NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Histórico bombardeiro B-25 está de volta ao Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro


Carlos Ferreira | Publicada em 27/05/2022

Aeronave similar ao modelo que realizou o Batismo de Fogo da FAB na 2ª Guerra Mundial está exposta ao público na 20ª Edição da Semana Nacional de Museus

Destaque da 20ª edição da Semana Nacional de Museus, que ocorreu no Museu Aeroespacial (MUSAL), o bombardeiro North American B-25J Mitchel, de matrícula FAB 5127, está de volta à exposição no MUSAL para a apreciação do público.

Há exatos 80 anos, o histórico B-25 B, foi responsável pelo batismo de fogo da Força Aérea Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial, por ocasião do primeiro ataque brasileiro contra as Forças do Eixo. Era então uma sexta feira, 22 de maio de 1942, quando o B-25B da FAB (recém adquirido dos EUA), ao avistar o submarino Barbarigo de bandeira Italiana efetuou um ataque ao mesmo próximo ao Atol das Rocas.

O B-25B fazia um vôo de formação operacional com os Capitães Aviadores Parreira Horta, Pamplona e uma tripulação americana quando lançaram dez bombas de 45kg sobre o submarino Barbarigo, que não afundou. Em referência ao dia do bombardeio ao submarino Barbarigo, foi instituída a data comemorativa oficial da FAB para o dia da Aviação de Patrulha.

No Musal, temos um North American B-25J Mitchell, que recebeu esse nome em homenagem ao Brigadeiro americano William C. “Billy” Mitchell. O B-25J estava há alguns anos fora de exposição devido à necessidade de restauração. Nos últimos 4 meses, o Setor de Restauração da Divisão Técnica do Musal, fez um trabalho minucioso de restauro na Aeronave envolvendo as áreas de estrutura, corrosão, pintura e armamento.

Para o Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro R1 Maurício Carvalho Sampaio trazer esta aeronave de volta neste dia é um marco especial: “O retorno da aeronave B-25J Mitchell para a exposição ao público, no dia 22 de maio, é muito importante tendo em vista que B-25B foi o responsável pelo Batismo de Fogo, marcando a história da Força Aérea Brasileira e da Aviação de Patrulha.” Parabenizamos a todos por este feito.

North American B-25J
Período de utilização: de 1944 até 1974
Fabricante: North American Aviation Inc.
Emprego: Bombardeio, reconhecimento fotográfico e transporte

Características Técnicas
Motor: 2 Wright Cyclone R-2600-13 de 1.500 hp cada um
Envergadura: 20,59m
Comprimento: 16,12m
Altura: 4,97m
Área Alar: 56,66m²
Peso Vazio: 9.570Kg
Peso Máximo: 15.876Kg
Armamento: 13 metralhadoras Browning m-2 .50 pol / Até 1.360Kg de bombas

Desempenho
Velocidade Máxima: 437Km/h
Razão de Subida: 338m/min
Teto Operacional: 7.376m
Alcance: 2.170Km

PORTAL AEROFLAP


Depois de 2 anos de espera, Bauru volta a receber o Arraiá Aéreo, um dos maiores do Brasil


Pedro Viana | Publicada em 28/05/2022

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Bauru, a Fundação Astronauta Marcos Pontes (ASTROPONTES) promove nos dias 11 e 12 de junho, o 7º Arraiá Aéreo – Inspirando Gerações.

Após dois anos de espera, por conta da pandemia de Covid-19, o evento vai ser repleto de shows aéreos, exposições com diversas atividades ligadas à Aviação, Educação, Ciência e Tecnologia e a Festa Junina, com as tradicionais barracas de comidas típicas, brincadeiras e atrações artísticas culturais.

Realizado no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros (SBBU), desde 2014, o Arraiá vem batendo recorde de público a cada edição, reunindo mais de 100 mil pessoas.

Diversas instituições são convidadas, como as organizações militares e civis, incluindo: Unidades do Exército Brasileiro (CAVEX, IME, AMAN, Carros de Combate, etc.), Unidades da Força Aérea Brasileira (Esquadrilha da Fumaça, demonstrações aéreas e exposição estática de aeronaves T-27 e T-25 da AFA e A-29 do IPEV, transporte e lançamento das equipes de paraquedismo “Os Falcões”, da FAB, com aeronave C-95 do Quarto ETA, oficinas diversas com o CECOMSAER, presença de cadetes da Academia da Força Aérea, Banda Militar da Academia da Força Aérea, Rádio FAB FM, Unidades da Marinha do Brasil (Comando  Aeronaval, passagem de aeronave A4 , Escola Naval, ETC.), Polícia Militar de São Paulo
(Águia, Tático, Florestal, Bombeiros, Rodoviária, etc.), ACRO (Associação Brasileira de Acrobacias), Esquadrilha Extreme, Universidade de São Paulo (USP) e outras
universidades.

