / Mach 0,80
Altitude máxima: 36.000 pés (11.000 m)
Alcance (c/ 23 toneladas de carga): 1.380 milhas náuticas (2.556 km)
Alcance de Translado: 3.350 milhas náuticas (6.204 km)
Configurações de carga: 80 soldados, 66 paraquedistas, 74 macas, 7 pallets 463L, 3 veículos Humvee, 1 helicóptero BlackHawk, um blindado LAV-25, entre outras.


O cargueiro da FAB vai ser o único da categoria que conta com o sistema de comando de voo eletrônico fly-by-wire que, além de dar maior eficiência para pilotagem, também vai proporcionar uma integração com as demais missões. Um exemplo é o lançamento de carga. O uso dos controles eletrônicos vai mensurar comportamento do avião durante a missão, que responde a essa dinâmica e repassa as informações ao piloto.

De acordo com o gerente do Programa KC-390 na FAB, Coronel Cláudio Evangelista Cardoso, o novo avião vai colaborar para o fortalecimento da Estratégia Nacional de Defesa e para o crescimento da indústria nacional. "É um marco para a FAB porque vamos receber uma aeronave up-to-date, ou seja, o que tem de mais moderno na sua categoria", comemora.

As missões da Aviação de Transporte


Ao todo, são 15 unidades aéreas da Aviação de Transporte na Força Aérea Brasileira. Sete são Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA), subordinados aos Comandos Aéreos Regionais (COMAR), seis são integrantes da Quinta Força Aérea (V FAE), um da Primeira Força Aérea (I FAE) e um do Gabinete do Comandante (GABAER).

Atualmente, a aviação é equipada com os modelos C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-35 Learjet. As unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Canoas (RS), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).

Os esquadrões podem exercer as seguintes Ações de Força Aérea, geralmente relacionadas com a Tarefa de Sustentação ao Combate:
Assalto Aeroterrestre
Busca e Salvamento
Evacuação Aeromédica
Exfiltração Aérea
Infiltração Aérea
Transporte
Reabastecimento em Voo
Transporte Aéreo Logístico
Combate a Incêndio
Transporte Especial

Na última década, a V FAE tem se destacado em realizar treinamentos onde as aeronaves de transporte têm um papel estratégico, e não apenas de apoio. Foi o caso da última edição da CRUZEX, em 2013, e do exercício Mapple Flag, realizado no Canadá em 2012.

A Aviação de Transporte já participou de diversas missões reais, como o transporte de mantimentos, remédios e água potável no Haiti em 2010; o ressuprimento dos Pelotões de Fronteira do Exército; o transporte de órgãos para transplante em diversas regiões do País; o repatriamento de brasileiros do Suriname, do Líbano e do Equador, entre outras.

Histórico - A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nelson Freire Lavenére Wanderley e Casemiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263 saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP).

Confira abaixo a edição especial da Revista Aerovisão sobre o CAN:

História do CAN

Parte 1

A FAB TV apresenta a saga do Correio Aéreo Nacional, o CAN. O programa convida você para embarcar na aventura que desbrava os caminhos mais desafiantes do Brasil, lutando pela integração nacional e pela inclusão social de todos os brasileiros.




Parte 2

Nesse outro vídeo você vai assistir aos depoimentos dos pioneiros e os momentos mais desafiantes que eles passaram ao desbravarem o território brasileiro.




Treinamentos da Aviação de Transporte

Confira, no vídeo abaixo, os esquadrões da Aviação de Transporte em treinamento de lançamento de carga durante a Transportex de 2014.





Um teatro de operações simulado foi montado na fase avançada do exercício operacional Transportex 2014 para treinar manobras evasivas e o sistema de autodefesa das aeronaves de transporte. Eles cumpriram missões em ambiente hostil com a presença de ameaças como caças e defesa antiaérea. Veja as imagens:

Esquadrões de Transporte da FAB


Passe o mouse sobre as bolachas dos esquadrões para visualizar algumas informações.


1º/1º GT

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO
PRIMEIRO GRUPO DE TRANSPORTE
Nome: Esquadrão Gordo
Sede: ALA 11
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave: C-130 Hércules

1º/2º GT

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO
SEGUNDO GRUPO DE TRANSPORTE
Nome: Esquadrão Condor
Sede: ALA 11
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave: C-99 (Embraer E145)

2º/2º GT

SEGUNDO ESQUADRÃO DO
SEGUNDO GRUPO DE TRANSPORTE
Nome: Esquadrão Corsário
Sede: ALA 11
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave: 767 Boeing

1º GTT

PRIMEIRO GRUPO DE TRANSPORTE
DE TROPA
Nome: Esquadrões Coral e Cascavel
Sede: ALA 11
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave: C-130 Hércules

