NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


KC-X3: FAB abre licitação para compra de dois A330-200 para converter em MRTT


Guilherme Wiltgen | Publicada em 28/01/2022 19:54

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu hoje um importante passo em direção a conquista da sua Aviação de Transporte Estratégico e Reabastecimento em Voo de longo alcance, ao anunciar abertura do processo de licitação para aquisição de duas aeronaves Airbus A-330-200, publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.

Esse foi o primeiro passo para alcançar o objetivo da FAB em possuir um MRTT (Multi-Role Tanker Transport), que se dará por meio da conversão dos dois A-330.

A conversão das duas aeronaves que a FAB vai adquirir, deve fazer o mesmo caminho dos três A-330 espanhóis, adquiridos no final do ano passado, que serão convertidos na planta da Airbus em Getafe.

O MRTT para o Brasil

O MRTT foi falado pela primeira vez durante uma live do Presidente Jair Bolsonaro em 28/01/21, quando o mesmo anunciou a possibilidade da aquisição de duas aeronaves Airbus A330 para Força Aérea Brasileira (FAB).

Sem dar muitos detalhes, tanto do modelo correto da aeronave quanto a sua origem, o Presidente disse que as mesmas poderão ser adquiridas com valores obtidos pelos acordos de leniência da Operação Lava Jato, que giram em torno de R$ 500 milhões.

Em 28/06/21, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e o Embaixador do Reino Unido, Peter Wilson, se reuniram em Brasília (DF), para tratar de assuntos relevantes para a Força Aérea Brasileira (FAB). A visita também contou com a presença do Adido de Defesa do Reino Unido, Capitão de mar e Guerra da Real Marinha Britânica Mark Albon.

As autoridades trataram sobre a intenção da Força Aérea Brasileira (FAB) em adquirir aeronaves de reabastecimento em voo no sentido de se avaliar oportunidades de possíveis equipamentos que possam ser oferecidos pelas Forças Armadas do Reino Unido e que já contam com alto grau de compatibilidade com as capacidades operacionais já implantadas na FAB.

No dia 30/06/21, o Adido de Defesa do Reino Unido no Brasil, Capitão de Mar-e-Guerra Mark Albon, participou de um seminário online, intitulado “Revisão Integrada de Defesa e Segurança: O que isso significa para a Defesa do Reino Unido?”. Nessa ocasião, o Defesa Aérea & Naval participou como convidado da Embaixada do Reino Unido no Brasil, e questionou o Adido de Defesa quanto a visita que fez com o Embaixador do Reino Unido, no dia 28/06, ao Comandante da Aeronáutica onde um dos assuntos tratados foi a intenção por parte da FAB em adquirir aviões MRTT (Multi Role Tanker Transport). O Oficial da RN, de forma muito descontraída iniciou sua resposta com uma pergunta: “Vocês tem espiões por toda parte?” e prosseguiu dizendo que sim, que espera que sim, que a FAB tem a intenção de adquirir duas aeronaves e que estão em tratativas, porém não há nada certo. “As partes estão em contato e esperamos que as aeronaves sejam vendidas ao Brasil”.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Concursos públicos oferecem mais de 4 mil vagas para carreira militar


Viviane Oliveira | Publicada em 27/01/2022 14:57

Brasília (DF), 27/01/2022 - Jovens brasileiros que sonham em seguir a carreira militar terão a oportunidade de concorrer a uma das 4.649 vagas autorizadas pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. O texto, publicado no Diário Oficial, prevê investimentos em concursos para o quadro de militares efetivos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

No momento, cinco editais com 2.294 oportunidades já estão publicados. Dentre os certames com inscrições abertas estão os concursos de Fuzileiros Navais, de Sargentos Temporários da Aeronáutica, de admissão à Escola Naval e à Escola de Especialistas de Aeronáutica. As oportunidades são para homens e mulheres e contemplam cargos de nível médio e técnico. Confira abaixo os certames com editais publicados.

Escola Naval
A Marinha oferece 20 vagas para ingresso na Escola Naval. Podem concorrer homens e mulheres, entre 18 e 22 anos, que tenham concluído o ensino médio. As provas serão aplicadas em maio, e os interessados devem se inscrever até 13 de fevereiro pelo site da Marinha. O ciclo escolar dos aprovados é de quatro anos como Aspirantes de Oficiais do Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais ou de Intendentes de Marinha.

Soldado Fuzileiro Naval
O edital do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais prevê 960 vagas para brasileiros do sexo masculino, com idade entre 18 e 21 anos e ensino médio completo. As inscrições on-line seguem abertas até 24 de março, com taxa no valor de R$40,00. Os candidatos aprovados integrarão as turmas I e II de 2023 do curso de formação, a ser realizado no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, durante cerca de quatro meses.