O acesso ao evento é gratuito e possui entrada solidária de 1kg de alimento não perecível, 1kg de ração para pet ou doação de R$10,00.

Para a entrada no Arraiá Aéreo é obrigatório a inscrição por meio do link.

7º Arraiá Aéreo – Inspirando Gerações

Data: Sábado, 11 de junho, das 14h às 19h30 e no domingo, 12, das 09h30 às
18h30.

Local: Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros | Alameda Dr.

Endereço: Octávio Pinheiro Brisolla, 19-120 – Vila Regina, Bauru – SP

Top Gun: FAB promove exposição em shopping de Porto Alegre


Gabriel Centeno | Publicada em 28/05/2022

Inspirada pelo grande sucesso de Top Gun: Maverick, a Força Aérea Brasileira (FAB) está promovendo uma ação de marketing junto ao GNC Cinemas e o Praia de Belas Shopping em Porto Alegre (RS).

Visitantes poderão conhecer e sentar no assento ejetor de um caça F-5M, além de vestir equipamentos de voo usado pelos pilotos de caça da FAB, como macacão, jaqueta de voo, traje anti-g, capacete e máscara de oxigênio. Tudo isso ao som das trilhas sonoras do filme original e do novo lançamento, dando ainda mais emoção ao espaço montado pela Aeronáutica. 

A estrutura também conta com óculos de realidade virtual para que os visitantes possam se sentir como “copilotos” em um caça F-5. Para as crianças, a FAB também está distribuindo revistas e miniaturas de aeronaves de caça para recortar e montar em casa, além de macacões infantis para tirar fotos no local. 

Quem chega no stand da FAB, representada pelo Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), pode conversar com os militares da Base Aérea de Canoas, que estão a disposição do público. 

Além disso, quem for ao GNC Cinemas do Praia de Belas, vai poder conferir um trailer exclusivo da FAB, com imagens reais dos treinamentos dos pilotos baseados nas cenas do filme. 

Um dos principais intuitos é tirar dúvidas quanto ao ingresso na instituição, seja por concurso ou seleção pública, além de levar um pouco mais de informações sobre as organizações de ensino da Aeronáutica, classificadas entre as melhores do país.

Segundo a Tenente Daniela Maluf, oficial de relações públicas do V COMAR, a ação de divulgação e de interação com o público é muito válida para a Força Aérea.

“É uma oportunidade da sociedade ver de perto, por meio de nossos equipamentos e materiais expostos, a atividade realizada pelos militares da FAB, diuturnamente, para manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, diz a militar.

Segundo a Tenente, o estande tem recebido várias pessoas, especialmente as que estão no local para ver o filme de Tom Cruise e ainda destaca: quem ficou com vontade de ingressar em uma das mais de 30 profissões relacionadas a Aeronáutica, saiba que dos 13 aos 44 anos é possível se tornar parte deste sonho, por meio de concursos ou seleções públicas. 

O espaço da FAB está no GNC Cinemas, no 3º piso do Praia de Belas Shopping, e estará disponível novamente na próxima quinta-feira (02/06) das 17h às 21h.

Pilotos de caça falam sobre o filme 

Top Gun: Ases Indomáveis (1986) é filme que faz parte da cultura dos pilotos militares, especialmente os de caça. Este seleto grupo de aviadores também faz parte dos aficionados que foram aos cinemas assim que a sequência foi disponibilizada. 

“O filme manteve o legado do anterior, especialmente sobre os valores de bravura e camaradagem inerente aos pilotos de combate, tudo isso permeado por lindas imagens de aeronaves clássicas, atuais e futuristas, além de muita ação”, afirma o Tenente Coronel Aviador Davi de Abreu, Comandante do Esquadrão Pampa (1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação), unidade de caça do V COMAR, (1º/14º GAV). 

