NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Dezoito pacientes de Rondônia são transferidos para tratamento de Covid-19 no Amazonas

Do total, 13 homens e 5 mulheres foram transferidos. Veja a lista completa de transferências desde o começo da pandemia.

Da Redação | Publicada em 26/03/2021 11:34

Dezoito pacientes com Covid-19 foram transferidos de Rondônia para o Amazonas na noite de quinta-feira (25). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), os pacientes apresentam quadro clínico leve e moderado e foram levados para o Hospital de Emergência, Delphyna Aziz.

Do total, 13 homens e 5 mulheres embarcaram na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), no hangar da Base Aérea de Porto Velho.

A Sesau explicou que "os pacientes transferidos para tratamento em Manaus estão sendo acompanhados com a equipe de saúde amazonense".

Total de transferidos

Desde o começo da pandemia em Rondônia, 146 pessoas já foram transferidas de Rondônia para oito estados do Brasil.

 

Em nova remessa, Acre recebe mais 140 cilindros de oxigênio para suporte a unidades do estado

Com novo lote, são 200 cilindros enviados pelo Ministério da Saúde em pouco mais de uma semana.

Da Redação | Publicada em 26/03/2021 13:00

Para dar suporte às unidades de saúde que não possuem usinas, o Acre recebeu mais uma remessa de 140 cilindros de oxigênio, na madrugada desta sexta-feira (26). Este é o segundo lote enviado pelo Ministério da Saúde desde a semana passada.

No último dia 17, o estado acreano recebeu 60 cilindros, após o MS confirmar a requisição de compra de 300 unidades de oxigênio para o estado. Agora, somados, foram entregues 200 cilindros ao estado.

O governo havia pedido apoio ao ministério logo no início da primeira quinzena de março, quando a fornecedora do produto informou à Saúde sobre a possibilidade de desabastecimento de oxigênio. Com o risco, o MS foi notificado. O órgão afirmou ainda que a quantidade de oxigênio líquido necessária para atender a demanda dos estados do Acre e Rondônia estava garantida.

Com a chegada deste novo lote, que foi transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB), a Sesacre informou que fica garantido o abastecimento da secretaria, mesmo que tenha aumentado o consumo de forma significativa. Algumas unidades chegaram até a duplicar o consumo semanal.

Nesta semana, quatro pacientes foram transferidos da cidade de Santa Rosa do Purus, no interior do estado, para Rio Branco depois de a unidade mista do município ficar com apenas um cilindro de oxigênio reserva.

Alerta

A distribuidora que fornece oxigênio para o Acre informou que o produto podia faltar no estado em um devido à alta demanda. A distribuidora fornece oxigênio para as unidades de saúde particulares do estado e públicas do interior. Os três hospitais públicos que são referência no atendimento a vítimas da Covid-19, (dois em Rio Branco e um em Cruzeiro do Sul), têm usinas de distribuição própria de oxigênio.

Além da ajuda do ministério, o Ministério Público Estadual (MP-AC) já fez uma doação de 50 cilindros, e deve fazer mais uma por meio da "Campanha SOS Acre".

Colapso na saúde do Acre

Além do risco no desabastecimento de oxigênio devido à alta demanda, os hospitais do estado também enfrentam colapso no sistema de saúde com falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de campanha e estabeleceu medidas mais restritivas aos finais de semana na tentativa de conter o avanço do novo coronavírus.

O boletim da Sesacre dessa quinta-feira (25) trouxe mais sete mortes pela Covid-19 no estado e 548 novos casos de contaminação pela doença e o número de infectados saltou para 67.292 e o total de mortes cehgou a 1.217.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 95 estavam ocupados. Pela primeira vez nos últimos dias, a taxa de ocupação total atingiu 90%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Nesta semana, o Pronto Socorro da capital acreana chegou a bloquear dois leitos de UTI por falta de profissionais, já que muitos estão afastados com atestados médicos, os leitos foram reabertos nessa quinta-feira (25). Além disso, vários sindicatos da saúde fizeram uma manifestação com denúncias graves de que há falta de insumos para atendimentos de pacientes em unidades de saúde, principalmente as de atendimento a pacientes com Covid-19, e pedindo melhores condições de trabalho. A Sesacre negou a falta de insumos.

