NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Com taxa de ocupação de leitos de UTI em 100%, mais três pacientes com Covid-19 do Acre são transferidos para o AM

Transferências foram feitas na madrugada desta segunda-feira (29) por uma aeronave da FAB. Entre os pacientes transferidos estão duas mulheres, de 47 e 62 anos, e um homem de 67 anos, todos moradores de Rio Branco que estavam internados e aguardando por leitos de UTI.

Iryá Rodrigues | Publicada em 29/03/2021 10:47

Com os hospitais novamente atingindo lotação máxima em Rio Branco, o Acre voltou a transferir três pacientes com Covid-19 para UTI do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus (AM). A transferência foi feita em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou já na madrugada desta segunda-feira (29).

O trabalho para transferência dos pacientes foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e começou ainda na noite de domingo (28).

Entre os pacientes estão duas mulheres, de 47 e 62 anos e um homem de 67 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), eles estavam internados no Hospital de Campanha do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. Os três aguardavam por leitos de UTI.

O coordenador do Samu, Pedro Pascoal, informou que ainda na semana passada foi feito uma lista com 25 nomes de pacientes que poderiam ser transferidos e que para que essa transferência seja feita é necessário consentimento do paciente e da família.

Inicialmente, cinco vagas de UTI foram disponibilizadas pelo governo do Amazonas. No entanto, um dos doentes não apresentava quadro clínico favorável para ser transferido e o outro, por decisão própria, recusou a oferta e optou por seguir o tratamento em Rio Branco após apresentar melhoras.

Com o sistema de saúde em colapso, no último dia 19, três pacientes já tinham sido transferidos para UTI do mesmo hospital em Manaus. Entre os pacientes estavam duas mulheres, de 53 e 74 anos, e um homem de 73. Com isso, já são seis pacientes do Acre transferidos para o Amazonas.

“Essa é a segunda missão, o estado do Amazonas acolhendo nossos pacientes, na tentativa de diminuir essa lista de espera de pacientes por leito de UTI. Nós sabemos que a esperança e chances de tratamento é o paciente estar dentro de uma unida de terapia intensiva. Quando o paciente apresenta sintomas graves, as chances de cura e tratamento é dentro de uma UTI. Então, desde o início da semana passada, fizemos lista com 25 nomes e para serem transferidos é preciso ter a concordância do paciente e também da família”, informou Pascoal.

Além das transferências para Manaus, o governo também transferiu pacientes de Rio Branco para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Ao todo, quatro foram transferidos e uma paciente morreu horas depois de chegar no hospital do interior do estado.

Colapso na saúde

Março é o mês com mais mortes pela doença. Já são 231 mortes, superando o mês de junho de 2020 quando foram registradas 217 mortes. Os hospitais de Rio Branco voltaram a atingir lotação máxima na última sexta-feira (26). No PS e no Into-AC todos os leitos de UTI estão ocupados. Na fila à espera de uma vaga estão 17 pacientes.

O boletim da Secretaria de Saúde do Acre desse domingo (28) trouxe mais cinco mortes pela Covid-19 e 167 novos casos de infecção pelo coronavírus. Com isso, o número de infectados chegou a 68.742 e o total de mortes é de 1.234.

Nesse sábado (27) foram confirmados 798 casos de infecção pelo novo coronavírus, o maior número diário já registrado desde o início da pandemia.

Ainda há 1.006 exames de RT-PCR aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. No estado, 412 pacientes estão internados em hospitais de referência, dos quais 350 pessoas com teste positivo para Covid-19.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 102 estão ocupados. A taxa de ocupação total atingiu 96%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

PORTAL AEROFLAP


Forças Armadas transportam mais dez contêineres de oxigênio para Porto Velho


Ministério Da Defesa | Publicada em 29/03/2021

Neste domingo (28), a capital de Rondônia recebeu mais dez tanques de oxigênio (tipo Permacyl), enviados pela Forças Armadas em apoio ao Ministério da Saúde. O material, cerca de 17 mil m³ de oxigênio, foi transportado em um avião cargueiro Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), para dar suporte no tratamento de pacientes com Covid-19.

As Forças Armadas transportaram ainda 347 cilindros de oxigênio gasoso, que seguiram de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), em dois aviões KC-130 Hércules da FAB. O Exército, por meio do Comando Militar do Oeste, apoiou o deslocamento do material para o Hospital Regional Jorge de Abreu.

O Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, agradeceu o apoio. “Parabenizo e agradeço a todos nessa missão. Vocês são guerreiros, determinados, e estão fazendo a diferença para salvar vidas nessa pandemia”, disse.

No sábado (27), uma aeronave KC-390 transportou um tanque de oxigênio líquido de Manaus para Porto Velho. No mesmo dia, um cargueiro KC-130 também transportou 160 cilindros de oxigênio gasoso de Guarulhos (SP) para Natal (RN).

As ações fazem parte de missões contínuas no âmbito da Operação Covid-19 de combate à pandemia. Para efetuar a logística, o material deve estar pronto no local de embarque combinado e as aeronaves da FAB enviam-no para a localidade que aguarda.

Organizações Militares da FAB homenageiam Especialistas da Aeronáutica


Agência Força Aérea | Publicada em 29/03/2021

Em comemoração ao Dia do Especialista da Aeronáutica, no dia 25 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou cerimônias militares em todo o País. Nas solenidades, militares e civis foram agraciados com a Medalha Mérito Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida pelos serviços prestados à FAB. Todos os eventos foram realizados com o número reduzido do efetivo das respectivas Organizações Militares e cumpridos os protocolos de prevenção ao contágio da COVID-19.

Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), sediado no Rio de Janeiro (RJ), antecipou a comemoração para o dia 24 de março e realizou a cerimônia militar que, além de celebrar o Dia do Especialista da Aeronáutica e a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, comemorou a promoção de Oficiais-Generais.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. Estiveram, também, presentes Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e Comandantes das Organizações Subordinadas do Complexo Santos-Dumont.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou a importância da cerimônia. “Os Especialistas, sobretudo no DECEA, são a base do funcionamento do nosso Sistema para que possamos cumprir com sucesso a nossa missão. Reconheço a importância e o valor pelo seu trabalho. Quero parabenizá-los pelo profissionalismo e pela conduta dentro da Força”, afirmou o Oficial-General.

Na ocasião, o Diretor-Geral do DECEA também procedeu a entrega das respectivas platinas aos futuros Oficiais-Generais. Ao posto de Major-Brigadeiro do Ar, Brigadeiro Sérgio Bastos e ao posto de Brigadeiro do Ar, Coronel Miguel, a serem promovidos em 31 de março de 2021.

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou o ato militar alusivo à data na quinta-feira, dia 25 de março.

A Solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que homenageou 28 agraciados, entre militares e civis da GUARNAE-SJ com a da Medalha Bartolomeu de Gusmão.

Representando os Especialistas da Aeronáutica da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), estiveram presentes na tribuna de honra o Coronel Especialista Alexandre Camacho Coelho e o Suboficial Especialista Niufran Palandi de Oliveira, Oficial e Graduado Especialistas mais antigos do Campus do DCTA.

Base Aérea de Boa Vista (BABV)

A solenidade realizada na Base Aérea de Boa Vista (BABV) foi presidida pelo Coronel Aviador Hugo Zanoni Bastos de Siqueira, Comandante da BABV.

Na ocasião, foram agraciados três militares com a medalha Bartolomeu de Gusmão: Suboficial José Ribamar Soares Costa, Suboficial Luís Henrique de Oliveira Gaspar e Suboficial Patrícia Abboud de Souza.

O Suboficial José Ribamar Soares Costa destacou a importância da data. “Comemorar o Dia do Especialista é uma oportunidade de trazer as lembranças de infância, quando almejava a carreira militar, sentir o orgulho de ser referência para familiares e amigos e, principalmente, o amor que sinto pela FAB. E hoje, depois de 33 anos de serviço, a emoção se renova a cada dia”, disse o Graduado.

Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE)

A Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) celebrou a data e entregou a medalha Bartolomeu de Gusmão a 13 membros do efetivo.

A cerimônia foi realizada no complexo da Ala 9, em Belém (PA) e presidida pelo futuro Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros que, juntamente com o Comandante da GUARNAE-BE e da Ala 9, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, realizaram a imposição das medalhas aos agraciados. Estiveram presentes, também, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da GUARNAE-BE.

O Graduado-Master da GUARNAE-BE, Suboficial Nilson Vale Costa, parabenizou os Especialistas. “Nesta data singular, dirijo-me aos senhores para parabenizar pelo Dia do Especialista da Aeronáutica e externar meu apreço e reconhecimento pelo trabalho profícuo que os Especialistas realizam nessa Organização Militar”, declarou o Graduado-Master.

Base Aérea de Brasília (BABR)

Na cerimônia militar realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Espaciais, Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi presidiu a solenidade, sendo recebido pelo Comandante do Comando Aéreo Planalto, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa e pelo Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva.

