NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Força Aérea forma 388 novos Sargentos em seu “Berço dos Especialistas”, a EEAR


Agência Força Aérea | Publicada em 27/11/2022 09:33

Repleta de muita emoção, foi realizada nessa sexta-feira, dia 25 de novembro, em Guaratinguetá (SP), a cerimônia militar de formatura da 255ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Olimpus – e da 33ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Árion – da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior:

Também estiveram presentes na solenidade Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues; Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, dentre outras autoridades civis e militares. Na oportunidade, o Comandante da Aeronáutica comentou sobre o significado do ingresso dos novos graduados para a FAB.

“Como Comandante de nossa Força Aérea, é um privilégio regressar ao ‘Berço dos Especialistas’ e participar desta solenidade, em que a Escola de Especialistas de Aeronáutica entrega à FAB mais uma turma de jovens sargentos dispostos a continuar engrandecendo a imagem de nosso País”, ressaltou.

“Costumo dizer que nada possui valor tão expressivo quanto a vitória alcançada por meio de nossas próprias forças e de nossos próprios méritos. Todo esforço despendido aqui, no maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul, serviu para coroar ainda mais este dia, nos dando justificada razão para hoje celebrar”, completou o Oficial-General.

Os formandos tiveram como patrono o Major-Brigadeiro do Ar Ivo Gastaldoni, piloto do A-28 Hudson que, há 79 anos, bombardeava um submarino das Forças do Eixo, durante a Campanha do Atlântico Sul, na Segunda Guerra Mundial.

Já o paraninfo dos formandos foi o Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, ex-Comandante da EEAR e atual Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Prêmio Força Aérea Brasileira

O Prêmio Força Aérea Brasileira foi concedido aos formandos que obtiveram a primeira colocação geral do Curso de Formação de Sargentos e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica. A honraria foi entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.

Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa

O Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa é concedido aos primeiros colocados nas Escolas de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos das Forças Armadas. A homenagem foi entregue pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues acompanhado pelo Comandante da EEAR.

O aluno do CFS que obteve a melhor nota da Turma Olimpus foi o Sargento Marcus Vinícius de Freitas Trindade, natural de Pedro Leopoldo (MG). “É uma felicidade muito grande. Lembrar de todas as noites sem sono, saber que todos os obstáculos que passei não foram em vão. Isso é inerente à profissão militar. Sou muito agradecido em saber que já fui soldado e, agora, sou o primeiro colocado da minha turma. Isso é muito gratificante porque demonstra que independente de onde você começou, o que importa é onde você quer chegar”, defendeu.

Já o primeiro colocado do EAGS da Turma Árion foi o Sargento Luan Gabriel Campos, natural de São José dos Campos (SP). “É uma emoção muito grande. Nada paga esse momento. Só Deus e minha família sabem o quão difícil foi me adaptar aqui dentro, mas, no final, valeu a pena. Só tenho a agradecer à Escola; Graças a Deus consegui esse resultado. Estou muito feliz”, expressou.

No evento, houve palmas, lágrimas e muita emoção. O Suboficial da Reserva Marcelo Viana Marinho, pai do Sargento Brenno da Silva Marinho, frisou que teve o grato prazer de ver o filho seguindo os passos do pai. “Para quem seguiu essa carreira, sente muita alegria de ver o filho passando de uniforme. A gente vai se emocionando, diz que não vai chorar, mas as lágrimas são incontroláveis”, comentou.

A solenidade marcou a promoção de 388 formandos à graduação de Terceiro-Sargento. No total, a turma é composta por 181 mulheres e 207 homens, que atuarão nas áreas de Fotointeligência (BFT), Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Eletricidade e Instrumentos (BEI), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Comunicações (BCO), Metalurgia (SML), Eletromecânica (SEM), Desenho (SDE), Cartografia (SCF), Guarda e Segurança (SGS), Bombeiro de Aeronáutica (SBO) e Informações Aeronáuticas (SAI), sendo distribuídos por todo o Brasil, em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O “Berço dos Especialistas”

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira.

PORTAL SPUTNIK BRASIL


FAB emprega drones RQ-450 durante missão de reconhecimento aéreo


Da Redação | Publicada em 27/11/2022 07:03

A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou drones RQ-450 do Esquadrão Hórus, sedeado na Base Aérea de Santa Maria, durante missão de reconhecimento aéreo, como parte do Exercício Operacional Tínia.

Durante o exercício, a FAB empregou mais de 50 aeronaves no Rio Grande do Sul, para um treinamento que contou com mais de 800 militares das unidades da FAB, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

O Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022 contou com a aviação de caças, meios de inteligência, vigilância e reconhecimento, além de helicópteros e aviões de transporte. A FAB realizou missões aéreas conjuntas em cenários táticos, fictícios e dinâmicos.

