NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


SEFA realiza Reunião de Oficiais-Generais no Comando Aéreo Norte


Redação | Publicada em 27/08/2021 14:16

O Comando Aéreo Norte (I COMAR), localizado em Belém (PA), sediou, nos dias 25 e 26 de agosto, a Reunião de Oficiais-Generais da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). O encontro contou com a participação de Comandantes e Chefes de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

O objetivo do evento foi acompanhar os indicadores, difundir as diretrizes e ampliar o canal de comunicação da SEFA com as Unidades Subordinadas, além de debater a gestão financeira e auxiliar no processo decisório da Força. A participação das Organizações Militares (OM) também contribuiu para troca de experiências e boas práticas entre os participantes.

O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, repassou orientações para os Comandantes e Chefes, bem como tratou sobre o orçamento da FAB, e comentou ainda das ações para cumprir o cronograma e metas estipuladas pela SEFA.

Para o Tenente-Brigadeiro Crepaldi, a reunião foi um momento ímpar de unificar as informações. “É a oportunidade de repassar as orientações de maneira direta aos comandantes das Unidades Subordinadas, de forma que possam ser transmitidas as diretrizes da SEFA em função da atual conjuntura da Força Aérea e do País”, ressaltou.

No discurso, o Secretário agradeceu aos militares que se dedicam diuturnamente para o sucesso da missão e destacou a importância do serviço de Intendência. “Esse trabalho silencioso da Intendência não para, faça chuva ou faça sol, de leste a oeste, 365 dias por ano, 24 horas por dia, para o pleno desenvolvimento da missão da Força Aérea”, concluiu.

Fotos: I COMAR

PORTAL AEROIN


ANAC e COMAER publicam portaria sobre sistema de reporte da Aviação Civil Brasileira


Carlos Ferreira | Publicada em 27/08/2021

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica (COMAER) publicaram nesta semana a Portaria Conjunta nº 5.754 que dispõe sobre os mecanismos de reporte mandatório e voluntário de ocorrências da aviação civil. O normativo apresenta definições claras sobre a atuação regulatória dos dois órgãos na apuração e tratamento de reporte aeronáutico. O normativo entra em vigor a partir de 1º de setembro deste ano.

A portaria tem por objetivo atuar como um comando para que ambas as organizações, por meio de normativos específicos, revisem ou estabeleçam os procedimentos a serem seguidos na comunicação dos reportes mandatórios e voluntários e definam quais ocorrências aeronáuticas devem ser reportadas e os prazos de tratamento.

A portaria foi elaborada por uma equipe multidisciplinar composta de representantes da ANAC e do COMAER no âmbito do Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira (CSO).  O CSO é o principal fórum relacionado ao gerenciamento da segurança operacional no país e figura como elemento essencial do Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR).

Após o início da vigência, a portaria conjunta possibilitará que, tanto ANAC quanto COMAER, no contexto do Comitê de Segurança, possam dar sequência ao aprimoramento do Sistema de Reportes da Aviação Civil Brasileira, por meio de soluções informatizadas, deixando o processo mais eficiente, simples e intuitivo a todos os usuários de nossa aviação.

 

PORTAL AEROFLAP


FAB envia Hércules C-130 com suprimentos e vacinas contra a Covid-19 para a Antártica

Carga foi entregue à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George

Divulgação Fab | Publicada em 27/08/2021

Nesta última quinta-feira (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de vacinas e suprimentos na Antártica. A aeronave C-130 Hércules operada pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou o lançamento de 30 doses da vacina contra a COVID-19, além de 1.500 quilos de gêneros alimentícios e materiais de apoio à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Localizada na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, a Estação brasileira permanece guarnecida o ano inteiro com o apoio logístico prestado pela FAB. São realizados cerca de dez voos anuais.

Na EACF são conduzidas diversas pesquisas de interesse para o País, como, por exemplo, a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer, além de outras demandas de pesquisas nacionais e de cooperação internacional, fundamentais para a produção científica no Brasil.

