NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Avião da FAB abastece tropas isoladas em Roraima

Ao longo dos próximos dias as tropas do Exército, em Roraima, irão receber mais de 6.000 quilos de suprimentos lançados por avião da FAB

André Magalhães | Publicada em 29/11/2022 07:55

Um avião cargueiro tático C-105 Amazonas (Airbus C-295) realizou um suprimento aéreo para tropas do Exército Brasileiros que ficam destacados em pontos remotos no estado de Roraima.

O lançamento de cargas começou na sexta-feira, dia 25, onde foram lançados 2.000 quilos de víveres e suprimentos gerais, na cidade de Alto Alegre.

As operações em Surucucu deverão entregar mais de 6.000 quilos de suprimentos às tropas do Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF).

“Por meio desse suporte será possível mantermos as atividades de segurança e vigilância das nossas fronteiras, salvaguardando os interesses nacionais e contribuindo para a garantia da soberania nacional”, pontuou o tenente Tanaka do Exército.

O avião envolvido na ação faz parte do Esquadrão Onça, sediado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Batizado de Amazonas, a aeronave usou o inovador sistema eletrônico de lançamento, que foi avaliado pelo Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp).

O sistema otimiza os lançamentos de cargas do tipo Heavy (pesada) por extração e CDS (Container Delivery System), que podem ser realizados pelo C-105.

 

 

 

 

PORTAL AEROIN


Dois caças Gripen da FAB pousam na Base Aérea de Anápolis pela primeira vez


Carlos Ferreira | Publicada em 29/11/2022

Na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, dois caças SAAB F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) foram vistos decolando das instalações da Embraer em Gavião Peixoto com destino a Base Aérea de Anápolis, em Goiás. A partida do interior de São Paulo foi publicada em um vídeo do canal Brazil Aviation Araraquara SP do Youtube (abaixo, esperar o carregamento).

As duas aeronaves em questão têm os números de registro FAB-4103 e 4104, sendo eles dois dos quatro caças operacionais já em território brasileiro. Esta foi a primeira vez que tais aeronaves pousam em Anápolis, onde deve ser sua base operacional num futuro próximo.

Esta, no entanto, não foi a primeira vez que um Gripen pousa na Base, já que que 2021 outro equipamento do mesmo modelo, mas uma versão de testes (a que tem a bandeira do Brasil na cauda e matrícula FAB-4100), já havia aterrissado no local.

 

PORTAL PODER AÉREO


Chegam a Anápolis-GO os primeiros caças F-39 Gripen operacionais


Juliano Lisboa | Publicada em 29/11/2022

Os primeiros caças Saab F-39E Gripen operacionais da Força Aérea Brasileira pousaram hoje na Base Aérea de Anápolis (BAAN) pela primeira vez.

Os caças que chegaram são o FAB 4103 e 4104. O primeiro pouso ocorreu às 11h48.

A Base já tinha recebido em outubro de 2021 a visita do primeiro F-39 Gripen, FAB 4100, que está sendo usado na campanha de ensaios em voo.

Está prevista uma cerimônia de recebimento oficial no dia 19/12.

 

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB finaliza grande exercício no sul do Brasil

Aeronaves de caça, transporte, entre outras conduziram voos simulados em exercício aéreo no Rio Grande do Sul

André Magalhães | Publicada em 29/11/2022 09:45

A Força Aérea Brasiliera (FAB) encerrou na última sexta-feira (25), o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022, que ocorreu no Rio Grande do Sul e reuniu diversas aeronaves e tropas.

Concentrado principalmente na base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e na base de Santa Maria, no interior do estado, o Tínia acumulou aproximadamente 1.500 horas de voo realizadas pelas 50 aeronaves participantes das mais variadas aviações, incluindos caça, inteligência, vigilância e reconhecimento (IVR), helicópteros e transporte.

Ao todo quase 800 militares da FAB, Marinha e Exército participaram da manobra que foi uma das maiores já realizadas pelas três forças em conjunto.

Caças F-5M, A-1M e A-29 Super Tucano realizaram diversos voos simulando uma situação de combate, como ataque ar solo, escolta, apoio aéreo aproximado, entre outras.

Já os E-99 cumpriram as operações de vigilância aérea junto as equipes de controle em solo, enquanto os aviões de transporte e reabastecimento, como o KC-390 Millennium, KC-130 Hercules e C-105 Amazonas, bem como helicópteros H-60 Black Hawk e drones RQ-900, atuaram em diversas operações.