Sargentos da Aeronáutica
A Força Aérea Brasileira também lançou edital para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. São 243 vagas de nível técnico nas áreas de controle de tráfego aéreo, guarda e segurança, mecânico de aeronaves, material bélico e equipamento de voo. As inscrições iniciam no dia 14 de fevereiro e terminam em 14 de março pelo site http://ingresso.eear.aer.mil.br. A prova está agendada para 05 de junho.

Sargentos Temporários da Aeronáutica
Profissionais de nível técnico podem concorrer às 834 vagas do processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário da Aeronáutica. Os voluntários integrarão o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon-1/2022) e prestarão serviço em caráter temporário nas áreas de administração, contabilidade, informática, enfermagem, produção de áudio e vídeo, entre outras. As inscrições encerram no dia 04 de fevereiro e podem ser feitas pelo site https://convocacaotemporarios.fab.mil.br/.

Escola de Especialistas de Aeronáutica
No dia 03 de fevereiro encerra o prazo para a inscrição no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). São 237 vagas em especialidades como eletrônica, administração, informática, música e radiologia. Podem se candidatar homens e mulheres entre 18 e 24 anos com ensino médio completo. As provas escritas ocorrerão no dia 24 de abril e os aprovados iniciarão o curso em janeiro de 2023, em Guaratinguetá (SP). Acesse o edital.

REVISTA AERO MAGAZINE


Documentário mostra a rotina na formação de pilotos de caça na FAB

O 2º/5º GAV Esquadrão Joker, em Natal, é o palco onde aspirantes passam por intenso treinamento

Marcel Cardoso | Publicada em 27/01/2022 18:20

Estreia no próximo sábado (29), o documentário ‘Joker - Escola de Pilotos de Caça’, documentário que aborda a formação dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), uma atividade que utiliza como meio de formação um avião que é uma evolução do T-27 Tucano, o Embraer EMB-314 Super Tucano, além de contar a história das tradições da aviação de caça.

O filme de 60 minutos é baseado em Natal, onde está baseado o 2º/5º GAV "Esquadrão Joker'', onde todos os anos, um seleto grupo de Aspirantes recém-formados pela Academia da Força Aérea (AFA) passa por um treinamento complexo que os preparam para guarnecer os esquadrões de caça situados em vários pontos do território brasileiro.

O projeto é assinado pelo jornalista João Paulo Zeitoun, juntamente com o produtor audiovisual Victor Bilbao. “Tendo sido um sucesso o documentário Tucano 35, buscamos dar uma continuidade nesse tipo de projeto e a escolha natural foi explorar a formação dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira, pois se trata de uma atividade complexa que utiliza como meio de formação o Embraer EMB-314 Super Tucano”, segundo Zeitoun.

Dentre os patrocinadores, estão a Embraer, a Saab do Brasil, a Collins Aerospace e a própria FAB. O lançamento será no canal da Hunter Press, no Youtube.

 

 

 

 

PORTAL AEROFLAP


FAB abre licitação para a compra de dois novos Airbus A330


Da Redação | Publicada em 27/01/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB), abriu nesta quinta-feira (27) uma licitação para a aquisição de dois Airbus A330-200. O documento foi publicado no Diário Oficial da União, oficializando o processo de compra das aeronaves no âmbito do Projeto KC-X3.

De acordo com a matéria da Revista Força Aérea, a licitação internacional visa a aquisição de duas aeronaves de passageiros A330. Mais tarde, os jatos serão convertidos em aviões tanque multimissão no padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha. Os novos A330 da FAB terão como sede a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro, onde serão empregados pelo Esquadrão Corsário (2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte).

Um dos requisitos é que as aeronaves tenham pouco menos de oito anos de idade, ou seja, fabricadas depois de 2014, além de serem compatíveis para a futura conversão militar. A licitação publicada no Diário Oficial da União tem o registro de número 67102.220004/2022-59, tendo como responsável a Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW).

As aeronaves serão inicialmente designadas C-330, possivelmente sendo redesignadas KC-330 após a conversão em avião-tanque na Espanha, trabalha que leva em torno de 18 meses de acordo com a Airbus. Além do reabastecimento de outras aeronaves, o A330 MRTT pode realizar missões de transporte de passageiros, carga e evacuação aeromédica. O modelo já foi encomendado pela Austrália, França, OTAN, Arábia Saudita, Singapura, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

Segundo a RFA, a conversão dos aviões será coberta por outro contrato. Ainda em maio de 2021 a FAB recebeu autorização do Ministério da Defesa para sondar o mercado em busca de duas aeronaves usadas para a missão de reabastecimento em voo (REVO). 

Como a FAB não opera aviões com o sistema lança-receptor, provavelmente os A330 serão convertidos para o padrão com três pontos de reabastecimento. Nesta configuração – a mesma usada pelos A330 Voyager KC.3 da RAF – a aeronave é equipada com dois pods Cobhan 905E nas pontas das asas e uma estação na traseira com o sistema FRU-805E (Fuselage Refuelling Unit). Os pods 905E transferem 1300 quilos de combustível por minuto, enquanto a FRU transfere 1.800 quilos por minuto.

