NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - FANTÁSTICO


Entidades denunciam uso de bombas brasileiras em guerra civil no Iêmen

Menino de 6 anos teve antebraço amputado por causa de fragmentos de explosão. Fotógrafo brasileiro registra drama de quem vive no fogo cruzado.

Publicado em 29/07 - 23h54

ImagemIêmen, um país devastado por uma guerra civil que já matou mais de 10 mil pessoas. Entidades de direitos humanos denunciam o uso de bombas brasileiras no conflito. O fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim registrou o drama de quem vive no meio do fogo cruzado.

É o caso de Yousif, que tem 6 anos e mora na cidade de Sada, no norte do Iêmen. O Yousif não estuda, mas estava perto de uma escola quando a vida dele mudou.

No ano passado, uma bomba caiu na escola, e os fragmentos acertaram o antebraço direito dele, que teve de ser amputado.

Na guerra do Iêmen, o Yousif é uma das centenas de vítimas das armas de fragmentação, também chamadas de bombas de fragmentação. Veja na reportagem acima.

 

PORTAL G1


Queda de avião deixa um morto e 6 feridos no Campo de Marte em SP

Vítima fatal é o piloto da aeronave, que decolou de Videira, em Santa Catarina. Sobreviventes são fundadores e funcionários de empresa de embalagens plásticas.

Por G1 Sp, G1 Sc E Tv Globo | Publicado em 30/07 - 04h40

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas após a queda de uma aeronave de pequeno porte no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, no início da noite deste domingo (29). Houve uma explosão assim que o avião bateu no chão. Segundo os bombeiros, a vítima fatal é o piloto, Antonio Traversi.

O avião de prefixo PP-SZN é um bimotor King Air C90, com capacidade para sete passageiros, que pertence à Videplast, empresa que fabrica embalagens plásticas com sede em Santa Catarina. Segundo a Anac, a aeronave foi fabricada em 2008 e estava em estado regular.

De acordo com a Infraero, a avião decolou por volta das 15h30 da cidade catarinense de Videira, com 5 passageiros e dois tripulantes. O acidente ocorreu durante o pouso na capital paulista, cerca de 3 horas após a partida.

Estavam no voo: Geraldo Denardi e Nereu Denardi, irmãos e fundadores da empresa, além do filho de Nereu, Enzo, de 17 anos. Também ocupavam a aeronave dois funcionários da Videplast, Aguinaldo Nunes e Agnaldo Crippa, além do outro tripulante, Benê Souza.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB). Testemunhas no Campo de Marte disseram que o avião havia tentado pousar, mas o piloto não tinha certeza de que o trem de pouso estava baixado. Então, sobrevoou a pista para que a torre de controle confirmasse, visualmente, que o trem de pouso estava ativado. Depois, fez uma tentativa de pouso e arremeteu. O acidente teria ocorrido na terceira tentativa, por essa versão.

O incêndio provocado pela queda do avião foi controlado pela brigada do próprio Campo de Marte. Quatro vítimas sofreram traumatismo craniano, outra sofreu traumatismo abdominal. Uma das vítimas foi socorrida e levada para o Hospital das Clínicas pelo helicóptero Águia, da PM e as demais foram encaminhadas para hospitais da Zona Norte de São Paulo.

Quem são as vítimas:
Nereu Denardi - sócio da Videplast. Foi socorrido e levado ao Hospital do Mandaqui. Estado de saúde não informado.
Geraldo Denardi - sócio da Videplast e irmão de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e segundo a família, está consciente.
Enzo - tem 17 anos e é filho de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e segundo a família, está consciente.
Aguinaldo Nunes - coordenador da Videplast. Foi socorrido e levado para o Hospital São Camilo. Estado de saúde é estável e sem previsão de alta.
Agnaldo Crippa - gerente da Videplast. Foi socorrido no Hospital San Paolo. Estado de saúde não informado.
Antonio Traversi - era o piloto da aeronave e da Videplast há pelos menos 18 anos e tinha mais de cinco mil horas de voo. Segundo os bombeiros, ele morreu no acidente.
Benê Souza - foi socorrido e levado para o Hospital das Clínicas e o estado de saúde dele é estável.

