NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL ZERO HORA


Força Aérea cede 23 camas para montar hospital de campanha em Canoas

Estrutura com 40 leitos está sendo instalada junto ao hospital do município

Leticia Mendes | Publicada em 28/03/2020 12:42

A Força Aérea Brasileira (FAB) está auxiliando a prefeitura de Canoas a colocar em funcionamento um dos hospitais de campanha que estão sendo instalados no município da Região Metropolitana. Para isso, foram montadas 23 camas na manhã deste sábado (28). A estrutura está sendo instalada junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças, no bairro Marechal Rondon.

Segundo o prefeito da cidade, Luiz Carlos Busato, o espaço contará com 40 leitos, além de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Também estão sendo montados dois hospitais de campanha nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão e Rio Branco e um maior em um dos edifícios da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com cerca de 300 leitos.

—  Sempre que precisamos, tivemos o apoio da Aeronáutica. Eles têm o hospital deles aqui em Canoas, mas é pequeno. Não estamos pensando em usá-lo neste momento. Ao menos que a situação exija. Quando souberam que estávamos montando esse hospital de campanha, resolveram ajudar  —  afirmou o prefeito.

Ainda conforme Busato, os leitos já estão instalados, mas estão sendo feitos os últimos ajustes para que o hospital de campanha fique pronto. A prefeitura está ainda coletando doações como lençóis de solteiro, máscaras, álcool, materiais de higiene e de limpeza. Os materiais estão sendo entregues no Centro Olímpico Municipal, na Rua Araguaia, número 1.151, no bairro Igara.

Também estão sendo arrecadados recursos junto aos empresários do município para que sejam adquiridos kits de testes para detectar a covid-19. Já foram reunidos até o momento cerca de R$ 35 mil. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) do RS, Canoas tem sete casos confirmados da doença. 

 —  A intenção é que se possa agilizar a realização dos testes. Estamos montando um aparato de guerra contra o coronavírus  —  disse Busato.

JORNAL DIÁRIO DE CANOAS


Soldados estão trabalhando contra o Covid-19 em Canoas

Militares da Base Aérea montaram, no início da manhã deste sábado (28), as 23 camas que foram cedidas pela Aeronáutica para o hospital de campanha do Nossa Senhora das Graças

Publicada em 28/03/2020 09:19

Quem já serviu o quartel, sabe: o galo canta cedo para os que vivem na caserna. Eis que, desde as primeiras horas deste sábado (28), um grupo de soldados oriundos da Base Aérea trabalhava, enquanto muita gente dormia. E não era qualquer trabalho, não. Eles estavam empenhados em montar as 23 camas que foram cedidas pela Aeronáutica para o hospital de campanha que está sendo montado junto ao estacionamento do Hospital Nossa Senhora das Graças.

"É mais um grande reforço para o nosso combate ao coronavírus", destacou o prefeito Luiz Carlos Busato. "Exemplar iniciativa da Aeronáutica em ceder 23 camas para o nosso hospital de campanha no Hospital Nossa Senhora das Graças. Neste momento de epidemia, um reforço desses faz toda a diferença e nos ajudará a salvar vidas em Canoas", elogiou.

Vale lembrar que outros três hospitais também estão sendo estruturados em Canoas. Ao todo, as quatro estruturas, que seguem sendo trabalhadas ao longo do final de semana, devem ser responsáveis pela criação de mais 600 leitos para o tratamento do coronavírus na cidade. A estimativa é que todo o trabalho esteja concluído até o fim da semana que vem, conforme a administração municipal.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas combatem coronavírus com equipes especializadas em defesa biológica


Por Tenente Edwaldo | Publicada em 28/03/2020 09:00

Brasília, 28/03/2020 - Na Operação COVID-19, as expertises existentes junto às tropas especializadas em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR), da Marinha, Exército e Aeronáutica têm possibilitado o monitoramento, a identificação, o balizamento da área e a descontaminação de pessoal, material e veículos.

É considerado perigo químico qualquer agente químico (manufaturado, usado, transportado ou armazenado) que pode causar morte ou dano por meio de sua propriedade tóxica. O perigo radiológico trata-se de qualquer partícula radioativa ou onda eletromagnética que produza íons que causem danos, ferimentos ou destruições.  Perigo Nuclear é o conjunto de efeitos nocivos à saúde de pessoas e de animais, instalações e equipamentos eletrônicos, que resultam da detonação de uma arma nuclear, que pode causar danos imediatos ou prolongados, de acordo com a natureza e características da detonação nuclear.

EPI
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são constituídos pela máscara contra gases, Roupa Protetora Permeável de Combate (RPPC), botas e luvas de proteção. O nível de proteção a ser utilizado será decidido de acordo com características da contaminação. Os procedimentos de colocação e retirada devem ser padronizados para que a contaminação dos elementos operacionais não ocorra nessa fase.

Para o combate ao coronavírus está sendo utilizada a proteção nível C (na cor branca ou amarela), que é a recomendada para ameaças biológicas.

Descontaminação
O tipo do perigo BNQR e a situação são os fatores que indicam qual o método de descontaminação mais adequado. Existe a descontaminação de pessoal, que visa ações para salvar vidas, reduzir baixas e limitar a disseminação do contágio; e a descontaminação física, que engloba equipamentos, objetos, veículos, instalações e áreas, permitindo a reutilização da infraestrutura. Há, também, a descontaminação técnica, que tem por finalidade descontaminar as equipes das organizações militares DBNQR e demais especialistas.

Na Operação COVID-19 estão sendo utilizados os produtos BX 24 - para descontaminação/detoxificação para veículos e diferentes tipos de materiais de agentes QBRN e o BX 29 - produto descontaminante para pessoas.

O Ministério da Defesa já empregou militares especializados em defesa BNQR nos Jogos Mundiais Militares, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, Operação Regresso à Pátria Amada Brasil além de diversos apoios à Defesa Civil.

As Organizações Militares que podem atuar no campo da defesa biológica junto aos diferentes Comandos Conjuntos ativados na Operação Covid-19 são os Comandos dos Distritos Navais, o Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, a Companhia de Defesa NBQR do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, o Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil, o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar-SP, da Marinha do Brasil, a Companhia de Defesa Química, Radiológica, Biológica e Nuclear, do Comando de Operações Especiais, do Exército, o 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, do Exército, o Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, do Exército e o Instituto de Biologia, do Exército Brasileiro. A Força Aérea Brasileira conta com o Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira - IMAE e com os meios especializados de Evacuação Aeromédica como o do 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (Esquadrão Puma).

Durante a Operação COVID-19, militares especializados também estão realizando curso de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica para capacitar militares das Forças Armadas, bombeiros e agentes da Defesa Civil.

Balanço das ações

Até o momento, estão sendo empregados cerca de 323 viaturas, 52 embarcações e cerca de seis mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, que trabalham em ações de conscientização da população, apoio a órgãos governamentais e de fronteiras, limpeza e descontaminação de locais públicos, postos de triagem, campanhas de vacinação, montagens de barracas para atendimento, dentre outras.