NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Gripen NG: SAAB divulga mais um episódio da série Colaboração Real 3


Redação | Publicada em 29/10/2020 12:07

A SAAB divulgou mais um episódio da série Colaboração Real 3, neste episódio é abordado as rápidas atualizações que são possíveis fazer no caça Gripen, o que mostra as múltiplas capacidades do novo caça da FAB.

Confira o vídeo:

O primeiro Gripen F-39E brasileiro chegou ao país no mês de setembro e desde então está sediado no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). 

Em Gavião Peixoto o Gripen E vai continuar os testes iniciados na Suécia, os testes aqui no Brasil servem para estudar detalhadamente o novo caça, bem como obter as certificações necessárias.

No entanto, o caça estava fora de Gavião Peixoto desde o dia 17 de outubro, quando a aeronave veio a Brasília e participou das comemorações do dia do aviador (23/10) e também de um workshop que aconteceu nesta terça-feira (27/10).

As primeiras quatro das 36 unidades operacionais tem previsão de chegar ao país no final de 2021, neste mesmo ano já se começa a desativação dos F-5EM/FM.

A conclusão de entrega das 36 unidades (28 F-39E monopostos e 8 F-39F bipostos) está prevista para 2026.

 

Comandante da Aeronáutica recebe visita do Presidente da Helibras


Agência Força Aérea | Publicada em 29/10/2020 11:13

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), o Presidente da Helibras, Jean-Luc Alfonsi; o Vice-Presidente da Airbus Helicopters America Latina, Julien Negrel; e o Presidente do Conselho de Administração da Helibras, Gilberto Peralta.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Bermudez, a reunião foi importante para fortalecer as relações institucionais entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e as organizações da indústria de defesa. “A Helibras é uma empresa  estratégica de defesa, muito importante nesse cenário, responsável pela fabricação de helicópteros para atender às três Forças Armadas”, destacou.

Segundo o Presidente da Helibras, o encontro teve como objetivo fazer o acompanhamento de programas que estão em andamento. “Apresentamos ao Comandante da Aeronáutica como estão os projetos para a área de defesa, do ponto de vista industrial e administrativo, a serviço das Forças Armadas”, informou Jean-Luc Alfonsi.

PORTAL DEFESANET


Aeronave T-27 Tucano modernizada realiza primeiro voo em Minas Gerais


Agência Força Aérea | Publicada em 29/10/2020 07:20

No dia 23 de outubro de 2020, Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais, testemunhou um grande marco para a aviação: o primeiro voo da aeronave T-27 Tucano modernizada, o FAB 1446. Esta modificação tem por finalidade aperfeiçoar a formação dos futuros pilotos da Academia da Força Aérea (AFA). Além disso, soluções logísticas foram implementadas, como a substituição de itens obsoletos.

O primeiro voo foi realizado pelo Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, piloto de ensaio e Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), tendo como engenheiro de ensaio o Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago. Com duração de 2 horas e 5 minutos, no primeiro voo do T-27M foram verificados diferentes níveis de degradação do sistema elétrico, funcionamento dos sistemas de emergência, avaliação do sistema anemométrico e da integração dos novos equipamentos incorporados, que incluiu sistemas de referência de atitude e navegação. O voo foi suportado por uma aeronave paquera a fim de garantir a segurança do ensaio.

“A nova aviônica comportou-se muito bem, a despeito da integração ser bastante complexa”, afirmou o Tenente Santiago. “De forma geral, o sistema incorporado é muito robusto e moderno. Ele permitirá que os cadetes tenham contato com uma plataforma bastante atual, facilitando sua adaptação para os novos vetores da FAB, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. Da mesma forma, os sistemas backupmelhoraram substancialmente, aumentando a segurança da operação da aeronave T-27 na AFA e no contexto atual da navegação aérea”, complementou o Coronel Bussmann.