Durante combates simulados, a FAB utilizou seus recursos para a detecção de ameaças por sensores, radares ou pontos de vigilância, para designação e eliminação dos alvos. O treinamento capacita as forças brasileiras a atuarem em diversas situações de conflito, principalmente nos cenários aéreo e antiaéreo.

O Exercício Operacional Tínia, realizado até o dia 27 de novembro nas Alas 3 e 4 em Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tem como objetivo manter a operacionalidade da Força Aérea Brasileira e seus Esquadrões Aéreos, bem como dos controladores de tráfego aéreo, Grupos de Defesa Antiaérea, de Comunicações e Controle.

PORTAL CAVOK


Caça F-5 da FAB vira monumento em cidade no interior de Minas Gerais


Fernando Valduga | Publicada em 27/11/2022 10:31

A cidade de Carandaí, localizada a 35 km de Barbacena, em Minas Gerais, ganhou um presente inusitado: um F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) que ficará exposto em uma praça pública.

A aeronave F-5 (FAB 4874) chegou desmontada na cidade no dia 22 de novembro, sobre a carroceria de um caminhão (conforme vídeo abaixo). Os moradores da cidade com pouco mais de 25 mil habitantes acompanharam com misto de surpresa e curiosidade a presença da aeronave militar sendo descarregada na praça pública.

A aeronave está sendo acompanhada por uma equipe do Comando Aéreo da Aeronáutica que realizou a montagem antes de virar um monumento na Praça Dr. Mário do Livramento Pereira, no bairro Rosário, próximo ao ginásio poliesportivo de Carandaí. A previsão é que neste domingo ela esteja pronta para visitação pelo público.

O jato F-5 é um presente do conterrâneo da cidade, Tenente-Brigadeiro do Ar Luís Roberto Lourenço, que ingressou na Força Aérea Brasileira na cidade de Pirassununga/SP em 1979 e formou-se piloto oficial da Aeronáutica em 1982.

Luís Roberto Lourenço obteve todas as promoções possíveis dentro da carreira militar. Destacou-se entre cargos exercidos o de Comandante da Base Aérea de São Paulo, o posto de Adido Militar do Brasil no Equador, Chefe do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes – CENIPA, entre outros.

Esquadrão Onça faz ressuprimento aéreo inédito para tropa do Exército em Roraima

Na operação, FAB já lançou carga com 2.000 quilos utilizando nova capacidade operacional de emprego para as tripulações do C-105 Amazonas.

Agência Força Aérea | Publicada em 28/11/2022 07:01

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV) – Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), em Mato Grosso do Sul, realizou, na sexta-feira (25), a primeira Ação de Ressuprimento Aéreo real realizada pelo C-105 Amazonas.

O destino foi o Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro, localizado no aeródromo de Surucucu, na cidade de Alto Alegre, em Roraima. Já foram lançados 2000 quilos de víveres e suprimentos.

As operações em Surucucu prosseguem até segunda-feira (28/11), quando se estima entregar mais de 6000 quilos de suprimentos às tropas militares sediadas na localidade. “Por meio desse suporte, será possível mantermos as atividades de segurança e vigilância das nossas fronteiras, salvaguardando os interesses nacionais e contribuindo para a garantia da soberania nacional”, pontuou o Comandante do Quarto Pelotão Especial de Fronteira, Tenente Tanaka.

O Comandante do 1°/15° Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Aviador Tito Livio Lúcio Alencar de Andrade, disse que espera chegar ao final do último dia com o objetivo completamente cumprido. “O emprego real com eficiência, segurança e precisão, nada mais é do que o resultado de muito treinamento e um fiel cumprimento das táticas, técnicas e procedimentos estabelecidos e só comprova o elevado grau de prontidão e adestramento das equipagens envolvidas”, declarou o Oficial.

O Capitão Aviador Renê Luiz Pereira da Costa, comandante da aeronave, diz se sentir honrado em fazer parte da missão. “A tripulação teve a oportunidade de utilizar todo o conhecimento operacional e técnico adquirido na Avaliação Operacional (AVAOP) e aplicar a recém-adquirida capacidade de emprego do C-105”, comemorou.

“Como brasileiro, sinto orgulho de poder colaborar com a prossecução da presença do Exército nas fronteiras de nossa terra”, complementou o Tenente Aviador Isaac Luiz Matias de Santana, do Esquadrão Onça.

Técnicas operacionais otimizadas para o lançamento de cargas

Em julho de 2022, o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) conduziu na Base Aérea de Campo Grande (BACG), em Mato Grosso do Sul, a Avaliação Operacional (AVAOP) do sistema eletrônico de lançamento do projeto C-105 Amazonas, com o objetivo de desenvolver técnicas operacionais otimizadas para o lançamento de cargas do tipo Heavy (pesada, por extração) e CDS (Container Delivery System), além da determinação dos parâmetros balísticos do paraquedas T-10 para uso no referido sistema.