Em nota, a FAB disse que investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizam uma ação no local do acidente no Campo de Marte. Segundo a Força Aérea, "esse é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos."

Ainda segundo a nota, a investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

Acidentes no campo de Marte
Em 2016, um monomotor caiu logo depois da decolagem, próximo à cabeceira do 12 do aeroporto. O avião atingiu uma casa de 3 andares, deixando sete mortos, entre eles Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, e familiares que voavam junto com ele.

Em 2007, uma aeronave modelo Learjet também caiu depois de sair do Campo de Marte, sobre uma residência no bairro Casa Verde. Além do piloto e do copiloto, a família que estava na cozinha da casa também morreu, incluindo um bebê de 9 meses.

Aviões particulares são responsáveis por 45% dos acidentes aéreos entre 2008 e 2017, segundo dados do Cenipa (órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos). Foram 1.187 acidentes no período.

 

Destroços que seriam de aeronave que desapareceu no litoral de SC são encontrados

Bombeiros, Marinha e FAB fazem os trabalhos. Piloto é pai de deputado estadual do Rio de Janeiro.

Por G1 Sc | Publicada em 29/07 - 11h48

Destroços que seriam do avião de pequeno porte modelo Conquest 180, desaparecido desde tarde de sexta-feira (27) no Litoral Norte, foram encontrados por populares na manhã deste domingo (29) na Meia Praia, em Itapema, informou o Corpo de Bombeiros.

O piloto José Ubirajara Moreira da Silva, de 68 anos, que estava sozinho na aeronave, está desaparecido. Ele é pai do deputado estadual pelo Rio de Janeiro Pedro Fernandes (PDT).

No sábado (28), foram encontrados uma mochila, um chapéu, uma escova de cabelo e uma cuia do piloto, assim como a mala dele.

As buscas pelo avião e por José Ubirajara foram retomadas por volta das 8h deste domingo. Quatro embarcações estão no mar, sendo três do Corpo de Bombeiros e uma da Marinha. E uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) e um helicóptero dos bombeiros de Santa Catarina sobrevoam a região, informou o tenente Daniel Dutra, dos bombeiros.

Pela água, a área de busca foi dividida em duas. Em uma delas, na divisa entre Itajaí e Navegantes, a 8 km da Costa, quatro militares dos bombeiros usam um sonar (equipamento que faz varredura no fundo do mar) e fazem busca subaquática com mergulhadores no último local de contato de José Ubirajara.

Outras três embarcações, sendo duas dos bombeiros e uma da Marinha, fazem buscasmais ao Sul, entre a baía de Itapema e Porto Belo.

Segundo a Aeronáutica, o avião desaparecido é particular e veio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, há uma semana, e não tem base fixa em Santa Catarina. A aeronave, que tem autonomia de voo de cerca de três horas, decolou na manhã de sexta do Aeroclube Costa Esmeralda, em Porto Belo, com destino a Itanhaém (SP).

 

JORNAL GAZETA DO POVO


Avião monomotor sofre acidente durante treinamento no aeroporto de Ponta Grossa

Acidente ocorreu por volta das 8h deste domingo (29) e não deixou feridos. Incidente também não interferiu nos pousos e decolagens planejados

Raquel Derevecki | Publicada em 29/07 - 14h05

ImagemUm avião de pequeno porte utilizado para treinamentos sofreu um acidente na pista do aeroporto de Ponta Grossa. O fato ocorreu por volta das 8h deste domingo (29), quando um instrutor e um aluno estavam na aeronave. Nenhum deles ficou ferido.

Segundo um funcionário que preferiu não se identificar, a situação ocorreu no momento da aterrissagem, quando o monomotor saiu da pista durante o voo de instrução. “Foi uma perda de reta, sem ferir ninguém e nem causar grandes danos ao avião”, afirmou.

Apesar do susto, o incidente também não interferiu nos pousos e decolagens planejados para este domingo, que aconteceram conforme o previsto.

A aeronave foi removida para o Aeroclube de Ponta Grossa e será avaliada por peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para identificar a falha.