NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Instituto Tecnológico de Aeronáutica recebe medalha por serviços prestados ao Exército


Murilo Basseto | Publicada em 27/04/2022

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi agraciado, na última 4ª feira (19), data alusiva ao Dia do Exército Brasileiro, com a Medalha Exército Brasileiro, concedida “a cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro”.

A cerimônia foi realizada no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, onde o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, e o Pró-Reitor de Administração do Instituto, Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira, receberam a homenagem pelas mãos do Comandante do IME, General de Brigada Engenheiro Militar Juraci Ferreira Galdino.

O instrutor, 1º Tenente Engenheiro José Agnelo Bezerra Guilherme Silva, que foi o porta-estandarte do ITA, símbolo que representa a instituição, onde é justaposta a medalha, declarou ser “uma grande honra representar o ITA na ocasião desta importante homenagem, concedida pelo IME, no grande Dia do Exército Brasileiro. ITA e IME têm uma parceria histórica e são instituições precursoras do ensino de engenharia no Brasil. Acredito que a Medalha Exército Brasileiro fortalece ainda mais essa parceria, que certamente continuará gerando importantes contribuições para o nosso país.”

ITA e IME possuem uma relação antiga, cujas histórias se cruzam. Por exemplo, em 1939 o IME foi responsável pela criação do primeiro curso de Engenharia Aeronáutica do Brasil, no qual se formou Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA. Além disso, a primeira turma formada no ITA iniciou seus estudos na antiga Escola Técnica do Exército (EsTE), atual IME.

Durante a passagem pelo Rio de Janeiro, o Professor Anderson também visitou o tradicional Colégio Dom Pedro II, uma das escolas mais antigas do Brasil, que historicamente tem alunos aprovados no vestibular do ITA. O Reitor do Dom Pedro II, Professor Oscar Halac, presenteou o Instituto com uma medalha comemorativa dos 180 anos de fundação do Colégio, marca atingida no ano de 2017.

Para o Professor Anderson, “é uma grande satisfação interagir diretamente com escolas públicas que aprovam alunos no nosso vestibular. Nosso concurso é reconhecido como um dos mais difíceis na área de engenharia e entrar para o ITA, com certeza, é uma grande conquista individual, do candidato, e institucional, da escola que o preparou. O Colégio Pedro II está de parabéns pela qualidade de seu ensino”.

Informações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


KC-390 Millennium realiza primeiro lançamento de carga pesada por extração


Da Redação | Publicada em 27/04/2022

A aeronave multimissão KC-390 Millennium concluiu, na última quarta-feira (20/04), o primeiro lançamento de carga pesada por extração (“Heavy”). A tripulação foi composta por instrutores da Embraer, militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), “Esquadrão Zeus” e pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), “Esquadrão Gordo”.

Na ocasião, a aeronave FAB 2857 decolou da Base Aérea de Campo Grande (MS) e se deslocou para a Zona de Lançamento (ZL) Metelo, onde a carga que pesava aproximadamente 1,5 tonelada foi arremessada. O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde um único mestre de carga pode gerenciar todas as atividades, reduzindo assim o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.

Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, “Continuously Computed Drop Point”) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão, a 40 metros do alvo.

Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, major aviador Daniel Souza, descreveu a importância deste momento para a Força. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a ação de ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, concluiu.

REVISTA AERO MAGAZINE


KC-390 realiza primeiro lançamento por extração de carga pesada

Instrutores da Embraer e militares da FAB de esquadrões que operam o KC-390 participaram do lançamento

André Magalhães | Publicada em 27/04/2022 15:30

O cargueiro multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na última quarta-feira (20), o primeiro lançamento de cargas pesadas por extração.

A missão contou com instrutores da Embraer e militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus e do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte - Esquadrão Gordo – duas unidades da FAB operantes do KC-390.

O avião destinado ao teste foi o FAB 2857 que decolou da base aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e se deslocou até a zona escolhida para o lançamento de uma carga de 1,5 tonelada.

O método de extração consiste na abertura da porta traseira do avião (conhecida como rampa), após isso, um paraquedas é acionado e este puxa a carga para fora da aeronave. O segundo passo, já em queda livre, é o acionamento de um grande paraquedas de frenagem que conduz a carga até o solo.