Como resultado dessa AVAOP, capitaneada pelo Comando de Preparo (COMPREP) e com um trabalho sinérgico da Base Aérea de Campo Grande, do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) e do 1°/15° GAV, foi implementada uma nova capacidade operacional de emprego para as tripulações do C-105 Amazonas.

Segundo o Capitão Engenheiro Dymitri Cardoso Leão, Instrutor da referida AVAOP, a avaliação operacional do Ponto de Lançamento Calculado (CARP, do inglês Computed Air Release Point) do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS, do inglês Flight Management System) da aeronave C-105, a primeira realizada com o 1º/15º GAV, foi de suma importância para aprimorar os conhecimentos do IAOp sobre a doutrina de lançamento de carga. “Essa avaliação permitiu o desenvolvimento de técnicas otimizadas que se mostraram robustas e capazes de ampliar a acurácia e precisão do lançamento de cargas de forma sistemática, de modo a contribuir sobremaneira para o cumprimento das missões de ressuprimento aéreo de forma eficaz”, frisou.

A partir do resultado positivo desta avaliação, e uma vez implementadas as recomendações estabelecidas pelo IAOP, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), acionou o Esquadrão Onça, com o objetivo de cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo na área do 4º Pelotão Especial de Fronteira.

Tendo em vista a complexidade da operação, diversas Organizações Militares estiveram envolvidas no planejamento e execução. O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, Esquadrão operador na região, foi representado por um piloto, Capitão Aviador Marcus Vinicius Fernandes Portal da Silva, com o objetivo de orientar e compartilhar sua experiência na região da Amazônia.

A Base Aérea de Campo Grande participou com todo o material logístico necessário ao lançamento aéreo, e com militares, que foram chefiados pelo Tenente Aviador Gabriel Ramirez Pina, nas equipes de dobragem de paraquedas e montagem da carga, reforçados pelo apoio dos militares da 3ª Companhia de Forças Especiais e do 4º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) do Exército Brasileiro. A Base Aérea de Boa Vista (BABV), local que sediou as atividades de preparação das cargas, participou com o C-98 Caravan e forneceu todo o suporte operacional para o desencadeamento das surtidas.

DEFESA EM FOCO


Ministério das Comunicações homenageia Rádio Força Aérea FM


Agência Força Aérea | Publicada em 27/11/2022 16:01

100 anos de história! 100 anos em plena evolução! 100 anos de rádio! Em 2022, celebra-se o centenário do Rádio no Brasil. Em comemoração, o Ministério das Comunicações (MCOM) homenageou 55 radiodifusores, emissoras, entidades e personalidades do setor. Na ocasião, a Rádio Força Aérea FM, foi condecorada e recebeu a Medalha – de bronze, confeccionada pela Casa da Moeda e pelo MCOM – por sua contribuição ao desenvolvimento da radiodifusão no Brasil.

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, presidiu a sessão solene e destacou a expansão do rádio, mesmo com os avanços tecnológicos. “A rádio continua voando, ela se renova e se adequa às novas tecnologias. Hoje temos aplicativos de Rádio FM em todos os celulares, já habilitados, e isso é fundamental para mantermos a rádio viva! Com mais de 250 milhões de aparelhos de telefones no país com modo FM, teremos muito mais pessoas escutando rádio”, disse.

Além da Rádio Força Aérea FM, entidades como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) também foram condecoradas. O momento também foi marcado pela homenagem ao Ex-Presidente Epitácio Pessoa, que inaugurou o rádio no Brasil.

O Brasil tem, hoje, 4,2 mil emissoras de rádio FM com outorgas vigentes e mais de mil na faixa AM. Existem ainda, aproximadamente, cinco mil rádios comunitárias em funcionamento no país.

Rádio Força Aérea FM

Criada em 30 de abril de 2009, a Rádio Força Aérea, com sede em Brasília (DF), é operada na frequência de 91,1 MHz FM. A programação conta com programas diários e ao vivo, com o quais o ouvinte pode se informar sobre o que ocorre no Brasil, no mundo e também na FAB. Além de ter um contato direto com a emissora pelo canal de WhatsApp (61) 3966-9696.

A programação da Rádio Força Aérea FM pode ser acessada, também, pelo site www.fab.mil.br/radio ou pelo aplicativo oficial da FAB. A emissora também possui um canal no Spotify, no qual o usuário poderá acessar as playlists musicais dos programas da emissora, além de ouvir os podcasts, pelo FABCAST, na mesma plataforma de streaming.