NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Cerimônia celebra chegada de aeronave da FAB no Galeão

Avião será utilizado em ações estratégicas de abastecimento, transporte e ajuda humanitária

Cidade Alerta Rj | Publicada em 27/07/2022 10:14

Uma cerminônia na Base Aérea do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, celebrou a chegada de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). O avião será utilizado em ações estratégicas de abastecimento, transporte e ajuda humanitária.

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Divulgadas mais 15 cidades pelo Brasil que verão a Esquadrilha da Fumaça


Murilo Basseto | Publicada em 27/07/2022 17:13

Se antes das restrições da pandemia o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), ou Esquadrilha da Fumaça, já levava multidões para cada lugar em que se apresentava, a suspensão dos últimos dois anos fez com que muito mais gente esteja presenciando cada oportunidade de ver as acrobacias dos Embraer A-29 Super Tucano.

Com isso, a Fumaça segue voando por todo o país para suas demonstrações, a nas próximas cinco semanas já há mais 15 cidades em 11 estados previstas para receber o Esquadrão.

Segundo a mais recente atualização da agenda, estas são as próximas localidades programadas (todas são previsões, sujeitas a alterações):

31 de julho: Ribeirão Preto-SP; 6 de agosto: São Carlos-SP; 7 de agosto: Limeira-SP; 13 de agosto: Sorocaba-SP;14 de agosto: Londrina-PR; 15 de agosto: Araguari-MG; 21 de agosto: Pirassununga-SP (Domingo Aérea na AFA); 25 de agosto: Salvador-BA; 26 de agosto: Teresina-PI;  27 de agosto: Fortaleza-CE; 28 de agosto: Natal-RN; 2 de setembro: Recife-PE; 3 de setembro: Palmas-TO; 7 de setembro: Brasília-DF;– 9 de setembro: Aparecida de Goiânia-GO

Bandeira pirata na frente do novo Airbus A330 da FAB chama a atenção; entenda o motivo


Juliano Gianotto | Publicada em 27/07/2022 18:54

Na terça-feira (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu sua mais nova aeronave, o KC-30 (Airbus A330-200). O maior jato já operado pela FAB pousou no final da manhã na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e foi apresentado oficialmente em uma cerimônia que contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e muitas outras autoridades.

Em determinado momento do evento, uma bandeira com o símbolo tipicamente associado aos piratas foi estendida em frente à aeronave e dos demais militares, que posavam para as fotos oficiais do dia. Como resultado, a estampa da bandeira chamou a atenção e despertou a curiosidade de quem viu.

No entanto, existe uma explicação para o uso do ícone, já que ele faz alusão ao 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), batizado de Esquadrão Corsário.

Um corsário era uma espécie de pirata regulamentado. Tratava-se de indivíduos contratados pelos governos para realizar atividades quase militares. Eles navegariam em navios armados, roubando navios mercantes e pilhando assentamentos pertencentes a um país rival. O mais famoso de todos os corsários é provavelmente o almirante inglês Francis Drake, que fez fortuna saqueando assentamentos espanhóis nas Américas depois de receber uma comissão de corsário por Elizabeth I em 1572.

O termo corsário está ligado ao Mar Mediterrâneo, onde, aproximadamente do final do século XIV ao início do século XIX o seu uso permitiu que os estados projetassem poder marítimo além das capacidades de suas marinhas regulares. Esse também seria o mote para dar o nome de batismo ao Esquadrão da Força Aérea.

A história do Esquadrão

O Esquadrão iniciou as operações em 1968 com uma frota de C-118, modelo Douglas DC-6B. Em 1975, essas aeronaves, já obsoletas, foram substituídos pelos C-91 Avro, mantidos na frota por três anos até dar lugar ao C-95 Bandeirante fabricado pela Embraer.

Em 1986, o Corsário recebeu o primeiro de quatro Boeing 707 ex-Varig, adaptado para reabastecimento em voo e transporte estratégico, denominado KC-137, aumentando significativamente as operações em todo o país. Em 2013, a FAB desativou o último KC-137, deixando o Grupo sem aeronaves por três anos.

Em 2016, a FAB recebeu o primeiro grande jato widebody, que foi incorporado ao Esquadrão através de um contrato de leasing. Tratava-se do C-767, modelo Boeing 767-300ER, de matrícula FAB-2900, que permaneceu em operação por três anos.

Após o vencimento do contrato e a devolução da aeronave, o Esquadrão ficou novamente sem um vetor de alta capacidade, deixando uma lacuna em aberto, que veio a ser parcialmente preenchida pelo Embraer KC-390, embora estivesse distante da real necessidade da FAB.

Esse espaço começou a ser preenchido no início deste ano, quando a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou o processo de licitação para aquisição de dois Airbus A330-200 e sua posterior conversão para a variante Multi-Role Transport Tanker (MRTT), no qual a Azul Linhas Aéreas foi a única participante e vencedora, tendo então que entregar duas aeeronaves do modelo para a FAB. O primeiro é esse recebido ontem e agora registrado sob a matrícula FAB-2901.

PORTAL AIRWAY


KC-30 é o maior avião da história da FAB; conheça outros gigantes brasileiros

Com peso máximo acima de 230.000 kg e 58,8 metros de comprimento, jato A330-200 é o maior avião na história da Força Aérea Brasileira

Thiago Vinholes | Publicada em 27/07/2022 14:19

Recém-chegado ao Brasil, o novo KC-30 já pode ser considerado uma aeronave icônica da Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo baseado no jato comercial Airbus A330-200, uma aeronave com 58 metros de comprimento e pesando mais de 230 toneladas, é o maior avião que algum dia carregou os emblemas da FAB.