1º/5º GAv

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO QUINTO GRUPO DE AVIAÇÃO
Nome: Esquadrão Rumba
Sede: ALA 10
Parnamirim (RN)
Aeronave: C-95 Bandeirante

1º/9º GAv

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO NONO GRUPO DE AVIAÇÃO
Nome: Esquadrão Arara
Sede: ALA 8
Manaus (AM)
Aeronave: C-105 Amazonas

1º/15º GAv

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO DÉCIMO QUINTO GRUPO DE AVIAÇÃO
Nome: Esquadrão Onça
Sede: ALA 5 - Campo Grande (MS)
Aeronaves: C-105 Amazonas e C-98 Caravan

GTE

GRUPO DE TRANSPORTE ESPECIAL
Sede: ALA 1
Brasília (DF)
Aeronave: VC-99 (Embraer E135 e Embraer E145), VC-1 (Airbus A319), VC-2 (Embraer E190) e helicópteros VH-34, VH-35 e VH-36

1º ETA

PRIMEIRO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Tracajá
Sede: ALA 9
Belém (PA)
Aeronave: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan

2º ETA

SEGUNDO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Pastor
Sede: Base Aérea de Recife -
Recife (PE)
Aeronave: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan

3º ETA

TERCEIRO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Pioneiro
Sede: ALA 11
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave: C-95 Bandeirante e C-97 Brasília

4º ETA

QUARTO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Carajá
Sede: ALA 13
São Paulo (SP)
Aeronave: C-95 Bandeirante e C-97 Brasília

5º ETA

QUINTO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Pégaso
Sede: ALA 3
Canoas (RS)
Aeronave: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan

6º ETA

SEXTO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Guará
Sede: ALA 1
Brasília (DF)
Aeronave: Learjet U-35A, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan

7º ETA

SÉTIMO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Cobra
Sede: ALA 8
Manaus (AM)
Aeronave: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan


Veja a localização dos esquadrões no Brasil.





Aeronaves de Transporte


Conheça as aeronaves de transporte.




C-95M BANDEIRANTE
Envergadura: 15,32m
Comprimento: 15,10m
Peso máximo de decolagem: 5.900 kg
Velocidade máxima: 230kt (426 km/h)
Teto de Serviço: 25.000ft (7.020m)



C-97 BRASÍLIA
Envergadura: 19,78m
Comprimento: 20,07m
Peso máximo de decolagem: 11.990 kg
Velocidade máxima: 328kt (608 km/h)
Teto de Serviço: 32.000ft (9.754m)



C-98 CARAVAN
Envergadura: 15,87m
Comprimento: 12,67m
Peso máximo de decolagem: 3.929 kg
Velocidade máxima: 175kt (324 km/h)
Teto de Serviço: 25.000ft (7.620m)



C-99
Envergadura: 20,04 m
Comprimento: 28,45 m
Peso máximo de decolagem: 20.100 kg
Velocidade máxima: 0.78 Mach
Teto de Serviço: 37.000 ft (11.278 m)



C-105 Amazonas
Envergadura: 25,81m
Comprimento: 24,50m
Peso máximo de decolagem: 23.200 kg
Velocidade máxima: 246kt (457km/h)
Teto de Serviço: 25.000ft (7.020m)



C-130 HÉRCULES
Envergadura: 40,40m
Comprimento: 29,80m
Peso máximo de decolagem: 69.750 kg
Velocidade máxima: 320kt (593 km/h)
Teto de Serviço: 32.000ft (9.754m)



C-767 Boeing
Envergadura: 47.57m
Comprimento: 54,94m
Peso máximo de decolagem: 184.612 kg
Velocidade máxima: 493kt (913 km/h)
Teto de Serviço: 43.100ft (13.136m)





Álbum de Fotos


12 Jun - Dia do Correio Aéreo Nacional e dia da Aviação de Transporte


Canção da Aviação de Transporte


Letra - Brigadeiro do Ar Ivan Moacyr Frota
Música - Sargento Músico Bartholomeu Sérgio de Alcântara Silva

Lançar! suprir! resgatar!
Lançar! suprir! resgatar!

Aviação de Transporte de Tropa
Teu destino é voar e lutar
Junto ao pára-quedista teu irmão
Pela pátria a vitória alcançar.

Tuas asas conduzem mais longe
As cores tão vivas de tua bandeira
Com as forças de ar, terra e mar
Levar à glória a Nação Brasileira.

Lançar! suprir! resgatar!
Brado de vibração
Lançar! suprir! resgatar!
Nossa sagrada missão.





TEXTO: Tenente Jornalista João Elias  |  WEBDESIGN: Tenente Especialista Ribeiro e Sargento Marcos Poleto

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