NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Gripen BR - Gripen E Brasileiro Completa seu Primeiro Voo
Em Linkoping, na manhã de 26 Agosto, a primeira aeronave, Gripen BR realiza o seu primeiro voo
Publicada em 26/08/2019 13:00
A SAAB completou hoje um bem-sucedido primeiro voo com o primeiro caça Gripen E Brasileiro. Às 14h41 (horário de Linköping; 9h41, horário de Brasília), em 26 de agosto, o Gripen E, designado 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzido pelo piloto de testes da SAAB, Richard Ljungberg. A aeronave operou a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.
A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.
“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da SAAB.
Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD).
Outra relevante diferença é um moderno sistema de comando de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E. Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.
“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da SAAB e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como ensaiamos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display no cockpit e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.
A aeronave 39-6001 irá se juntar ao programa de testes conjunto para futura expansão de envelope, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.
Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada F-39 e terá a matrícula FAB 4100.
EDIÇÕES ANTERIORES
108 de 17/04/2024
107 de 16/04/2024
106 de 15/04/2024
105 de 14/04/2024
104 de 13/04/2024
103 de 12/04/2024
102 de 11/04/2024
101 de 10/04/2024
100 de 09/04/2024
099 de 08/04/2024
098 de 07/04/2024
097 de 06/04/2024
096 de 05/04/2024
095 de 04/04/2024