DEFESATV


Forças Armadas atingem 5 mil horas de voo durante Operação Covid-19


Da Redação | Publicada em 26/03/2021 07:00

Em apoio ao Ministério da Saúde, as Forças Armadas atuam na Operação Covid-19 desde 20 de março de 2020. À época, o Ministério da Defesa ativou dez Comandos Conjuntos e militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica assumiram a missão de salvar vidas. Na quarta-feira (24), a Força Aérea Brasileira alcançou 5 mil horas de voo dedicadas às ações de combate ao novo coronavírus. O tempo de deslocamento das aeronaves nesses 12 meses pode ser comparado a 210 dias de voo ininterruptos.

Desde então as demandas aumentaram com as ações de apoio à sociedade e aos órgãos públicos. Foram transportados 766 pacientes, além de profissionais da saúde, equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, respiradores hospitalares e vacinas. Ao todo, quatro mil toneladas de carga foram transportadas.

O Comando Conjunto Norte (CCN) transportou por meios terrestres, aéreo e fluvial, 580 toneladas de materiais para auxiliar no abastecimento de hospitais e na vacinação em áreas remotas. O CCjN é composto pelos estados do Pará, Amapá, Maranhão e o norte do Tocantins.

Na região, os militares executaram aproximadamente três mil ações de desinfecção de espaços com grande circulação de pessoas. Para isso, mais de 450 militares e 180 civis foram capacitados para manusear e aplicar os produtos químicos.

Em apoio à Secretaria de Saúde do Estado do Amapá, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a logística de desembarque e embarque de 582 cilindros de oxigênio. A ação teve apoio também de 30 militares do Comando de Fronteira Amapá.

Na capital federal, os militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília desinfectaram o Edifício da Sede 1 da Advocacia-Geral da União. Para a higienização das salas, corredores e escadas foi utilizado sal quaternário de amônio.

PORTAL PODER AÉREO


Academia da Força Aérea (AFA) completa 80 anos

Instituição que forma os futuros Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica celebra suas oito décadas

Alexandre Galante | Publicada em 26/03/2021

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), completa nesta quinta-feira (25), seus 80 anos de existência. Sua história confunde-se com a própria história da Força Aérea Brasileira.

No dia 25 de março de 1941, apenas dois meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, foi assinado o Decreto nº 3.142, que criou a Escola de Aeronáutica, com sede no Campo dos Afonsos (RJ). Passadas oito décadas de muitas mudanças, a razão de ser desta Organização Militar do Comando da Aeronáutica (COMAER), subordinada à Diretoria de Ensino (DIRENS), continua a mesma: o Cadete da Aeronáutica, o futuro líder da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ainda nos primeiros anos da Escola de Aeronáutica, em decorrência das condições climáticas e topográficas não favoráveis à prática da instrução aérea e da crescente atividade aérea comercial no Rio de Janeiro, iniciou-se a busca por uma nova localidade para sediar a Escola. Foi, então, designada uma comissão de Oficiais com a finalidade de escolher um novo local, isento das limitações do Campo dos Afonsos.

Entre os lugares cogitados, foi selecionado o interior do Estado de São Paulo, destacando-se a região compreendida entre as cidades de Rio Claro, Campinas e Ribeirão Preto. Pirassununga acabou sendo a escolhida, e após um período inicial de construção, foi inaugurado em 1960 o Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica (DPEAer). “No dia em que entrei pelo Portão Norte do Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica, só havia aqui as construções que hoje abrigam a Divisão Administrativa e os Bancos, além dos seis hangares”, comenta o Coronel de Infantaria Veterano Celso Aparecido Mencucini Martins, que serviu no DPEAer à época, ainda como Soldado.

Já em 1969, a Escola de Aeronáutica foi rebatizada como Academia da Força Aérea, e em 1971 foi transferida em definitivo para o interior paulista. A chegada dos cursos de Intendência (ainda no Campo dos Afonsos) e de Infantaria (na AFA em 1983, com a extinção da Escola de Oficiais de Infantaria de Guarda em Curitiba-PR) deu maior amplitude ao escopo da formação dos futuros líderes da FAB.

O Ninho das Águias, modo como a AFA é carinhosamente chamada, forma também aqueles que são responsáveis pela gestão e logística e pelas ações de salvaguarda das pessoas e das instalações no âmbito do Comando da Aeronáutica.

“Alinhada às concepções de vanguarda que sempre permearam a existência da nossa Força Aérea, a AFA veio ao longo dos anos ampliando sua capacidade profissional e realizando os ajustes de rota sempre que as necessidades, contingências e evoluções tecnológicas assim demandavam.”, explica o Comandante Interino da AFA, Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso.

