NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Esquadrilha da Fumaça faz apresentações em Florianópolis e Tubarão

Demonstrações ocorrem neste domingo e na segunda-feira. Joinville também recebeu o evento.

Clarissa Batistela | Publicada em 27/03/2022 08:00

O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecida como Esquadrilha da Fumaça, está em Santa Catarina para três apresentações aéreas. Os voos integram as comemorações dos aniversários das cidades Florianópolis, Joinville e Tubarão. A primeira demonstração ocorreu no sábado (26), no Norte catarinense. As outras duas acontecem neste domingo (27) na Capital, e na segunda-feira (28), no Sul. As apresentações contam com sete aeronaves.

O município de Tubarão já receberia o evento em maio de 2021, para a celebração de 150 anos de fundação, mas devido à pandemia da Covid-19, as atividades foram interrompidas.

"Retornar às atividades é imprescindível para um esquadrão de demonstração aérea. Desde o fim de janeiro a equipe tem trabalhado com empenho para estar pronta para esse momento", disse o comandante do Esquadrão, tenente-coronel Daniel Garcia Pereira.

Apresentações

  • Florianópolis, 27 de março, às 16h, na Beira-Mar Continental;
  • Tubarão, 28 de março, às 15h, à Rua Afonso Pena.
OUTRAS MÍDIAS


FOLHA REGIONAL - Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Tubarão nesta segunda-feira

O público vai poder assistir a apresentação ao lado direito da Arena Multiuso, onde as vias serão fechadas para o trânsito, permitindo o acesso das pessoas. O evento inicia às 15h

Da Redação | Publicada em 27/03/2022 12:20

O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecida como Esquadrilha da Fumaça, está em Santa Catarina para três apresentações aéreas. Os voos integram as comemorações dos aniversários das cidades Florianópolis, Joinville e Tubarão.

A primeira demonstração ocorreu no sábado, dia 26, em Joinville. Neste domingo, dia 27, o esquadrão estará na Capital e nesta segunda-feira, dia 28, em Tubarão. O público vai poder assistir a apresentação ao lado direito da Arena Multiuso, onde as vias serão fechadas para o trânsito, permitindo o acesso das pessoas. O evento inicia às 15h. A apresentação em Tubarão contará com manobras e acrobacias de 7 aviões A-29 (Super Tucano) e durará em torno de 30 minutos. O grupo de aviões partirá da base aérea de Florianópolis e a apresentação será narrada e coordenada pelo pessoal da FAB em terra. O evento faz parte da programação do Festival de Outono, que iniciou neste fim de semana com ampla programação.

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro. Completando 70 anos de existência em 2022, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.

Aeronaves utilizadas

A equipe iniciou suas atividades com o avião North American T-6 Texan, e o utilizou até a desativação do Esquadrão em 1977. No final dos anos 1960, por um breve período, operou os jatos de fabricação francesa T-24 Super Fouga Magister. Reativada em 1982, a Esquadrilha da Fumaça voou o T-25 Universal e, rapidamente, em 7 1983, passou a voar os turboélices de treinamento T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela Embraer. Em 31 de março de 2013, aconteceu a última demonstração com essa aeronave que, em seguida, foi desativada, dando lugar ao seu substituto: o Embraer A29 Super Tucano. Assim como o T27, o A-29 também recebeu a pintura nas cores da Bandeira Nacional.

Recorde mundial

A Esquadrilha da Fumaça já atingiu três recordes mundiais - "Guinness World Records". O último recorde alcançado aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça pra baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. O momento ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. Anteriormente no ano de 1996, a Esquadrilha bateu seu primeiro recorde, quando dez aeronaves fizeram o voo invertido por 30 segundos, uma marca então inédita. No ano de seu cinquentenário, 2002, a Fumaça atingiu mais um recorde com o voo invertido de onze aviões.

AVIAÇÃO EM FLORIPA - Fumaça...Já A magia está no ar novamente


Da Redação | Publicada em 27/03/2022 12:30

No início deste mês de março, os fãs de aviação receberam com entusiasmo a notícia do retorno da agenda de exibições do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Sem se apresentar da forma tradicional, ou seja, com a presença de público, desde o início da pandemia, eis que a partir de agora o calendário está sendo retomado de forma gradual e definitiva. Cabe ressaltar que durante todo o período em que permaneceu longe de sua atividade-fim, o grupo seguiu rigorosamente sua rotina de treinamentos, mantendo também a prática de reciclagem anual de parte dos integrantes da equipe, o que permitiu que este retorno acontecesse naturalmente e da forma mais breve possível. O blog Aviação em Floripa acompanhou a passagem da Esquadrilha da Fumaça pela capital catarinense neste domingo. Além da demonstração na Beira-Mar Continental, estivemos presentes também no pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), durante o período da manhã, registrando a chegada dos aviões. São estas informações e imagens que passamos a compartilhar com nossos leitores a partir de agora.

