NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


FAB reforça apoio às vítimas da enchente no Sul da Bahia

Aeronaves decolaram no fim de semana levando suprimentos para a região de Ilhéus

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 28/12/2021 08:49 | Atualizado em 28/12/2021 10:09

A FAB (Força Aérea Brasileira) integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional, na ajuda humanitária em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas no sul da Bahia.

No domingo (26), às 17h30, aproximadamente, duas aeronoves H-36 Caracal dos Esquadrões Puma (3º/8º GAV) e Falcão (1º/8º GAV) decolaram, respectivamente, do Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN), com destino a Ilhéus (BA), aonde chegaram às 23h. Já na manhã desta segunda-feira (27) as aeronaves transportaram policiais militares e 118 galões de água para Itabuna (BA) e uma comitiva da Defesa Civil para localidade próxima de Ilhéus (BA).

Sob a coordenação do Comae (Comando de Operações Aeroespaciais), de Brasília, desde o início da situação de calamidade a FAB está engajada na operação, tendo transportado mais de 45 toneladas de donativos alimentícios (perecíveis e não perecíveis) para atender as populações mais atingidas pelas enchentes, com o emprego das aeronaves KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT) nos dias 16 e 17.

Ainda no dia 17 a FAB também realizou o transporte de uma carga de 23 toneladas de alimentos não perecíveis pelo modal terrestre, em uma carreta do CTLA (Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica). Além disso, um C-130 Hércules, operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), transportou no dia 12 aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.

No dia 13 uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão, decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também foi engajado e prestou apoio à Defesa Civil do estado baiano.

O Comando da Aeronáutica mantém um esforço contínuo e permanente de seu efetivo e de suas aeronaves em atendimento às necessidades da população das áreas afetadas, neste momento de necessidade.

 

Em quatro minutos, helicóptero do DF leva coração a hospital | R7 Brasília

Sentinela do Detran transportou 5.000 corações em 2021. O órgão para transplante veio de Vitória em avião da FAB

Da Redação | Publicada em 28/12/2021 17:58

O Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) foi acionado nesta terça-feira (28) para realizar o transporte de um coração da Base Aérea até o HFA (Hospital das Forças Armadas). O órgão veio de Vitória (ES) para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). 

O voo do helicóptero Sentinela do Detran durou cerca de quatro minutos.

Na última quinta-feira (23), a equipe da Unidade de Operação Aérea do Detran (UOPA) já havia transportado um coração vindo de Goiânia. Só em 2021, o Sentinela transportou 5.000 corações. 

 

AGÊNCIA SENADO


Senadores se mobilizam no socorro a famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia


Aline Guedes | Publicada em 28/12/2021 11:15

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e os três senadores da Bahia se mobilizaram no socorro às famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingiram 116 cidades das regiões sul e sudoeste do estado nas últimas semanas.  Segundo a Defesa Civil, pelo menos 20 pessoas morreram e cerca de 31,4 mil estão desabrigadas (não possuem mais moradia) ou desalojadas (não conseguem acessar suas casas). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF-BA), dez estradas estão interditadas, incluindo a BR-101, uma das mais importantes do estado.

Para Pacheco, é fundamental a edição de uma medida provisória que libere imediatamente recursos para os municípios atingidos. Ele disse acreditar que isso será feito pelo governo federal. 

— Manifesto minha solidariedade ao povo da Bahia que, assim como nós, mineiros, sofre com a tragédia ocasionada pelas fortes chuvas. Amparar vítimas e reconstruir as cidades: essas são as prioridades — declarou.

Estrutura

Assim que souberam dos problemas, Angelo Coronel (PSD), Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT) uniram esforços para garantir assistência imediata à população atingida. Coronel informou que uma estrutura do governo do estado foi montada para que as providências sejam tomadas com agilidade. Nessa segunda (27), o Executivo baiano divulgou a abertura de uma linha de crédito especial, de até R$ 150 mil e com juro zero, para recuperar estabelecimentos comerciais prejudicados. Já o governo federal disse ter disponibilizado cerca de R$ 20 milhões da Defesa Civil Nacional para o enfrentamento da situação. 

Em vídeo publicado nas redes sociais, Coronel ressaltou o envolvimento direto de todos para o socorro às vítimas. 

— No Senado, estamos à disposição para ajudar a minorar a dor dos baianos. Divergências políticas foram deixadas de lado e o poder público está unido para amenizar o sofrimento de toda a população atingida. Estamos deixando partidarismos de lado e partindo para realmente salvar vidas — disse. 

