NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL ESTADO DE MINAS


Aeronáutica conduz cerimônia da troca da bandeira em BH

A cerimônia de troca da bandeira acontece mensalmente na Praça da Bandeira, no bairro Mangabeiras.

Por Cleber Santos | Publicada em 29/07/2022 16:38

Nesta sexta-feira (29/7) foi realizada na Praça da Bandeira, localizada entre as avenidas Afonso Pena e Bandeirantes, a cerimônia de troca da bandeira, que acontece mensalmente. Desta vez, sob solenidade da Aeronáutica de Lagoa Santa.

De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o evento acontece de junho a novembro, com participação da Polícia Militar de Minas Gerais, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Força Aérea Brasileira e Comando da 4ª Região Militar. Cada uma das instituições comanda o evento em um mês.

A Praça foi reinaugurada em 12 de dezembro de 1997, como parte das comemorações dos 100 anos de Belo Horizonte. Na ocasião, foi feito um novo desenho arquitetônico com o objetivo de consolidar o local como marco cívico da capital. Criou-se então a cerimônia de Troca da Bandeira, com o  objetivo de solenidade, reforçando os laços de integração, cooperação e amizade entre os órgãos envolvidos.

Além do hasteamento da bandeira, as cerimônias contam com apresentações das bandas de música das instituições, desfile de continência dos oficiais e execução dos hinos Nacional e da Bandeira.

PORTAL AEROIN


Aéreas levaram gratuitamente 2,6 mil itens para transplantes no país, no primeiro semestre


Por Carlos Ferreira | Publicada em 29/07/2022

As companhias aéreas brasileiras transportaram gratuitamente, no primeiro semestre deste ano, 2.581 itens para transplante (órgãos, tecidos, insumos e equipes médicas) em 1.640 voos, de acordo com a Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde.

Considerando a operação da Força Aérea Brasileira (FAB), companhias aéreas estrangeiras, trajetos terrestres e serviço postal, foram transportados 1.070 itens em 360 voos, que somados ao transporte das companhias aéreas totalizam uma movimentação de 3.651 itens de janeiro a junho, em 2 mil voos.

Asas do Bem

Em 2014, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançou o programa Asas do Bem, realizado diariamente no país por suas associadas com o objetivo de divulgar a importância do transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais. A contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001.

O esforço inclui atualmente, além da ABEAR e suas associadas, outras companhias aéreas, o Ministério da Saúde (CNT), o Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC), o Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Infraero, aeroportos concessionados e a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).

Em 2018, a ABEAR lançou a Jornada Asas do Bem, uma série de palestras presenciais e online para destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes. As apresentações são realizadas pelo publicitário Alexandre Barroso, três vezes transplantado, e já percorreram 15 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 4 mil pessoas em eventos promovidos por hospitais, centrais de transplantes, companhias aéreas e iniciativas sociais.

Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, foram realizadas lives com Barroso e profissionais de saúde para promover o tema no Instagram e YouTube.

REVISTA AERO MAGAZINE


Réplica do Gripen será exposta no Rio de Janeiro

Maquete do Gripen será exposta no Museu Aeroespacial, que contém um grande acervo da aviação brasileira

Por André Magalhães | Publicada em 29/07/2022 10:55

Uma réplica em tamanho real do novo caça da FAB, o F-39 Gripen, estará em exposição no Museu Aeroespacial (Musal), na Base Aérea do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

A maquete do caça poderá ser visitada de 31 de julho a 22 de agosto. O evento faz parte das comemorações do 149º Aniversário de Santos Dumont e do bicentenário da Independência do Brasil.

A visitação a todas as áreas de exposição do Musal é livre, mas para acessar a cabine do Gripen é necessário fazer o agendamento por este link.

O Musal conta com um grande acervo de aeronaves históricas da aviação brasileira, sobretudo do ramo militar. Entre elas, estão os caças F-5, A-1 AMX, Mirage III, Mirage 2000 e AT-26 Xavante. Além disso, o espaço hospeda outras aeronaves, como um T-6 Texan com a pintura da Esquadrilha da Fumaça. O avião foi o primeiro usado pelo grupo.

Outros modelos em destaque são um P-47D Thunderbolt, um C-130 Hercules, um Douglas DC-3, o VC-96 (Boeing 737-200 usado como avião presidencial), o protótipo do Bandeirante, ERJ-140 e Electra II, entre outros modelos históricos.

FAB já negocia segundo lote do F-39 Gripen

Segundo lote do F-39 Gripen E/F deverá contar com 26 aeronaves

Por André Magalhães | Publicada em 29/07/2022 14:10

A Saab confirmou que as negociações para o segundo lote de 26 caças F-39 Gripen E/F com a Força Aérea Brasileira (FAB) já foi iniciada.

A declaração partiu do presidente-executivo do fabricante, Micael Johansson, durante uma teleconferência sobre os resultados financeiros do primeiro semestre da empresa, ocorrida no último dia 21 de julho.

Johansson também comentou sobre a aquisição adicional de quatro unidades do Gripen E, o que totaliza 40 unidades no primeiro lote. No contrato original, em 2014, o pedido era de 36 aviões.

O segundo lote dos Gripen já havia sido comentado pelo comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior, durante uma cerimônia oficial no mês de abril.

Desde abril, algumas mudanças em relação aos Gripen da FAB foram reveladas. A principal delas foi a decisão de montar os caças bipostos (Gripen F) na Suécia. Isto permitirá que mais unidades do monoposto (Gripen E) sejam produzidas no Brasil.

