NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


FAB: Esquadrão Gavião tem primeira Tenente instrutora de voo do H-50 Esquilo

A Tenente Aviadora Maria Luisa Michelon Silveira tornou-se a primeira mulher a ser qualificada como instrutora de voo na aeronave H-50 Esquilo.

Agência Força Aérea | Publicada em 26/04/2022

O helicóptero é  utilizado para forjar os futuros pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR), ministrado no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado em Parnamirim (RN).

A instrutora é natural de Santa Maria (RS) e ingressou na FAB em janeiro de 2012, perfazendo quatro anos de formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Em 2016, a então Aspirante a Oficial Maria Luisa concluiu o CEOAR e foi classificada para o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, servindo de 2017 a 2021. Além da aeronave H-50, foi homologada à Instrutora de Voo nas aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Nesse período, realizou diversas missões operacionais, bem como contribuiu para a elevação operacional de outros pilotos.

Para ela, retornar ao ninho dos Gaviões e poder passar toda experiência adquirida ao longo desses anos tem um significado distinto. “Sou muito grata de ter voltado para o Esquadrão Gavião e ter a oportunidade de contribuir com a formação da nova geração de pilotos de Asas Rotativas. Hoje tenho um pouco mais de experiência e posso retribuir à Força Aérea todo o esforço que, um dia, meus instrutores dedicaram à minha formação como piloto de H-50”, conta.

A missão do Instrutor de Voo apresenta-se como uma das atividades mais nobres da Instituição, e desde a criação do Ministério da Aeronáutica, os conhecimentos adquiridos são aprimorados e retransmitidos por mais de oito décadas de história. “Sentimento de muito orgulho em ser a pioneira e espero que isso possa abrir caminhos e incentivar outras mulheres a lutarem por seus espaços e alcançarem seus objetivos, independe da área de atuação”, finaliza a Oficial.

Bahia e Minas Gerais recebem manobras da Esquadrilha da Fumaça


Agência Força Aérea | Publicada em 26/04/2022

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou uma apresentação na última sexta-feira (22/04), na Praça das Pitangueiras, em Porto Seguro (BA). A demonstração aérea foi feita em alusão aos 522 anos do descobrimento do Brasil. Já no sábado (23/04), foram até a cidade de Ipatinga (MG), onde fizeram as manobras no Parque Ipanema, em comemoração ao aniversário das cidades do Vale do Aço.

Porto Seguro recebeu a Fumaça pela sexta vez, sendo a última em 2003, ainda com os T-27, aviões utilizados no período de 1983 e 2013. E nesta edição, sete aviões A-29 Super Tucano pintados com as cores da Bandeira do Brasil fizeram um show à parte. Já a cidade mineira contou com a quarta apresentação dos aviões fazendo acrobacias e desenhando os céus com suas características fumaças.

A Esquadrilha esteve em Ipatinga pela última vez em 2009, quando ainda voavam com os aviões da geração anterior, contudo, nesta apresentação, puderam mostrar ao público manobras arrojadas com os A-29.

De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira foi um prazer retornar a essas duas cidades demonstrando com os Super Tucanos ainda não vistos nos céus tanto de Porto Seguro quanto de Ipatinga.

“Fazer uma apresentação representando a FAB em comemoração aos 522 anos do descobrimento do Brasil é motivo de orgulho para toda a equipe do Esquadrão – pilotos, anjos da guarda e demais militares envolvidos. Não menos importante foi em Ipatinga, onde estivemos de volta à cidade para mais uma demonstração, e agora com aviões mais modernos podendo apresentar manobras diferenciadas ao público”, finaliza.

Além das demonstrações deste último final de semana, os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça têm previsão de agenda para Lençóis Paulista (SP), Santa Rosa (RS), Balneário Camboriú (SC) e Ponta Grossa (PR). 

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

 

PORTAL DEFESANET


Delegação Brasileira nas comemorações de Montese

Embaixador e oficiais do país sul-americano em memória dos soldados brasileiros que lutaram na Itália

Da Redação | Publicada em 26/04/2022 12:00

Uma grande delegação brasileira participou ontem (25ABR2022), das comemorações do 77º aniversário da libertação em Montese.

Liderada pelo embaixador do Brasil na Itália, Helio Vitor Ramos Filho, a comitiva à Monteses dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Também do ministro Marcelo Paz Saraiva Câmara, do Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, adido militar na Embaixada do Brasil em Roma, pelo Coronel Robert Horton, Adido da Aeronáutica dos Estados Unidos da América e por outros altos escalões das Forças Armadas Brasileiras.

Entre as autoridades italianas, Giandomenico Tomei, presidente da Província de Modena, o major Raffaele Nadini, o prefeito de Montese Matteo Deluca. Representantes dos Carabinieri, polícia local e associações de combate estiveram presentes: tropas alpinas, aeronáutica, artilheiros, pára-quedistas dos Pára-quedistas dos Apeninos de Modena e associações voluntárias, incluindo o Lions Clube Montese Appennino e o Avap.

