NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Novo livro sobre Santos-Dumont lançado pelo Chile pode ser baixado gratuitamente; confira


Murilo Basseto | Publicada em 28/07/2022 16:49

No Museu Nacional de Aeronáutica e Espaço do Chile, em Santiago, foi realizada a cerimônia alusiva aos 90 anos de falecimento de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, com o lançamento do livro “Alberto Santos Dumont: uma história centenária de aviação e de amizade, em duas visitas”, escrito pelo Presidente do Instituto de Investigações Histórico-Aeronáuticas do Chile (IIHACH), Norberto Traub.

O evento, que aconteceu na sexta-feira, 22/07, foi presidido pelo Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil no Chile, Fabio Antibas, e contou com a presença do Chefe da Divisão de Engenharia e Apoio aos Sistemas de Armas da Força Aérea do Chile (FACh), General de Brigada Aérea Joaquín Urzúa Rentería.

Durante a cerimônia, o Diretor do Museu, General de Aviação Ricardo Gutiérrez Alfaro, fez a apresentação do livro, que mostra a história da estreita relação entre Alberto Santos-Dumont e o Chile, as duas passagens que realizou em visita ao país e a sua influência na aviação civil e militar, tanto no Chile como no mundo.

Em seguida, a Adidância Aeronáutica do Brasil realizou a entrega de condecorações aos militares da Força Aérea do Chile e a membros da Embaixada do Brasil que prestaram excelentes serviços à Força Aérea Brasileira (FAB).

Na ocasião, foram condecorados com a medalha “Mérito Santos-Dumont” o Diretor de Relações Internacionais da Força Aérea Chilena, Coronel de Aviação Renato Erbetta; com a medalha “Bartolomeu de Gusmão” o Sargento José Vásquez Paredes; e com o diploma de Membro Honorário, Guilherme Ferreira Sorgine e Jana Gomes Moreira, ambos servidores civis da Embaixada.

Na oportunidade, o Ministro Fabio Antibas agradeceu a publicação do livro sobre Alberto Santos-Dumont. “A obra reflete a proximidade e a amizade entre os dois países, que não só estão unidos na aviação, mas em várias áreas como comércio, indústria, dentre outras”, destacou.

 

 

 

Caça Gripen estará exposto no Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro, com visita à cabine


Carlos Ferreira | Publicada em 28/07/2022

Como parte das comemorações referentes ao 149º Aniversário de Santos Dumont e ao Bicentenário da Independência do Brasil, a réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará aberta à visitação, de 31 de julho a 22 de agosto, no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro (RJ).

O acesso a todas as áreas expositivas do Museu Aeroespacial é livre. Apenas a visitação à cabine da réplica do Gripen será mediante agendamento prévio no hotsite.

O Gripen

A aeronave é um caça de última geração e incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando a FAB às mais modernas Forças Aéreas do mundo.

O F-39 Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. Foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, sendo considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia.

Desde a assinatura do contrato de aquisição de 36 caças, em outubro de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país. Entre as áreas contempladas, estão o treinamento teórico, programas de pesquisa e tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.

PORTAL AEROFLAP


Esquadrilha da Fumaça fará show aéreo em Ribeirão Preto no próximo domingo (31)


Da Redação | Publicada em 28/07/2022 15:38

A cidade de Ribeirão Preto (SP) receberá a próxima demonstração da Esquadrilha da Fumaça, neste domingo (31), às 13h30, no Parque das Oliveiras, onde há o monumento ao Cristo Redentor. Esta será a 18ª apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, da Força Aérea Brasileira, na cidade.

Ao longo da história da Fumaça, que este ano completa 70 anos de apresentações no Brasil e no mundo, a Esquadrilha teve uma breve pausa em suas apresentações no final dos anos 1970 e retornou oficialmente em 10 de julho de 1980 durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes, na Academia da Força Aérea (AFA).

Os aviões usados naquele momento eram os T-25 Universal, também chamados de Cometa Branco. Após 55 demonstrações, os “Tangões” passaram a incorporar a famosa Fumaça e, em 21 de outubro de 1982, era criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça.

E a primeira apresentação realizada na cidade de Ribeirão Preto, localizada a cerca de 100 quilômetros de Pirassununga (SP) – onde fica sediada a AFA e consequentemente o EDA – aconteceu com esta equipe que retornou com as atividades da Esquadrilha da Fumaça, no dia 17 de outubro de 1981.

De lá pra cá, a Fumaça já se apresentou 17 vezes e os moradores locais e da região tiveram o privilégio de assistir três gerações de aviões – T-25 Universal, T-27 Tucano e os A-29 Super Tucano.

“É sempre um prazer retornar a Ribeirão Preto. Por ser uma cidade grande e muito próxima a Pirassununga, teve o privilégio de receber a Fumaça muitas vezes. Para mim, cidadão ribeirão-pretano, nascido e criado na cidade, é uma satisfação à parte. Sou muito grato por este momento, por representar em um mesmo dia a Esquadrilha da Fumaça, a minha cidade e a nossa Força Aérea.”

“Além de contribuir com essa história de tantas demonstrações e de diferentes gerações de “fumaceiros” se apresentando”, comenta o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número #6 da Esquadrilha da Fumaça, que estará fazendo a locução do evento, enquanto os aviões dão show no céu.  

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.