NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aeroclube será administrado pelo governo do AM pelos próximos 35 anos

Decisão foi do secretário Nacional de Aviação, Dário Rais Lopes.

Publicado em 27/08 - 20h54

A administração do Aeroclube do Amazonas será transferida da responsabilidade federal para o governo do estado, conforme decisão do secretário Nacional de Aviação, Dário Rais Lopes. O Estado deve administrar o local pelos próximos 35 anos.

Ainda de acordo com o convênio entre as instituições, não há repasse de recursos públicos federais.

O Governo do Estado considerou a necessidade de um planejamento para poder viabilizar a transferência do Aeródromo situado no bairro Flores, na Zona Centro-Sul da capital. Ou seja, devem analisar o local antes de qualquer ação.

Em nota, o Estado afirmou que decretou a instituição de uma comissão que vai definir, "de forma solidária", a gestão do Aérodromo. O convênio estabelece o Aeroclube como interveniente do processo, cabendo ao mesmo a continuidade normal das operações no aeródromo.

 

AGÊNCIA BRASIL


Governo prorroga permanência da Força Nacional no Rio de Janeiro

Decisão que foi publicada no Diário Oficial da União também autoriza o envio de homens da Força Nacional para Roraima

Publicado em 27/08 - 15h43

A atuação da Força Nacional de Segurança Pública foi prorrogada por mais 180 dias no Rio de Janeiro, que passa por intervenção federal na área de segurança pública desde fevereiro.

Também foi autorizado o emprego da Força Nacional por 180 dias em Boa Vista, capital de Roraima. O Estado vive clima de tensão entre brasileiros e imigrantes venezuelanos.

Ministro da Defesa quer intervenção no Rio até 31 de dezembro

As medidas estão em portarias do Ministério da Segurança Pública publicadas na edição desta segunda-feira (27) do Diário Oficial da União.

A portaria que trata do Rio de Janeiro detalha que os militares vão atuar no apoio aos órgãos de segurança pública locais, nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária, e perícia forense, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da proteção das pessoas e do patrimônio.

Força Nacional em Roraima

No caso de Boa Vista, a portaria informa que o emprego dos homens da Força Nacional foi solicitado pela governadora de Roraima, Suely Campos, para conter o aumento da criminalidade na capital.

Moradores de Pacaraima protestam contra alta da violência na cidade

No último dia 21, o governo federal havia informado que atendendo ao pedido do governo de Roraima seriam enviados mais 120 agentes da Força Nacional de Segurança Pública para reforçar o policiamento no estado que vive situação tensa entre brasileiros e imigrantes venezuelanos.

 

PORTAL METROPÓLES (DF)


Esquadrilha da Fumaça faz exibição em Brasília no domingo (2/9)

Apresentação faz parte da edição deste ano do Portões Abertos, evento realizado pela FAB no Aeroporto JK

Victor Fuzeira | Publicado em 27/08 - 16h44

ImagemJá no esquenta para o Sete de Setembro, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) fará uma exibição no próximo domingo (2/9). O público poderá assistir às manobras das sete aeronaves modelo A-29 Super-Tucano que rasgam o céu da capital por volta das 15h.

A exibição faz parte da edição deste ano do Portões Abertos, evento realizado pela FAB na Ala 1 da antiga Base Aérea de Brasília, localizada no Setor Militar do Aeroporto JK. Os visitantes podem ir ao local das 9h às 17h.

Quem for ao evento poderá ver, em primeira mão, uma réplica em tamanho real da mais nova aquisição da FAB: o Gripen NG, caça sueco comprado recentemente. Outros aviões também ficarão disponíveis para a visitação do público, incluindo o avião-radar E-99, usado na vigilância das fronteiras do Brasil.

São esperados 60 mil visitantes. Shows musicais, demonstrações aéreas de paraquedismo, de carros e equipamentos militares compõem a programação. Haverá uma praça de alimentação no local. Para maiores informações, basta acessar o site do evento. A entrada é gratuita.

Serviço:
Portões Abertos 2018
Local: Ala 1 – antiga Base Aérea de Brasília (Setor Militar do Aeroporto Internacional de Brasília)
Data: 2 de setembro (domingo)
Horário: das 9h às 17h
Entrada gratuita

 

JORNAL DO BRASIL


Interiorização levará venezuelanos a São Paulo, Paraíba e Amazonas


Publicado em 27/08 - 18h25

A sexta etapa do programa de interiorização dos imigrantes venezuelanos abrigados no estado de Roraima terá início nesta terça-feira (28). Dos 260 imigrantes que serão interiorizados esta semana, uma parte embarcará às 8h de amanhã com destino a João Pessoa (PB), Manaus (AM) e São Paulo.

