NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - EMAER promove 2ª Reunião de Acompanhamento do Projeto Graduado-Master


Publicada em 30/05/2019 10:10

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) promoveu, nesta terça e quarta-feira (28 e 29/05), em Brasília (DF), a Segunda Reunião da Comissão de Acompanhamento do Projeto Graduado-Master. O evento foi aberto pelo Chefe da Primeira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, e contou com a presença dos gerentes locais e de 13 Graduados-Master que concluíram o curso de formação em dezembro.

“Esse é um momento histórico e de muita importância porque é uma oportunidade de trocar experiências entre todos os envolvidos nesse projeto para que possamos aperfeiçoá-lo cada vez mais”, destacou o Major-Brigadeiro Arnaldo.

Participaram da reunião representantes de diversas Organizações Militares, como Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). “Esta reunião buscou a padronização de ações que regem o controle e o andamento da função de Graduado-Master”, declarou um dos responsáveis pelo projeto, Tenente-Coronel Glauco dos Santos Cândido.

O Gerente Local é um facilitador, cuja função é dar ao Graduado-Master as condições para que ele realize seu trabalho. “Nós orientamos alguém que estará mais próximo dos graduados, facilitando esse diálogo", ressaltou o Gerente Local da Ala 5, Major Luis Mendes Pacheco Júnior.

Experiências

Durante o evento, os 13 Graduados-Master apresentaram as ações realizadas, os aspectos positivos já alcançados e sugeriram melhorias para o projeto.

O Suboficial Fernando Cesar Batista dos Santos, da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR), falou que cerca de mil militares já foram instruídos sobre a função, entre praças, graduados e oficiais, em diversas Unidades Militares da GUARNAE-BR, entre elas, Ala 1, Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA) e Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB).  “A aceitação da tropa está intimamente ligada com essas instruções. Quanto mais o conhecimento é adquirido pela tropa, maior a aceitação”, destacou.

Já o Suboficial Francisco Sérgio Ripardo Almeida ressaltou a receptividade dos graduados nas oito Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF). “Entre os pontos positivos, destaco a percepção da tropa de que seu ciclo está sendo valorizado com o Projeto Graduado-Master, a confiança pelas demandas atendidas e uma maior motivação", enfatizou.

Os 13 Graduados-Master participaram, também, de um almoço com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e com Oficiais-Generais do Alto-Comando da Instituição.

“Estou certo de que a miríade de conhecimentos agregada durante o trilhar de suas carreiras, somada aos valiosos ensinamentos adquiridos no transcorrer do curso, certificou-os como habilidosos assessores, formadores de opinião e competentes agentes da administração, aptos a desempenhar a desafiadora tarefa de zelar pelo glorioso porvir da nossa instituição”, declarou o Comandante da Aeronáutica durante discurso.

Ao final do encontro, o Tenente-Brigadeiro Bermudez entregou uma Moeda da Dimensão 22 a cada um dos Graduados-Master.  

Projeto

Essa é a primeira turma do Projeto Graduado-Master, que é fruto de estudos realizados pelo EMAER e pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), com vistas a proporcionar uma nova dimensão de oportunidades e desafios ao Corpo de Graduados, e que, juntamente com o Projeto Educação Continuada, compõe o Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados. Os militares selecionados são responsáveis por liderar, manter equipes unidas e incentivar comportamentos responsáveis de todos os integrantes da tropa.

Fonte: FAB Fotos: Sargento Bianca Viol / Sargento Bruno Batista / Soldado T Amorim/CECOMSAER

AEROFLAP - LATAM vai transferir temporariamente voos do Santos Dumont para o Galeão, em agosto


Pedro Viana | Publicada em 30/05/2019 12:47

Recentemente a LATAM Brasil comunicou ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que precisará transferir voos para o Aeroporto do Galeão, em agosto deste ano, durante um período de obras na pista principal do Aeroporto Santos Dumont (RJ).

Os voos serão transferidos a partir da segunda quinzena de agosto, e devem ser operados no Galeão por 30 dias, o prazo de duração das obras na pista.

Enquanto isso a LATAM verá suas principais concorrentes operarem voos no Santos Dumont, através da pista auxiliar, que comporta as aeronaves E190 da Azul e 737-700 da GOL.

O Aeroporto Santos Dumont deverá ter pouco impacto no seu movimento por hora, visto que as decolagens e pousos por hora vão cair para 24, normalmente SDU tem 29 operações por hora.

O Aeroporto do Galeão tem espaço para receber os voos comerciais do Santos Dumont com relativa folga, visto que o local tem capacidade para movimentar 37 milhões de passageiros por ano, mas movimentou apenas 15 milhões em 2018. No Galeão há 149 posições para estacionamento de aeronaves, mais do que alguns aeroportos mais movimentados, como em Guarulhos.

