NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


Esquadrão Hórus da Força Aérea Brasileira completa 10 anos

Atualmente, o Esquadrão emprega as aeronaves Hermes RQ-450 e RQ-900 para cumprir as Ações de Reconhecimento Aeroespacial e Posto de Comunicação Aeroespacial.

Por Redação Defesatv | Publicada em 29/04/2021 17:34

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra nesta quinta-feira (29), 10 anos de atividades do 1º/12º GAV, Esquadrão Hórus.

Sediado na Ala 4, em Santa Maria/RS, o Esquadrão é o primeiro e único a empregar Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) no âmbito da FAB, uma tecnologia nova e que ainda apresenta amplo campo para desenvolvimento.

Parabéns a todos os integrantes!

MINISTÉRIO DA DEFESA


Atuação das Forças Armadas é tema de audiência pública em comissão do Senado


Por Mariana Alvarenga | Publicada em 29/04/2021 22:14

Brasília (DF), 29/04/2021 - O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e os Comandantes das Forças Armadas participaram de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal (SF), nesta quinta-feira (29). A reunião ocorreu por solicitação da presidente da CRE, senadora Kátia Abreu. De acordo com norma regimental da Casa, os Ministros da Defesa e das Relações Exteriores devem prestar contas, à essa Comissão, de suas respectivas Pastas.

Na ocasião, Braga Netto, os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira, e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foram ouvidos pelo colegiado da CRE, que participaram virtualmente do evento.

Em sua apresentação, Braga Netto frisou a missão constitucional do Ministério que comanda. Ele destacou a defesa da pátria e a garantia dos poderes constitucionais. O Ministro relatou as operações, projetos e programas desenvolvidos, entre os quais a Operação Ágata, de combate a ilícitos transfronteiriços, e o Programa de Atletas de Alto Rendimento, o PAAR, que conta com 52 atletas classificados para as Olimpíadas de Tóquio.

Ele citou ainda a Operação Covid-19 de enfrentamento ao novo coronavírus, o apoio às comunidades indígenas e à vacinação da população brasileira. Por fim, lembrou que as Forças Armadas são instituições que contam com grande confiança da sociedade. “Contribuem para o desenvolvimento e a paz social. A Defesa e as Forças Armadas são o principal seguro que o país tem", enfatizou.

Marinha

Após a explanação do Ministro, o Comandante da Força Naval destacou que a Marinha exerce múltiplas funções, como o compromisso internacional de salvaguarda da vida humana no mar, na fronteira marítima brasileira. "Temos também pesquisadores brasileiros na Antártica, que realizam diversos estudos", mencionou.

Os programas estratégicos da Marinha, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o Programa Nuclear da Marinha (PNM) e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) foram citados na apresentação do Almirante Garnier. "Juntamente com o Exército e Força Aérea, buscamos criar condições tanto de pessoal quanto de material para que as ameaças previsíveis sejam contrabalanceadas e que os recursos do contribuinte brasileiro sejam muito bem empregados", finalizou.

Exército

O Comandante da Força Terrestre pontuou que o Exército “está em constante evolução e existe para defender a pátria". Ele citou as missões de paz, o apoio à defesa civil, a distribuição de água no semiárido nordestino, a construção de estradas em cooperação com o governo federal, entre outras ações. Os projetos estratégicos, como do Guarani, de veículos blindados, o Sistema de Monitoramento da Fronteira (SISFRON), o Programa Astros 2020, as defesas antiaérea e cibernética também foram relatados.

O General Paulo Sérgio ainda citou que o envolvimento no combate à pandemia também é executado pelo Exército. Ele citou a vacinação indígena, as desinfecções de locais públicos e as doações de sangue, entre outras iniciativas, e reforçou o papel de destaque na defesa da Pátria e na garantia dos poderes constitucionais.

Aeronáutica

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior destacou os conceitos que norteiam a Aeronáutica: defender, controlar e integrar, relacionados com o desenvolvimento dos projetos da Força Aérea. Ele lembrou que o uso da aeronave KC-390 Millenium, durante a pandemia, “tem superado, e muito, o esperado na sua idealização. Já exportamos para Hungria e Portugal e é o avião mais moderno de sua categoria", reforçou. A aeronave multimodal tem sido empregada no transporte de vacina e fornecendo apoio à saúde no enfrentamento à Covid-19.