Os outros venezuelanos que aceitaram a transferência sairão de Boa Vista na próxima quinta-feira (30) para abrigos do Riode Janeiro, Distrito Federal e Goioerê, interior do Paraná.

Na primeira quinzena de setembro, cerca de 600 pessoas serão levadas para o Rio Grande do Sul, onde serão acolhidas em cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Ontem (26), um grupo de 36 profissionais de saúde voluntários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) saiu de Brasília com destino a Roraima, onde durante seis dias vão atender os imigrantes nos abrigos de Boa Vista e Pacaraima, com foco na prevenção de doenças.

Na semana passada, a Casa Civil informou que nos meses de agosto e setembro mil venezuelanos que ingressaram em Roraima serão enviados para outros estados. Nos meses anteriores, 820 estrangeiros fizeram o processo de interiorização em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), e outros milhares, segundo o governo, migraram por conta própria.

A transferência dos venezuelanos para outros estados é uma das ações da Operação Acolhida, iniciada pelo governo federal, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), entidades da sociedade civil e prefeituras, para dar assistência aos imigrantes que chegaram ao Brasil nos últimos meses fugindo da crise político-econômica da Venezuela.

Em Boa Vista, ainda vivem nas ruas cerca de dois mil venezuelanos e outros seis mil estão abrigos no estado. A Polícia Federal estima que entraram no país quase 130 mil venezuelanos, desde 2017 até junho deste ano. Desses, cerca de 60% já deixaram o território brasileiro. Os dados atualizados de ingresso de venezuelanos no país devem sair nos próximos dias.

Segundo Viviane Esse, subchefe substituta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, das cerca de 600 venezuelanos que cruzam a fronteira todos os dias, aproximadamente 300 pessoas procuram as autoridades brasileiras para se regularizarem. No entanto, segundo ela, a maioria deixa Roraima por conta própria em direção a outros países ou estados brasileiros.

 

PORTAL BRASIL


Saiba como as mulheres podem ingressar nas Forças Armadas

Exército, Força Aérea e Marinha oferecem oportunidades em diferentes níveis de escolaridade

Publicado em 27/08 - 14h50

Embora o alistamento no Serviço Militar seja obrigatório apenas para os homens, as mulheres também podem ingressar em uma das Forças Armadas. O processo ocorre de forma voluntária e elas têm a opção de servir como militares de carreira ou temporárias. 

Para aquelas que desejam entrar de forma definitiva, é preciso prestar concurso público. No Exército, por exemplo, são oferecidas oportunidades na Escola Complementar do Exército (EsFCEx), na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Instituto Militar de Engenharia (IME) e na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog).

As escolas de formação também podem ser a porta de entrada para quem deseja atuar na Força Aérea e na Marinha. Elas realizam concursos públicos todos os anos para renovar o quadro efetivo e reservam vagas para homens e mulheres, com diferentes níveis de escolaridade. As interessadas devem acompanhar os editais nos sites oficias.

Outra alternativa é participar dos processos de seleção para trabalho temporário de oficiais e sargentos. Nesses casos, o contrato pode durar até oito anos.

Após ingressarem no serviço militar, as mulheres desempenham cargos nas mesmas condições dos militares do sexo masculino, recebem a mesma instrução básica e concorrem às promoções em condições de igualdade.
 

Números

De acordo com dados de 2017, divulgados pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas têm 28 mil mulheres. A Aeronáutica é a campeã de participação feminina, com 10,8 mil mulheres na corporação. Em seguida está o Exército, com 9,1 mil mulheres, e a Marinha, com 8,1 mil.
 

 

PORTAL DEFESANET


Homenagens marcam cerimônia do Dia do Soldado em Brasília


Júlia Campos | Publciado em 27/08 - 10h45

ImagemSoldados são considerados a base da Defesa nacional. Vão ao combate, lutam, defendem e protegem com propriedade o bem maior do País que é a nação brasileira. Ser soldado vai além da primeira formação na instituição militar. Todos aqueles que servem à Pátria são considerados eternos soldados. E, em mais um ano, esses militares receberam a devida homenagem.

