NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


IMAGENS: Caça F-39 Gripen em visita à Base Aérea de Anápolis (BAAN)


Alexandre Galante | Publicada em 30/10/2021

A Saab divulgou imagens do F-39 Gripen visitando sua futura Base Operacional na Força Aérea Brasileira, em Anápolis (GO).

Mais duas aeronaves Gripen E destinadas à FAB já estão prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção em Linköping na Suécia.

Os dois primeiros F-39E serão transportadas de navio ao Brasil no fim de novembro de 2021. Outros dois virão no primeiro semestre de 2022.

O pacote de 36 caças Gripen (28 monopostos e 8 bipostos) está planejado para ser entregue até o fim de 2026.

Um segundo lote de aeronaves deverá ser negociado, visando atingir um total de 60 a 70 aviões, segundo entrevista do Comandante da Aeronáutica ao jornal Valor Econômico em junho de 2021.

VÍDEO: Caça Gripen F-39E FAB 4101 deixando a linha de montagem


Redação Forças De Defesa | Publicada em 29/10/2021 13:00

No vídeo divulgado pela Saab, o caça Gripen F-39E FAB 4101 de série deixando a linha de montagem. Observar que a aeronave está equipada com o sensor IRST (busca e rastreamento por infravermelho) Skyward-G no nariz.

Duas aeronaves Gripen E destinadas à FAB já estão prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção em Linköping na Suécia.

Segundo a Saab, 30 caças Gripen E já estão na linha de produção, para atender às forças aéreas do Brasil e da Suécia.

Os dois primeiros F-39E serão transportadas de navio ao Brasil no fim de novembro de 2021. Outros dois virão no primeiro semestre de 2022.

Segundo a FAB, após o desembarque no país, as aeronaves seguirão para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA - VII COMAR recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas


Da Redação | Publicada em 29/10/2021 10:17

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) realizou, no dia 26 de outubro, a sessão solene alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Na oportunidade, o Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR) recebeu uma homenagem. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares.

Em seu pronunciamento, o Deputado Estadual João Wellington de Medeiros Cursino enalteceu as ações de integração da Aeronáutica na região. “Durante as eleições, nos lugares mais longínquos, lá está a FAB. Transporte de medicamentos, busca e salvamento, proteção das nossas fronteiras. A interiorização da educação no estado do Amazonas foi graças ao apoio da Aeronáutica no Projeto Rondon. Reconheço e parabenizo todos os profissionais dessa Força que, assim como Santos-Dumont, se aventuram nos céus do Brasil”, disse.

Durante a cerimônia, a Banda de Música de Base Aérea de Manaus executou o Hino Nacional e o Hino dos Aviadores. Os presentes também tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo institucional de reativação do VII COMAR.

No encerramento, o Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, ressaltou os esforços desprendidos pelos homens e mulheres de azul no cumprimento da missão da FAB. “A Força Aérea Brasileira sempre teve um papel de protagonista na integração e desenvolvimento da Amazônia Ocidental. No último ano, com a crise da pandemia do COVID-19, essa atuação ganhou destaque especialmente perante a sociedade manauara, tendo em vista a grande quantidade de missões realizadas por diversos tipos de aeronaves, possibilitando assim a diminuição da pressão sobre o sistema de saúde local”, concluiu o Oficial-General.

DEFESA - Universidade da Força Aérea (UNIFA) retoma atividades do PROFESP


Da Redação | Publicada em 29/10/2021 17:37

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), retomou, no dia 21 de outubro, as atividades presenciais do Programa Forças no Esporte (PROFESP), destinado a atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Os adolescentes foram recebidos com um lanche de boas-vindas e recepcionados pela equipe do Programa Forças no Esporte dos Afonsos (PROFESP-AF) e por atletas de alto rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB). Os jovens interagiram, praticaram alguns exercícios, tiraram dúvidas e assistiram às demonstrações das habilidades esportivas dos atletas.

O campeão olímpico da ginástica artística, Sargento Arthur Nabarrete Zanetti, comentou sobre a atividade feita com as crianças do PROFESP. “Foi muito boa. É uma iniciativa muito legal da Aeronáutica de proporcionar para essas crianças tanto o estudo como o esporte. A gente sabe que é preciso alinhar tudo isso para se tornar um bom cidadão, uma pessoa que respeita o próximo. Eles são a próxima geração que vão fazer nosso País melhorar. Ao ter educação e esporte, essas crianças estão completas. Eles tiraram dúvidas e vibraram com nossa presença. Foi incrível essa experiência!”, afirma.

A Coordenadora Esportiva do PROFESP-AF e Chefe das equipes de Basquete Masculino e Ginástica Artística da FAB, Tenente Educação Física Débora Leonel Peluso, ressaltou a importância do encontro e elogiou a implementação do Programa no âmbito das Forças Armadas. “Vivenciar este momento e ver a alegria estampada tanto nos estudantes quanto nos atletas, foi muito gratificante. Pude perceber que a interação foi muito positiva para os dois públicos. Os adolescentes ficaram encantados e sentiram-se estimulados com a presença de esportistas de alto gabarito, com grandes conquistas e participações em eventos internacionais. Os sargentos atletas, do Quadro de Técnicos em Esporte, por sua vez, emocionaram-se ao verem que são exemplo para as futuras gerações no nosso País”, finaliza.

A interação somente foi possível com a colaboração da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), que ajustou a programação da semana de reciclagem militar dos atletas, em andamento na UNIFA, viabilizando esse encontro na programação de retomada das atividades presenciais do PROFESP-AF.

A retomada, delineada em duas fases, ocorreu com base em protocolo emitido pela UNIFA, estabelecendo algumas restrições e cumprindo as medidas sanitárias de prevenção da COVID-19, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Defesa e do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Nesse primeiro momento, serão atendidos 40 beneficiários, de 14 a 17 anos, que realizarão atividades duas vezes por semana.

Destaca-se, ainda que, ao longo de 2021, o PROFESP-AF distribuiu, até o momento, com o suporte da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), cerca de 4.700 kits de alimentos.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é, no âmbito do Ministério da Defesa, o desdobramento do Programa Segundo Tempo (PST), do Ministério da Cidadania (MC), desenvolvido com o apoio da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, em parceria com o Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte e Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente e Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Ministério da Educação.