NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Após 10 anos, RN volta a realizar transplante de coração

Claudionor Ferreira, de 62 anos, passou pelo procedimento neste domingo (27) em Natal. Órgão foi doado por um homem de 32 anos que morreu em acidente de moto em Mossoró.

Da Redação | Publicada em 28/03/2022 09:44

O aposentado Claudionor Ferreira, de 62 anos, ganhou uma nova esperança neste fim de semana. O homem passou neste domingo (27) por um transplante de coração, o primeiro realizado nos últimos 10 anos no Rio Grande do Norte.

A cirurgia aconteceu no Hospital Rio Grande, que é o único no estado habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar esse procedimento. O coração doado era de um homem de 32 anos, que se envolveu em um acidente de moto em Mossoró, na Região Oeste potiguar, e teve a morte cerebral confirmada.

Por volta das 13h do domingo, então, a equipe do Hospital Regional Tarcísio Maia iniciou a captação do órgão. A partir desse momento, a corrida das equipes foi contra o tempo, já que o coração precisa ser implantado em no máximo 4 horas. O órgão foi transportado imediatamente pelo avião do Estado em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). Ao chegar em Natal, o coração seguiu para o Hospital Rio Grande.

Antes mesmo da chegada do coração, o procedimento de transplante já é iniciado. O paciente é colocado em ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), ou seja, a circulação do sangue e oxigenação do sangue é feita por uma máquina, e a equipe médica monitora a localização do coração por GPS.

Pouco depois das 14h, o novo coração de Claudionor chegou ao centro cirúrgico. Os médicos avaliaram o órgão e confirmaram que estava pronto para o transplante. O transplante foi concluído às 15h17, já com o novo coração batendo no aposentado. Ao fim do procedimento, a equipe médica realizou uma oração para agradecer ao doador e à família dele.

A cirurgia, aguardada na fila de transplantes do SUS, é uma nova esperança para Claudionor Ferreira, que já havia realizado outras operações anteriormente e não conseguiu uma evolução no quadro de insuficiência cardíaca que apresenta.

Ao fim da operação no domingo, o aposentado, ainda no hospital, conseguiu se encontrar com as filhas, que o aguardaram durante todo o procedimento.

 

 

 

 

 

 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Brasil participa do maior exercício multifuncional de operações de paz do mundo


Da Redação | Publicada em 28/03/2022 18:19

Brasília (DF), 28/03/2022 - O Ministério da Defesa (MD) e as Forças Armadas brasileiras participam do maior exercício multifuncional voltado para operações de paz do mundo, o VIKING 22. Conduzido pelo Ministério da Defesa da Suécia, em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o treinamento ocorre entre 28 de março e 7 de abril e conta com a participação de, aproximadamente, 1.750 pessoas, alcançando mais de 40 países. Com histórico de mais de 70 anos presente em missões de paz, dispondo de tropas capacitadas e certificadas, o Brasil apresenta destaque cada vez maior, contribuindo para a paz e para a segurança internacionais.

O Subchefe de Operações Internacionais da Defesa, Brigadeiro do Ar Maurício Ferreira Hupalo, destaca que “o Brasil, como signatário da Carta das Nações Unidas, tem contribuído, tradicionalmente, com o esforço internacional da promoção da paz e é reconhecido, mundialmente, por isso”.

“A hospedagem desse ponto remoto no nosso país amplia, diretamente, a influência do Brasil no contexto regional, destacando a posição brasileira na América Latina como um importante ator na preparação para emprego em operação de paz. É um reconhecimento da tradição do nosso país em mais de 70 anos de participação nas missões de paz da ONU e dos excelentes resultados alcançados", ressalta.

O VIKING 22 é realizado por meio de uma plataforma de treinamento por computadores, projetada para preparar civis, militares e policiais a atuar em missões de paz e visa aperfeiçoar a habilidade de países e de organizações responderem a situações de crise. O Exercício é articulado em 5 (cinco) sítios remotos: Suécia, Brasil, Bulgária, Finlândia e Qatar. Assim como na edição anterior, em 2018, o Brasil representa a América Latina como sítio remoto do Exercício pela segunda vez. Em território nacional, a simulação é coordenada pelo MD e conduzida pelo Exército Brasileiro, por intermédio do Comando de Operações Terrestres (COTER). 

O Sítio Brasil, assim denominado, está desdobrado nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, sendo constituído por 276 integrantes - militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, policiais militares, civis representantes da ONU Brasil e da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ). O total de participantes inclui, ainda, militares da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guatemala, México, Peru e Uruguai, os quais representarão a Associação Latina Americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ).

Na edição deste ano, os participantes se posicionarão diante de eventos e incidentes simulados que abordam temas multidisciplinares, tais como: Defesa Cibernética, Política de Gênero, Direitos Humanos, Proteção de Civis, Procedimentos com Refugiados, Assistência Humanitária, Coordenação e Cooperação, Ação de Forças Irregulares e Crime Organizado e Prevenção de Violência Sexual em Conflitos.

Na manhã desta segunda-feira (28), o Chefe do Preparo da Força Terrestre e Diretor-Geral do Exercício do Viking 22, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Meneses, apresentou as boas-vindas aos participantes do treinamento. Nessa ocasião, foi realizada uma ambientação geral do Exercício, no auditório do Comando Militar do Planalto, onde foram abordados aspectos referentes a programação a ser desenvolvida até a conclusão da atividade no dia 07 de abril.

OUTRAS MÍDIAS


PREFEITURA DE PORTO ALEGRE - Orla do Guaíba receberá apresentação da Esquadrilha da Fumaça nesta terça-feira


Lucas Barroso | Publicada em 28/03/2022 11:48

Porto Alegre receberá nesta terça-feira, 29, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O evento, que faz parte das comemorações dos 250 anos da Capital, será realizado na Orla do Guaíba, ao lado da Usina do Gasômetro, a partir das 16h30, com entrada franca e para todos os públicos. A tradicional manobra efetuada pelos pilotos com uma escrita de fumaça nos céus terá uma mensagem especial. 

O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça e integrante da Força Aérea Brasileira (FAB), retoma suas demonstrações no ano em que comemora 70 anos de história, após um breve período sem agenda pública por conta das restrições geradas pela pandemia.

Trânsito - Para a segurança e organização do evento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizará bloqueio parcial da avenida Pres. João Goulart, sentido Centro à zona Sul, na terça-feira, a partir do meio-dia. Ficam fechadas a faixa de estacionamento e uma faixa da direita, da usina até a rótula do Gasômetro.