De maneira direta ou indireta, um efetivo de quase 3.000 pessoas da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga contribui para que os jovens militares cumpram sua rotina acadêmica e militar diariamente de forma ininterrupta. Aqueles que servem na AFA como instrutor, de voo ou da área acadêmica, reconhecem a importância desta missão.

“A Academia é, para mim, a Unidade mais importante da Força Aérea, pois é onde se forjam os futuros líderes desta nobre Instituição. Quem retorna a AFA, como Oficial no início da carreira, como foi o meu caso, e participa intensamente da instrução acadêmica, seja ela de voo ou não, além de contribuir, efetivamente, nesse mister, tem a oportunidade de sedimentar, de vez, seus alicerces profissionais que servirão de base para sua caminhada futura”, afirma o Coronel Aviador Veterano Paulo Farias de Castro, que serviu por duas vezes no Ninho das Águias.

Alinhada às demandas estratégicas da FAB, a AFA mantém-se em constante atualização, seja na sua estrutura física, seja nas suas práticas acadêmicas e doutrinárias.

Após mais de 10.000 Aspirantes formados, a preocupação com a utilização de novos métodos de ensino, o uso de ambiente virtual de aprendizagem, a redefinição do sistema de treinamento simulado de voo e a modernização da aeronave T-27 Tucano são exemplos de ações que visam garantir que o Aspirante formado cumpra com excelência a missão de controlar, defender e integrar os 22 milhões de km2 que estão sob responsabilidade da Força Aérea.

“Para uma Instituição que não se acomoda com o passar do tempo, resta-nos estar à frente do nosso ciclo e, assim, nos preparar para os 100 anos da Força Aérea Brasileira!”, finaliza o Coronel Gobett.

A formação dos cadetes da AFA tem duração de quatro anos. Ao concluir o curso, os jovens recebem diplomas de bacharéis em Administração com ênfase em Administração Pública e bacharéis de acordo com o quadro escolhido: Ciências Aeronáuticas com habilitação em Aviação Militar, Ciências da Logística com habilitação em Intendência da Aeronáutica e Ciências Militares com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

Os Cadetes Aviadores são preparados para a pilotagem militar, sendo fomentado o desenvolvimento do espírito combativo; os Intendentes para desempenhar atividades administrativas e logísticas; os de Infantaria para defesa de pessoal e instalações, com foco em operações especiais, emprego de tropa, autodefesa e defesa antiaérea.

PORTAL AEROFLAP


Academia da Força Aérea completa 80 anos


Da Redação | Publicada em 26/03/2021

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), completa nesta quinta-feira (25), seus 80 anos de existência. Sua história confunde-se com a própria história da Força Aérea Brasileira. No dia 25 de março de 1941, apenas dois meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, foi assinado o Decreto nº 3.142, que criou a Escola de Aeronáutica, com sede no Campo dos Afonsos (RJ). Passadas oito décadas de muitas mudanças, a razão de ser desta Organização Militar do Comando da Aeronáutica (COMAER), subordinada à Diretoria de Ensino (DIRENS), continua a mesma: o Cadete da Aeronáutica, o futuro líder da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ainda nos primeiros anos da Escola de Aeronáutica, em decorrência das condições climáticas e topográficas não favoráveis à prática da instrução aérea e da crescente atividade aérea comercial no Rio de Janeiro, iniciou-se a busca por uma nova localidade para sediar a Escola. Foi, então, designada uma comissão de Oficiais com a finalidade de escolher um novo local, isento das limitações do Campo dos Afonsos. Entre os lugares cogitados, foi selecionado o interior do Estado de São Paulo, destacando-se a região compreendida entre as cidades de Rio Claro, Campinas e Ribeirão Preto. Pirassununga acabou sendo a escolhida, e após um período inicial de construção, foi inaugurado em 1960 o Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica (DPEAer).

“No dia em que entrei pelo Portão Norte do Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica, só havia aqui as construções que hoje abrigam a Divisão Administrativa e os Bancos, além dos seis hangares”, comenta o Coronel de Infantaria Veterano Celso Aparecido Mencucini Martins, que serviu no DPEAer à época, ainda como Soldado.

