NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


Novo piloto da Esquadrilha da Fumaça finaliza curso operacional de demonstração aérea

Após quase sete meses e mais de 80 horas voadas, o Capitão Helton Furlan, realizou o seu primeiro voo solo na posição de ala esquerda na formação com sete aeronaves

Da Redação | Publicada em 27/08/2020 17:41

Na última terça-feira (18), a Esquadrilha da Fumaça concluiu com êxito a formação de mais um piloto de demonstração aérea.

Após quase sete meses e mais de 80 horas voadas, o Capitão Helton Furlan, que foi escolhido para compor a equipe da Fumaça a partir de 2020, realizou o seu primeiro voo solo na posição de ala esquerda na formação com sete aeronaves.

Ao ser recebido pela equipe no solo, o piloto recebeu o cachecol do seu instrutor de voo, o Capitão Renan Santoro, e os cumprimentos de toda a equipe.

 

 

Desde criança, acompanho e admiro a Esquadrilha da Fumaça, e hoje posso dizer que estou muito feliz por fazer parte do time que tanto admirei no passado. Da mesma forma como aconteceu comigo, quero incentivar outros jovens a ingressarem na Força Aérea e seguirem esse mesmo caminho”, disse o Capitão Furlan. A partir de agora, ele está pronto para realizar demonstrações públicas com a equipe, dividindo a posição de número 3 com o seu instrutor, o Capitão Santoro.

Para se tornar um piloto da Esquadrilha da Fumaça, é necessário percorrer um longo caminho dentro da Força Aérea Brasileira. Desde a formação na Academia da Força Aérea, o piloto progride operacionalmente, ganhando experiência de voo e amadurecendo tudo o que aprendeu na sua carreira como aviador da FAB.

Ao atingir as marcas operacionais mínimas, ele finalmente pode se candidatar a uma vaga para compor a equipe da Fumaça, sendo submetido a um processo de escolha pela equipe atual, e homologado pelo Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

Durante a formação na Esquadrilha da Fumaça, o piloto passa por um extenso programa de instrução aérea, que conta com aulas teóricas sobre acrobacia aérea, além de adaptação ao voo invertido (de cabeça para baixo) e acrobacias a baixa altura, na fase básica.

Ao sedimentar os princípios fundamentais, inicia a fase avançada, período em que aprende a parte específica da sua posição de voo, recebendo instrução apenas do piloto com quem vai dividir as viagens e demonstrações após formado.

A agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça permanece suspensa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Durante esse período, a equipe está em constante treinamento para manter sua adaptação e aperfeiçoar as técnicas de voo acrobático.

PORTAL DEFESANET


Organizações Militares da FAB celebram o Dia da Intendência da Aeronáutica

A data é comemorada em 23 de agosto e a Intendência chega aos 75 anos de atuação

Agência Força Aérea | Publicada em 27/08/2020 12:12

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram cerimônias alusivas ao Dia da Intendência da Aeronáutica. A data de criação é 23 de agosto de 1945, conforme Portaria nº 909/GM3, de 6 de agosto de 1979. Além da data, foi também reconhecido o Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, como Patrono do Quadro.

A Intendência atua numa área multidisciplinar, com responsabilidades nas áreas administrativa, contábil e financeira. Desenvolve, ainda, as atividades de contratos, compras, pagamento de fornecedores e de pessoal, controle interno, orçamentos, planejamento e logística, focando na otimização dos processos e buscando melhores resultados na aplicação de recursos.

Cerimônia no II COMAR

A Guarnição de Aeronáutica do Recife (GUARNAE-RF) realizou na segunda-feira (24) a cerimônia militar alusiva ao Dia da Intendência da Aeronáutica, no Pátio do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Guarnição e do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, que fez a leitura da Ordem do Dia, redigida pelo Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, e pelo Diretor de Administração da Aeronáutica (DIRAD), Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra.

“Cabe à celebração de hoje homenagear os esforços de nossos antecessores e o permanente empenho daqueles que, na atualidade, dão prosseguimento aos feitos do Patrono da Intendência da Aeronáutica. Assim sendo, registramos e externamos nossas congratulações aos ‘Soldados da Intendência’ que, verdadeiramente, dão vida à atividade de ‘prever para prover’”, disse o documento, lembrando os feitos do Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja. 

Cerimônia no GAP-LS

A cerimônia realizada pelo Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS) aconteceu no dia 21 de agosto. A OM também comemorou seu quarto aniversário. O evento, realizado no Cinema Santos-Dumont, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), foi presidido pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira e, contou com a presença dos comandantes das Unidades que fazem parte da Guarnição Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH), autoridades locais e de Oficiais Intendentes da ativa e da reserva

O chefe do GAP-LS, Tenente-Coronel Intendente Rodrigo Moro Loureiro, destacou a importância da data. “Celebramos o 4º aniversário do GAP-LS, os 75 anos da Intendência da Aeronáutica e a grande missão do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa em prol da centralização e otimização dos processos nas áreas administrativa, contábil e financeira visando melhores resultados na aplicação dos recursos para a Guarnição”, disse.

