NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Na Serra do Cachimbo, militares das Forças Armadas executam o Exercício Conjunto Meridiano-Poti


Da Redação | Publicada em 26/10/2021 13:13

Novo Progresso (PA), 25/10/2021 - Com o propósito de promover oportunidade de preparo conjunto das Forças Armadas, o Ministério da Defesa inicia a etapa operacional do Exercício Conjunto Meridiano. A fase atual, chamada de Meridiano-Poti, ocorre na Serra do Cachimbo, próximo ao município de Novo Progresso, no sul Pará, entre 23 e 28 de outubro.

O Meridiano é o maior treinamento conjunto das Forças Armadas na história da Pasta, com a participação de mais de 5,5 mil militares, 1000 viaturas, 21 aeronaves e seis helicópteros. A finalidade é avaliar e manter a operacionalidade e a capacidade de pronto-emprego dos militares.

Nesta oportunidade, as tropas colocam em prática uma simulação de ataque aéreo e terrestre a forças inimigas, após ação de infiltração estratégica com helicópteros. "Os militares devem entrar no terreno de forma discreta, para que não sejam vistos nem detectados pelo inimigo, e, assim, realizar ataques aos alvos ali encontrados", explicou o Co-Diretor do treinamento, Tenente-Coronel Coutinho.

Ele ressalta que, apesar de tratar-se de um preparo para situações de combate, muitos dos conhecimentos adquiridos são aplicados, também, em situações reais. "O desembarque de tropas no terreno pode ser empregado em evacuações aeromédicas, transportando pacientes em situação de risco ou enchentes, por exemplo, para unidades de saúde", disse o Tenente-Coronel.

O componente de Forças Especiais da Marinha (*) destaca que o preparo no Exercício Conjunto Meridiano-Poti pode ser utilizado, ainda, em missões reais nas fronteiras. "Esses locais têm similaridade com a Serra do Cachimbo - mata bastante densa, rios e lagos - como, também, a dificuldade de comunicação. Assim, aperfeiçoamos a forma como encarar os desafios propostos nesses ambientes", pontuou.

O trabalho integrado entre as três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) é realizado em toda a missão. "A interoperabilidade é importante para estreitar os laços entre as Forças Singulares e melhorar as capacidades de atuação conjunta", salientou o operador de Forças Especiais do Exército (*).

O Exercício Conjunto Meridiano

Dividido em três fases, o Exercício ocorre em três regiões do País: Norte, Sudeste e Sul. No Norte, o Poti é conduzido pela FAB, com o uso de helicópteros e aeronaves. No Sudeste, o módulo Dragão será realizado de 03 a 06 de novembro, a cargo da Marinha, a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito (NAM), entre o litoral fluminense e o do Espírito Santo. Já na Região Sul, sob execução do Exército, o módulo Ibagé ocorrerá de 09 a 12 de novembro, nos municípios de Canoas e Santa Maria. 

Os nomes dos operadores especiais não são expostos devido à segurança desses militares.

Celebração de acordo entre a Defesa e a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia


Da Redação | Publicada em 26/10/2021 20:11

Brasília, 26/10/2021 - O Ministério da Defesa e a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (BrazilCham Sweden) assinaram hoje um Protocolo de Intenções, na sede do MD. O propósito da parceria, coordenada pela Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), é estabelecer as diretrizes básicas para a organização e a implementação de iniciativas conjuntas relacionadas com pesquisa, desenvolvimento, promoção comercial, financiamentos, investimentos, seguros e garantias. A iniciativa é importantíssima para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira (BID), que hoje representa 4,46% do PIB brasileiro, gerando 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos. 

A intenção do Protocolo de Intenções é ampliar a pauta de exportações de bens e serviços de defesa e segurança do Brasil para a Suécia. Essa troca de experiências irá contribuir para o desenvolvimento de novos fluxos de conhecimento, comércio, financiamentos e de investimentos no setor de defesa e segurança, bem como no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

O prazo de vigência deste Protocolo de Intenções será de 36 meses a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

As relações comerciais e industriais entre Brasil e Suécia foram intensificadas nos últimos anos, principalmente no tocante ao setor de defesa, em decorrência da decisão brasileira pela aquisição da aeronave de caça sueca Gripen. Nesse contexto, a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia tornou-se importante parceira na interlocução entre as autoridades brasileiras e as agências estatais suecas, bem como na promoção de eventos internacionais, focados na área de financiamentos para projetos de defesa.

