NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


`Viajei de graça com carona de avião da FAB e me senti na classe executiva`


Priscila Carvalho | Publicada em 29/11/2021 04:00

Viajar de avião do modo tradicional é uma realidade para muitas pessoas. Mas já pensou embarcar de graça em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB)? Essa foi a experiência vivida pelo brasileiro Luan Cassadanta, 30 anos, que em 2019 voou sem pagar nenhum centavo.

Ele já estava mochilando pelo Brasil por mais de um ano e, como estava em Manaus (AM), decidiu que precisava ver os pais no sudeste do Brasil. A grana estava curta, então foi aí que pensou que pegar uma "carona" com o exército ajudaria a economizar, além de ser uma experiência diferente. "Eu sempre viajo pegando carona e com perrengue, mas pegar carona com avião foi diferente", brinca, em entrevista a Nossa.

Mais histórias de viajantes

A modalidade é pouco conhecida pelos brasileiros: o exército disponibiliza algumas vagas para civis que desejam embarcar para algum lugar do país. Na época, Luan descobriu esse tipo de viagem por meio de uma postagem em um grupo no Facebook e achou que poderia até ser mentira. .

Ele tentou viajar dessa forma em 2017, mas não teve nenhum tipo de confirmação ou resposta. "Eles falaram que teria alguma resposta em até dez dias, mas passou um tempo e não recebi nada", relembra.

Em 2019, quando precisava se deslocar de forma barata, se dirigiu a uma base da FAB e fez a inscrição para concorrer à vaga na aeronave. Foi solicitado RG, CPF e comprovante de residência. Como contaram que voos para Brasília saem com mais frequência, optou por esse destino.

Para sua surpresa, ele fez a inscrição e logo recebeu o email (que inicialmente até tinha ido para a caixa de spam) dizendo que seu nome estava na lista de espera, com a orientação de que comparecesse ao local de embarque. O problema: Luan estava na posição 39 da lista.

"Fiquei todo empolgado, mas quando vi que estava nessa posição, desanimei. Liguei na sede da FAB e eles disseram que eu podia tentar ir uma hora antes do avião decolar na base da Força Aérea", conta.

Experiência única nas alturas

No dia da viagem, o embarque não é feito da maneira tradicional e o passageiro precisa comparecer a uma base da FAB no estado. Luan chegou ao local e, mesmo estando com o nome da lista de espera, pensou que poderia seguir com a viagem.

Para sua sorte, muitas pessoas desistiram e ele foi chamado para embarcar. Na hora, um oficial disse para ele aguardar e quando faltavam dez minutos para a finalização do voo, suas malas já tinham sido despachadas.

O voo seguiria para Cuiabá e, de lá, Brasília. Quando sentou na aeronave, Luan se surpreendeu, já que ele pensou que o avião poderia ser semelhante a um caça. Mas não: era bem parecido com um comercial. No início da viagem, ele conta que ele era o único civil em meio a poucos profissionais do exército. Depois, ao chegar a Cuiabá, o voo encheu.

No começo estava com um pouco de receio, mas serviram água, café e me trataram super bem. Eu estava me sentindo na classe executiva. É uma experiência bem diferente"

Chegando a Brasília, ele seguiu para cidade de Agulha (SP) no modo tradicional das viagens: pegando carona — só que dessa vez de carro e caminhão.

Como faz para embarcar de graça com a FAB

Assim como Luan, qualquer brasileiro pode pegar carona com a Força Aérea Brasileira. Basta se cadastrar em uma base do órgão e esperar ser chamado.

Como conseguir uma vaga dentro do avião não é tão fácil, é necessário que o usuário entre no site da FAB, na parte "Correio Aéreo Nacional" e verifique se no Estado em que está saem voos diários ou frequentes para determinados destinos. O cadastro pode ser formalizado por email ou telefone.

Como há muita procura, é necessário que o viajante fique de sobreaviso e com as malas prontas para embarcar, já que a confirmação da viagem pode chegar até um dia antes do embarque. Seguindo todos os trâmites, o passageiro embarca de graça.

Vale lembrar que, por causa da pandemia, o serviço está restrito temporariamente e ainda não existe uma data para a volta das caronas aos viajantes.

PORTAL PODER AÉREO


O Gripen E vai igualar e, em muitos casos, ser melhor do que os atuais caças de quinta geração, afirma o Chefe da Força Aérea Sueca

A Saab apresentou os seis primeiros Gripen E produzidos em série e que em breve ficarão prontos a Força Aérea da Suécia e para a Força Aérea Brasileira

Alexandre Galante | Publicada em 28/11/2021 12:56

– As entregas são importantes para o nosso crescimento de capacidade e a defesa da Suécia. Com o JAS 39 Gripen E, a capacidade de defesa sueca aumentará e podemos construir uma força aérea mais forte e taticamente superior em todas as situações, disse o chefe da Força Aérea Carl-Johan Edström.

A Saab já entrou na fase de entrega do avião de combate Gripen E e apresentou os primeiros seis aviões produzidos em série. Quatro deles vão para o Brasil e dois para a Suécia.

A diferença entre o Gripen C/D e o Gripen E é grande. A versão eletrônica modernizou os sensores e o Chefe da Força Aérea afirma que a capacidade combinada vinculada ao software, integração de sistemas, sensores, armas e sistemas de guerra de telecomunicações será igual e, em muitos casos, melhor do que os caças de quinta geração de hoje.

– O Gripen E é um sistema com boa economia de combustível, fácil manutenção e alto nível de disponibilidade. A aeronave possui mais pilones, o que significa que o Gripen E pode carregar mais armas, ou seja, mais mísseis e bombas. Com o Gripen E, criamos um problema militar para o oponente. Simplesmente nos tornamos mais inteligentes e perigosos, diz o chefe da Força Aérea.

 

PORTAL AEROFLAP


Como é Pilotar o KC-390? Entrevista com Major Francisco Kosaka e Capitão Santiago


Gabriel Centeno | Publicada em 28/11/2021 11:49

Conversamos com os pilotos de uma das aeronaves mais modernas do mundo, KC- 390. Eles nos contam um pouco sobre a aeronave brasileira, como se sentem em pilotar um avião com tamanha capacidade e tecnologia, além de darem alguns conselhos para quem deseja iniciar na carreira de aviador.