“O Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022 é o complemento de uma série de operações que começamos no início do ano, incluindo os exercícios do COMAE, a KRATOS e a COMAEX, Exercícios de Comando e Controle, e a Operação TÁPIO em Campo Grande (MS), um exercício de guerra não regular", afirmou Sergio Roberto de Almeida, comandante do Comando de Preparo.

PORTAL AEROFLAP


Vídeo: caças Gripen operacionais decolam de Gavião Peixoto e pousam na Base Aérea de Anápolis pela primeira vez


Gabriel Centeno | Publicada em 29/11/2022

Dois caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram na manhã desta terça-feira (29) na Base Aérea de Anápolis (BAAN) em Goiás. A chegada dos aviões de combate marca o primeiro pouso de duas unidades operacionais na organização militar que será sede do novo vetor da Aeronáutica.

Segundo Juliano Lisboa do portal Poder Aéreo, os caças de matrícula 4103 e 4104 pousaram em Anápolis às 11h48. Os spotters Ricardo Parisi e Matheus Janone, do canal Brazil Aviation Araraquara SP, registraram a decolagem dos F-39 da sede da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. 

Estes são os mesmos Gripens que chegaram ao Brasil em setembro a bordo do navio mercante MV Minervagracht. Ontem (28) a Saab, fabricante dos caças, publicou um vídeo mostrando a preparação dos aviões quando ainda estavam em Navegantes (SC). De lá, seguiram em voo para as instalações da Embraer, onde passam por testes e certificações. 

Cabe destacar que esta não é a primeira vez que um dos novos aviões da FAB visita a BAAN. Em outubro de 2021 o primeiro Gripen brasileiro, o FAB 4100, tocava o solo anapolino pela primeira vez. 

Ao todo a FAB já recebeu cinco Gripens. O 4100, que chegou ao país em 2020, é uma aeronave de pré-série usada na campanha de certificações do modelo, trabalho realizado em Gavião Peixoto por pessoal brasileiro e sueco. Os outros quatro aviões (4101 a 4104) chegaram em pares em abril e setembro deste ano. As aeronaves devem começar as operações em dezembro. 

Conforme o cronograma apresentado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., outros dois aviões devem ser entregues ainda em 2022. 

Localizada a 150 Km de Brasília e construída na década de 1970, a Base Aérea de Anápolis é sede do 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar. Atualmente dotada de caças F-5EM Tiger II, a unidade será a primeira a receber os novos aviões, selecionados em 2013 e adquiridos em 2014 no âmbito do Projeto FX-2. Prestes a receber os Gripens, o Jaguar já se desfez de alguns de seus F-5. 

Em abril o Ten. Brig. Baptista Jr. revelou que a FAB iria adicionar mais quatro unidades ao primeiro lote de 36 caças, permitindo a implantação do F-39 em uma segunda base aérea, ainda a ser definida pelo Comando da Aeronáutica por meio de estudos. Um 2º lote, com 26 aviões, também é negociado.

PORTAL BAND


Satélite SPORT, produzido pelo ITA, é lançado no espaço

Dispositivo decolou a bordo de um foguete da SpaceX, empresa de Elon Musk

Redação Band Vale | Publicada em 29/11/2022 14:00

Um satélite produzido pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, foi lançado ao espaço essa semana. O dispositivo denominado SPORT, decolou a bordo de um foguete ‘Falcon Nine’, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, no Kennedy Space Center da Nasa, que fica na Florida, nos Estados Unidos.

Desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), o satélite é um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera. Isso quer dizer que são satélites miniaturizados (nanossatélites) formados por unidades de cubos com dez centímetros de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U.  Alguns destes nanossatélites, como o SPORT, estão na vanguarda do conhecimento, sendo capazes de realizar certas funções que grandes satélites realizam, porém a um custo bem mais baixo, o que os torna bastante atrativos para a aplicação em pesquisa espacial.

O destino do Satélite produzido no ITA é a estação internacional espacial. A missão visa monitorar uma das camadas da atmosfera, em um estudo sobre tempestades solares e efeitos em atividades da sociedade, como interrupção em serviços de telecomunicações.

Missão do Nanossatélite

O SPORT tem a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em atividades da sociedade atual, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações, interrupção na transmissão de energia e muitos outros.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros falou sobre o projeto. “O SPORT é resultado do trabalho integrado dos alunos do Centro Espacial ITA junto aos técnicos do INPE e a pesquisadores da NASA e de universidades norte-americanas em coordenação com o DCTA. Essa sinergia é fundamental para quem quer estar na fronteira do conhecimento. Como resultado ganha o Brasil, ganha o nosso Programa Espacial”, concluiu o Oficial-General.