Já em 1969, a Escola de Aeronáutica foi rebatizada como Academia da Força Aérea, e em 1971 foi transferida em definitivo para o interior paulista. A chegada dos cursos de Intendência (ainda no Campo dos Afonsos) e de Infantaria (na AFA em 1983, com a extinção da Escola de Oficiais de Infantaria de Guarda em Curitiba-PR) deu maior amplitude ao escopo da formação dos futuros líderes da FAB. O Ninho das Águias, modo como a AFA é carinhosamente chamada, forma também aqueles que são responsáveis pela gestão e logística e pelas ações de salvaguarda das pessoas e das instalações no âmbito do Comando da Aeronáutica.

“Alinhada às concepções de vanguarda que sempre permearam a existência da nossa Força Aérea, a AFA veio ao longo dos anos ampliando sua capacidade profissional e realizando os ajustes de rota sempre que as necessidades, contingências e evoluções tecnológicas assim demandavam.”, explica o Comandante Interino da AFA, Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso.

De maneira direta ou indireta, um efetivo de quase 3.000 pessoas da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga contribui para que os jovens militares cumpram sua rotina acadêmica e militar diariamente de forma ininterrupta. Aqueles que servem na AFA como instrutor, de voo ou da área acadêmica, reconhecem a importância desta missão. “A Academia é, para mim, a Unidade mais importante da Força Aérea, pois é onde se forjam os futuros líderes desta nobre Instituição.

“Quem retorna a AFA, como Oficial no início da carreira, como foi o meu caso, e participa intensamente da instrução acadêmica, seja ela de voo ou não, além de contribuir, efetivamente, nesse mister, tem a oportunidade de sedimentar, de vez, seus alicerces profissionais que servirão de base para sua caminhada futura”, afirma o Coronel Aviador Veterano Paulo Farias de Castro, que serviu por duas vezes no Ninho das Águias.

FAB celebra o Dia do Especialista da Aeronáutica


André Magalhães | Publicada em 26/03/2021

Nessa quinta-feira (25), a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou os 80 anos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e o Dia do Especialista da Aeronáutica. Em homenagem à data, a Escola lançou a Pedra Fundamental do Memorial do Especialista, um espaço destinado aos registros históricos e realizou cerimônia militar, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu as solenidades, acompanhado do Comandante da Escola de Especialistas, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, de Oficiais-Generais do Alto-Comando e convidados.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a importância dos militares Especialistas para a Força Aérea. “De fato e em verdade, o trabalho de nossos Especialistas – por vezes, ignoto – é insubstituível no projeto de defesa aérea e aeroespacial de nossa Instituição. Sua função constitui uma força inegável e capaz de suprir, com grandes feitos, o voo da nossa Força Aérea. Recebam, neste dia, a minha mais expressiva e mais sincera manifestação de orgulho em comandá-los! Conto com vocês na nobre missão de Controlar, Defender e Integrar!”, declarou durante a solenidade.

O Comandante da EEAR, Brigadeiro Soares, que se formou na Escola em 1986, antes de se tornar Oficial, destacou o reconhecimento do trabalho realizado pelos militares. “A concepção do Memorial do Especialista representa, no nível mais profundo, o nosso tributo de gratidão aos Especialistas que nos antecederam e que dedicaram grande parte de suas vidas profissionais, ao desenvolvimento do espírito patriótico, servindo e contribuindo para engrandecimento da Aeronáutica”, disse.

Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo institucional que ressaltou a relevância dos militares especialistas para a Força Aérea Brasileira. Na ocasião, também ocorreu a imposição da Medalha “Bartolomeu de Gusmão” a militares da EEAR pelos destacados serviços prestados.

HOMENAGENS

A data também foi marcada por homenagens. O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, comandou a EEAR no período de 15 de abril de 2011 a 22 de julho de 2013. O Oficial-General recebeu uma lembrança em nome de todos os Comandantes que passaram pela Escola.

Já o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, filho do Suboficial Especialista Severino Teixeira Damasceno, recebeu uma placa simbolizando todos aqueles que se inspiraram nos Especialistas.

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, também foi homenageado em nome de todos os Diretores de Ensino que ofereceram suporte à EEAR ao longo de seus 80 anos.

O primeiro Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, o Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves Geraldo de Souza Conceição, também foi agraciado. O militar recebeu uma homenagem em nome de todos os especialistas, de ontem e de hoje, formados na EEAR. “Hoje é uma data muito especial para o Berço dos Especialistas. São 80 anos de história e estou muito feliz de poder fazer parte dessa comemoração, sendo o primeiro Graduado-Master desta renomada Escola”, declarou.