O apoio à sociedade civil com iniciativas como o combate ao desmatamento e a incêndios florestais, bem como o transporte de órgãos para transplante foram mencionados. O Comandante da FAB ainda defendeu a importância do uso dos “satélites para a defesa das fronteiras e coibir o tráfico, possibilitando que estejamos em todo o território brasileiro", reforçou.

Os senadores da CRE dirigiram diversos questionamentos de interesse público ao Ministro e aos Comandantes das Forças Armadas, que esclareceram as dúvidas dos parlamentares. Ao fim da audiência, o Ministro da Defesa agradeceu a oportunidade de mostrar o preparo e as necessidades das Forças Armadas e a importância da defesa para o País. “Neste momento de pandemia, nós precisamos de união. Estamos voltados para a vacinação, prontos para colaborar com o que for necessário. A sociedade pode contar com as Forças Armadas”, concluiu.

PORTAL DEFESANET


Feitos da FAB e da FEB durante a II Guerra Mundial recebem homenagens na Itália

As Prefeituras das cidades italianas de Montese e Alessandria promoveram cerimônias em homenagem aos gloriosos feitos dos heróis brasileiros

Publicada em 29/04/2021 09:09

A Prefeitura de Montese, localizada na região italiana da Emília-Romanha, promoveu, nesse domingo (25), uma cerimônia em comemoração ao Dia da Libertação da Itália do julgo nazifascista e em homenagem aos feitos dos pracinhas brasileiros na reconquista da cidade, ocorrida em 14 de abril de 1945.

Participaram do evento os Adidos Naval, do Exército e o de Defesa e Aeronáutico, Coronel Aviador André Luiz Alves Ferreira, além de autoridades locais. Também esteve presente o historiador Giovanni Sulla, natural de Montese e autor de livros como “Os heróis vindos do Brasil” e “Do Brasil a Montese”, bem como de documentários como “Fogo sobre a Montanha” e “A sutil linha brasileira”, produções que tratam, principalmente, da participação brasileira na II Guerra Mundial.

Em virtude da pandemia, foram adotadas medidas restritivas consonantes com os protocolos italianos de contenção à COVID-19. 

O Prefeito de Montese, Matteo Deluca, em seu discurso, ressaltou que a retomada de Montese foi fundamental, pois caracterizou a ruptura da linha defensiva alemã, abrindo caminho para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados.

O Coronel André Luiz agradeceu a honraria. “Esta cerimônia é uma justa homenagem aos heróis brasileiros, em uma das mais sangrentas batalhas da história de nossas Forças Armadas, com mais de 400 baixas, dentre elas 84 mortos, e reforçou o papel da FAB em apoio às ações terrestres", salientou.

Primeiro Grupo de Aviação de Caça

Durante a II Guerra Mundial, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça operou como unidade independente do 350th Fighter Group, apoiando as tropas aliadas com suas aeronaves P-47 Thunderbolt. A Unidade Aérea atuou, dentre outras, em missões de Ataque ao Solo contra as forças do Eixo, deixando-as sem suprimentos e contribuindo para a vitória dos combatentes da FEB. Já a 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO) empregou as aeronaves L-4H com o objetivo de fazer missões de Observação, Reconhecimento Aéreo e Regulagem de Tiro, permitindo o avanço de tropas em direção aos pontos exatos onde se concentravam as forças inimigas. O Grupo de Caça e a 1ª ELO atuaram decisivamente em apoio às batalhas de Monte Castelo, Montese, Belvedere, Vignolle, Montello, dentre outras.

Homenagem em Alexandria

A Prefeitura de Alexandria, localizada na região de Piemonte, também promoveu, nesse domingo (25), uma pequena cerimônia em comemoração ao Dia da Libertação da Itália. A Adidância de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália, em virtude das restrições da pandemia, coordenou a colocação de uma coroa de flores em homenagem dos 76 anos de falecimento, em combate, do 1º Tenente Aviador Luiz Lopes Dornelles, piloto do 1º Grupo de Caça, ocorrido em 26 de abril de 1945. O Prefeito da cidade, Gianfranco Cuttica di Revigliasco, realizou o ato e expressou a eterna gratidão que o povo italiano tem com os bravos heróis brasileiros que lutaram pela democracia e liberdade.