Durante o inverno, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamento aéreo, com apoio das aeronaves C-130M operadas pelo 1º/1º GT. Nesta operação, o Esquadrão Gordo transporta alimentos e materiais diversos, necessários ao bom funcionamento da EACF, ao chamado “Grupo Base”, composto por militares da Marinha do Brasil. 

Neste contexto, a entrega da carga de vacinas representa mais um marco alcançado pela FAB no apoio ao Programa Antártico Brasileiro.

“Apesar das dificuldades encontradas durante toda a missão, dentre elas as condições climáticas extremas e adversas, a tripulação alcançou o êxito no lançamento aéreo, demonstrando mais uma vez nossa capacidade de atender às demandas de interesse do País”, destacou a Comandante da aeronave, Major Aviadora Joyce de Souza Conceição.

O Esquadrão Gordo foi engajado na Ação de Força Aérea de Ressuprimento Aéreo, modo de apoio prestado em épocas de inverno, quando a única forma de envio de suprimentos da Estação Brasileira é via lançamento de carga, devido ao congelamento da Baía do Almirantado.

 

 

Comandante da Aeronáutica participa de Simpósio Espacial nos EUA


Pedro Viana | Publicada em 27/08/2021 16:07

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, participou do 36º Space Symposium, principal encontro da comunidade espacial global. O evento ocorreu em Colorado Springs, nos Estados Unidos da América (EUA), de 23 a 26 de agosto, reunindo líderes da área espacial de vários países do mundo para discutir, abordar e planejar o futuro do espaço.

Paralelamente ao Simpósio, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior realizou reuniões com diversas lideranças americanas da área de espaço. O primeiro encontro, na quarta-feira (25), foi com o Comandante do Space Command (Comando Espacial), General James H. Dickinson. O Comando Espacial recentemente atingiu sua Initial Operational Capability (Capacidade Operacional Inicial).

Na agenda, foram tratados temas tais como a reestruturação do setor espacial americano, o Programa Espacial Brasileiro, bem como as possibilidades de cooperação na área espacial e de capacitação de militares brasileiros.

No mesmo dia, o Comandante da Aeronáutica foi recebido pelo Chief of Space Operations (Comandante da Força Espacial), General John W. Raymond.

Na oportunidade, foram  discutidas as possibilidades de parceria entre Brasil e EUA na arena espacial, com destaque para a construção de capacidades relacionadas à Consciência Situacional Espacial. O General Raymond afirmou que o Brasil é um parceiro estratégico e fundamental no hemisfério ocidental.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior explicou os diferentes segmentos espaciais brasileiros e as possibilidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Entre os pontos que despertaram interesse mútuo estão a possibilidade de compartilhar informações de objetos em órbita e o desenvolvimento de capacidades próprias de rastreio pelo Comando da Aeronáutica.

O último encontro de quarta-feira foi com representantes do Departamento de Defesa, da Secretaria da Força Aérea, da The United States Space Force (Força Espacial dos Estados Unidos) e da United States Space Command (Comando Espacial dos Estados Unidos).

Após as apresentações, foram debatidos temas como: oportunidades de parcerias em Pesquisa e Desenvolvimento; Consciência Situacional Espacial; acordos vigentes entre Brasil e Estados Unidos; possibilidade de cooperação na obtenção de capacidades de detecção de objetos no espaço; viabilidade de intercâmbio de pessoal e conhecimento; bem como a confirmação da participação na Operação Global Sentinel 2022, a ser realizada nos Estados Unidos.

Nessa quinta-feira (26), o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior participou, ainda, de uma reunião com o objetivo de acelerar acordos de cooperação bilateral entre as Forças Aéreas do Brasil e dos Estados Unidos, a fim de desenvolver futuros projetos conjuntos alinhados com o mútuo interesse das partes, abrangendo a possibilidade de aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares.