No teste em questão foi empregado o sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente – basicamente ele calcula o ponto ideal para lançar a carga com maior precisão,no caso foi de 40 metros do alvo.É importante ressaltar que todo o manuseio e lançamento de carga em voo é totalmente automatizado no avião brasileiro.

"A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, concluiu Daniel Souza, chefe e major da sessão de operações do 1º GTT.

A FAB conta hoje com cinco unidades do KC-390, sendo três sediadas em Anápolis, Goiás (Esquadrão Zeus), e duas no Rio de Janeiro (Esquadrão Gordo). Ao todo, os militares terão à disposição 22 aeronaves.

JORNAL O TEMPO (MG)


Tenente é primeira mulher instrutora de helicóptero de combate da FAB

Além do H-50, ela foi homologada à instrutora de voo nas aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Nesse período, fez diversas missões operacionais e contribuiu para a elevação operacional de outros pilotos

Renato Alves | Publicada em 27/04/2022 13:45

A tenente-aviadora Maria Luisa Michelon Silveira é a primeira mulher a ser qualificada como instrutora de voo no H-50 Esquilo, um helicóptero de combate. 

A aeronave é usada para formar pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), ministrado no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação, o Esquadrão Gavião, sediado em Parnamirim (RN).

Nascida em Santa Maria (RS), Maria Luisa ingressou na FAB em janeiro de 2012. Ela fez quatro anos de curso na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. 

Em 2016, Maria Luisa concluiu o Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR) e foi classificada para o 5º Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, onde serviu de 2017 a 2021. 

Além da aeronave H-50, ela foi homologada à instrutora de voo nas aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Nesse período, fez diversas missões operacionais e contribuiu para a elevação operacional de outros pilotos.

“Sou muito grata de ter voltado para o Esquadrão Gavião e ter a oportunidade de contribuir com a formação da nova geração de pilotos de Asas Rotativas. Hoje tenho um pouco mais de experiência e posso retribuir à Força Aérea todo o esforço que, um dia, meus instrutores dedicaram à minha formação como piloto de H-50”, disse, em entrevista publicada no site da FAB.

A missão do instrutor de voo é considerada uma das atividades mais nobres da Força Aérea. Os conhecimentos adquiridos são aprimorados e retransmitidos por mais de oito décadas de história.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - Base Aérea de Santa Maria retoma atividades do PROFESP


Da Redação | Publicada em 27/04/2022 16:00

A Base Aérea de Santa Maria (BASM), retomou as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que é voltado para alunos da rede pública. Para marcar oficialmente o reinício das atividades, o Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, recebeu os alunos, representantes da Secretaria Municipal da Educação e Diretores das escolas participantes em um evento realizado no auditório da BASM.

Na ocasião, o Coronel Aviador Marchiorato citou que o programa nunca deixou de existir em razão da pandemia. “Mesmo durante o período de isolamento, mensalmente, foram entregues kits de alimentação às famílias e, agora, é chegada a hora de restabelecermos as atividades e o convívio social, seguindo todos os protocolos de segurança”, destacou.

No total, 200 alunos beneficiados pelo Programa retomaram as atividades que acontecem às segundas, terças, quartas e quintas-feiras e oferecem práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manterem uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral.

A Coordenadora do PROFESP na BASM, Tenente Pedagoga Tatiana Teixeira do Santos destacou a importância do retorno das atividades. “As atividades propostas com o retorno têm cunho educativo proporcionando à criança desenvolvimento da ética, do civismo, da preservação do meio ambiente, bem como refletir sobre respeito, cooperação, disciplina e responsabilidade”, ressaltou.

Kit Alimentação

Em virtude da suspensão temporária das aulas em 2020, adotada como medida preventiva contra a COVID-19, os alunos do programa ficaram sem acesso às refeições oferecidas pela BASM nos períodos das atividades. Em função disso, a BASM realizou, periodicamente, a distribuição de kits de alimentos para as famílias das crianças atendidas pelo programa. No total foram entregues mais de 1.000 kits de alimentação ao longo de mais de dois anos de pandemia.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte é uma vertente do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com diversos Ministérios. É destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.