Aproveitando o bom momento vivenciado nas relações comerciais entre os dois países, a assinatura desse importante instrumento oferecerá a possibilidade de promover variadas formas de arranjos entre empresas do setor de defesa e segurança, com diversificação e fortalecimento da pauta de exportações de bens e serviços nessa área.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Dia do Aviador e Dia da Força Aérea são comemorados no Chile


Força Aérea | Publicada em 26/10/2021 18:05

A Adidância Aeronáutica do Brasil no Chile celebrou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A cerimônia ocorreu na quarta-feira (20) e contou com a presença do Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, do General del Aire Arturo Merino Núñez, do Comandante da Força Aérea do Chile (FACh); de Oficiais-Generais, de Adidos brasileiros e estrangeiros acreditados no País, além de convidados civis.

A data é uma homenagem ao dia em que o brasileiro Alberto Santos-Dumont alçou voo com um aparelho mais pesado que o ar, o 14-Bis. Na oportunidade, o Embaixador Paulo Pacheco e o Comandante da FACh foram condecorados com a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), grau de Grande-Oficial, comenda concedida a civis e militares que prestaram notáveis serviços ao País ou se distinguiram no exercício de sua profissão.

Ainda foram realizadas as entregas das Medalhas Mérito Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão, além dos diplomas de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. O Embaixador Paulo Pacheco comentou acerca da parceria entre as instituições. “Momento para enaltecer a parceria, a camaradagem e a amizade sem limites que permeiam as relações do Brasil e do Chile e, em especial, entre a FAB e a FACh”, finaliza.

Homenagem da Força Aérea do Chile

Dois dias depois, a Força Aérea Chilena (FACh) fez uma homenagem ao aniversário de 115 anos do primeiro voo de Alberto Santos-Dumont. O tributo ocorreu no dia 22 de outubro na praça que leva o nome do aviador, em frente ao busto colocado em sua homenagem, na comuna da Recoleta, em Santiago, Chile. A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil, Paulo Pacheco. A iniciativa da homenagem teve parceria da Embaixada do Brasil no Chile, a Municipalidade de Recoleta e o Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile.

Participaram da cerimônia o Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil, Fábio Abud Antibas; Oficiais-Generais da Força Aérea Chilena; o adido aeronáutico do Brasil, adidos estrangeiros acreditados no Chile, representantes de diferentes aviações nacionais, além do Diretor do Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile, Norberto Traub Gainsborg.

Cerimônia do Dia do Aviador e da FAB é realizada em Washington (EUA)


Força Aérea | Publicada em 27/10/2021 01:16

Na sexta-feira (22), foi realizada uma solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) no salão principal da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, DC, nos Estados Unidos. A data celebra o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris, e homenageia os aviadores brasileiros que cruzam os céus inspirados pelo pai da aviação brasileira.

O Embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América, Nestor Forster Jr., foi acompanhado pelo Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro. Estiveram presentes, também, o Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; o Adido do Exército nos EUA, General de Brigada Ulisses de Mesquita Gomes; o Adido Naval nos EUA, Contra-Almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues; o Vice-Diretor do Colégio Interamericano de Defesa, Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; além de Ministros Conselheiros; Adidos civis; Membros do corpo diplomático e integrantes da Embaixada do Brasil em Washington; Adjuntos e militares sediados na capital norte-americana.

Na ocasião, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, com destaque aos feitos de duas personalidades brasileiras ao tornar possível o sonho de voar: o ilustre Padre Bartolomeu de Gusmão e o audaz Alberto Santos-Dumont. O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior referiu-se ao espírito aventureiro de Santos-Dumont como uma inspiração para os homens e mulheres da FAB se tornarem o que são hoje: uma Força Aérea Moderna e dissuasória.

