NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


COLUNA - Comandante da FAB diz que sua exoneração foi decisão de Bolsonaro


Rubens Valente | Publicada em 31/03/2021 23:05

Em um vídeo dirigido aos "integrantes do Comando da Aeronáutica" nesta terça-feira (30), o agora ex-comandante, o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, afirmou ter sido informado que a sua saída do cargo foi uma decisão do presidente Jair Bolsonaro.

Na nota distribuída à imprensa nesta terça-feira, o Ministério da Defesa não explicou que a decisão partiu do presidente. A nota disse apenas que a decisão sobre a destituição dos três comandantes das Forças foi "comunicada" em reunião, sem explicar de onde partiu a ordem.

"Na manhã de hoje [30], tomei conhecimento da decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, de exonerar-me do comando da Força Aérea Brasileira. Recebi essa notícia como um bom soldado, que dedicou 46 anos de sua vida a servir ao seu país", disse o militar no vídeo.

O brigadeiro disse ainda que a FAB (Força Aérea Brasileira) é "uma instituição de Estado". Em nota na segunda-feira (29), o então ministro da Defesa, Fernando Azevedo, que também saiu do cargo, havia dito que preservara as Forças Armadas como "instituições de Estado".

Bermudez disse que seu sentimento, ao sair do cargo, era "de gratidão aos que labutaram ao meu lado para que a Força Aérea, uma instituição de Estado, servisse ao povo brasileiro em todos os seus chamados".

Após descrever o papel da FAB em diversos momentos ao longo do mandato de Bolsonaro, como na crise da pandemia, o tenente-brigadeiro disse que "estamos na proa correta".

"Prezados integrantes da Força Aérea, acreditem na relevância da nossa missão que, balizada pelos inarredáveis preceitos constitucionais, cooperam para a soberania daquilo que nos cabe, o espaço aéreo. Mantenham o ânimo forte. O que nos move é o apoio social e o querer audaz para enfrentar os desafios do presente. Orgulhem-se dessa verdadeira obra em prol da consolidação de um Brasil forte, coeso e soberano."

Na parte dos agradecimentos, Bermudez mencionou "homens e mulheres, militares e civis, que optaram por servir ao Brasil nas asas da Força Aérea Brasileira".

SBT


De saída, Brigadeiro Moretti exalta trabalho da Força Aérea em salvar vidas 

Comandante da Aeronáutica diz que foi exonerado por Bolsonaro e acatou a decisão como `bom soldado`

Nathália Fruet | Publicada em 30/03/2021 20:35

O tenente-brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez emitiu nota no início da noite desta 3ª feira (30.mar). O comandante da Aeronáutica afirmou que soube, na manhã de hoje, que o presidente Jair Bolsonaro havia decidido exonerá-lo do comando da Força Aérea Brasileira. Bermudez disse que recebeu como "um bom soldado" a decisão e ressaltou que dedicou 46 anos da vida para servir ao país. 

O comandante disse ter "gratidão" por todas as pessoas que trabalharam ao lado dele para que a Força Aérea fosse uma instituição de Estado servisse ao povo brasileiro em todos os seus chamados. A nota divulgada pela assessoria da Aeronáutica coloca em negrito o trecho em que o tenente-brigadeiro faz o apelo para que os integrantes da Força Aérea acreditem na missão sempre levando em consideração os inarredáveis preceitos constitucionais. 


Em nenhum momento na nota, Bermudez cita ou agradece ao presidente Jair Bolsonaro. A carta expõe a versão que circulou durante esta terça-feira de que os comandantes da Força Aérea e da Marinha e do Exército teriam pedido demissão dos cargos depois que o Planalto confirmou a saída do general Fernando Azevedo e Silva e a indicação do general Braga Netto para o cargo de ministro da Defesa.

Ele destacou as ações da Força Aérea em salvar vidas durante a pandemia, com operação regresso de brasileiros na China, mais de 5000 horas de voos, transporte de mais de 4000 toneladas de materiais médicos, insumos e pacientes transferidos do Amazonas, Rondônia e Roraima. 

O brigadeiro também destacou as ações de modernização da Aeronáutca, citando o início dos voos com o LC-390 e o voo do caça Gripen com previsão de entrega no final deste ano.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Mensagem do Comandante da Aeronáutica


Luiz Padilha | Publicada em 30/03/2021 21:40

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA DE BARBACENA - EPCAR recebe alunos aprovados no processo seletivo de 2020


Camila Condéa, Com Informações Da Epcar | Publicada em 30/03/2021 15:20

Na tarde do último sábado (27/03), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) de Barbacena, recebeu 188 candidatos aprovados no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2021. O momento foi acompanhado de perto pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad e pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, além dos militares que integram o efetivo de Corpo de Alunos e da Comissão responsável pelo processo seletivo.

Habitualmente, esta recepção ocorre no mês de janeiro, contudo, devido à pandemia, várias fases do processo seletivo foram adiadas, ocasionando também no adiamento da apresentação na Escola. A partir de agora, eles iniciam o Estágio de Adaptação Militar (EAM), assumem a condição de estagiários e passam a receber instruções de ordem unida e regulamentos com a finalidade de adaptá-los à rotina da vida castrense.

Segundo a escola preparatória, o sonho desses adolescentes que comporão a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB) se inicia muito cedo e passa primeiramente pela seleção em um dos certames mais concorridos do país. Cientes desse desafio, pais e familiares incentivam a introdução dos filhos em estudos mais específicos o quanto antes. Assim ocorreu com o agora estagiário Victor Alessandro Pereira do Carmo, de 15 anos e natural da capital do Rio de Janeiro. Estimulado pelo pai, que também é militar da Aeronáutica, Victor afirmou que buscou mais informações sobre a EPCAR, sobre a FAB e, em 2019, passou a se dedicar exclusivamente na preparação para o processo seletivo. 

“Ingressei num projeto sócio-educativo que é desenvolvido na Base Aérea dos Afonsos (BAAF) e intensifiquei meus estudos preparatórios. Como meu pai e meu tio são militares da FAB, eu sempre cresci no meio militar e isso favoreceu para a influência e para o meu interesse em também seguir o mesmo caminho.”, enfatizou, destacando que já há preferência por uma aviação, caso possa escolher no futuro: “a aviação de asas rotativas, devido ao estilo de missões que eles realizam”, finalizou.

“No ano passado, nós tivemos que enfrentar alguns obstáculos, principalmente no que se refere aos processos seletivos, ocorrendo adiamentos. Mas o mais importante é que está havendo esta continuidade que é desejável e necessária para a Força Aérea. Com o envolvimento de toda a Escola, todos os protocolos foram seguidos à risca para que o jovem que está sendo entregue hoje pelos seus pais, para a guarda da Força Aérea Brasileira, sejam bem cuidados e bem protegidos”, enalteceu o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad, que esteve presente acompanhando todos os procedimentos que foram aplicados durante a recepção dos candidatos.

A ingressão dos jovens é marcada por várias etapas. Um momento muito aguardado pelos futuros alunos é o ingresso pelos portões da instituição pela primeira vez como um grupamento, fazendo a subida solene nas escadarias do prédio do Comando e se apresentando ao Comandante da Escola.

Devido à decretação da Onda Roxa em Barbacena em decorrência da pandemia, esse evento não contou com a presença dos pais e foi realizado na manhã de domingo (28/03), em formato mais simplificado. De acordo com a EPCAR, todos os protocolos de segurança contra a COVID-19 foram adotados.