Os futuros C-330 serão os substitutos do Boeing C-767 matrícula FAB 2900, um 767-300ER que a Força Aérea operou sob arrendamento entre 2016 e 2019. O desejo inicial da FAB era converter dois 767 para o padrão KC-767, chegando a contratar, em 2013, a Israel Aerospace Industries (IAI) para cumprir o serviço. No entanto, o contrato não seguiu em frente por razões orçamentárias. 

A aquisição das novas aeronaves visa preencher a lacuna deixada com a aposentadoria dos Boeing KC-137, popularmente chamados de ‘Sucatão’. Eram quatro aeronaves que cumpriam a missão de transporte e reabastecimento em voo estratégico, capazes de reabastecer os caças Mirage 2000 (também aposentado), F-5 e A-1 em missões de longo alcance, multiplicando a autonomia desses vetores.

As grandes dimensões do Brasil, junto com a missão constitucional da FAB, impõem a necessidade de uma aeronave deste porte. O aluguel do C-767 apenas preencheu parte da lacuna, já que o avião não realizava missões de reabastecimento em voo.

Atualmente, os únicos vetores de REVO da FAB são dois KC-130M Hércules, matrículas 2461 e 2462, Esquadrão Gordo (1º/1º GT). Futuramente os KC-390 Millennium deverão cumprir esta missão também. Contudo, cabe lembrar que ambos são aviões táticos e não estratégicos como os novos A330. Isso se traduz em serem mais flexíveis mas transportando menos combustível e tendo uma autonomia menor.

PORTAL DEFESANET


COPAC realiza cerimônia de transmissão do cargo de Presidente

O Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima transmitiu o cargo de presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate ao Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues

Agência Força Aérea | Publicada em 27/01/2022 09:00

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), da Força Aérea Brasileira (FAB), está sob nova gestão. Em cerimônia militar realizada nesta quarta-feira (26/01), em Brasília (DF), o Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima transmitiu o cargo de Presidente da Organização Militar ao Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

A solenidade, que contou com a presença do Ministro da Defesa substituto e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, teve o ato de passagem presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. Participaram, também, do evento o Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e demais Oficiais-Generais das Forças Armadas, dentre outras autoridades.

Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Potiguara ressaltou a importância da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate para o País. “Nesses 40 anos de atuação, foram diversos os projetos gerenciados pela COPAC, da mais alta relevância, em estreita coordenação com outros setores do Comando da Aeronáutica, responsáveis pelas gestões logística, operacional, técnica, industrial, orçamentária e financeira das atividades de sua responsabilidade”, pontuou.

Em seu discurso de despedida, o Brigadeiro Elvis pontuou sobre as renovações nas Organizações Militares. “Hoje, os ventos da mudança novamente se fazem presentes: o efetivo tem um novo líder, e eu sigo para o IV COMAR, em São Paulo. Sem mudança, não nos desenvolvemos; sem mudança, não há aprendizado; sem mudança, não há progresso”, salientou.

Já o Brigadeiro Soares comentou sobre o novo cargo. “É um desafio enorme, mas a equipe é muito motivada. Nós estamos prontos para dar continuidade ao que os nossos antecessores fizeram ao longo dos quase 41 anos de história da COPAC”, frisou o Oficial-General.

 

O novo Presidente

O Brigadeiro Soares é natural da cidade de Piquete (SP) e ingressou na Força Aérea Brasileira em 04 de fevereiro de 1985, tendo sido declarado Aspirante a Oficial em 06 de dezembro de 1991 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2020.

Realizou todos os cursos de carreira e ainda: Curso de Tática Aérea; Curso de Piloto de Defesa Aérea; Curso de Piloto de Reconhecimento; Curso de Piloto de Aeronave de Controle e Alarme em Voo; Curso de Chefe Controlador; Curso de Chefe Controlador Aeroembarcado; Curso de Comando e Emprego; Gerenciamento de Órgão de Controle de Operações Aéreas Militares; e Estágio para Comandantes, Chefes e Diretores.
Possui mais de 3.800 horas de voo e 14 condecorações nacionais, além de quatro condecorações internacionais.

COPAC

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate foi criada em 24 de fevereiro de 1981, tendo sua sede fixada em Brasília.

Diretamente subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a COPAC tem a finalidade de gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos para o Comando da Aeronáutica (COMAER), articulando as ações necessárias para alcançar eficácia e eficiência no ciclo de vida desses materiais e sistemas.

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


YOUTUBE - Colaboração Real 4 - Episódio 6: O Centro de Ensaios em Voo do Gripen


Publicada em 27/01/2022 11:20