O voo foi coordenado pelo Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, que destacou a importância do evento. “Esse dia é um marco para a FAB e está sendo uma grande vitória para nós. Isto é fruto de 45 dias de trabalho ininterruptos dos nossos técnicos, inspetores e engenheiros. Para que o nosso sonho se concretizasse, foi realizado um esforço conjunto da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), do IPEV, Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), com as orientações do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). O sucesso da missão, atrelado ao reduzido tempo de implementação, é um grande feito para a aviação", concluiu. 

Esquadrão Pantera realiza treinamento de içamento no mar

O 5º/8º Grupo de Aviação concluiu o treinamento que preparou pilotos, tripulantes e militares de resgate para missões de salvamento em alto mar

Agência Força Aérea | Publicada em 29/10/2020 07:10

Entre os dias 5 e 22 de outubro, o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) - Esquadrão Pantera, sediado na Ala 4, em Santa  Maria (RS), realizou treinamento de içamento no mar. O Exercício Operacional, que ocorreu em Florianópolis (SC) e Navegantes (SC), teve como objetivo preparar os militares da Unidade Aérea para o resgate do tipo kapoff (duplo molhado) e do tipo convés (duplo seco e maca).   

O treinamento ocorreu com o apoio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), onde os helicópteros, os equipamentos e a tripulação ficaram instalados, além de uma embarcação da Marinha do Brasil, que possibilitou a simulação de uma emergência em convés no alto mar.   

A manobra de treinamento dividiu-se em duas linhas de ação. Na primeira etapa, na Baía Sul da Ilha de Santa Catarina, próximo à BAFL, aconteceram as simulações de vítima no mar. Os helicópteros pairaram sobre a vítima e o resgate ocorreu com a infiltração do militar SAR (do inglês, Search and Rescue) na água, através do guincho. Considerando que a pessoa a ser resgatada não tinha uma lesão visível na coluna, ela foi exfiltrada pelo método duplo molhado, que consiste no militar de resgate passar uma alça de içamento sob os ombros da vítima e trazê-la a bordo da aeronave.

Considerando uma possível fratura na coluna cervical da vítima, a segunda etapa do treinamento consistiu em um içamento através de uma maca específica para resgates no mar, o içamento tipo convés. Em uma embarcação da Marinha do Brasil, o Faroleiro Mario Seixas, a vítima foi içada da parte mais acessível do navio, tanto pelo duplo seco (não há contato com a água nesse tipo de resgate), quanto pela maca, considerando o estado clínico da vítima.

O Comandante do Esquadrão Pantera, Tenente-Coronel Aviador Fernando Fernandes de Castro, destacou o resultado positivo do Exercício Operacional. “A manobra desse ano representou um excelente treinamento de mobilidade e presteza para o cumprimento das missões de Força Aérea em alto mar, confiadas ao 5º/8º GAV, pelos comandos superiores. A preocupação com a segurança de voo, a utilização eficiente do esforço aéreo e as medidas rígidas no tocante a biossegurança foram os pontos altos dessas três semanas de treinamento em Santa Catarina. Os voos foram complexos e exigiram muito engajamento de nossas tripulações. Apesar disso, voltamos pra Ala 4 satisfeitos e com a certeza do dever cumprido”, afirmou o Tenente-Coronel.

Segundo um dos pilotos do Esquadrão, Tenente Aviador Luiz Fernando Silva Alves, o treinamento no mar é de extrema importância para a elevação operacional do efetivo. “A maioria das missões reais de alerta SAR que cumprimos aqui no sul do País são no litoral. Posso ratificar o quão valioso é o treinamento para as tripulações”, afirmou o oficial.

PORTAL IG - ÚLTIMO SEGUNDO


T-27 Tucano modernizado da FAB realiza voo de teste

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no último dia 23 o primeiro voo do T-27 Tucano modernizado. A aeronave decolou do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), localizado… O post T-27 Tucano modernizado da FAB realiza voo de teste apareceu primeiro em Contato Radar - Notícias de aviação.

Gabriel Araújo | Publicada em 29/10/2020 12:42

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no último dia 23 o primeiro voo do T-27 Tucano modernizado.

A aeronave decolou do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e voou por duas horas e cinco minutos.

