NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


FAB abre concurso para Controlador de Voo e várias especialidades técnicas


Pedro Viana | Publicada em 26/07/2021 09:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou as Instruções Específicas para a segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, com ingresso em junho de 2022.

As inscrições começam no dia 09 de agosto de 2021 e terminam no dia 01 de setembro de 2021. Para se inscrever, basta acessar o site: ingresso.eear.aer.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais).

As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas Instruções.

Para serem habilitados à matrícula na segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 2/2022), os candidatos devem possuir entre 17 e 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2022, além de terem concluído o Ensino Médio na data da Concentração Final do certame.

O processo seletivo é composto de Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

As Provas Escritas ocorrerão no dia 14 de novembro de 2021. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 26 de junho de 2022, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de dois anos.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro Sargento e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

FAB realiza transporte de onça-pintada de São Paulo para Rio Grande do Sul


Pedro Viana | Publicada em 26/07/2021 09:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste sábado (24), em aproveitamento de uma missão já prevista, o transporte de uma onça-pintada.

O felino, um macho, estava no Instituto Mata Ciliar, em Jundiaí (SP), e foi levado para o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, município do Rio Grande do Sul.

A aeronave, FAB 2341 – C-95 Bandeirante, pertencente ao Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5° ETA), decolou de Guarulhos (SP) às 10h35 (horário de Brasília), com destino à Ala 3, em Canoas (RS), onde pousou às 13h05.

O macho, que se chama Cheetos, tem três anos e dez meses e pesa cerca de 80 quilos. Ele será parceiro da Mimosa, fêmea que já reside no Zoológico. A intenção é que, além da companhia, possam gerar filhotes da espécie que sofre com a redução das suas populações.

Na aeronave, a onça foi acompanhada pela Gestora do Parque Zoológico e Médica Veterinária, Caroline Weisshermer Costa Gomes, e pela Bióloga do Parque Zoológico, Vanessa Souza Silva.

A Bióloga da Ala 3, Tenente Ana Carolina Pontes Maciel, que acompanhou o desembarque do animal e o transporte até o Zoológico, destacou que a participação da Força Aérea Brasileira na logística de apoio ao projeto reforça o compromisso com o meio ambiente.

“Ombro a ombro com Instituições de peso, que são referências na área, pudemos contribuir com a logística que viabilizará a reprodução da espécie. Isso reforça a importância do papel dos zoológicos nesse processo, e aproxima a FAB dos projetos de conservação da fauna nativa”, salienta a Oficial.

E, de acordo com o piloto da aeronave, Tenente Aviador Jepherson Balbino Duarte Oliveira, a missão foi especial.

“Representa nosso papel de auxiliar a população, ajudando na missão de preservar um animal em extinção”, comenta.

Transporte da onça-pintada

O transporte aéreo realizado pela FAB é fruto das ações entre o Programa Nacional de Conservação de Onças-Pintadas, promovido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, e a Força Aérea Brasileira, que viabiliza o cumprimento da missão.

A Gestora do Parque Zoológico e Médica Veterinária, Caroline Weisshermer Costa Gomes, conta acerca do objetivo da missão.

“A intenção é juntar estes dois animais para que possam reproduzir. A Força Aérea Brasileira foi fundamental para a gente, em toda logística no transporte desse animal, vindo de São Paulo para o Rio Grande do Sul”, explica.

Já a Bióloga do Parque Zoológico, Vanessa Souza Silva, comentou sobre a atuação na missão.

“Nosso sentimento é de alegria, de cumprir com nosso papel na conservação. Foi um trabalho que uniu várias Instituições e é isso que faz a diferença”, finaliza. 

PORTAL DIÁRIO DO PODER


Militares integram totalidade de competidores em sete modalidades nas Olimpíadas

Dos 302 atletas que disputam nas Olimpíadas de Tóquio, 92 são militares

Da Redação | Publicada em 26/07/2021 11:39

O Time Brasil enviou atletas de 35 modalidades para disputarem as Olimpíadas de Tóquio. Destas, sete são compostas exclusivamente por militares do Programa Atletas de Alto Rendimento, o PAAR, do Ministério da Defesa. Eles correspondem a 92 de todos os 302 esportistas classificados para os jogos.

Os militares estão distribuídos por 44 representantes da Marinha do Brasil, 26 do Exército e 22 da Aeronáutica. Este número alcança 30% da equipe de brasileiros no Japão.

As sete modalidades que só possuem atletas militares são: boxe, canoagem slalom, hipismo adestramento, maratonas aquáticas, pentatlo moderno, remo e triatlo. Além destas compostas por exclusividade, eles também integram os times de vôlei de praia, taekwondo, ginástica artística e atletismo.

OUTRAS MÍDIAS


ACONTECE NO RS - Parque Zoológico de Sapucaia do Sul recebe onça-pintada

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), no fim de semana recebeu um novo morador: uma onça-pintada.

Da Redação | Publicada em 26/07/2021 15:35

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), no fim de semana recebeu um novo morador: uma onça-pintada. O animal, um macho de quatro anos batizado de Cheetos, foi trazido de Jundiaí, interior de São Paulo, por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Cheetos vivia no Instituto Mata Ciliar desde filhote. Órfão, precisou ser tratado por humanos e, por esse motivo, não foi possível soltá-lo novamente na natureza.

Atualmente, o animal faz parte do Programa Nacional de Manejo Ex Situ de Espécies Ameaçadas de Extinção, coordenado pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e pelo Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente.

A vinda do Cheetos tem como objetivo contribuir para a conservação da espécie. A intenção da equipe técnica é que, após um processo de adaptação, o animal possa acasalar com a Mimosa, onça-pintada fêmea que habita o zoológico desde 2017.

Conforme a médica veterinária e gestora do parque, Caroline Weissheimer, “é uma espécie que está em risco de extinção e tem função importantíssima para o meio ambiente, sendo o topo da cadeia alimentar”. Diversas ações são realizadas para evitar o desaparecimento das onças-pintadas das matas brasileiras e evitar um desequilíbrio ambiental.

A onça-pintada é uma espécie nativa do Brasil e do Rio Grande do Sul. Existe em quase todo país. No Estado, há registro do animal no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas.

Cheetos se junta a outros 1,1 mil animas que fazem parte do plantel do zoológico, localizado no município de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. O parque, que conta com uma área total de 160 hectares, abriga cerca de 110 espécies nativas e exóticas de aves, répteis e mamíferos.