NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes é disputada em 9 de outubro no Recife (PE)


Da Redação | Publicada em 28/09/2022 15:12

Após três anos, a Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes volta a ser realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB). O hiato, por conta das medidas sanitárias em vigência, será encerrado no próximo dia 9 de outubro (domingo), quando 1,5 mil competidores tomarão a Avenida Boa Viagem, passando pelos principais cartões postais da Orla do Recife (PE). A largada será às 6h30min do Parque Dona Lindu. 

Há opções de percursos de cinco e dez quilômetros, com premiações para as categorias masculina e feminina geral e militar. O evento reúne corredores militares e civis, profissionais e amadores num dia de prática de atividades físicas e esportivas como parte das comemorações do Dia do Aviador e da FAB, celebrado em 23 de outubro. Todos os participantes inscritos receberão camisa, viseira e, ao final do percurso, medalha de participação, kit com lanche e um docinho brigadeiro em homenagem ao Patrono da FAB.

De acordo com a Prefeitura da Cidade do Recife, é a única prova de rua que interrompe totalmente o fluxo de trânsito da Avenida Boa Viagem, no trecho do Parque Dona Lindu ao Segundo Jardim. O terreno é integralmente plano e o atleta é acompanhado em todo o percurso pela vista da Praia de Boa Viagem, dispondo de infraestrutura esportiva e tecnológica aplicada nas principais provas do país.

A ação é um dos eventos alusivos às comemorações do Dia do Aviador e da FAB, celebrado em 23 de outubro, além de homenagear o Patrono da FAB, Marechal do Ar Eduardo Gomes. Ainda como Brigadeiro, foi o primeiro Comandante da 2º Zona Aérea, hoje Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), participando da fundação de Organizações Militares no Norte e Nordeste do país, incluindo a Base Aérea de Recife (BARF), o Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), a Vila da Aeronáutica e as casas da Avenida Boa Viagem. 

O Patrono da FAB também foi figura importante no desenvolvimento econômico e social do Nordeste, onde foi responsável por fundar e participar da criação de bases que seriam fundamentais para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. No Recife, a chegada das Organizações Militares também acabou fomentando o povoamento da Zona Sul da cidade, hoje bairro de Boa Viagem. A tradicional "Casa do Brigadeiro", ponto de referência na orla da Praia de Boa Viagem, foi seu endereço oficial durante a passagem por Pernambuco.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 04 de outubro, enquanto durarem as vagas. As vendas são realizadas através dos sites www.corridabeg.com.br e www.corre10.com.br e os kits custam R$ 70,00 (para militares das Forças Armadas e Auxiliares) e R,00 (para o público civil).

A vida do Brigadeiro

Eduardo Gomes nasceu em 20 de setembro de 1896, na cidade de Petrópolis (RJ), filho do olindense Luís Gomes Pereira e de Jenny de Oliveira Gomes. Em 1916, ainda com 19 anos, ingressou na Escola Militar do Realengo, tendo se formado dois anos depois como Aspirante a Oficial do Exército na Arma de Artilharia. Desde esta época, já buscava se envolver nos primórdios da aviação - em 1921, integrou a primeira turma do curso de observador aéreo. Mas o momento histórico conturbado era um dos desafios de sua carreira militar.

Em 1922, o levante do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), fez parte do ciclo de revoltas tenentistas contra o governo brasileiro na década de 1920. Com o Forte de Copacabana sitiado por tropas do governo, a maioria dos revoltosos se renderam. Eduardo Gomes e poucos rebeldes saíram do Forte para enfrentar as tropas, mesmo sem qualquer possibilidade de vitória. Ele foi ferido e preso, enquanto alguns de seus colegas morreram na praia de Copacabana.