Otto cobrou a atuação das Forças Armadas no socorro aos baianos. Em entrevista à Rádio Senado na segunda-feira, o parlamentar observou que calamidade assim são raras nessa época do ano na Bahia. E disse que a ação humana tem contribuído com a situação, porque a destruição da vegetação que protege as margens dos rios agrava o problema. O senador cobrou medidas do governo federal e disse que Marinha, Exército e Aeronáutica podem colaborar nos resgastes da população ilhada e na distribuição de água, comida e medicamentos. 

— As Forças Armadas têm que dar suporte, então, é importante que o senhor presidente da República, a quem cabe a responsabilidade pela nação, disponibilize essa estrutura para ajudar o estado. 

FAB 

À Agência Senado, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional na ajuda humanitária em apoio aos municípios atingidos. Segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, no domingo (26) duas aeronovaves H-36 Caracal decolaram do Rio de Janeiro e de Natal com destino a Ilhéus (BA) para o transporte de pessoas e mantimentos.

Desde o início da situação de calamidade, aeronaves KC-390 transportaram mais de 45 toneladas de donativos alimentícios (perecíveis e não-perecíveis) para atender as populações mais atingidas pelas enchentes. Além disso, um avião C-130 Hércules transportou aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.  

“O Comando da Aeronáutica mantém um esforço contínuo e permanente de seu efetivo e de suas aeronaves em atendimento às necessidades da população das áreas afetadas, neste momento de necessidade”, afirma nota da FAB. 

Solidariedade

Jaques Wagner destacou a solidariedade que tem marcado esses dias e disse que o trabalho segue intenso, com apoio de instituições como o Corpo de Bombeiros e de voluntários de todo o país. Nas redes sociais, o senador defendeu uma união de esforços "que ampare as pessoas, antes de tudo”.

"É tempo de união e solidariedade. Fiz questão de acompanhar de perto, em Ilhéus, os trabalhos da força-tarefa do estado para dar assistência às famílias. A prioridade deste momento é salvar vidas, com o resgate rápido nas áreas de riscos e entrega de mantimentos para garantir a sobrevivência das pessoas. Muitas autoridades do país estão mobilizadas, toda ajuda é muito bem-vinda. Vamos juntos somar esforços e superar esse momento difícil".

PORTAL PODER AÉREO


Força Aérea Brasileira reforça apoio às vítimas da enchente no sul da Bahia


Da Redação | Publicada em 28/12/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional, na ajuda humanitária em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas no sul da Bahia.

Neste domingo (26) às 17h30, aproximadamente, duas aeronaves H-36 Caracal dos Esquadrões Puma (3º/8º GAV) e Falcão (1º/8º GAV) decolaram, respectivamente, do Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN), com destino a Ilhéus (BA), onde chegaram às 23h. Já na manhã desta segunda-feira (27) as aeronaves transportaram policiais militares e 118 galões de água para Itabuna (BA) e uma comitiva da Defesa Civil para localidade próxima de Ilhéus (BA).

Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília (DF), desde o início da situação de calamidade a FAB está engajada na operação, já tendo transportado mais de 45 toneladas de donativos alimentícios (perecíveis e não-perecíveis) para atender às populações mais atingidas pelas enchentes, com o emprego das aeronaves KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT) nos dias 16 e 17.

Ainda no dia 17 a FAB também realizou o transporte de uma carga de 23 toneladas de alimentos não perecíveis pelo modal terrestre, em uma carreta do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA). Além disso, um C-130 Hércules, operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), transportou no dia 12 aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.

No dia 13 uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão, decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também foi engajado e prestou apoio à Defesa Civil do estado baiano.

O Comando da Aeronáutica mantém um esforço contínuo e permanente de seu efetivo e de suas aeronaves em atendimento às necessidades da população das áreas afetadas, neste momento de necessidade.

PORTAL DEFESANET


Municípios baianos atingidos pelas enchentes recebem apoio das Forças Armadas


Da Redação | Publicada em 28/12/2021

Em apoio à Força-Tarefa do Governo Federal, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas prestam assistência às vítimas de enchentes no sul da Bahia desde 11 de dezembro, por meio de ações que incluem o transporte de cestas básicas, água potável, remédios, equipes médicas, roupas e produtos de higiene, além da desobstrução de vias interditadas pelas fortes chuvas.