Atualmente, dois caças de produção em série já estão no Brasil. Os aviões estão passando pelo processo de Certificação Militar Inicial, na planta da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

É esperado que mais duas aeronaves sejam enviadas ao Brasil este ano. O processo deverá ser o mesmo: a chegada via marítima até Navegantes, em Santa Catarina, o translado terrestre até o aeroporto local e, após alguns testes, a decolagem para Gavião Peixoto.

Saiba Mais...

Micael Johansson também relatou as expectativas promissoras para mais clientes do Gripen na América Latina. Apesar de não ter citado alguma nação, sabe-se que um país em potêncial é a Colômbia.

A Europa, em relação ao caça, também foi um dos assuntos do gestor. Para Johansson, a entrada da Suécia na Otan pode ser favorável para a aquisição de mais Gripen E por parte da Força Aérea sueca, que encomendou 60 unidades.

Por fim, também foi mencionado o assunto do Gripen vs F-35 para a República Tcheca. Nesta semana, foi divulgado que o país do leste europeu poderia substiuir seus 14 Gripen C/D por novos caças de quinta geração F-35 — que tem obtido muitos contratos internacionais.

Para o executivo, ainda há esperanças de trocarem os antigos Gripens C/D, que são alugados e estão praticamente pagos, pelos atualizados Gripen E. "Vamos fazer uma proposta atraente para eles”.

PORTAL INFODEFENSA


Brasil intercambia experiencias con otros usuarios del caza Gripen en Londres

El Grupo de Usuarios del avión se reúne cada dos años y en esta edición Brasil fue el anfitrión del evento que se realizó en su Embajada en Londres

Por Roberto Caiafa | Publicada em 29/07/2022 12:00

El comandante de la Fuerza Aérea Brasileña, teniente brigadier Carlos de Almeida Baptista Junior, mantuvo una reunión con los jefes de las fuerza aéreas que operan el caza Gripen con el objetivo de incoporar la experiencia de usuarios más antiguos del avión de combate fabricado por Saab. 

El denominado Grupo de Usuarios de Gripen - Conferencia de Jefes del Aire se realiza cada dos años y en esta última edición Brasil fue el anfitrión del encuentro que tuvo lugar en su Embajada en Londres. Del evento participaron, por Suecia, el general Carl-Johan Edström; por República Checa, el general Petr Mikulenka; por Hungría, el general Nándor Kilián; por Tailandia, el mariscal del aire Napadej Dhupatemiya; y por Sudáfrica, el teniente general Wiseman Mbambo.

"Recibir a los comandantes de las Fuerzas Aéreas que ya operan el Gripen para nosotros es muy importante, ellos tienen experiencia y nosotros (FAB) estamos empezando, lo que significa que podemos absorber todo el conocimiento operativo, logístico y de montaje de una unidad aérea. Es una actividad importante que reúne todas las propuestas de los grupos de trabajo, en la que se decide, al más alto nivel, el futuro del proyecto Gripen para todas las naciones implicadas", dijo el brigadier Baptista Jr.

El embajador de Brasil en Reino Unido, Fred Arruda, recibió al grupo de comandantes y comentó la reunión: "Estamos orgullosos de recibir estas autoridades, ya que hay mucha ciencia en el sector aeronáutico. Una relación más estrecha entre la Fuerza Aérea Brasileña y las demás Fuerzas es algo muy bueno".

Para el comandante de la Fuerza Aérea de la República Checa, general Pter Mikulenka, este encuentro facilita un mayor conocimiento sobre las demás Fuerzas Aéreas. "Esta es una oportunidad para intercambiar experiencias y también una excelente oportunidad para aprender cómo funciona cada nación usuaria de aeronaves con sus plataformas operativas Gripen. Descubra lo que vamos a hacer en el futuro y continúe el progreso del sistema", sostuvo.

Por su parte, el comandante de la Fuerza Aérea Húngara, general Mándor Kilián, destacó la importancia de conocer las características del Gripen. "Es fundamental mostrar información operativa y, en esta reunión, podemos debatir y controlar todo lo que sucede, incluidos temas importantes para el futuro del Gripen", explicó.

Y el comandante de la Fuerza Aérea de Sudáfrica, teniente general Wisenan Mbambo, informó que encuentros como estos son de gran valor, porque de esta manera estos diferentes conocimientos pueden ser contabilizados y compartidos entre los integrantes del grupo de naciones.

Según el secretario del Grupo de Usuarios de Gripen, Magnus Nilsson, la importancia de la reunión es discutir qué se puede mejorar y cómo trabajar juntos para encontrar formas de aumentar las responsabilidades que son esenciales para estas reuniones.

Objetivos del Grupo de Usuarios de Gripen

La reunión tiene como objetivo tratar cuestiones técnicas y operativas relativas al Gripen, así como es un momento en el que los comandantes de las Fuerzas Aéreas tienen la oportunidad de discutir otros temas de interés común, además de los problemas y soluciones, la formación y la posibilidad de desarrollar el avión, aumentando sus características, capacidades y equipamiento.

La reunión fue coordinada por el presidente del Grupo de Trabajo para la Implementación Operativa del Gripen de la FAB, el teniente coronel aviador Felipe Bombarda Guedes, quien destacó la necesidad de la conferencia. "Esta reunión aporta el gran beneficio de aprender de la experiencia de los demás, así como de hacer el trabajo de cooperación para nuevas ideas y decisiones para el futuro del nuevo avión de combate que vamos a operar, haciendo un mejor producto para todos", concluyó.