De acordo com a FAB, no primeiro voo foram verificados diferentes níveis de degradação do sistema elétrico, funcionamento dos sistemas de emergência, entre outros aspectos.

O primeiro voo foi realizado pelo Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, piloto de ensaio e Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), tendo como engenheiro de ensaio o Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago.

Sobre o comportamento do sistema em voo, o Tenente Santiago destacou: “A nova aviônica comportou-se muito bem, a despeito da integração ser bastante complexa. De forma geral, o sistema incorporado é muito robusto e moderno”.

“Ele permitirá que os cadetes tenham contato com uma plataforma bastante atual, facilitando sua adaptação para os novos vetores da FAB, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. Da mesma forma, os sistemas backup melhoraram substancialmente, aumentando a segurança da operação da aeronave T-27 na AFA e no contexto atual da navegação aérea”, concluiu.

OUTRAS MÍDIAS


CENARIO MT - Comando da Aeronáutica apresenta a autoridades caça F-39 Gripen

Com tecnologia avançada, aeronave adquirida pela FAB vai monitorar o espaço aéreo brasileiro

Redação | Publicada em 29/10/2020 11:52

Os detalhes da aeronave multimissão F-39 Gripen, adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB), os ganhos tecnológicos e as vantagens do desenvolvimento em cooperação com a empresa sueca Saab foram apresentados a uma plateia de autoridades no Workshop F-39 Gripen, na Base Aérea de Brasília, na noite desta terça-feira (27).

A aeronave será usada no monitoramento do espaço aéreo brasileiro e para a defesa de fronteiras. Com o caça no palco do evento, o Presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros e militares conheceram o projeto que resultou num dos maiores acordos de transferência tecnológica da história do país, permitindo a Base Industrial de Defesa o acesso a conhecimentos estratégicos e de longo prazo.

“O projeto Gripen foi escolhido dentre as três finalistas por representar, de forma concreta e real, o melhor custo operacional por aeronave, o acesso irrestrito aos seus sistemas de armamentos, ao conhecimento e domínio de toda a tecnologia embarcada e a vantagem de parceria no desenvolvimento e produção de um moderno caça supersônico em nosso país”, disse o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar, Antonio Carlos Bermudez durante a cerimônia.

F-39 Gripen

O F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020. Na última sexta-feira (23), sobrevoou Brasília durante as comemorações do Dia da Força Aérea Brasileira.

Essa é a primeira de 36 aeronaves encomendadas da Saab, empresa de defesa e segurança sueca, para a renovação da frota de combate brasileira. Está equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia. A previsão é que as primeiras aeronaves operacionais sejam entregues à Força Aérea Brasileira no final de 2021.

“No final do ano que vem iniciaremos o recebimento de quatro aeronaves essenciais para continuarmos compondo nossa defesa aérea”, disse o presidente da comissão coordenadora do programa aeronave de combate, major-brigadeiro Malta.

O F-39 Gripen, que será a espinha dorsal da aviação de caça da FAB, atinge duas vezes a velocidade do som e pode executar as missões de defesa aérea, ataque e reconhecimento no mesmo voo, sem precisar retornar para a base.

Fabricação do F-39 Gripen

As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica para proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.

“Essa tecnologia transborda a área militar. Tem o caráter dual, civil e militar. E, assim como todos os projetos estratégicos das forças armadas, impulsionará o desenvolvimento de outros setores da economia brasileira”, disse o Comandante da Aeronáutica, Antonio Carlos Bermudez.

Inicialmente, a produção de treze aeronaves acontece na Suécia, na sequência, oito caças terão seu processo iniciado no país europeu e concluído no Brasil. As últimas quinze aeronaves serão produzidas integralmente em solo brasileiro, dentro das instalações da Embraer, em conjunto com as empresas que estão participando do desenvolvimento do programa.

“Tudo isso gerando, dentro do próprio país, emprego, engenharia, trabalho de técnicos extremamente capacitados para o desenvolvimento do nosso projeto”, afirmou o major-brigadeiro Malta.