Anos depois, ele entrou de vez no protagonismo da área da aviação no Brasil. Em 1931, contribuiu para a criação do Correio Aéreo Militar, que viria a se unir ao Correio Aéreo Naval para se tornar o Correio Aéreo Nacional (CAN), uma das mais importantes ferramentas de integração do território brasileiro. Esteve presente também na criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, quando foi promovido ao posto de brigadeiro e comandou as 1ª e 2ª Zonas Aéreas, localizadas em Belém (PA) e Recife (PE), participando da fundação de bases aéreas no Norte e Nordeste do país, que seriam fundamentais para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial - como a Base Aérea de Natal que, à época Parnamirim Field, recebeu o apelido de "Trampolim da Vitória".

Após o fim da guerra, o Brigadeiro se candidatou duas vezes ao cargo de presidente da república, em 1945 e 1950. Em sua primeira campanha eleitoral, um slogan foi criado voltado para o público feminino, que conquistara o direito ao voto em 1932: “Vote no Brigadeiro, além de bonito é solteiro”. A fim de angariar fundos para a segunda candidatura, um grupo de senhoras criou um doce feito de chocolate e leite condensado, vendido nos comícios e tradicional até hoje: “o doce do brigadeiro”.

Em sua carreira na FAB, chegou ao posto de Ministro da Aeronáutica em 1954, durante o mandato de João Fernandes Campos Café Filho, e em 1965, no governo do General Humberto de Alencar Castello Branco. Entre tais períodos, em 1960, fez seu último voo pelo CAN e foi transferido para a reserva, por ter atingido a idade limite para a atividade militar.

Em 13 de junho de 1981, faleceu aos 84 anos no Rio de Janeiro. No dia anterior, já com a saúde fragilizada, participou das comemorações dos 50 anos do CAN na capital fluminense. Três anos depois, foi declarado Patrono da Força Aérea Brasileira pela Lei Nº 7.243.

Ainda hoje, a memória de Eduardo Gomes ecoa em locais da cidade do Recife. A tradicional "Casa do Brigadeiro", ponto de referência e uma das primeiras unidades de moradia na orla da Praia de Boa Viagem, foi seu endereço oficial durante a passagem por Pernambuco. Atualmente, é utilizada como residência oficial do Comandante do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), mas se tornou conhecida no período do Marechal Eduardo Gomes, primeiro Comandante da então 2ª Zona Aérea, que foi um dos fomentadores da povoação da Zona Sul.

Ainda em Boa Viagem, na Rua Barão de Souza Leão, a Escola Brigadeiro Eduardo Gomes também foi batizada em sua homenagem. A unidade de ensino é parte da rede pública de ensino do Governo de Pernambuco, atendendo atualmente quase 1,4 mil alunos matriculados, de acordo com o portal do sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE).

Vinculado às Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) no Recife, o 5º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes também leva o nome do Patrono da FAB desde 1982. O grupo atua baseado no método escoteiro, atuando na formação de novos cidadãos, numa troca de experiências entre jovens e adultos.

 

 

 

 

 

DEFESA AÉREA & NAVAL


Vídeo – Decolagem dos F-39E Gripen FAB4103 e FAB4104


Guilherme Wiltgen | Publicada em 28/09/2022 19:08

Mais dois F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) já estão no Gripen Flight Test Centre (GFCT) em Gavião Peixoto.

As aeronaves FAB4103 e FAB4104,  recém-chegadas, realizaram hoje o seu primeiro voo em céus brasileiros, decolando do Aeroporto de Navegantes em direção a Gavião Peixoto (SP), onde se encontra as instalações da Embraer Defesa & Segurança.

PORTAL AEROIN


Militares da FAB participam de Exercício em Springfield sobre problemas no espaço


Murilo Basseto | Publicada em 28/09/2022 22:50

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) participou, de 12 a 16 de setembro, do Exercício Vulcan Guard Bolt 3, em Springfield, no estado de Ohio, com unidades da Força Espacial dos Estados Unidos.

O evento foi coordenado pela Guarda Nacional de Nova York, tendo como sede o 178° Grupo de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (178th Intelligence, Surveillance and Reconnaissance Group).