História

A lápide onde foi colocada a coroa de flores está localizada na parede da Escola Liceu Científico Galileu Galilei, que fica a poucos metros de onde o P-47 Thunderbolt, pilotado pelo Tenente Dornelles, chocou-se, após ser atingido pela artilharia antiaérea inimiga, durante um ataque a um comboio de locomotivas carregadas de munições e armamentos alemães.

DCTA comemora Dia Mundial da Propriedade Intelectual

A data foi comemorada nesta segunda-feira (26)

Publicada em 29/04/2021 08:08

O dia 26 de abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, promovido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). A data não tem somente a função de lembrar e homenagear os profissionais que atuam mais diretamente com o tema, mas tem a função de mostrar a importância da Propriedade Intelectual no mundo contemporâneo e globalizado na esfera pública, na indústria, no comércio e no terceiro setor.

O Comando da Aeronáutica (COMAER) não poderia estar fora desse contexto, mesmo porque, historicamente, a Força Aérea Brasileira (FAB) sempre esteve presente e atuante na vanguarda dos desenvolvimentos tecnológicos correlatos não só no setor aeronáutico, mas também nos setores de defesa e de espaço.

As atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológicos estão no “DNA” do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e suas Organizações Militares subordinadas, além das outras Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), que são os representantes diretos dessas atividades no COMAER. O DCTA, conforme previsão de normativa específica, também é o órgão central do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER), sendo o Núcleo de Gestão de Inovação (NGI) o órgão assessor das atividades correlatas à gestão da Inovação Tecnológica, tendo a gestão da Propriedade Intelectual como uma de suas principais atribuições.

O Núcleo de Gestão de Inovação, na condição de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da FAB, tem trabalhado na proteção da propriedade intelectual das ICT do COMAER. No período de maio de 2020 a abril de 2021, o NGI trabalhou em dois pedidos de registro de marca, quatro processos de pedido de patente, um processo que resultou em decisão de manutenção de segredo industrial e, além disso, junto às ICT realizou 21 cumprimentos de exigências demandadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) de pedido de patentes em curso, iniciadas em anos anteriores. Também foram incluídas no seu perfil tecnológico seis patentes concedidas pelo INPI, as quais serão preservadas pelo NGI.

A Inovação Tecnológica é um dos principais temas a serem explorados com mais profundidade pelas Instituições Públicas de Pesquisa e Universidades Públicas Brasileiras. O desafio está em fazer com que as tecnologias (oriundas das pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos concebidos por meio de pesquisadores, professores, colaboradores e alunos) efetivamente sejam objeto de licenciamento e de transferência de tecnologia para o setor privado a fim de se tornarem produtos e processos inovadores no mercado.

A segurança jurídica e eficiência para um devido processo de licenciamento e transferência de tecnologia, na maioria das situações, estão intimamente ligadas a um sólido processo de proteção da Propriedade Intelectual dessas tecnologias, seja por meio da proteção patentária, pelo registro de programa de computador ou da proteção intelectual cabível ao caso em específico.

O DCTA parabeniza as Instituições e os profissionais que atuam, de forma direta e indireta, com a área de Propriedade Intelectual.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL COMANDO MILITAR LESTE - C Cj L abre novo posto de vacinação a cargo das FA no Rio


Publicada em 29/04/2021 11:01 | Atualizado em 29/04/2021 14:18

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 29 de abril, o Comando Conjunto Leste (C Cj L), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, inaugurou um novo Posto de Vacinação contra a Covid-19 sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB), na entrada da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. Este é o segundo posto inaugurado pela FAB e o sétimo posto a cargo das três Forças Armadas, incluindo Exército e Marinha, que compõem juntos o Comando Conjunto Leste.

O Comandante do C Cj L, General de Exército José Eduardo Pereira, acompanhado do Comandante do Comando Aéreo Leste, Major Brigadeiro-do-Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, do Prefeito Eduardo Paes e do Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, visitaram as instalações do novo Posto e conversaram com a imprensa.

Todos os locais de vacinação contra o coronavírus a cargo do C Cj L seguem o calendário estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h às 12h.

