NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Força Aérea Brasileira reativa Comando Aéreo Sudeste, em São Paulo (SP)

Ação faz parte da Diretriz do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER)

Agência Força Aérea | Publicada em 28/06/2021 09:00

Criado em 27 de março de 1942, o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), atualmente denominado Comando Aéreo Sudeste, sediado em São Paulo (SP), teve suas atividades reativadas. A cerimônia militar, realizada nesta sexta-feira (25), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Aeronáutica, dentre outras autoridades.

A ação faz parte da Diretriz do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER), que tem como objetivo separar as atividades administrativas das operacionais, elevar o nível de prontidão operacional e a capacidade de dissuasão, além de restabelecer a representatividade regional da Força Aérea na região Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul.

O IV COMAR terá jurisdição e missão de representar o Comando da Aeronáutica nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. São subordinadas diretamente ao Comando Aéreo Sudeste o Grupamento de Apoio de São Paulo; a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo; a Prefeitura de Aeronáutica de Pirassununga; a Prefeitura de Aeronaútica de Guaratingueta; e a Base Aérea de Santos.

A Unidade está subordinada à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). Para o Secretário, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, o IV COMAR também tem como missão assegurar a qualidade das atividades administrativas das organizações subordinadas, de modo a fornecer o completo suporte para o cumprimento da missão da Força Aérea na região. "A reativação do Comando Aéreo Sudeste traz em seu cerne a missão de resgatar consigo a referência e representatividade necessárias da Força Aérea abrangendo os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul", disse.

Para o Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã, as expectativas são grandes com a nova responsabilidade. “Eu assumo este Comando com orgulho e satisfação. É uma responsabilidade muito grande representar o Comando da Aeronáutica nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, fazer a supervisão e dar apoio administrativo às Unidades destes estados, bem como oferecer o suporte à atividade finalística. É uma unidade com muita tradição e eu espero corresponder à altura”, finaliza.

Aprimoramento da Reestruturação

Com o projeto do Aprimoramento da Reestruturação, a FAB já reativou o Comando Aéreo Leste (III COMAR), localizado no Rio de Janeiro (RJ); o Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), em Recife (PE); o Comando Aéreo Planalto (VI COMAR), em Brasília (DF); o Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), em Manaus (AM), o Comando Aéreo Norte (I COMAR), em Belém (PA); e o Comando Aéreo Sul (V COMAR), em Canoas (RS).

O IV COMAR nasceu em 27 de março de 1942, como "4ª Zona Aérea". Instalou-se provisoriamente no Campo de Marte, tendo sob sua jurisdição os estados de São Paulo e Mato Grosso. Hoje volta às origens, com a sua sede no mesmo bairro Santana.

SAR : “Para que outros possam viver”

A missão é localizar e socorrer ocupantes de aeronaves e embarcações em situações de perigo

Agência Força Aérea | Publicada em 28/06/2021 08:50

“Eu sabia que vocês viriam!”. Esta é a frase que ecoa há 54 anos na Força Aérea Brasileira (FAB) quando o assunto é Aviação de Busca e Salvamento. O episódio remete ao dia 26 de Junho de 1967, quando cinco militares foram resgatados após o desaparecimento da aeronave C-47 FAB 2068, na selva Amazônica. A operação foi considerada como um legado na Aviação de Busca e Salvamento da aviação brasileira.

A atuação dos militares consiste no emprego de Meios de Força Aérea e inicia com o acionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), que tem o propósito de localizar e socorrer ocupantes de aeronaves e embarcações em situações de perigo. Esse sistema tem um órgão central, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que normatiza, coordena e controla as ações de Busca e Salvamento.

Missões reais em 2021

Dentre as missões já cumpridas neste ano, ocorreram os resgates de tripulantes a bordo de embarcações em alto-mar. A tripulação percorre longa distância até chegar ao ponto de localização, realiza a infiltração, a exfiltração da vítima e retorna ao solo para atendimento médico. Os resgates são feitos com helicópteros – como o H-36 e o H-60L – devido à capacidade de realizarem voos pairados. Estão à disposição para as missões de busca, aeronaves de asa fixa: o SC-105, o P-3AM, o P-95 e o C-130.

Atualmente, dez Esquadrões compõem a aviação e estão localizados em todas as regiões do Brasil, sendo elas: 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano e o EAS – Esquadrão PARA-SAR, localizados em Campo Grande (MS); 1º/8º GAV – Esquadrão Falcão, em Parnamirim (RN); 3º/8º GAV – Esquadrão Puma, 1º/7º GAV – Esquadrão Orungan e 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, no Rio de Janeiro (RJ); 5º/8º GAV – Esquadrão Pantera, em Santa Maria (RS); 2º/7º GAV – Esquadrão Phoenix, em Canoas (RS); 7º/8º GAV – Esquadrão Harpia, em Manaus (AM); e 3º/7º GAV – Esquadrão Netuno, em Belém (PA).