 

Os militares do COMAE trabalharam em duas modalidades, virtual e presencial, com dois militares, em Springfield, fazendo a ligação operacional entre Brasília e os Estados Unidos. Durante o Exercício, controladores de satélites e operadores de carga útil, dos EUA e do Brasil, atuaram juntos para resolver problemas complexos no ambiente espacial, que envolveram possíveis colisões e interferências eletromagnéticas.

O Exercício Vulcan Guard contou com a participação de 11 unidades da Guarda Nacional de Nova York, contemplando nove estados americanos e mais de 1.000 militares. Com o uso de ferramentas de modelagem e simulação, os militares analisaram diferentes cenários operacionais, permitindo o estudo, o planejamento, a execução e a validação de procedimentos.

Segundo o Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, o exercício é uma grande oportunidade para compartilhar experiências, operar conjuntamente e evoluir em doutrina espacial.

“A Segurança das Operações Espaciais é uma responsabilidade de todas as Nações, e esforços como este contribuem para garantir nossos interesses no Espaço”, afirma o Oficial-General.

Segundo a FAB, a participação brasileira foi um sucesso e as lições aprendidas foram registradas e implantadas, contribuindo para a Soberania, Integridade e Defesa Nacional, frente ao complexo cenário espacial.

 

 

 

PORTAL AEROFLAP


FAB e Exército se reúnem para falar de doutrinas operacionais com o KC-390


Gabriel Centeno | Publicada em 28/09/2022 16:54

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército Brasileiro realizaram a Reunião Preliminar das Experimentações Doutrinárias (Expr Dout) de Lançamento Eletrônico da Aeronave KC-390 e Lançamento Precursor de Bordo para as Operações Especiais.

A atividade, realizada entre 12 e 15 de setembro na Base Aérea de Anápolis e sob coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER), por intermédio do Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), contou com a participação de militares do Ministério da Defesa, do Comando de Preparo da Força Aérea, do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT – Esquadrão Zeus) da Força Aérea, da Brigada de Infantaria Paraquedista e do Comando de Operações Especiais.

O principal objetivo do evento foi realizar o levantamento de recursos e propostas de atividades a serem desenvolvidas nas citadas Expr Dout. Na ocasião, também foram expostas pelo 1º GTT todas as novas capacidades tecnológicas agregadas na nova aeronave, que contribuirão para evolução da Doutrina Militar Terrestre e da Doutrina Militar Aérea.

Quantos caças Gripen o Brasil já recebeu e onde eles estão?


Gabriel Centeno | Publicada em 28/09/2022 17:39

No último final de semana chegaram ao Brasil mais dois caças Saab JAS-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). A viagem durou 20 dias entre a partida da Suécia e a atracação do navio em Navegantes (SC), marcando a terceira do tipo desde a chegada do primeiro Gripen brasileiro, localmente chamado de F-39E, em 2020. 

Ao mesmo tempo em que a entrega dos aviões foi acompanhada pela mídia local e especializada, também levantou alguns questionamentos. Dentre eles estão a quantidade de F-39 que já estão no país e onde, exatamente, eles se encontram. 

Para isso é importante voltarmos em 2020. No dia 20 de setembro daquele ano chegava ao país o primeiro de 36 caças F-39E/F adquiridos pela força aérea em 2014, no âmbito do Programa FX-2.

 

F-39E 4100 – O primeiro 

O F-39E de matrícula 4100 foi trazido a bordo do navio MV Elke, de bandeira panamenha. Ele foi rebocado do Porto de Navegantes até o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, distante cerca de 3 km do cais. O translado ocorreu à noite, com forte escolta de militares da Polícia da Aeronáutica, PMSC, bombeiros e funcionários da Saab.

Quatro dias depois o jato decolava de Santa Catarina, sendo esse o primeiro voo de um Gripen da FAB em espaço aéreo nacional. O novo modelo ainda foi escoltado por um par de caças F-5M até seu destino final: a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

O 4100 não é um Gripen operacional, mas sim uma aeronave de pré-produção usada na campanha de testes e certificação do JAS-39/F-39, conduzida em conjunto entre Saab, Embraer Defesa & Segurança, FAB e Força Aérea Sueca.