Os primeiros locais visitados neste recomeço das atividades foram as cidades de Cabreúva (07/03), Tietê (08/03) e Capela do Alto (09/03), todas no interior paulista. A partir deste final de semana, a equipe iniciou o Circuito Sul, uma série de demonstrações envolvendo cinco cidades no sul do país. Além disso, estão programadas exibições em Santiago, no Chile, por ocasião do tradicional evento aeronáutico FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio; acompanhe as datas e os locais na imagem mais abaixo). O retorno das apresentações também deu a largada para as comemorações de 70 anos da Esquadrilha da Fumaça, marca a ser alcançada em maio deste ano, sendo a segunda equipe de demonstração mais antiga em atividade (ficando atrás apenas dos Blue Angels da Marinha dos Estados Unidos) e uma das mais respeitadas no mundo. Conhecidos como os "Embaixadores dos Céus", o grupo é um dos principais meios de comunicação e divulgação da Força Aérea Brasileira dentro e fora do Brasil. Entre seus objetivos estão a difusão do sentimento de patriotismo, despertar nos mais jovens a vocação aeronáutica, demonstrar o alto grau de treinamento e as habilidades do piloto militar brasileiro, comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica nacional e marcar a presença da FAB em eventos por todo o país. A equipe é formada por 14 pilotos militares que voam a aeronave Embraer A-29 Super Tucano. O time conta ainda com uma equipe de técnicos e mecânicos, carinhosamente chamados de "Anjos da Guarda", além de outros militares em funções administrativas e de apoio. A Esquadrilha da Fumaça já realizou mais de 3.900 demonstrações no Brasil e em outros 21 países. Seu atual Comandante é o Tentente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira.

A Esquadrilha da Fumaça chegou à capital catarinense por volta das 11 horas da manhã de domingo, procedente de Joinville, no Norte do Estado, onde havia se apresentado no dia anterior. Antes de pousar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a equipe fez um sobrevoo pela região para anunciar sua presença. Após o pouso, o grupo se dirigiu ao pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) para um rápido descanso, reabastecimento das aeronaves e realizar os últimos preparativos e acertos para a demonstração no período da tarde. No momento da chegada ao pátio, numa iniciativa inédita e cordial, o Comando da Base permitiu o acesso do público às suas dependências, proporcionando dessa forma o registro desse momento especial e um contato mais próximo com os aviões e os integrantes da Esquadrilha. Além dos sete A-29 Super Tucano pintados com as cores nacionais, uma outra aeronave chamou também a atenção dos presentes. Dando suporte ao deslocamento pelo Sul do país, um transporte CASA C-105A Amazonas do Esquadrão Onça com sede na Ala 5 em Campo Grande/MS, trazendo peças sobressalentes e pessoal técnico a bordo.

Apoiando o deslocamento da Esquadrilha da Fumaça pelo Sul do país, o CASA C-105A Amazonas, FAB 2806 (c/n S-039), pertencente ao 1º/15º GAv, Esquadrão Onça, com sede na Ala 5 em Campo Grande/MS.

Ausente de Florianópolis desde 2018, a apresentação de número 3.931 da Esquadrilha da Fumaça foi agendada para a Beira-Mar Continental, às 16 horas e encerrou o calendário de eventos pelo aniversário de 349 anos da cidade, comemorado oficialmente na quarta-feira passada, 23 de março. Após vários dias com céu nublado e chuva, o final de semana na capital catarinense foi marcado por tempo bom e a bela tarde de Sol, além de contribuir com o espetáculo, atraiu muitas famílias ao local para um programa de domingo diferente. Segundo estimativas da Prefeitura e dos órgãos de segurança, cerca de trinta mil pessoas prestigiaram a demonstração aérea que durou cerca de 35 minutos e apresentou um conjunto diversificado de acrobacias de alta performance, encantando crianças e adultos com a beleza e a precisão das manobras. 

O blog Aviação em Floripa agradece ao Esquadrão de Demonstração Aérea, ao Comando da Base Aérea de Florianópolis e a sua Seção de Comunicação Social, pelo apoio prestado para a realização desta matéria.

PORTAL FGV - Exposição Caça Gripen


Da Redação | Publicada em 28/03/2022 05:08

A réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará aberta à visitação na esplanada da Fundação Getulio Vargas, no Rio, de 16 de março a 6 de abril.
 
A aeronave é um caça de última geração e, de acordo com a FAB, incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando-a às mais modernas Forças Aéreas do mundo. O F-39 Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. Foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, sendo considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

 
A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia. Desde a assinatura do contrato de aquisição de 36 caças, em outubro de 2014 vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país. Entre as áreas contempladas, estão o treinamento teórico, programas de pesquisa e tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.
 
O caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil no início de março de 2021, ano em que a FAB comemorou 80 anos de criação. Totens com a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira também estarão em exposição na esplanada da FGV. O visitante poderá entrar na cabine, tirar fotos, conversar com os militares da FAB para conhecer os detalhes dessa aeronave com tecnologia revolucionária e cheia de funcionalidades estratégicas. O acesso à exposição é permitido para visitantes a partir de 5 anos e gratuito, mediante agendamento prévio.