PORTAL DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Comando de Preparo apresenta unidades aéreas operacionais para cadetes da AFA


Força Aérea | Publicada em 29/04/2021 21:49

Aconteceu, nessa quarta-feira (28), o Simpósio das Aviações 2021, promovido pelo Comando de Preparo (COMPREP) na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O evento foi voltado para os cadetes do 4° ano, com o objetivo de suprir os futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) de informações sobre as Unidades Aéreas Operacionais.

A atividade contou com a presença do Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do COMPREP, Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; do Chefe da Subchefia de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do COMPREP, Brigadeiro do Ar André da Silva Ferreira; de comitiva do COMPREP; além de Comandantes de Esquadrões e Chefes de Organizações Militares participantes do Simpósio.

No período matutino, os cadetes assistiram às apresentações dos Esquadrões Aéreos, que atuam na Caça, Transporte, Asas Rotativas e IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), além do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp). Já no período da tarde, nove aeronaves ficaram em exposição no pátio da AFA. Além dos aviões da FAB, a Saab disponibilizou o novo vetor de caça, F-39 Gripen, para visitação. Os cadetes puderam observar as aeronaves, bem como manter contato com os pilotos e as tripulações.

Participaram do Simpósio o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, com a nova aeronave multimissão de transporte da FAB, o KC-390 Millennium; o Esquadrão Pantera (5º/8° GAV), com o H-60 Black Hawk; os Esquadrões Jambock e Pif-Paf (1º GAVCA), com o F-5FM; o Esquadrão Flecha (3°/3° GAV), com A-29; o Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), com SC-105 Amazonas SAR; o Esquadrão Puma (3°/8° GAV), com o H-36 Caracal; o Esquadrão Guardião (2°/6° GAV), com o E-99M; o Esquadrão Orugan (1°/7° GAV), com o P-3AM; e o Esquadrão Hórus (1°/12° GAV), que abordou sobre as Aeronaves Remotamentes Pilotadas (ARP).

O Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do COMPREP, Brigadeiro Sergio, falou da motivação do encontro. “É um evento extremamente importante, primeiro por dar uma oportunidade para que os futuros oficiais e pilotos de combate da Força Aérea tenham um conhecimento mais amplo do tipo de equipamento que estará sob a responsabilidade deles em um futuro a curto prazo e, também, para que sintam que esta responsabilidade vai demandar muitos atributos, tanto na parte de conhecimento, quanto na parte de habilidades”, disse.

Escolha da Aviação

Somente no final do curso, os cadetes definem em qual das aviações desejam atuar, de acordo com sua classificação e habilidades. Após esta etapa de formação, seguem para a Ala 10, sediada na Base Aérea de Natal, localizada em Parnamirim (RN), para o Curso do Programa de Especialização Operacional (PESOP).

Para o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, o Simpósio proporciona, aos cadetes do último ano, uma visão amplificada da Força Aérea e das aviações. “A vinda do Comando de Preparo e as suas Unidades Aéreas à Academia da Força Aérea traz uma oportunidade ímpar aos nossos cadetes do 4º ano do curso de formação de oficiais aviadores de conhecer as aviações e os equipamentos, de tirar dúvidas com os pilotos e comandantes das Unidades, para então fazer a escolha da aviação que vão seguir ano que vem”, destaca o Oficial-General.

Próximo do momento de escolher a aviação que atuará, o Cadete Caio D’Ambrós de Oliveira, fala das expectativas da carreira. ”Eu tenho certeza que este Simpósio das Aviações é de extrema importância para que nós, cadetes aviadores do 4º ano, possamos entender e compreender como é a Força Aérea fora da Academia, como é a FAB que vamos integrar daqui pouco mais de sete meses”, disse.

A Cadete Ianca Maria Cavalcante Menezes também conta sobre o que achou do Simpósio. “Contribui para que a gente entenda como está a FAB como um todo, nas diferentes  aviações. Ajuda para a escolha da aviação, que se aproxima ao final do ano, além de permitir conhecer os novos vetores, as novas aquisições da Força Aérea”, observou.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER, Sargento Gaedke/AFA e Soldado João Oliveira/AFA

Vídeo: Soldado Chagas/CECOMSAER