Preparação contínua

Com foco na preparação contínua dos militares, o Comando de Preparo (COMPREP) coordena os Exercícios Técnicos (EXTEC), que visam adestrar os Esquadrões na execução de técnicas necessárias ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento em cenário terrestre e marítimo. Durante o mês de maio, foi realizado na Ala 12, no Rio de Janeiro (RJ), o EXTEC SAR (do inglês, Search and Rescue).

O Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC), Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes, comentou acerca do EXTEC. “Os treinamentos seguem os moldes de um acionamento real de busca, pois contam com o apoio da estrutura operacional do Centro de Coordenação de Salvamento Aéreo (SALVAERO), do DECEA e do Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P-120) da Marinha do Brasil.

Por se tratar de missão de treinamento em ambiente controlado, durante todos os voos são medidos os índices de eficiência das tripulações e, caso seja necessário, é possível implementar melhorias para aumentar o desempenho para um possível emprego em missões reais”, destaca o Oficial.

PORTAL CAVOK


Novos pilotos iniciam curso na Esquadrilha da Fumaça


Fernando Valduga | Publicada em 29/06/2021 06:00

Para se tornar um piloto da Esquadrilha da Fumaça, é necessário percorrer uma extensa trajetória dentro da Força Aérea Brasileira até atingir a experiência requerida e se candidatar a uma vaga.

Ainda assim, devido às peculiaridades da atividade do Esquadrão, poucas vagas são abertas anualmente, cabendo aos atuais integrantes a escolha dos novos pilotos que irão compor a equipe no ano seguinte.

Após selecionado, o novo piloto é submetido a uma formação específica antes de realizar a sua primeira demonstração em voo, o chamado curso de Piloto de Demonstração Aérea (PODA). Composto por aulas teóricas, simulador de voo e uma extensa carga de instrução em voo com aproximadamente 80 missões, o curso torna os pilotos recém-chegados aptos a realizarem o voo de demonstração com as 7 aeronaves A-29 Super Tucano, juntamente com o resto da equipe.

Com a suspensão da agenda de demonstrações públicas da Esquadrilha da Fumaça para atender às recomendações de distanciamento social, os pilotos que foram selecionados em maio, Capitão Vitor Kawka e Tenente Bezerra, já deram início à sua formação.

Nos dias 7 e 8 de junho, ambos seguiram para Campo Grande (MS) a fim de realizar as missões de simulador no 3º/3º GAV, Esquadrão Flecha, unidade da Força Aérea Brasileira que também opera aeronaves A-29 Super Tucano. “Essa é uma fase importante do curso, onde os pilotos adquirem os conhecimentos fundamentais sobre a operação do avião antes de iniciar a instrução em voo”, comenta o Capitão Reis, que acompanhou os novos integrantes durante as missões no simulador.

Finalmente, no dia 14 de junho, os pilotos realizaram seu primeiro voo a bordo de uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça. Durante essa, que é a fase mais extensa do curso, o Capitão Vitor Kawka e o Tenente Bezerra irão aprender e sedimentar importantes conceitos sobre o voo acrobático à baixa altura e o voo invertido, além das famosas manobras e acrobacias, tão conhecidas pelo público. De acordo com o Capitão Vitor Kawka, o curso “traz novos aprendizados em termos de pilotagem, uma vez que o perfil de voo é totalmente diferente do que se costuma realizar em outros esquadrões da Força Aérea”.

A previsão é que os novos pilotos concluam o curso ainda este ano. Suas estreias estão condicionadas à retomada da agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, que por enquanto não tem data para retorno. Até lá, eles devem continuar realizando voos de treinamento com a equipe, aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos no curso e aguardando o momento da sua primeira demonstração.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda.

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo realiza ação social


Agência Força Aérea | Publicada em 29/06/2021 22:52

Durante quatro semanas, a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo (PASP) realizou a Campanha de Arrecadação de Alimentos, Produtos de higiene e Roupas, com a finalidade de ajudar Instituições que atendem pessoas em condições de vulnerabilidade social. A ação contou com a colaboração do efetivo, além dos moradores das Vilas Militares e dos Amigos da PASP. Foram arrecadados mais de 500 quilos de alimentos e demais artigos.

Os materiais arrecadados foram para duas Instituições, que apoiam idosos e pessoas  com distúrbio genético do tecido conjuntivo, conhecido como doença dos ossos de vidro.

O Prefeito de Aeronáutica de São Paulo, Coronel Intendente Andrei Leça Borges, comentou sobre a iniciativa. “Nesta nova realidade, em que a sociedade encontra-se na fase de enfrentamento do Coronavírus, a solidariedade tornou-se uma das principais armas de combate à pandemia. Verificamos que nos momentos de dificuldade surgem ações de ajuda ao próximo, visando minimizar os danos causados diante da fragilidade do ser humano”, disse.