NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


ICEA sedia 3ª reunião do Projeto BR-UTM para avançar na gestão do tráfego aéreo de drones


Juliano Gianotto | Publicada em 18/04/2024

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) abriu suas portas, dia 15/04, para receber a terceira reunião do Projeto BR-UTM. O evento, que se estenderá por três dias, é dividido entre os painéis de Governança, Tecnologia e Operacional, refletindo a abrangência das discussões sobre a gestão do tráfego aéreo de drones no país. A terceira reunião do Projeto BR-UTM representa mais uma etapa no desenvolvimento do gerenciamento de aeronaves não tripuladas.

O evento reuniu especialistas, autoridades governamentais, acadêmicas e representantes da indústria, além de organizações militares de outras forças. A cerimônia de abertura destacou a importância da cooperação entre os setores público e privado para promover a segurança e a inovação no espaço aéreo compartilhado.

O Chefe de Governança do ICEA, Coronel Aviador R/1 Madison Coelho de Almeida, expressou sua satisfação e o privilégio do Instituto em sediar novamente um evento dessa magnitude.

O Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan, Chefe da Assessoria de Transformação Digital do DECEA, expressou seu agradecimento a todos os participantes do evento, destacando que a Reunião visa alinhar e definir o futuro do Espaço Aéreo Brasileiro. Ele ressaltou o impacto dessa atividade na busca por melhorias no tráfego aéreo em escala global.

O evento ainda contou com a palestra do Coronel Aviador Diogo Silva Castilho, que apresentou a metodologia de análise de risco aplicada a Segurança das Operações que envolvem aeronaves não tripuladas.

Durante os três dias, os participantes revisarão os progressos alcançados desde a última reunião, realizada no ano passado e abordarão questões como regulamentação, tecnologia e integração de sistemas, além de estabelecer diretrizes claras que permitam o crescimento seguro e sustentável da indústria de drones no Brasil.

Além disso, as discussões se concentrarão em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e comunicação 5G, e como essas tecnologias podem ser aplicadas para aprimorar a gestão do tráfego aéreo de drones.

No encerramento do primeiro dia, os participantes reafirmaram o compromisso de colaboração e trabalho conjunto para enfrentar os desafios futuros da indústria de drones no Brasil. A reunião continuará nos próximos dias, com a expectativa de que novas ideias e soluções inovadoras surjam para impulsionar ainda mais o setor de drones no país.

Com a tecnologia de drones avançando a passos largos e o interesse em aplicações comerciais e de serviço público crescendo, o Projeto BR-UTM se destaca como uma iniciativa fundamental para moldar o futuro da aviação não tripulada no Brasil.

PORTAL AEROFLAP


FAB disponibiliza a oportunidade de conhecer o cockpit do caça F-39 Gripen no Aeroporto de Brasília


Gabriel Benevides | Publicada em 18/04/2024

Para quem visita o Aeroporto de Brasília nos próximos dias, a Força Aérea Brasileira (FAB) está disponibilizando a experiência de entrar no cockpit (cabine de pilotagem) do F-39 Gripen, aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

Para a experiência especial, uma réplica em tamanho real do F-39 Gripen foi montada nesta quinta-feira (18/04). A mostra, que fica aberta até 02/05, apresenta a modernidade dos equipamentos desse caça de última geração. 

Na exposição, que também celebra o Dia da Aviação de Caça, comemorado no dia 22 de abril, os visitantes ainda poderão tirar fotos, conversar com militares da FAB e ficar por dentro de todos os detalhes desta super aeronave.

SERVIÇO

Onde: Aeroporto Internacional de Brasília (DF)
Quando: de 18/04 a 02/05 
Horário: das 08h às 20h

Clique aqui e conheça mais desta aeronave de caça da FAB.

 

 

REVISTA ASAS


Associação dos Veteranos da FAB vai restaurar aeronaves históricas da Base Aérea de São Paulo


Da Redação | Publicada em 18/04/2024 12:13

A Base Aérea de São Paulo (BASP), localizada junto ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, irá conduzir um trabalho de restauração de duas aeronaves históricas, o North American T-6 e um Embraer AT-26 Xavante. O projeto será realizado em parceria com a Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira.

O North American T-6 Texan tem a matrícula FAB 1478. A aeronave pertenceu à Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 41, unidade criada na Base Aérea de São Paulo em 1965 com o objetivo de se contrapor aos movimentos guerrilheiros da época, para isso, utilizando aeronaves que antes eram destinadas às esquadrilhas de adestramento. A unidade foi desativada em 1970, dando origem ao 2º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque.

Já o Embraer AT-26 Xavante, com matrícula FAB 4585, fez parte do Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (4º EMRA) e, posteriormente, ao Esquadrão Poker (1º/10º GAV), unidades que tiveram a Base Aérea de São Paulo como sede. O Xavante era utilizado para missões de reconhecimento e ataque.