Nesta quinta-feira (27), embarcações da Marinha transportaram funcionários e pacientes até o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, que ficou inacessível por via terrestre em função das fortes chuvas que bloquearam a rodovia BR-415. Já a Força Aérea Brasileira (FAB) auxiliou no traslado de equipe de resgate, alimentos e 118 galões de água mineral para o município de Ibicaraí.

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, reforçou a agilidade da operação de apoio ao estado. “O socorro às vítimas de enchentes na Bahia não para. Desde o dia 11 de dezembro, quando estivemos na região e acompanhamos a gravidade do desastre, iniciamos os esforços de assistência. A população baiana poderá sempre contar com as Forças Armadas”, ressaltou.

Para amenizar a situação de emergência em 24 municípios no sul da Bahia, as Forças Armadas, no dia 22 de dezembro, transportaram cerca de 60 toneladas de donativos para atender as vítimas das chuvas intensas que acometeram a região.

Para amenizar a situação de emergência em 24 municípios no sul da Bahia, as Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa, transportaram cerca de 60 toneladas de donativos para atender as vítimas das chuvas intensas que acometeram a região.

Desde o dia 11 de dezembro, os militares cooperam com a força-tarefa do Governo Federal. A mobilização de tropas e de veículos das Forças Armadas possibilitou o acesso rápido às localidades atingidas pelos deslizamentos e pelas enchentes que afetaram milhares de pessoas e resultaram em desabrigados, mortos e feridos.

Entre os dias 11 e 22 de dezembro, os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica realizaram transporte de medicamentos, alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene.


Além de executar limpeza e desobstrução de ruas, os militares atuaram, também, em conjunto com os Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Regional, para o deslocamento de equipes médicas e para demais ações de assistência humanitária. Ainda outras iniciativas da Defesa Civil e de prefeituras locais ocorreram em paralelo, diariamente.

O Ministério da Defesa presta socorro às vítimas de enchentes no sul da Bahia, em ação conjunta do Governo Federal. Nesta segunda-feira (13), aeronave da Força Aérea transportou 2,5 toneladas de medicamentos e materiais médicos para o município Teixeira de Freitas. Tais insumos foram enviados pelo Ministério da Saúde, em coordenação com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Assistência

Desde sábado (11), o Ministério da Defesa, por meio de Força-Tarefa do Governo Federal, presta assistência às vítimas das enchentes no sul do estado da Bahia. Por meio de helicópteros das Forças Armadas, equipes do Corpo de Bombeiros e da Força Nacional do SUS chegaram aos locais atingidos pelas fortes chuvas.

No domingo (12), militares da Delegacia da Capitania dos Portos, em Ilhéus, distribuíram cestas básicas a ribeirinhos das comunidades de Rio Pardo, Rio Salsa e Rio Cipó, no município de Canavieiras, Bahia.

 

OUTRAS MÍDIAS


Toda Hora Web - Força Aérea Brasileira reforça apoio às vítimas da enchente no Sul da Bahia

A Força Aérea Brasileira (FAB) integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional, na ajuda humanitária em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas no sul da Bahia.

Da Redação | Publicada em 28/12/2021 10:52

A Força Aérea Brasileira (FAB) integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional, na ajuda humanitária em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas no sul da Bahia.

Neste domingo (26) às 17h30, aproximadamente, duas aeronovaves H-36 Caracal dos Esquadrões Puma (3º/8º GAV) e  Falcão (1º/8º GAV) decolaram, respectivamente, do Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN), com destino a Ilhéus (BA), onde chegaram às 23h. Já na manhã desta segunda-feira (27) as aeronaves transportaram policiais militares e 118 galões de água para Itabuna (BA) e uma comitiva da Defesa Civil para localidade próxima de Ilhéus (BA).

Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília (DF), desde o início da situação de calamidade a FAB está engajada na operação, já tendo transportado mais de 45 toneladas de donativos alimentícios (perecíveis e não-perecíveis) para atender às populações mais atingidas pelas enchentes, com o emprego das aeronaves KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT) nos dias 16 e 17.

Ainda no dia 17 a FAB também realizou o transporte de uma carga de 23 toneladas de alimentos não perecíveis pelo modal terrestre, em uma carreta do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA). Além disso, um C-130 Hércules, operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), transportou no dia 12 aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.

No dia 13 uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão, decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também foi engajado e prestou apoio à Defesa Civil do estado baiano.