O primeiro KC-30, com a matrícula FAB 2901, foi designado ao comando do Esquadrão Corsário, que opera na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). Uma segunda aeronave do tipo, o FAB2902, deve ser incorporada ao mesmo grupo da FAB até o fim deste ano. Os dois jatos foram adquiridos de segundo mão da companhia Azul Linhas Aéreas.

Apesar do indicativo KC, empregado por aeronaves de reabastecimento aéreo (REVO), os novos jatos da FAB ainda não contam com o pacote de sistemas e equipamentos de missão. Os dois A330 passarão futuramente pelo processo de conversão para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) da Airbus. Além da função REVO, os jatos também podem servir em operações de transporte de carga e pessoal ou evacuação aeromédica.

A conversão para o padrão MRTT deve ser contratada ainda em 2022, garantiu o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Baptista Junior nesta terça-feira, 26.

Airbus KC-30

Comprimento: 58,8 m; Envergadura: 60,3 m; Peso máximo: 233.000 kg; Carga útil: 50.000 kg

Uma aeronave com as configurações do A330 MRTT, capaz de voar por longas distâncias e reabastecer aeronaves em voo, é um sonho antigo da FAB, que não conta um vetor desse tipo e porte desde a retirada dos antigos Boeing KC-137 há quase uma década. Com grande capacidade de carga e longa autonomia, os KC-30 podem cumprir missões internacionais de forma mais ágil e eficiente, expandindo o raio de ação e apoio da força aérea. Com um novo jato widebody na frota, o ranking dos maiores aviões que já serviram com a Aeronáutica foi redefinido com a introdução do KC-30. Confira a seguir outros “gigantes” que já voaram ou ainda voam com a FAB.

Boeing C-767

Ex-Top 1 da lista de maiores aviões da FAB, um único exemplar do C-767 foi operado no Brasil por um curto período de tempo. A aeronave, alugada de uma empresa de leasing, era um Boeing 767-300ER com uma cabine que podia ser configurada para transporte de cargas ou pessoal. Em certa ocasião, serviu até como avião presidencial numa viagem do ex-presidente Michel Temer à Alemanha. O jato serviu no país entre 2016 e 2019.

Comprimento: 54,9 m; Envergadura: 47,5 m; Peso máximo: 186.900 kg; Carga útil: 43.800 kg

Boeing KC-137

Aeronave com um longo currículo de missões internacionais e humanitárias da FAB, o KC-137 é comumente lembrado pelo seu injusto apelido “Sucatão”. Baseados no clássico quadrimotor Boeing 707, os quatro modelos (todos provenientes da frota da Varig) que serviram no Brasil entre 1986 e 2013 eram multifunção: cumpriam operações de reabastecimento aéreo, voos de carga e pessoal e transporte presidencial.

Comprimento: 46,6 m; Envergadura: 44,4 m; Peso máximo: 151.300 kg; Carga útil: 40.000 kg

Embraer KC-390 Millennium

O C-130 Hercules não aparece mais entre os cinco maiores aviões da FAB porque ele foi ultrapassado pelo novo Embraer KC-390 Millennium, que o supera o modelo norte-americano em porte, capacidade de carga e desempenho. O novo cargueiro multimissão com motores a jato foi concebido justamente para ocupar a vaga dos antigos turboélices da Lockheed Martin na frota brasileira. Após revisões no contrato, a Aeronáutica reduziu o pedido original de 28 aeronaves para 22 unidades, das quais cinco foram entregues. O avião fabricado no Brasil também foi encomendado pelas forças aéreas de Portugal, Hungria e Holanda.

Comprimento: 35,2 m; Envergadura: 35 m; Peso máximo: 86.999 kg; Carga útil: 26.000 kg

Airbus VC-1A

Atual avião presidencial do Brasil, o VC-1A “Santos Dumont” é um Airbus A319CJ de primeira geração. A aeronave com cabine executiva para 55 ocupantes foi adquirida pelo governo brasileiro em 2005 para substituir os antigos KC-137 que cumpriam a função de transporte de autoridades. O jato preparado pela divisão Airbus Corporate Jets possui alguns recursos militares, como sistemas de comunicação avançado e contra-medidas contra mísseis.

Comprimento: 33,8 m; Envergadura: 34,1 m; Peso máximo: 75.000 kg; Carga útil: 233.150 kg

OUTRAS MÍDIAS


ACONTECE BOTUCATU (SP) - Equipe de transplante do HC de Botucatu realiza captação de coração em Goiânia


Redação | Publicada em 27/07/2022

A equipe de Transplantes Cardíacos do HCFMB realizou na noite desta terça-feira, dia 26, a captação de um coração. A ação ocorreu em Goiânia-GO.

A equipe contou com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira), que disponibilizou uma aeronave para o transporte do órgão.

O paciente que recebeu o coração está internado na autarquia em Botucatu. Segundo apurou o Acontece Botucatu, seu estado é grave, porém, respondendo bem ao transplante.  

Sobre a OPO e Transplantes Cardíacos do HCFMB

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) é responsável por 51 municípios da região, e também por organizar captações de órgãos e distribuições para transplantes no âmbito da sua área de abrangência, e algumas vezes, até de outros estados.