A data também marcou a imposição de condecorações, destacando-se a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no Grau Grande Oficial, ao Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; no Grau Comendador, ao Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; no Grau Oficial, ao Coronel Aviador Marcelo de Moura Silva; ao Coronel Aviador Roberto Martire Pires; e ao Coronel Aviador Marco Antonio Carnevale Coelho; no Grau Cavaleiro, ao Sr. Leonardo Coutinho. Por fim, foi concedido o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira aos seguintes agraciados: Scott Tollefson; Segundo Secretário Rafael da Mata; Lorrane Campos do Nascimento; e Francisco Narcísio Sales Carvalho.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL PERISCÓPIO (SP) - Atletas do Ituano Basquete falam sobre integrar a Força Aérea Brasileira


Daniel Nápoli | Publicada em 26/10/2021

No último sábado (23), foi comemorado o dia da Força Aérea Brasileira e para celebrar a data, o Periscópio conversou na última semana com atletas do Ituano Basquete, que integram a FAB e servem a Seleção Brasileira Militar de Basquete Feminino.

Para a atleta fazer parte da FAB existe um processo, feito através de um alistamento voluntário, por edital. Para integrar a FAB no Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) é preciso ter bons resultados e performance na sua modalidade. O processo passa por várias etapas, incluindo estágio. Após isto, o atleta se torna 3º Sargento da FAB”.

Izabela Andrade e Patricia Ribeiro Teixeira, a Patty Teixeira, alas do Galo, iniciaram suas trajetórias na FAB neste ano e para ingressar na mesma, foram diversas etapas, como documentos, testes físicos, inspeção de saúde (de psicólogo a cardiologista) e posteriormente aulas teóricas e práticas.

Além dos treinamentos e demais processos, as atletas que ingressam na FAB necessitam cumprir uma série de determinações, entre elas a utilização nos jogos por seus clubes de um adesivo, como se fosse uma tatuagem, com o símbolo da FAB. A atleta também necessita ter uma postura diferenciada na execução do Hino Nacional.

“A gente tem que ter uma postura, disciplina, uma série de regras a seguir, ter um treinamento maior, saber o que é 3º Sargento, Coronel, enfim conhecer a hierarquia. A gente aprende tudo isso, treinamento de postura. A gente tem que estar pronta para servir o país”, destaca”, destaca Iza que assim como Patty é 3º Sargento da FAB.

Izabela Andrade fala ainda sobre o que represente a ela, fazer parte da Força Aérea Brasileira. “Representar a FAB é sinônimo de honra, de orgulho. Conhecer nossa história e se apaixonar por essa história! Poder representar seu país e entender cada vez mais sobre hierarquia, respeito e disciplina”.

“O processo seletivo é longo, são várias etapas, mas vale a pena cada uma delas , pois sentir a energia de se tornar militar é de extrema satisfação, honra e orgulho”, destaca Iza Andrade. Ao falar da FAB, Patty também é só orgulho. “Tamanha felicidade e gratidão definem o sentimento que é representar a Força Aérea Brasileira!”.

Patty também falou sobre o processo para integrar a FAB. “Foi bem complexo, tivemos que fazer muitas etapas seguindo o edital, documentação, exames e muitas idas ao Rio de Janeiro. É um processo demorado, mais muito gratificante, que no final entramos com o posto de 3º Sargento e estou muito feliz pela integração”.

Além de Iza e Patty, a ala do Ituano Basquete Patrícia de Oliveira Ferreira, também integra a FAB e possui um bicampeonato mundial pela Seleção Brasileira Militar. Com uma história muito bem sucedida, ela também fala sobre o que representa fazer parte da história da Força Aérea Brasileira. “Ser parte da FAB é uma honra e me dá muito orgulho! Representa união, família. Sozinhos não somos nada e juntos somos os melhores! Aproveito a data para parabenizar todos os aviadores brasileiros. Parabéns à nossa Força Aérea Brasileira!”.

Armadora do Galo, Débora Costa integrou a FAB por seis anos, deixando a mesma e consequentemente a Seleção Brasileira Militar, por ter ido atuar no basquete exterior (Suécia) e uma das exigências para manter-se é atuar somente no país.

Para Débora, também foi um período vitorioso e de conquista do mundial, assim como “Chuca”. Ao JP, a atleta recorda. “Representar a FAB é motivo de muito orgulho para mim. Foram seis anos de muito aprendizado, desafios e conquistas. Aprendi muito sobre nossos valores e tive experiências incríveis, que vou levar para toda vida”, conclui.