Na oportunidade, 15 militares foram agraciados com a Medalha Militar, sendo eles: Ouro - Suboficial Emerson Roberto Daher Magri; Prata - Tenente Alessandra Ouverney Ramos Pinheiro; Sargento Igor Martins Valadares; Sargento Robson Gildasio dos Santos; Sargento Wisney de Oliveira Aires Ribeiro; Sargento Fabrício Vieira Silva; Sargento Ramisés Rodrigo de Almeida Jorge; Cabo Túlio Marcos Vilaça Theodoro; Bronze - Tenente Intendente Décio Luiz Furigo Neto; Sargento Ana Paula Gomes Pereira dos Reis; Sargento Giselle de Melo Oliveira; Sargento Leandro Mescolin dos Santos; Sargento Thiago Bastos Suchorski; Sargento Leonardo Madrona Guedes da Silva; Cabo Felipe Augusto Mendes.

BASC celebra o Dia da Intendência da Aeronáutica

“Sou o hoje, o amanhã, a história, a virtude, o progresso, a essência, sou a paz, o ouro, a prata, vitória, somos um, sou você Intendência”. Com a execução desta canção, após o hasteamento do Pavilhão Nacional, teve início, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, as comemorações do Dia da Intendência da Aeronáutica. Na ocasião, a solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes.

O Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, Coronel Intendente André Gomes de Magalhães, disse que ser o primeiro Oficial Intendente a Comandar a BASC é um privilégio e definiu o que representa o dia 23 de agosto. “Nenhuma palavra traduz melhor o espírito dos integrantes da Intendência da Aeronáutica do que superação. Nossa missão, certamente, exige o esforço máximo de nosso efetivo, entretanto, é extremamente recompensador, pois sabemos que estamos apoiando o bem mais valioso de uma Força Aérea moderna: seus homens e mulheres”, disse o Coronel.

FAB divulga seleção para Mestrado em Desempenho Humano Operacional

As inscrições poderão ser realizadas no período de 14 a 27 de setembro

Agência Força Aérea | Publicada em 27/08/2020 07:12

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), oferece 18 vagas do Mestrado em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO), para o ano de 2021. As inscrições poderão ser realizadas no período de 14 a 27 de setembro de 2020.

O curso é direcionado para Oficiais das Forças Armadas e servidores civis em exercício de cargo de nível superior, vinculados funcionalmente ao Ministério da Defesa, Comando da Marinha, Comando do Exército e Comando da Aeronáutica, portadores de diploma de cursos de graduação das escolas de formação de oficiais das Forças Armadas, bem como portadores de diplomas de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação em áreas de conhecimento relacionadas às Linhas de Pesquisa e de Produção Técnica do PPGDHO.

O curso, modalidade profissional, têm os seguintes objetivos: capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas e de produções técnicas aplicadas à melhora do desempenho humano operacional no âmbito das Forças Armadas; diagnosticar, planejar e desenvolver, com base em premissas científicas, pesquisas, técnicas, processos, produtos, protocolos, entre outras produções técnicas, bem como avaliar seus efeitos na melhora do nível de desempenho humano operacional no âmbito das Forças Armadas, em consonância com as Linhas de Pesquisa e de Produção Técnica do Programa.

De acordo com o Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto as Forças Armadas precisam estar permanentemente preparadas para o emprego do poder militar quando da necessidade de ações em prol da defesa da pátria e da garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. "Neste sentido, capacitar nossos recursos humanos na dimensão biopsicossocial torna-se um dos focos de máxima atenção do nosso programa de mestrado”, explica.

As informações referentes ao Processo Seletivo do PPGDHO poderão ser obtidas por meio do acesso à página da UNIFA.

 

Mais de 500 integrantes do Comando Militar do Oeste seguem para Roraima no 9º Contingente de missão humanitária


Da Redação | Publicada em 27/08/2020 12:40

Na manhã de 25 de agosto, militares reuniram-se na Ala 5, para as despedidas antes do primeiro embarque para Roraima, onde o Comando Militar do Oeste (CMO), em conjunto com o Comando Militar do Planalto, vai formar o 9º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária, Operação Acolhida, para auxiliar na imigração de venezuelanos.

O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant'ana Soares e Silva, despediu-se dos militares, dizendo: “peço que foquem nessa importante missão. Todos são muito importantes, desde o Comandante da Operação até o militar mais moderno. Vão, façam um ótimo trabalho e voltem para seus lares e para suas famílias. Boa viagem a todos e feliz missão”.

O efetivo do 9º Contingente é de 656 militares, sendo 523 do Comando Militar do Oeste, entre eles a Tenente Vanessa Jorge, que será a responsável pela logística da Companhia de Assuntos Civis. “É uma satisfação muito grande poder participar do 9° Contingente da Operação Acolhida. O CMO é uma tropa muito coesa e imbuída da missão. Estamos com boas expectativas para contribuir profissionalmente e dar o nosso melhor como pessoas. Estamos de coração aberto para amenizar os dias dos nossos irmãos venezuelanos”, disse a oficial.

O Tenente Wanderlei da Silva Pureza, também do CMO, segue para a missão a fim de compor a célula responsável pela interiorização. “A minha expectativa é cumprir da melhor forma possível minha função e, assim, contribuir com todos neste momento tão difícil. Uma missão como essa nos torna mais humanos”, salientou.

A operação começou em março de 2018, com um rodízio de contingentes de militares entre os Comandos Militares do Exército para atuarem em Pacaraima (RR), Boa Vista (RR) e em Manaus (AM), recebendo os imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira norte, devido à crise humanitária vivida pelo país vizinho. Esta é a segunda vez que tropas do CMO participam da Operação Acolhida. A primeira ocorreu em janeiro de 2019, quando integraram o 4º contingente.