Vinte militares foram agraciados com a medalha Bartolomeu de Gusmão.

Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN)

A Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN) realizou a solenidade com a participação dos militares de diversos setores das Unidades Militares sediadas.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da GUARNAE-AN, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, que cumprimentou e parabenizou os Especialistas pelo seu dia: “Os militares Especialistas são fundamentais para que a Força Aérea Brasileira cumpra com seus objetivos. Hoje, é o momento em que temos a oportunidade de celebrar e mostrar o quanto somos gratos aos serviços prestados por esses profissionais”, disse o Coronel.

Houve a presença, ainda, dos Comandantes das Unidades sediadas bem como o Subcomandante da Base Aérea de Anápolis, o Tenente Coronel Eldrim Mário Inforzatto, Oficial Especialista mais antigo da Guarnição.

A frente da tropa esteve o Graduado-Master, Suboficial Levi Souza de Souza, que apresentou o grupamento em forma e destacou a importância do ato. “Sinto muito orgulho em poder estar à frente deste grupamento representativo, principalmente levando-se em consideração o dia do Especialista,” disse o Suboficial.

Na ocasião, cinco militares receberam a referida distinção pelos serviços prestados à FAB.

Ala 5

A Ala 5 realizou nessa sexta-feira (26) a Cerimônia Militar Alusiva ao Dia do Especialista da Aeronáutica. A Cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos e contou com a entrega da medalha Bartolomeu de Gusmão, da leitura da Ordem do Dia e do canto da Canção do Especialista.

Foram agraciados com a medalha Bartolomeu de Gusmão três militares: o Suboficial Cristian Andrade Penariol, o Sargento Jonathas Beloni dos Santos e o Cabo Rômulo Samudio Loureiro.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Militares transportam usina de produção de oxigênio de Manaus para Belém


Centro De Comunicação Social Da Defesa | Publicada em 29/03/2021 18:52

Uma usina completa de produção de oxigênio, com 14.580 toneladas chegou em Belém a bordo da aeronave C-130 Hércules. O equipamento reforçará o atendimento a pacientes com Covid-19 no Hospital de Campanha de Belém, instalado no Hangar do Centro de Convenções da Amazônia. O voo partiu de Manaus, nesta segunda-feira (29), em caráter emergencial.

Militares das Forças Armadas atuam em diversas frentes no combate à pandemia. No Sul do país, eles foram responsáveis pela distribuição de 55 mil unidades de medicamentos para kits de intubação. No sábado (27), os materiais beneficiaram 77 hospitais de 60 municípios do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (25), a Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro foi desinfectada. Ação semelhante ocorreu, de 15 a 23 de março, com a limpeza de locais públicos na região do Cariri, nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará. Entre os locais de grande circulação de pessoas estão a delegacia de Polícia Federal e o Centro de Hematologia e Hematologia do Ceará.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA PARÁ - Usina de oxigênio chega a Belém para abastecer o Hospital de Campanha, no Hangar

O governador Helder Barbalho recebeu na Base Aérea o equipamento, transportado pela Força Aérea Brasileira

Melina Marcelino | Publicada em 29/03/2021 20:48

Uma usina de oxigênio chegou à Base Aérea de Belém, na tarde desta segunda-feira (29), para ser instalada no Hospital de Campanha de Belém, no Hangar, a fim de reforçar o atendimento a pacientes com a Covid-19. A usina tem capacidade de produção de 2.400 metros cúbicos por dia, o equivalente ao abastecimento diário de 240 cilindros de oxigênio. O Hospital de Campanha funcionava com um tanque de oxigênio, e agora vai dispor de uma usina produtora de gases medicinais.

O governador Helder Barbalho esteve na Base Aérea para receber o equipamento. “A usina de oxigênio vai assegurar o abastecimento no Hospital de Campanha, reforçando a nossa estratégia de garantir com que o nosso hospital de referência para Covid-19 possa estar sempre abastecido”, ressaltou.

O governador agradeceu à Força Aérea Brasileira pelo transporte da usina de Manaus (AM) para Belém, e garantiu que o Pará continua trabalhando para vencer a pandemia. “Quero agradecer à Força Aérea Brasileira pelo traslado dessa usina, e reafirmar que vamos continuar trabalhando, todos juntos, para garantir atendimento à população, vacinar nossa gente, cuidar da economia e vencer com união essa pandemia”, reforçou Helder Barbalho.