NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - FANTÁSTICO


Defesa Civil informa que 305 pessoas ainda estão desaparecidas

Esse número de desaparecidos se refere a funcionários da Vale, terceirizados e moradores do local.

Publicada em 27/01/2019 22:47

Em 1min33, helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira em atuação nas ações de busca e resgate da tragédia de Brumadinho (MG). 

TV RECORD


Domingo Espetacular: Equipe da Record TV sobrevoa barragem que corre risco de romper


Publicada em 27/01/2019 21:12

A equipe da Record TV sobrevoou neste domingo (27) a cidade de Brumadinho (MG) e mostrou a destruição causada pelo rompimento de uma barragem. Os moradores seguem com medo que a tragédia se repita. Durante a madrugada, sirenes alertaram a população sobre este risco iminente. Em 0min25, o repórter explica as medidas de restrição do espaço aéreo adotadas pela Força Aérea Brasileira para dar mais segurança às operações de busca e resgate. 

JORNAL HOJE EM DIA (MG)


FAB restringe espaço aéreo em Brumadinho e permite somente aeronaves que atuam nas buscas


Juliana Baeta | Publicada em 27/01/2019 10:41

A Força Aérea Brasileira restringiu o espaço aéreo na região de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para priorizar o tráfego das aeronaves envolvidas nas operações de busca e resgate na região neste domingo (27). 

Segundo comunicado da FAB, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) elaborou um Plano de Coordenação do Espaço Aéreo a ser aplicado em Brumadinho para aumentar a segurança de voo, otimizando a coordenação entre as aeronaves que sobrevoam a região. 

"Desse modo, as aeronaves envolvidas diretamente na operação de busca e resgate às vítimas do rompimento da barragem serão priorizadas para ingresso no espaço aéreo local. Aeronaves que se destinam a outros fins terão restrição de acesso à área", informou. 

Para auxiliar na coordenação dos voos, o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle da FAB instalou uma estação-rádio. A estrutura montada na região conta com gerador, antena para enlace via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de comunicação VHF, UHF e HF.

Os equipamentos foram transportados em três veículos, do Rio de Janeiro a Minas Gerais entre a noite de sexta-feira (25) e o sábado (26), em um trajeto de 10 horas. 

PORTAL O ANTAGONISTA


Exército em Brumadinho


Publicada em 27/01/2019 12:19

O Comando Militar do Leste avisa que encontra-se coordenando desde sexta-feira, em Belo Horizonte, “a mobilização e o planejamento do emprego dos meios militares em resposta ao acidente com a barragem no município de Brumadinho”.

A operação envolve 930 militares, cães farejadores e 132 viaturas diversas, incluindo caminhões e ônibus.

Também foram disponibilizados dois helicópteros, sendo um da Marinha e outro da Força Aérea Brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


PODER AÉREO - Senta a Pua – documentário completo

‘Lançar-se sobre o inimigo com decisão, golpe de vista e vontade de aniquilá-lo’

Publicada em 27/01/2019 00:04

Senta a Pua! é um documentário brasileiro de 1999 dirigido por Erik de Castro. O diretor produziria ainda A Cobra Fumou em 2003 e dirigiria novo documentário em 2012, O Brasil na Batalha do Atlântico, encerrando uma trilogia sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

O documentário versa sobre a atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Baseado no livro homônimo do brigadeiro Rui Moreira Lima, conta com depoimentos do próprio Lima e outros integrantes do grupo como os brigadeiros Corrêa Netto, Meira, Neiva e Joel Miranda.

A Força Aérea Brasileira comemora todos os anos no dia 22 de abril o aniversário da Aviação de Caça, por ter sido o dia de sua maiores realizações no Teatro da Itália na Segunda Guerra Mundial. No dia 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou 11 missões de 44 surtidas, com somente 22 pilotos.

CAVOK - Exército Brasileiro participa da campanha de testes de homologação do KC-390 da Embraer


Fernando Valduga | Publicada em 27/01/2019 20:51

O mês de janeiro marcou o início dos trabalhos da Operação Guarani 2019, como é chamada a campanha de testes para homologação do novo avião de transporte militar que está sendo desenvolvido pela Embraer, o KC-390.

O Exército Brasileiro, por intermédiio da Brigada de Infantaria Paraquedista, participa ativamente dos testes da nova aeronave desde o início do projeto. No dia 14 de janeiro, militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) deslocaram-se para a guarnição de Campo Grande (MS), em que ficaram até o dia 25 de janeiro, realizando a montagem de cargas médias e pesadas para lançamento aéreo.

Essas cargas serão lançadas em voo do KC-390 a partir do dia 10 de fevereiro, dando, assim, o início dos testes de lançamento de cargas em voo da nova aeronave brasileira.