NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Protocolo sobre Exportação de Produtos de Defesa Brasil-Suécia é aprovado


Guilherme Wiltgen | Publicada em 24/04/2024 17:12

O texto do Protocolo sobre Controle de Exportação de Produtos de Defesa firmado por Brasil e Suécia, que estabelece diretrizes e procedimentos para a exportação, reexportação, transferência e trânsito de produtos de defesa entre os dois países, foi aprovado nesta quarta-feira, 24, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com parecer favorável do deputado Alfredo Gaspar.

“Um dos marcos dessa relação foi a aquisição, pelo Brasil, dos caças Gripen da sueca Saab, um negócio que não só reforçou a capacidade de defesa brasileira mas também estreitou os laços entre as duas nações por meio de parcerias tecnológicas e de desenvolvimento conjunto”, explicou Gaspar.

A importância de um protocolo sobre controle de exportação de produtos de defesa reside na necessidade de regulamentar o comércio internacional de armamentos e tecnologias sensíveis. “Em um mundo onde os conflitos armados e as tensões geopolíticas são realidades constantes, o controle sobre a exportação de produtos de defesa assume um papel crítico em prevenir a proliferação de armas e em assegurar que esses itens não sejam desviados para usos indevidos”, observou o deputado.

O Protocolo também enfatiza a importância da inovação e do desenvolvimento tecnológico conjunto, ao estabelecer um marco legal para a transferência de tecnologia e produtos de defesa, fortalecendo a colaboração em pesquisa e desenvolvimento, potencializando os avanços tecnológicos e contribuindo para a modernização das Forças Armadas de ambos os países. “Ao garantir um ambiente de negócios estável e previsível, o protocolo atrairá investimentos e tornará mais forte a cooperação entre as empresas de defesa brasileiras e suecas”, concluiu o deputado.

 

 

 

PORTAL AEROIN


Abertas inscrições do Mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica na área de Propriedade Intelectual e Inovação


Murilo Basseto | Publicada em 24/04/2024 14:46

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) da Força Aérea Brasileira (FAB) informa que estão abertas, entre hoje e o final da próxima semana, dias 24 de abril até 03 de maio, as inscrições para o Mestrado Profissional oferecido por meio do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT).

O PROFNIT é uma pós-graduação stricto sensu profissional que tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores, como os acadêmicos, empresariais, governamentais, organizações sociais, entre outros.

O processo seletivo será composto por aplicação de prova teórica e análise curricular. O curso será presencial, no ITA, com duração prevista para 24 meses.

Para a coordenadora do curso e docente do ITA, Professora Doutora Sueli Sampaio Damin Custódio, essa é uma excelente oportunidade em um campo que está em expansão.

“As pesquisas em áreas de tecnologias disruptivas e métodos de inovação têm crescido, o que reforça a necessidade de discutir temas como o estímulo à proteção das criações e a manutenção dos títulos de Propriedade Intelectual nas diversas áreas do conhecimento, por exemplo. Esses são apenas alguns dos tópicos que serão abordados durante as atividades ao longo dos dois anos de curso”, completou.

Requisitos

Para se inscrever, o candidato precisa apresentar o certificado de conclusão da graduação em qualquer curso de nível superior, em instituição oficial e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Concluintes do último ano ou semestre do ensino superior também poderão se inscrever, porém, se aprovados, deverão apresentar, no momento da matrícula, o respectivo diploma de conclusão ou documento provisório que comprove essa situação.

Brasileiros natos ou naturalizados que dispõem de diplomas emitidos por instituições estrangeiras poderão se inscrever, desde que, no ato da matrícula, caso aprovados, apresentem o diploma reconhecido por instituições devidamente autorizadas pelo MEC.

Vagas

Serão oferecidas 12 vagas, sendo que duas delas destinadas ao convênio firmado entre o ITA e o Comando da Aeronáutica (COMAER).

O edital já está publicado e mais informações podem ser obtidas no site, que pode ser acessado em www.profnit.org.br.

Caças isralenses Kfir e franceses Mirage participarão da CRUZEX em Natal


Carlos Martins | Publicada em 24/04/2024 21:17

A lista de aeronaves para o maior exercício aéreo da América Latina está finalizada, e contará com vários caças de origem francesa.

A Operação Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, é realizada na Base Aérea de Natal, e reúne várias forças aéreas de países amigos e aliados do Brasil, e é organizada pela FAB – Força Aérea Brasileira.

A CRUZEX será em novembro, e além dos caças da FAB já participantes por serem os hospedeiros, outros farão parte do exercício e a lista ficou disponível ao público hoje em documento enviado ao Congresso pela Aeronáutica

Os destaques ficam por conta dos caças israelenses IAI Kfir da Fuerza Aérea Colombiana e os Mirage 2000P da Força Aérea do Peru. O Kfir uma modificação feita por Israel do francês Mirage V, enquanto o Mirage 2000 é o substituto do Mirage III, que deu origem ao V.

Veja abaixo a lista de países e suas respectivas aeronaves participantes e já confirmadas:

Argentina

3 caças Douglas A-4AR Skyhawk (A-4AR Fightinghawk);

1 avião de transporteLockheed C-130 Hércules;

3 jatos de ataque ao solo IA-63 Pampa III;

Chile

6 caças Lockheed Martin F-16 Falcon;

1 avião tanque Boeing KC-135E Stratotanker;

Colômbia

4 caças IAI Kfir;

1 avião tanque Boeing 767 MMTT (767-200);

Paraguai

2 aviões de ataque Embraer AT-27 Tucano;

1 aeronave de carga e transporte de paraquedistas CASA C-212 Aviocar;

Peru

4 caças Dassault Mirage 2000P;

1 avião de transporte Leonardo C-27J Spartan;

1 avião de cargas Lockheed C-130 Hércules;

Portugal

1 avião de carga e reabastecimento Embraer KC-390 Millenium;

Uruguai

1 avião de carga e reabastecimento Lockheed KC-130H Hércules;

Estados Unidos da América

4 caças Lockheed Martin F-16C Falcon da Air National Guard;

Aviões tanque Boeing KC-135R Stratotanker;

Aeronaves Lockheed Martin C-130J Super Hércules;

A África do Sul, Alemanha, Bolívia, Itália e Suécia irão enviar apenas observadores, e não participarão da parte aérea da CRUZEX. É esperado que toda a frota de combate da FAB, incluindo os caças SAAB F-39E Gripen, F-5 Tiger II, A-29 Super Tucano e A-1 AMX, participe da operação.