O esquadrão, que completou 75 anos em março, é um dos mais antigos da Força Aérea Brasileira e ganhou ainda mais notoriedade por conta de uma foto tirada sobre Porto Alegre, onde seus caças F-5 estão camuflados. 

“A maioria das manobras são bem parecidas com as que fazemos, claro que adaptadas ao ambiente cinematográfico, porém a fraseologia, táticas e emprego de armamento ficou muito próximo da realidade”, explicou o Capitão Aviador Fernando Polizel Culhari, que também é membro do esquadrão.

De acordo com o Oficial de Operações do Esquadrão Pampa, Major Aviador Gusttavo Freitas de Souza, “o filme retratou muito bem as peculiaridades da rotina dos pilotos do 1°/14° Grupo de Aviação, principalmente nos voos de treinamento diários, em missões de combate, navegação à baixa altura e ataque.”

“Muitos dos pilotos foram inspirados pelo primeiro filme a se tornarem pilotos de caça, ingressando ainda adolescentes na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) ou diretamente na Academia da Força Aérea (AFA), para iniciar a longa jornada rumo ao objetivo de estar entre os melhores pilotos do Brasil. Superação, dedicação, autoconfiança, coragem e trabalho em equipe são alguns dos diversos valores que aprendemos e desenvolvemos durante nossa formação na aviação de caça. Ser piloto de caça transcende à realização profissional. É um sentimento que se apodera do nosso espírito e nos transforma para sempre”, concluiu.

REVISTA FORÇA AÉREA


Feira de Tecnologia e de Produtos de defesa é encerrada em Florianópolis


Publicada em 28/05/2022

Feira de Tecnologia e de Produtos de Defesa é encerrada em Florianópolis. A II SC EXPO DEFENSE – Feira de Tecnologia e de Produtos de Defesa, que aconteceu na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) foi encerrada na última sexta-feira (20/05), tendo como objetivo apresentar alternativas para o fortalecimento da Tríplice Hélice, chamada de defesa, indústria e academia. Além de sediar o evento, a Força Aérea Brasileira (FAB) esteve representada com um stand, onde expôs projetos estratégicos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e, também, a réplica do caça multimissão F-39 Gripen.

O Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, destacou a singularidade do momento, que demonstra a versatilidade da área da Base para qualquer tipo de evento. O Oficial completou, ainda, que a interação com a indústria foi um dos destaques da feira. “O evento é focado em manter um ponto de apoio com o Comando da Aeronáutica e os fornecedores de produtos de defesa e de indústrias, que poderão ser aplicados às questões finais da FAB como suporte ao homem”, completou.

O Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, esteve no encerramento da feira. Na ocasião, visitou o Stand da FAB, bem como a réplica F-39 Gripen. Em sua passagem, o Vice-Presidente Mourão falou sobre o desenvolvimento da base industrial, o cenário e o fortalecimento da indústria catarinense com as Forças Armandas. “Fiquei impressionado, pois estou acostumado a ir a feiras e aqui não acolheram somente fornecedores locais e, sim, o que tem de melhor, compreendendo o significado dessa feira, que não é uma mostra de material, é um lugar de fazer negócio”, afirmou.

Organizações Militares da FAB na II SC Expo Defense

Representantes do DCTA participaram da Expo Defense, apresentando os projetos estratégicos por eles desenvolvidos, dentre os quais: o Projeto Processamento de Imagens em Tempo Real para Navegação Aérea Autônoma Noturna com utilização de Alto Desempenho (PITER-N); a Tecnologia Inspeção de PAPI com Drone; os projetos realizados pelo Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer): Catalogação de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER); Lista de empresas candidatas ao benefício do convênio ICMS 75/91 e o Acompanhamento de acordos de compensação industrial, comercial e tecnológica (offset); O Instituto de Aeronáutica e ESPAÇO (IAE) esteve em exposição com o Sistema IFFM4BR Sistemas IFF (Identification Friend or Foe).

O Chefe da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação e Acordos de Compensação da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa, palestrou no evento acerca dos Projetos Estratégicos da FAB, em especial o Gripen e o KC-390 Millennium, bem como a constelação de satélites de interesse da Defesa, cujos produtos tem significativo uso dual em prol de diversos órgãos governamentais. “A FAB busca sempre se atualizar em novas tecnologias que resultem em produtos inovadores, nos quais a participação das indústrias de Santa Catarina pode potencializar os resultados nacionais”, finalizou.