NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Covid-19: Rio Grande do Norte recebe 160 de cilindros de oxigênio

Secretaria de Estado da Saúde Pública diz que cilindros enviados pelo Ministério da Saúde vai atender inicialmente 49 municípios.

Por G1 Rn | Publicada em 27/03/2021 13:33

O Rio Grande do Norte recebeu neste sábado (27) 160 cilindros de oxigênio encaminhados pelo Ministério da Saúde para auxiliar o abastecimento em unidades hospitalares que atuam no combate à Covid-19 por todo o estado. O avião Hércules, da Força Aérea Brasileira, responsável pela condução da carga, desembarcou no Aeroporto Augusto Severo por volta das 12h40.

Os cilindros serão distribuídos para 49 municípios, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). No total, o governo do estado solicitou 450 unidades ao Ministério da Saúde, que já sinalizou o envio das outras 290 nas próximas semanas.

Rio Grande do Norte recebe 160 de cilindros de oxigênio — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

O reabastecimento desses cilindros ficará a cargo do estado e será realizado por meio do aditivo contratual que foi feito com a White Martins.

Os 160 de cilindros de oxigênio chegaram no avião Hércules, da FAB — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

A governadora Fátima Bezerra participou na sexta-feira (26) de reunião com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e reforçou o pedido de prioridade à questão do abastecimento de oxigênio nos municípios potiguares. "Fizemos um bom investimento em nossa rede de hospitais no ano passado e ela está com o abastecimento normal, mas o problema são os municípios, que precisam de cilindros para que suas unidades de saúde possam funcionar", falou.

Avião Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), traz 160 cilindros de oxigênio ao Rio Grande do Norte — Foto: Pedro Vitorino

AGÊNCIA BRASIL


Ministério da Saúde entrega oxigênio para Rio Grande do Norte

Foram 160 cilindros do programa Oxigênio Brasil

Vítor Abdala | Publicada em 27/03/2021 17:40

O Ministério da Saúde entregou hoje (27) 160 cilindros de oxigênio para o Rio Grande do Norte, como parte do Plano Oxigênio Brasil. O insumo usado no atendimento a pacientes com casos graves de covid-19 chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informação do presidente da República, Jair Bolsonaro, publicada em seu perfil no Twitter.

O Plano Oxigênio Brasil também inclui, inicialmente, a entrega de cilindros para Rondônia (400), Acre (240), Ceará (100), Paraná (200) e região Sul como um todo (100). Grande parte desses cilindros foram comprados direto de produtores, em São Paulo. Outros estão sendo deslocados de Manaus.

Outras ações do plano são a instalação de duas usinas de oxigênio em Santa Catarina, uma no Acre e outra em Rondônia.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Hospital das Forças Armadas completa 49 anos

Brasília (DF), 27/04/2021 - Neste sábado (27), o Hospital das Forças Armadas (HFA) completa 49 anos de existência. Localizado na capital federal, presta assistência médico-hospitalar, coopera com autoridades na área de saúde pública e executa atividades de ensino e pesquisa. O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, parabenizou a instituição. “Desde o começo da pandemia, o HFA está na linha de frente de combate à covid-19, preservando e salvando vidas. Um trabalho incansável de servidores civis e militares, que muito nos orgulha”.

Ccomsod | Publicada em 27/03/2021 17:22

Neste sábado (27), o Hospital das Forças Armadas (HFA) completa 49 anos de existência. Localizado na capital federal, presta assistência médico-hospitalar, coopera com autoridades na área de saúde pública e executa atividades de ensino e pesquisa.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, parabenizou a instituição. “Desde o começo da pandemia, o HFA está na linha de frente de combate à covid-19, preservando e salvando vidas. Um trabalho incansável de servidores civis e militares, que muito nos orgulha”.

Desde março de 2020, o HFA concentra esforços no combate à Covid-19, atendendo militares da ativa, da reserva remunerada, dependentes e pensionistas que moram na guarnição de Brasília e entorno. Além de servidores civis da ativa, aposentados, dependentes e pensionistas vinculados ao Ministério da Defesa.

OUTRAS MÍDIAS


Agua Boa News - FAB atinge 5000 horas de voo em um ano de missões de combate ao novo Coronavírus

Missões envolvem busca de brasileiros em outros Países, Transporte Aéreo Logístico com distribuição de insumos, medicamentos e equipamentos, além de ações sociais

Ten Letícia - Agência Força Aérea | Publicada em 27/03/2021 12:21

A Força Aérea Brasileira completou, nesta quarta-feira (24), 5.000 horas de voo realizadas no envolvimento das ações de combate ao novo Coronavírus. A FAB iniciou as missões em março de 2020. A primeira foi o acionamento de duas aeronaves VC-2 para o resgate de 34 brasileiros, na China, em apoio à Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Em seguida, duas aeronaves C-130 Hércules resgataram 100 pessoas no Peru, impedidos de regressarem ao Brasil em razão do fechamento das fronteiras, já em apoio à Operação COVID-19.

Com o envolvimento das aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, VC-2, C-99, VC-99, C-97 Brasilia, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, H-60L Black Hawk, dentre outros aviões, a FAB atingiu, em aproximadamente 12 meses, um total de 5.000 horas de voo em  cumprimento de diversas missões, que correspondem a cerca de sete meses ou 210 dias de voo ininterruptos.

Para atender as demandas que se tornaram crescentes, as Forças Armadas iniciaram ações de apoio aos órgãos públicos e à sociedade com foco no enfrentamento ao novo Coronavírus. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea começaram a atuar coordenados em função do Centro de Operações Conjuntas (COC), acionados pelo Ministério da Defesa (MD) localizado em Brasília (DF). Foram ativados, também, dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente.

Nas missões de Transporte Aéreo Logístico a FAB contabiliza um total de quatro mil toneladas de cargas já transportadas. Entre as missões, foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, respiradores hospitalares, vacinas, além de profissionais de saúde.

Com o agravamento do sistema de saúde na região Norte, em janeiro de 2021, passaram a ser transportados cilindros de oxigênio, usinas e tanques de oxigênio líquido. Pessoas internadas em hospitais do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR) foram transferidas, por meio dos aviões da FAB, a outras regiões do Brasil, com o objetivo de disponibilizar leitos para pacientes com COVID-19. Outros internados também foram transportados para demais hospitais da região Norte. Com isso, já foram removidos 766 pacientes.

Além das missões operacionais, a Força Aérea esteve presente nas ações sociais, como o envolvimento do efetivo na Campanha de Doação de Sangue “Você era a gota que faltava. Doe sangue. Doe Vida!”, contribuindo para o abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil; na montagem de Hospitais de Campanha (HCAMP); na entrega de refeições aos caminhoneiros; na distribuição de kits de alimentação para famílias de crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (PROFESP); na descontaminação de espaços públicos; e, também, na confecção de máscaras.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a Força Aérea Brasileira não mede esforços para atender todas as demandas e necessidades da população brasileira. "A integração com a sociedade foi, é e sempre será um papel importante das Forças Armadas Brasileiras. Além de ser uma vocação, esta característica consta no arcabouço constitucional que estabelece suas atribuições. O ano de 2020 mais que representou o que a Força Aérea pode fazer pela sociedade nas asas de suas aeronaves e neste ano de 2021 não será diferente. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana para levar apoio e ajuda aos que mais necessitavam e ainda necessitam de nossas asas que protegem o país", destacou o Oficial-General.

Operação COVID-19
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.