Na manhã desta sexta-feira (24), em Brasília, foi celebrado, antecipadamente, pelo Exército Brasileiro, o Dia do Soldado, na Concha Acústica do Quartel-General do Exército. A data oficial é 25 de agosto, em reverência à comemoração do nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono da Força Terrestre.

Na ocasião, estiveram presentes o Presidente da República, Michel Temer; o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna; o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Chefe do Estado-Maior do Exército Português, general Frederico José Rovisco Duarte; comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho; secretário-geral do Ministério da Defesa, brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira.

Toque de Silêncio

Após a execução do Hino Nacional e apresentação da tropa, ocorreu uma homenagem aos militares mortos no Rio de Janeiro, cabo Fabiano de Oliveira Santos e os soldados Marcus Vinícius Viana Ribeiro e João Viktor da Silva. “Tombaram no fiel cumprimento do dever, defendendo a segurança do povo carioca, a paz e democracia durante a operação contra o crime organizado no contexto da intervenção federal. Nesse momento de luto, o Exército Brasileiro solidariza-se com familiares e amigos”, acentuou o texto. Em seguida, foi dado o toque de silêncio.

Palavras oficiais

Na ordem do dia, do general Villas Bôas, lida pelo adjunto de Comando do Exército, subtenente Crivelatti, foram citados os desafios que os militares das Forças Armadas têm superado nas missões em que têm atuado, como as de Garantia da lei e da ordem e de Ajuda Humanitária.

“Há soldados em Pacaraima, porta de entrada de Venezuela para o Brasil, tentando minimizar uma tragédia humanitária, que está sendo acompanhada com preocupação pela comunidade internacional “, exemplificou.

“Há soldados trabalhando na nossa infraestrutura, na distribuição de vacinas, e na garantia da votação e apuração. Soldados foram chamados para vistoriar presídios e superar a grave crise de abastecimento, só contornadas graças ao espírito conciliador que trazem dentro de si”, acrescentou.

O comandante do Exército também reverenciou os militares mortos esta semana, ao dizer que com eles, há soldados das três Forças Armadas que têm sacrificado suas vidas para que o futuro do Brasil seja diferente. “Nós, soldados da Pátria, não podemos temer. O Brasil e os brasileiros serão a nossa servidão”, finalizou.

Na mensagem presidencial, Michel Temer enalteceu o ofício dos militares na defesa do país. “O soldado brasileiro é sinônimo de disciplina, de abnegação, de patriotismo. Em todas as missões que lhe são confiadas, nosso Exército, como nossa Marinha e nossa Aeronáutica, dá exemplo de profissionalismo”, afirmou. De acordo com o presidente, eles levam a quem precisa saúde e educação e trazem de volta a confiança, o respeito e a esperança.

Condecorações

Na continuidade da cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha Exército Brasileiro, instituída pela Portaria nº 219, de 14 de março de 2016, alterada pelo Portaria nº 1.570, de 13 de novembro de 2017, que se destina a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ações destacadas ou serviço relevantes em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

E também da Medalha do Pacificador, mandada cunhar pela Portaria nº 345, de 25 de agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento. A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tivessem prestado assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e outras nações.

Foram mais de 350 condecorados, entre civis e militares. Com 29 anos de Exército, o coronel Marcelo Galdino da Silva, agraciado com a do Pacificador, disse que era uma grande honra poder recebê-la. “Os militares que a têm tiveram que ter trabalhos úteis, que despenderam tempo para auxiliar o Exército e trabalharam de forma honrosa. Poucos a recebem, então é um grande orgulho”, ressaltou.

Gabriella Nascimento Santos, chefe de gabinete da subchefia para assuntos jurídicos da Casa civil, recebeu a medalha do Exército Brasileiro devido ao trabalho que desempenhou. “Sempre atuamos junto ao Ministério da Defesa. É na colaboração e na tentativa de levar o Brasil para a frente que faz valer a pena a medalha. Fui gratamente honrada e espero que seja a primeira de muitas”, destacou.

A solenidade terminou com o desfile militar de tropas do Comando Militar do Planalto, da 11ª Região Militar e da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada: Comando de Operações Especiais, Batalhão da Guarda Presidencial, Batalhão de Polícia do Exército, 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, 36º Batalhão de Infantaria Motorizado, 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, 32º Grupo de Artilharia de Campanha, 16º Batalhão Logístico, 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e 23ª Companhia de Engenharia de Combate.