Agora Laguna - Dez anos depois, Esquadrilha da Fumaça voltará a se apresentar em Laguna

Ideia é que os aviões façam uma passagem, com roteiro iniciando pela praia do Mar Grosso e molhes, depois pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos, nas proximidades do Mercado Público, e finalizando entre as pontes Anita Garibaldi e Henrique Lage, em Cabeçuda.

Da Redação | Publicada em 27/03/2022 12:00

A Esquadrilha da Fumaça fará uma rápida exibição aérea em Laguna, na tarde de segunda-feira, 28. A informação foi confirmada ao Portal pelo deputado federal Luiz Armando dos Reis, o Coronel Armando (PL), que conseguiu incluir o município no roteiro de apresentações do esquadrão de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB). Amanhã, o grupamento se exibirá em Tubarão, o que possibilitou a ‘parada’ na cidade juliana.

Mesmo que seja uma rápida apresentação, a vinda da Esquadrilha marca a volta do esquadrão à cidade, que recebeu uma exibição do grupamento em março de 2011. A demonstração deve durar poucos minutos e ainda não estão confirmados todos os seus detalhes. Já se sabe que a ideia é que os aviões façam uma passagem, com roteiro iniciando pela praia do Mar Grosso e molhes, depois pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos, nas proximidades do Mercado Público, e finalizando entre as pontes Anita Garibaldi e Henrique Lage, em Cabeçuda.

Eles partirão de Florianópolis, às 14h, e passarão em Laguna à caminho de Tubarão. “A Esquadrilha fará uma homenagem à Anita Garibaldi em seu bicentenário. Nesses locais será possível apreciá-los. Será uma apresentação breve”, disse Armando.

Esquadrilha passa fim de semana em SC

A Esquadrilha está desde sábado, 26, em Santa Catarina. A primeira apresentação do grupo foi em Joinville, a maior cidade do estado, ocorrida na região aérea do Centro de Convenções e Exposições Expoville, durante a tarde. Já neste domingo, 27, a exibição será na capital Florianópolis, na região vertical do Parque Beira-Mar Continental, às 16h.

E na segunda-feira, depois de passarem por Laguna rapidamente, o esquadrão vai se apresentar em Tubarão, nos céus da Vila Moema, sendo ponto de referência a Arena Multiuso. O show aéreo marcado para 15h, faz parte da programação do Festival de Outono, organizado pela prefeitura, e motivou alterações no trânsito nas proximidades do local.

De Santa Catarina, o esquadrão vai para o vizinho estado do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, eles farão performances a partir das 16h30, na terça-feira, 29, e em Charqueadas, às 16h, de quarta-feira, 30. Depois, vão se preparar para participar de uma feira internacional no Chile.

Apresentação de 2011 movimentou Centro Histórico

Era uma tarde de sexta-feira, quando uma multidão se concentrou no entorno da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, no Centro Histórico. Aquela apresentação de 11 de março, foi a primeira realizada em 2011 no Brasil pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como oficialmente a esquadrilha é chamada.

A exibição aérea durou cerca de 40 minutos e atraiu cerca de duas mil pessoas para as docas. Houve um misto de gritos e aplausos durante as acrobacias, que impressionavam o público.

A exibição se encerrou com um rasante das sete aeronaves próximo da lagoa, momento que se permitiu ouvir o ronco mais potente dos motores dos aviões usados pelo EDA.

Sobre a Esquadrilha

O EDA surgiu a partir de jovens instrutores do voo da antiga Escola de Aeronáutica, que treinavam acrobacias em grupo, durante suas folgas, com a ideia de incentivar cadetes a confiarem em suas aptidões e segurança das aeronaves. Em maio de 1952, foi feita a primeira demonstração oficial da Esquadrilha e em 1953, foi acrescentado o tanque de óleo usado para a produção da fumaça. A primeira exibição com escrita no céu foi a sigla da Força Aérea.

Laguna, de certa forma, também está inclusa na história do esquadrão. O tenente-coronel-aviador Vânio Crispim, lagunense, foi líder do grupo de 1993 a 1994,  sendo responsável por comandar o EDA por 254 demonstrações. Na história, já ocorreram 3.930 demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

SCC10 - As melhores imagens da apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Florianópolis; veja

A estimativa oficial de público que acompanhou o evento ainda não foi divulgada, mas a organização estima em 15 mil pessoas.

Da Redação | Publicada em 27/03/2022 21:40

O céu da Capital ficou marcado pelo rastro de fumaça dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, que se apresentou neste domingo (27), na Beira-mar Continental.O número oficial de público que acompanhou o evento ainda não foi divulgado, mas a organização estima que cerca de 15 mil pessoas acompanharam o espetáculo.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o esquadrão retoma a agenda de apresentações no ano que completa 70 anos, após ficar meses sem se apresentar, por conta da pandemia.

As apresentações aconteceram no sábado (26) em Joinville e neste domingo (27) em Florianópolis.

Nesta segunda-feira (28), a Esquadrilha se apresenta em Tubarão, no Sul do Estado.

O cinegrafista do SCC SBT Fernando Oliveira acompanhou o evento e reuniu em um vídeo das melhores imagens da apresentação. Veja abaixo.