Para realizar o projeto, a Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira tem aceitado doações. Mais informações estão disponível por meio do WhatsApp +55 (11) 9 4235-1984.

OUTRAS MÍDIAS


PETRO SOLGAS - Instituto Tecnológico de Aeronáutica abre novas vagas em cursos gratuitos na modalidade EAD

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está oferecendo diversos cursos gratuitos EaD em áreas estratégicas da tecnologia, ampliando acesso ao conhecimento e promovendo excelência acadêmica.

Marcelo Santos | Publicada em 18/04/2024

Considerado uma das melhores instituições de ensino da América Latina, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, interior de SP, está ampliando seu alcance educacional ao lançar dez novos cursos gratuitos EaD. Essa iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico de ponta, oferecendo oportunidades de capacitação para um público mais amplo.

Cursos gratuitos EaD do ITA

Os cursos oferecidos pelo ITA têm como base disciplinas relacionadas à introdução de sistemas tecnológicos e conhecimentos voltados para a tecnologia da informação e operações de rede. Essa oferta abrange uma variedade de tópicos relevantes para profissionais e estudantes interessados em aprimorar suas habilidades e conhecimentos em áreas específicas da tecnologia.

Para participar dos cursos online gratuitos do Instituto Tecnológico, os interessados devem se candidatar pela plataforma Coursera, uma das principais plataformas de ensino a distância do mundo. Após o cadastro, os alunos têm acesso imediato aos cursos escolhidos, além de futuras capacitações que possam despertar seu interesse. Essa abordagem flexível e acessível torna a experiência de aprendizado mais conveniente para os participantes.

Variedade de temas abordados nos cursos gratuitos do ITA

Os cursos disponíveis abrangem uma ampla gama de tópicos, desde introdução ao controle de sistemas até desenvolvimento ágil de software e orientação a objetos com Java. Essa diversidade de temas reflete a expertise do ITA em áreas de engenharia e tecnologia, oferecendo aos alunos a oportunidade de explorar diferentes aspectos do conhecimento tecnológico de forma gratuita e acessível.

Fundado em 1950, o Instituto Tecnológico é reconhecido internacionalmente por sua excelência acadêmica e pela formação de profissionais altamente qualificados nas áreas de engenharia e tecnologia aeroespacial. Os cursos gratuitos EaD representam uma extensão desse legado, permitindo que um número maior de pessoas tenha acesso a uma educação de alta qualidade e relevante para o mercado de trabalho atual.

Sobre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O ITA é uma instituição de ensino superior vinculada ao Comando da Aeronáutica (COMAER), localizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Oferece cursos de graduação em diversas áreas da engenharia, além de programas de especialização, extensão e pós-graduação stricto sensu, contribuindo significativamente para o avanço da ciência e tecnologia no Brasil.

Com essa iniciativa de oferecer cursos gratuitos EaD, o ITA reafirma seu compromisso com a educação de excelência e a promoção do acesso ao conhecimento tecnológico de ponta, alinhado com as demandas da sociedade contemporânea e as necessidades do mercado de trabalho.

Conhecendo as principais vantagens dos cursos EaD

Uma das principais vantagens dos cursos EaD é a flexibilidade de horários. Os alunos têm a liberdade de estudar quando e onde for mais conveniente, o que permite conciliar os estudos com outras responsabilidades, como trabalho e família.

Os cursos EaD oferecem uma ampla variedade de opções de aprendizado, abrangendo diferentes áreas de conhecimento e níveis de especialização. Isso permite que os alunos escolham cursos que atendam às suas necessidades e interesses específicos, independentemente de sua localização geográfica.

Economia de tempo e recursos

Com os cursos online, os alunos economizam tempo e recursos que seriam gastos em deslocamento até uma instituição de ensino tradicional. Além disso, muitos cursos EAD são mais acessíveis financeiramente do que os cursos presenciais, o que torna o ensino superior mais acessível para um público mais amplo.

Os cursos EAD exigem que os alunos desenvolvam habilidades de autodisciplina e organização para gerenciar seu tempo de estudo de forma eficaz. Isso promove o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade pessoal, habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional.

 

Atualização constante de conhecimentos

Em um mundo em constante mudança, a atualização constante de conhecimentos é essencial para acompanhar as demandas do mercado de trabalho. Os cursos EAD oferecem uma maneira conveniente e acessível de adquirir novas habilidades e se manter atualizado em sua área de atuação.

Diante dessas vantagens, os cursos EAD se tornam uma opção atrativa e viável para aqueles que buscam educação de qualidade e flexibilidade em sua jornada de aprendizado.