NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Agência que busca destroços de avião que caiu na Indonésia não acredita em sobreviventes

Aeronave, com 189 pessoas a bordo, perdeu contato 13 minutos depois da decolagem do Aeroporto de Jacarta, na manhã desta segunda.

Por G1 | Publicada em 29/10/2018 07:31 | Atualizado em 29/10/2018 14:49

A agência de busca e resgate da Indonésia não acredita que haja sobreviventes após a queda do avião da Lion Air no mar ao norte da ilha de Java. A aeronave, com 189 pessoas a bordo, perdeu contato 13 minutos depois da decolagem do Aeroporto de Jacarta, na manhã desta segunda-feira (29, horário local).

"Precisamos encontrar os principais destroços. Eu prevejo que não haja sobreviventes, com base em partes do corpo encontradas até agora", disse Bambang Suryo Aji, diretor de operações da agência, segundo a Reuters.

Seis corpos já foram retirados do mar. Eles foram levados para um hospital no leste de Jacarta, de acordo com Suryo Aji.

As causas do acidente são incertas. Segundo a Deutsche Welle, o presidente da Lion Air, Edward Sirait, disse que o avião registrou problemas técnicos em seu penúltimo voo, mas que estes foram resolvidos de acordo com os procedimentos recomendados pelo fabricante.

Ele não especificou a pane. O avião estava em operação somente há dois meses. O piloto e copiloto tinham, juntos, mais de 11 mil horas de voo.

Cerca de 160 pessoas trabalham nas buscas. Várias embarcações e helicópteros participam da operação de resgate, que procura ainda as caixas-pretas da aeronave, que serão fundamentais para o esclarecimento das causas da tragédia.

O avião da companhia é um Boeing 737 Max 8, um modelo relativamente recente. De acordo com o site FlightRadar24, a aeronave foi entregue à Lion Air em agosto deste ano. O piloto e copiloto tinham, juntos, mais de 11 mil horas de voo.

O voo, de prefixo JT-610, faria a rota Jacarta - Pangkal Pinang, que duraria pouco mais de uma hora. Segundo o funcionário da companhia aérea Nur Andi, citado pela BBC, ele decolou às 6h20 e o último contato aconteceu às 6h33 (13 minutos depois).

A última posição da aeronave foi registrada a 15 km ao norte da costa da Indonésia, de acordo com uma referência do Google Maps e também coordenadas relatadas pelo Flightradar24.

Os dados preliminares de rastreamento de vôo do Flightradar24 mostram que a aeronave subiu para cerca de 5.000 pés (1.524 m), chegou a perder altitude, mas a recuperou, antes de finalmente cair no mar.

O acidente é o primeiro que envolve o Boeing 737 MAX, uma versão atualizada e mais eficiente da aeronave. Os primeiros jatos Boeing 737 MAX entraram em serviço em 2017. A subsidiária malaia da Lion Air, Malindo Air, recebeu a primeira entrega global.

Destroços supostamente do avião, incluindo assentos, foram localizados perto de uma instalação de refino de petróleo, disse um funcionário da empresa estatal de energia Pertamina. Essa informação também foi confirmada pelo chefe da agência de busca e resgate, Muhmmad Syaugi.

Entre os destroços foram encontrados os primeiros restos mortais. Eles estavam a cerca de 8 quilômetros a leste da península de Tanjung Karawang, lugar onde a aeronave desapareceu dos radares, de acordo com Deutsche Welle.

Segundo o especialista em aviação Gerry Soejatman, ouvido pela agência, os destroços achados assinalam que "a aeronave teria impactado na água com grande velocidade".

O diretor de operações da agência de resgate, Bambang Suryo Aji, disse em entrevista coletiva que as equipes encontraram destroços que parecem a cauda do avião. As partes principais ainda não haviam sido localizadas.

Ele afirmou ainda que o time de resgate enfrentra altas ondas e fortes correntes na área de busca e que robôs submarinos estavam reforçando a procura.

A Indonésia é um dos mercados de aviação que mais cresce no mundo, mas tem falhas em relação à segurança no setor. Se não houver sobreviventes, esse será o segundo pior desastre aéreo do país desde 1997, quando um avião da Garuda Indonesia caiu na cidade de Medan, matando 214 pessoas.

Em 2013, um avião similar da Lion Air, a maior companhia aérea de baixo custo do país, sofreu um incidente ao cair durante a aproximação final no aeroporto internacional Ngurah Rai, na ilha de Bali. Todas as 108 pessoas a bordo sobreviveram.

Em dezembro de 2014, um avião da filial indonésia da companhia AirAsia caiu com 162 pessoas a bordo enquanto realizava o trajeto Surabaia-Singapura.

Governo de Minas Gerais entrega Medalha Santos Dumont a mais de 120 homenageados

Cerimônia será na manhã desta terça (30) na Fazenda Cabangu, onde Santos Dumont nasceu.

Por G1 Zona Da Mata | Publicada em 29/10/2018 17:30

O Governo de Minas Gerais entrega a Medalha Santos Dumont nesta terça-feira (30), às 11h, na Fazenda Cabangu em Santos Dumont (MG). Cento e vinte e duas pessoas entre professores, magistrados, políticos, militares, médicos, procuradores de Justiça, assessores e entidades serão homenageados pela relevância aos serviços prestados no Estado.

A medalha foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). É concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.

A Fazenda Cabangu, local da cerimônia, é o local onde nasceu o inventor e guarda um preciso acervo de Santos Dumont, entre réplicas de aviões e objetos pessoais. Atualmente, instituições realizam uma vaquinha online para arrecadar R$ 177 mil para sanar as dívidas trabalhistas do Museu que funciona no local.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL NOTÍCIAS DO ACRE - Acre realiza 43° transplante de fígado e salva mais uma vida


Jorge De Oliveira | Publicada em 29/10/2018 15:13

O Acre continua salvando vidas por meio da realização de transplantes de órgãos.

Na madrugada desta segunda-feira, 29, mais um transplante de fígado foi realizado no Hospital das Clínicas, em Rio Branco.

Dessa vez quem ganhou a oportunidade de continuar vivendo foi Raimundo de Jesus Gomes, 40 anos, morador da capital acreana.

O órgão foi doado pela família de um jovem de 16 anos, vítima de traumatismo craniano, que residia em Goiânia (GO). O fígado chegou a Rio Branco durante a madrugada, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Esse é o 43º transplante de fígado, além de 91 transplantes de rim e 210 de córneas, totalizando 344 procedimentos realizados no estado até o momento. É importante sempre lembrar que outros 300 transplantes foram viabilizados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e realizados em outros centros do país.

“Transplante significa salvar vidas. Não tenho dúvidas de que essa é uma das maiores marcas do governo Tião Viana na saúde. O Acre consolidou, com todas as dificuldades, essa política pública que representa a última esperança para pacientes que têm no transplante uma esperança para continuarem vivendo”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda.

A prova dos avanços na saúde é o reconhecimento que o Acre tem na área de transplantes. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), o estado é o quinto que mais realizou, proporcionalmente, transplantes de fígado no Brasil em 2017.