No Brasil, os testes são coordenados através do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), onde o 4100 se encontra atualmente. O GFTC também atua na campanha de desenvolvimento, certificação, integração de instrumentos brasileiros como o IFFM4BR e os voos de produção das aeronaves fabricadas localmente. 

Gripens 4101 e 4102 – Operacionais

Pouco mais de um ano após a chegada do FAB 4100 ao Brasil, a Saab entregou na Suécia os quatro primeiros F-39 de produção e operacionais para a Força Aérea Brasileira. Estes foram os Gripens de matrícula 4101, 02, 03 e 04. 

Apesar da cerimônia, que contou com a presença do comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Jr., os aviões só vieram ao país neste ano. A entrega começou pelos FAB 4101 e 02, que pousaram em Norrköping no dia 10 de março e foram rebocados até o porto local, onde foram embarcados no navio mercante Marsgracht de bandeira holandesa. 

O processo todo foi similar ao do 4100. Os aviões chegaram à Portonave (operadora do complexo portuário de Navegantes), foram desembarcados e rebocados, à noite, até o aeroporto. A decolagem dos aviões ocorreu quatro dias depois, novamente tendo como destino o GFTC. A ida até a Embraer também marcou o primeiro voo em ala com os F-39 do Brasil.

Mas ao contrário do FAB 4100, os dois aviões são destinados ao serviço operacional, e não aos voos de teste. Os F-39E estão no GFTC para receber a certificação militar, processo que envolve a avaliação de uma série de sistemas de missão, sensores, equipamentos de comunicação e navegação e demais instrumentos antes da entrega. 

A primeira unidade da FAB a receber os Gripens será o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis. Conforme fontes disseram ao portal Aeroflap, a expectativa é que os aviões cheguem à base em dezembro. 

4103 e 4104 

Como mencionado no início do texto, outros dois caças Gripen chegaram ao Brasil nos últimos dias. Estes são os F-39 4103 e 04, entregues em 2021 ao lado do 4101 e 02. Os aviões fizeram uma viagem de 20 dias entre Norrköping e Navegantes a bordo do Minervagracht, da mesma operadora do Marsgracht que trouxe os jatos em abril.

O translado do porto ao aeroporto também ocorreu da mesma forma que nas outras duas vezes. Os jatos foram levados ao aeródromo na noite de domingo para segunda-feira e  estão lá até agora, devendo decolar para Gavião Peixoto ainda nesta semana. 

 

 

Cronograma

O planejamento original ditava que o Brasil teria todos os seus 36 Gripens até 2024, mas o programa sofreu atrasos. Conforme apresentado pelo Comandante da FAB em maio, o cronograma atual prevê a conclusão da entrega para 2027. 

O slide apresentado durante o evento mostra a programação mais recente: seis aviões em 2022, três aviões em 2023, 2024 e 2025, 10 em 2026 e 11 em 2027. Dessa forma, está prevista a chegada de mais dois Gripens neste ano, presumidamente os FAB 4105 e 4106.

Em abril, Baptista Jr. também revelou que a FAB vai adicionar mais quatro aviões ao primeiro lote, fechando 40 aeronaves. Isso permitirá que a Aeronáutica possa planejar a implantação do Gripen em uma segunda base aérea, ainda a ser definida, ao mesmo tempo em que negocia um segundo lote com 26 aeronaves. 

Além disso, o Brigadeiro também revelou que as aeronaves de dois assentos (biplace) não serão mais fabricadas no Brasil, mas sim na Suécia. 

Na oportunidade ele explicou que a Embraer participou do desenvolvimento do F-39F biplace, mas a produção local da versão F-39E, de apenas um assento, permite que mais unidades sejam fabricadas localmente, além da maior participação de outras empresas e o aumento do número de homens-hora para produzir o avião no país.