O Comandante da Aeronáutica, após participar do seminário com outros 22 comandantes de Forças Aéreas e Espaciais de países amigos, destacou a importância do evento. “Encerramos, hoje, três dias de muitas informações e ricas interações com a comunidade espacial mundial e seus líderes, no 36º Simpósio Espacial. Tais conhecimentos nos serão muito importantes no aperfeiçoamento de nosso Programa Espacial”, comentou o Comandante. 

Nos Estados Unidos, o Comandante da Aeronáutica visitou, também, na sexta-feira (20), o Pentágono americano, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Washington (EUA). 

Space Symposium 

Criado em 1984, o Space Symposium vem crescendo nos últimos anos e tornou-se reconhecido como o principal fórum de políticas e programas espaciais dos EUA, além de uma oportunidade para troca de informações e interação entre todos os setores do espaço.

O Simpósio conta com a participação de representantes de todos os setores do sistema espacial: Oficiais-Generais da recém criada The United States Space Force (Força Espacial dos Estados Unidos); do United States Space Command (Comando Espacial dos Estados Unidos); organizações militares, de segurança cibernética e governamentais; instituições de pesquisa e desenvolvimento; think tanks; empreendedores espaciais; astronautas; viajantes espaciais privados; além de profissionais da mídia que educam o público em geral sobre os assuntos do espaço.

Fotos: Capitão Roque / GABAER; e Space Foundation.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Curso Pré-Militar do Colégio Brigadeiro Newton Braga conquista vagas na EPCAR


Força Aérea | Publicada em 27/08/2021 17:29

Os alunos do Curso Pré-Militar (CPM) do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) vêm conquistando muitas vagas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que fica em Barbacena (MG). Só em 2021, foram 15 aprovações no processo seletivo da EPCAR. 

Situado no Rio de Janeiro (RJ) e mantido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), o CBNB criou o  Curso Pré-Militar inicialmente como um projeto complementar de estudos. Desde 2016 o CPM aproveita a estrutura disponível, bem como o apoio dos professores e demais setores do Colégio para oferecer mais conhecimento. Nos últimos dois anos, foram aprovados 34 alunos na EPCAR e outros quatro no Colégio Naval.

Os alunos têm acesso ao curso por meio de processo seletivo interno, com realização de prova das disciplinas de português e matemática. O curso é gratuito, com aulas no contraturno do Colégio. É oferecido o ensino às turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Já para o próximo ano, serão oferecidas, ainda, vagas para os alunos do Ensino Médio com idade para ingresso na EPCAR.

Em 2021, o CPM atendeu a 55 alunos. As disciplinas ministradas são português, matemática, inglês, redação, física, química, além de aulões e simulados voltados para os concursos da EPCAR e do Colégio Naval.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Curso, Tenente Andréa Jansen da Silva, a experiência profissional, a garra e a dedicação de toda a equipe tem ofertado um ensino de qualidade e direcionado, de forma a manter o aluno motivado para as carreiras militares. “Os resultados traduzem bem todo o esforço da equipe de profissionais que vem se dedicando e acreditando no potencial dos alunos”, disse.

Dentre os aprovados estão Guilherme Salarini Vieira de Albuquerque de Carvalho, que entrou no CBNB por meio de concurso no 6º ano e foi o primeiro colocado nacional da EPCAR e, Cecília Peixoto Magnago, cuja trajetória foi iniciada no CBNB desde a primeira série do Ensino Fundamental. “São inúmeras as formas de ingresso na Carreira Militar das Forças Armadas. No entanto, quase nenhum curso é tão habilitado para preparar os alunos quanto CPM me preparou, principalmente no que abrange conhecimento técnico e especializado, que falta na maior parte dos cursos preparatórios”, disse a aluna Cecília.

Para o Diretor do Colégio, Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, esta é uma oportunidade muito importante para quem pretende continuar a carreira militar. “O CBNB, no cumprimento de uma, dentre suas finalidades que é preparar seus alunos para as universidades e escolas militares, por meio do CPM, auxilia em um processo direcionado, complementando os estudos do currículo regular, propiciando a realização de uma primeira etapa que viabiliza a conquista de um sonho vislumbrado por muitos de nossos alunos”, finalizou.