As operações na pista auxiliar, no entanto, ficam limitadas a aproximações visuais, então em qualquer situação de falta de visibilidade ou teto baixo as aeronaves precisarão alternar para o Aeroporto do Galeão. A pista principal suporta uma aproximação por instrumentos, chamada de RNP-AR, semelhante ao ILS CAT I, mas com capacidade de desviar a aeronave de obstáculos fixos durante a descida.

O procedimento RNP-AR permite uma aproximação mais direta ao aeroporto, através de uma trajetória calculada por um sistema de GPS e GLONASS, sem depender de sinais em solo para guiar a aeronave, a precisão também ajuda à evitar desvios de rota por conta de mau tempo, já que permite mínimos de 300 pés, ante 1500 pés com tecnologias tradicionais para navegação IFR.

“Cabe ressaltar que a administração do aeroporto (Santos Dumont) cumpre com todos os requisitos regulatórios demandados à sua operação, o que o ratifica como uma opção segura e conveniente aos passageiros que embarcam e desembarcam no Rio de Janeiro”, disse a Infraero em nota.

Obras na pista

A última vez que a pista principal do SDU passou por uma grande obra foi em 2009. A obra de reconstrução da camada porosa precisa ser realizada até janeiro de 2020, para o aeroporto cumprir requisitos de segurança, de acordo com o DECEA.

Além da camada porosa da pista, está no final um estudo técnico internacional para juntamente com a troca de todo o asfalto das pistas do Aeroporto Santos Dumont, prevista para agosto de 2019, a instalação de um EMAS (Sistema de Material de Engenharia Para Frenagem de Aeronaves) nas cabeceiras das duas pistas.

O EMAS é feito de um material especial que favorece a frenagem de aeronaves em caso de saída de pistas, um dos acidentes que mais acontecem em todo o mundo.

Em 2016 um avião utilizado na campanha presidencial do Donald Trump saiu da pista após um pouso no Aeroporto La Guardia, em Nova York. O EMAS ajudou na desaceleração da aeronave, que ficou na cabeceira da pista.

BARBACENA ONLINE (MG) - Barbacenenses lotam aeroporto durante o Sábado Aéreo


Publicada em 30/05/2019

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) completou, no último dia 21 de maio, 70 anos de atuação na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e comemorou a data com vários eventos culturais, esportivos, sociais e militares. E, encerrando as comemorações, no sábado (25), a EPCAR promoveu o “Sábado Aéreo”, no aeroporto Major-Brigadeiro do Ar Doorgal Borges, em Barbacena (MG), com várias atrações terrestres e áreas.

Cerca de 15 mil pessoas passaram pelo local e puderam acompanhar as diversas atividades como salto dos paraquedistas da Equipe Falcões, da Força Aérea Brasileira (FAB), aeromodelismo, exposição de aeronaves e miniaturas de veículos, clube do voo virtual com a equipe de alunos do CPCAR, orientações médicas e odontológicas com militares do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), apresentação da Banda de Música da EPCAR, praça de alimentação e a Esquadrilha da Fumaça.

Outro momento de destaque foi a premiação do concurso de redação, que teve como tema: “EPCAR: dê asas a seus sonhos!”. Com mais de 500 redações inscritas, o certame foi aberto a alunos dos 6° e 7° anos do ensino fundamental da rede estadual e municipal. A grande campeã do concurso foi a jovem Maria Fernanda Reis Bispo, da Escola Estadual Amílcar Savassi. Também foram premiados o aluno Lucas Kaymã da Silva, da Escola Municipal Alberto Correa e Felipe Augusto Assis, da Escola Municipal Tony Marcos de Andrade. Os professores e diretores das escolas em que seus alunos foram vencedores também foram premiados.

Cerca de 2 mil quilos de alimentos e cerca de 350 livros foram arrecadados e  serão destinados a instituições filantrópicas da cidade.

Informações: Sgt Júlio Fonseca

SÓ NOTÍCIAS (MT) - GEIV faz sobrevoo de inspeção no principal aeroporto de Mato Grosso


Cleber Romero | Publicada em 30/05/2019 17:13

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que é subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) está fazendo sobrevoos com um Embraer Legacy IU-50, no aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. As informações foram confirmadas pela assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB), ao Só Notícias.

Ainda de acordo a assessoria, o GEIV testa, na prática, se os dados fornecidos pelos equipamentos de auxílios à navegação – instalados dentro e fora dos aeroportos – são confiáveis. Esses equipamentos enviam informações às aeronaves, indicando o caminho que deve ser seguido. Eles balizam os pilotos para pousos e decolagens não só em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável.

Consta no sistema do Decea que a inspeção verifica a qualidade dos sinais destes equipamentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que os mesmos atendam aos parâmetros previstos. Atualmente, a organização inspeciona regularmente os cerca de 900 auxílios à navegação aérea instalados no Brasil.