O Comando da Aeronáutica mantém um esforço contínuo e permanente de seu efetivo e de suas aeronaves em atendimento às necessidades da população das áreas afetadas, neste momento de necessidade. 

Defesa em Foco - Guarnição de Aeronáutica de Recife entrega doações na capital e no Sertão

Ação foi realizada em conjunto com o Centro Espírita Irmã Gertrudes e a Associação dos Amigos da Vila do Papelão

Da Redação | Publicada em 28/12/2021

Vinte e seis militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) participaram, na última semana, de duas ações de solidariedade no território pernambucano. Uma viatura da Base Aérea de Recife (BARF) e militares do efetivo de diferentes Organizações Militares apoiaram a logística de entrega de doações ao município de Alagoinha, no Sertão de Pernambuco. Outra equipe entregou alimentos e brinquedos arrecadados por militares à Associação dos Amigos da Vila do Papelão (AVIPA), localizada na comunidade do Coque, no Centro do Recife (PE).

Em Alagoinha, a 225,5 km da capital pernambucana, os militares apoiaram a entrega de doações arrecadadas pelo Centro Espírita Irmã Gertrudes. Ao todo, 1,2 mil famílias foram cadastradas para receber os donativos, cada uma incluindo, em média, nove integrantes. Foram 2,8 mil cestas básicas entregues, além de roupas, calçados e brinquedos. “Todos os cadastrados foram atendidos de acordo com tamanho, número do calçado, se havia idosos na família, pessoas com deficiência, acamados, entre outras condições. Eles ficam felizes por ter comida na mesa e um brinquedo para as crianças nesse fim de ano, mas quem recebe mais somos nós”, disse o Presidente do Projeto Natal no Sertão, Fábio Tinoco, que é apoiado há três anos pela GUARNAE-RF.

Um dos beneficiados pelas doações foi o aposentado Geraldo Jardim Silva, que mesmo com dificuldades de locomoção, percorreu 18 km para receber os alimentos e levar para o sítio Bonsucesso, onde mora com a irmã. “É uma maravilha, uma ajuda maravilhosa para a gente, que está numa situação tão difícil. Eu preciso de medicação e tratamento, acaba não sobrando quase nada para a alimentação. Que essa cesta básica seja bendita, pois me alivia muito, fico muito feliz de ser contemplado com essa doação de irmãos, que veio em boa hora”, agradeceu.

No Recife, a entrega foi feita na comunidade do Coque, localizada às margens do Rio Capibaribe, que conta com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital pernambucana. São cerca de 12,6 mil moradores, dos quais 57% vivem com renda mensal entre R$ 130 e R$ 260. Mais de meia tonelada de alimentos, principalmente feijão e brinquedos, foram entregues à Associação dos Amigos da Vila do Papelão (AVIPA). Os alimentos foram arrecadados nos concertos da Banda de Música da Base Aérea de Recife (BARF), realizados nos meses de novembro e dezembro de 2021. “Esse alimento vai ajudar muito a nossa comunidade, as mães recebem esse apoio e conseguem alimentar melhor suas crianças, muito obrigado”, disse um dos monitores da AVIPA, Rafael Queiroz.

Juliana Maria de Melo, de 38 anos, mora com mais oito familiares e participa há quatro anos do projeto. Ela falou da situação atual e da importância das doações. “Nessa pandemia, meu marido perdeu o emprego, então vai ser uma grande ajuda nesse fim de ano. Muita gratidão a todos vocês, porque, recebendo o arroz e o feijão, o pouco que sobra nós tentamos comprar um ovo, uma carne, o que der para alimentar melhor as crianças”, contou.

Sul Bahia News - Aeronave da FAB transporta pacientes de Jucuruçu para Porto Seguro


Da Redação | Publicada em 28/12/2021 16:37

Um helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Jucuruçu para Porto Seguro na manhã desta terça-feira, 28 de dezembro, transportando quatro pacientes.

Dentre eles, estava uma gestante com 40 semanas e um homem com insuficiência respiratória leve. A FAB e equipes da Marinha têm atuado para auxiliar os moradores atingidos pelas chuvas no sul da Bahia.

Também na manhã de hoje, outro H-36 Caracal da FAB partiu de Ilhéus transportando os ministros da Cidadania, Desenvolvimento Regional e da Saúde com destino a Itabuna, para uma visita às regiões afetadas pelas chuvas.