CBNB

O Colégio foi criado em 1959 a partir da necessidade de uma instituição para educar e formar os filhos dos civis e militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Hoje, o CBNB está entre as melhores Instituições de Ensino do Rio de Janeiro, reconhecido pela qualidade e respeitado pela tradição.

REVISTA ASAS


Sem Covid-19: exercício reúne 900 militares e não registra casos


Humberto Leite | Publicada em 27/08/2021 14:12

A Base Aérea de Campo Grande (MS) não registrou nenhum caso de Covid-19 entre os mais de 900 militares da Força Aérea Brasileira, do Exército e da Marinha que participam diretamente do exercício Tápio, iniciado em 16 de agosto e previsto para ir até 3 de setembro. O resultado positivo tem sido alcançado com a adoção de medidas rígidas.

De acordo com o diretor do exercício, Brigadeiro Clauco Rosseto, os militares não são obrigados a se vacinarem nem recebem sanções caso optem por isso, porém devem assinar um termo de responsabilidade. Não foram necessários muitos, pois a adesão às vacinas é elevada: 85% receberam a primeira dose e 95% completaram o ciclo vacinal. Já os testes para detectar a Covid-19 são obrigatórios.

Por toda a base, além das já tradicionais medidas de distanciamento, do uso de máscaras de proteção facial e dos dispensadores de álcool em gel, destaca-se também o controle de movimentação pelo uso de crachás com QR Code. Isso permite registrar quem esteve em cada ambiente em determinado horário. Se houver suspeita de contaminação, todos os envolvidos são isolados.

O controle é realizado em todas as dependências da Base Aérea de Campo Grande e nos locais de hospedagem. Segundo a FAB, os militares são orientados a permanecerem onde estão hospedados, saindo apenas para as atividades que exijam a presença. Também são seguidas as determinações das autoridades locais, no caso, a prefeitura de Campo Grande e o governo do estado de Mato Grosso do Sul.

Desde o início da pandemia, a Força Aérea Brasileira já voou mais de cinco mil horas em missões de apoio às ações de combate à doença. Houve transporte de insumos, de oxigênio e de profissionais de saúde.

OUTRAS MÍDIAS


A CRÍTICA - Corpo de Bombeiros e FAB participam do Excon Tapio 2021

As atividades do Excon Tapio são voltadas as ações desempenhadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) para uma possível participação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU)

Patrícia Martins Da Silva | Publicada em 28/08/2021 21:26

Sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG) iniciou a segunda fase do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021. Onde o Corpo de Bombeiros do Estado Mato Grosso do Sul (CBMMS) está apoiando o exercício com efetivo de médicos, enfermeiros e resgatistas cedidos pela Diretoria de Sáude, por meio do Centro de Resgate e Atendimento Pré-hospitalar e Academia de Bombeiros Militar.

As atividades do Excon Tapio são voltadas para as ações desempenhadas pela  Força Aérea Brasileira (FAB) para uma  possível participação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Reúne militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e iniciativa civil, CCR. Este ano o evento receberá efetivo do Exército Norte Americano para compartilhamento de conhecimento.

O CBMMS tem contribuído nas instruções práticas em oficinas, sala de aula e na fase outdoor, focada no atendimento pré-hospitalar tático, desenvolvido em situações de conflito armado, denominado Cuidados Sob Fogo.

Conforme o 2° Ten QOS Dermival, a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude aproxima os militares estaduais de situações fora da rotina de atendimento na atividade bombeiro e reforça o conhecimento pertinente à função militar. “O evento aproximará o CBMMS das demais corporações, garantindo frutos futuros em novas oportunidades de cooperação. As atividades ocorrerão até o dia 3 de setembro”, disse o Tenente.