A banda de música Quirino Manzini se apresentou. Uma longa procissão passou pelas ruas da cidade. No Largo Brasile, em frente ao monumento comemorativo dos tombados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), aconteceu a cerimônia de homenagem.

"A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial - lembrou o embaixador - é uma das mais belas passagens da rica história de amizade que une Brasil e Itália. Os laços históricos e culturais, assim como os valores que nossas duas nações compartilhar - em particular a democracia, a liberdade e a paz - são testemunho de nossa sólida amizade e indicam um futuro de cooperação e solidariedade contínuas".
O Presidente Tomei expressou a esperança de que este 25 de abril traga uma mensagem para aqueles que estão hoje sob as bombas e que “sua resistência possa ver um longo período de paz, como aconteceu aqui, o que nos permitiu viver em democracia. e liberdade”.

No momento da oração e da benção do pároco Dom Bruno Caffagni, seguiu-se a entrega das honras do Brasil a Giovanni Sulla, ao prefeito Matteo Deluca e ao ítalo-brasileiro Kaiser Konrad, e foi descoberta uma placa na parede do cemitério, que lembra o 2º Tenente brasileiro Ary Rauen, que morreu em 14 de abril de 1945 durante a batalha pela libertação de Montese.

PORTAL JANES (Inglaterra)


Brazil inducts first Gripen fighters and announces new jets


Victor Barreira | Publicada em 26/04/2022

The Brazilian Air Force (FAB) formally commissioned the first two serial production Saab F-39E Gripen jets for its fighter programme on 22 April. The two aircraft, with tail numbers FAB4101 and FAB4102, arrived in the country on 1 April 2021.

In addition, four Gripen jets will be added to the original contract, FAB's Commander Lieutenant-Brigadier Carlos de Almeida Baptista Júnior announced during the event, which took place at the Santa Cruz Air Force Base in Rio de Janeiro. He did not elaborate further. Lt-Brig Baptista Júnior also announced the launch of preliminary studies to acquire a second batch of Gripen aircraft.

The two serial production jets will remain at the Gripen Flight Test Centre (GFTC) at Gavião Peixoto, in the State of São Paulo, until the aircraft obtain the military type certificate from the FAB's Industrial Fostering and Coordination Institute (IFI) and the Swedish Military Aviation Safety Inspectorate (FLYGI). They will then be transferred to Jaguar Squadron, based at the Anápolis Air Base, State of Goiás.

OUTRAS MÍDIAS


CORREIO DOS CAMPOS - Show com Esquadrilha da Fumaça acontece neste domingo (1º), no Jockey Club

Evento com a entrada gratuita contará com diversas atrações destinadas à família

Da Redação | Publicada em 26/04/2022 17:58

Neste domingo, Dia do Trabalhador, Ponta Grossa vai olhar para o céu com a demonstração da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), no Jockey Club Ponta-grossense. Realizado pela Prefeitura, o evento está com a abertura dos portões programada para às 13 horas, e contará com estandes de diversas forças de segurança, barracas de artesanato e gastronomia da Feira da Barão, apresentações musicais e recreação para as crianças. O show aéreo está agendado para as 16 horas.

O evento que não se limitará a demonstração da Esquadrilha da Fumaça, contará com exposição de blindados do Exército Brasileiro, com a participação da Banda do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da 5ª Companhia da Patrulha Escolar e da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa, como também com estandes da Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Departamento de Polícia Penal (DEPEN), Polícia Civil, entre outras atrações.

A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que o evento é destinado para a família, pois o espaço é amplo e seguro. Segundo ela, Ponta Grossa terá um Dia do Trabalhador diferente, com diversas atrações, e como ponto alto, a demonstração da Esquadrilha da Fumaça. “Agradecemos a Força Aérea Brasileira, o Exército Brasileiro e as demais forças de segurança da cidade por proporcionar para Ponta Grossa este evento cívico, voltado para o cidadão”, disse Elizabeth.

De acordo com o vice-prefeito Capitão Saulo, que está à frente da organização do evento, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, cerca de 60 comerciantes da Feira da Barão venderão artesanato e gastronomia artesanal, como também, contará com mais 12 food trucks. Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, durante toda a tarde, haverá atividades recreativas para as crianças. “Será permitida a entrada com comidas e bebidas não alcoólicas, que não estejam em embalagens de vidro, como também, cadeiras de praia, de modo que quem quiser poderá fazer até um piquenique no local”, disse.

Saulo ressalta que a entrada e o estacionamento são gratuitos, mas a Prefeitura pede para a população a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados para a Campanha PG Sem Fome, realizada pela Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social. “Convidamos a família princesina para participar desta grandiosa festa da cidadania e ajudar as pessoas em vulnerabilidade social na doação de alimentos. Temos a certeza que além de diversão para a população, o evento ajudará centenas de pessoas que sofrem com a insegurança alimentar”, finaliza o vice-prefeito.

A Esquadrilha da Fumaça completa 70 anos de existência em 2022, e neste período já foram realizadas quase 4 mil apresentações. O show contará com sete aeronaves, modelo A29 Super Tucano e terá início às 16 horas.