EEAR

Por meio da Portaria nº 160/GM3, de 15 de março de 1991, instituiu-se o dia 25 de março como data comemorativa do Dia do Especialista da Aeronáutica, data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica (COMAER).

PORTAL DEFESANET


`Quem está preparado para guerra não pode fugir dela”, diz Ministro da Defesa sobre pandemia


Viviane Oliveira | Publicada em 26/03/2021 10:00

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, concedeu entrevista, nesta quinta-feira (25), para o programa CB Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília. O chefe da Pasta frisou o empenho das Forças Armadas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no país e destacou: “Quem está preparado para a guerra não pode fugir dela. Nós estamos enfrentando uma guerra. Tomamos todos os cuidados em nossas atividades, mas a nossa missão não parou”, ressaltou.

O apoio ao Governo Federal e à população no combate ao novo coronavírus ocorre por meio da Operação Covid-19. A força-tarefa completou um ano de atuação ininterrupta, no último dia 20 de março, com o emprego diário de cerca de 30 mil militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Nesse momento, o foco está voltado para a vacinação em todo o país.

Durante a entrevista, o jornalista Vicente Nunes questionou sobre o apoio militar no processo de imunização. O Ministro destacou que o auxílio ocorre desde o início da vacinação, com a distribuição das doses, inclusive, em áreas remotas, onde o acesso só é possível por meio das Forças Armadas. E mencionou que foi determinada a ampliação desse apoio após reunião, desta quarta-feira (24), entre o Presidente da República e os chefes dos Poderes.

“Vamos seguir a orientação do Ministério da Saúde, dos governos estaduais e municipais. Os militares do Exército, no Rio Grande do Sul, já estão ajudando na aplicação da vacina nos postos de saúde e isso deve ser estendido para o Brasil inteiro”, afirmou.

Ao falar sobre a segunda onda de Covid-19 no país, o Ministro Azevedo lembrou que o agravamento da crise teve início no estado do Amazonas. Em 8 de janeiro, o governo estadual solicitou assistência militar, tendo recebido resposta de imediato através do transporte de oxigênio de Belém, no Pará, para Manaus.

“Tenho participado dos esforços que o Governo tem feito em relação à Covid-19. E nós, com ajuda das Forças Armadas, salvamos muitas vidas. Como Ministro da Defesa, eu estou muito orgulhoso do trabalho da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Enquanto for necessário, estaremos à frente dessa luta”, reforçou.

Verde Brasil 2

A participação militar para a defesa dos interesses nacionais também se insere no contexto da proteção da Amazônia Legal. Durante a entrevista, o Ministro da Defesa mencionou as operações Verde Brasil 1 e 2, as duas de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), focadas no combate aos ilícitos ambientais e ao desmatamento.

"O decreto presidencial prevê plenos poderes às Forças Armadas para fiscalizar e atuar no que a gente chama de operação interagências, junto com os órgãos ambientais, junto com a Polícia Federal.”

Ele destaca que as Forças Armadas já contribuíram em 142 operações de GLO, mas que a Operação Verde Brasil 2, na qual os militares vêm atuando há quase um ano, foi fundamental para que os órgãos ambientais se estruturassem para assumir a missão na região. “A partir de primeiro de maio, vamos continuar no suporte logístico, mas sem o respaldo de uma operação de garantia da lei e da ordem”, esclareceu.

Os resultados da fiscalização são perceptíveis graças ao trabalho do Centro de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa. “No Censipam, foi criado o Gipam, que é um Grupo Interministerial de Proteção à Amazônia. A partir do monitoramento por radar e satélites, são feitos relatórios de onde há necessidade de atuação local. E isso tem funcionado muito bem sob a coordenação do Conselho da Amazônia, liderado pelo Vice-Presidente General Mourão”, reconhece.

Sobre a imagem ambiental do Brasil no exterior, o Ministro enfatiza: “Nós temos a maior floresta tropical úmida do mundo, graças aos brasileiros, que a preservaram”, destacou.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL COMANDO MILITAR DO LESTE - CML recebe comitiva da FAB

Estreitamento dos laços operacionais e táticos entre as Forças coirmãs

Da Redação | Publicada em 26/03/2021 11:53

No dia 24 de março, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo, recebeu uma comitiva de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Heraldo.

O objetivo foi estreitar os laços operacionais e táticos entre as Forças coirmãs na área de abrangência do Comando Militar do Leste (CML), tratando diversos assuntos de interesse, incluindo as atividades e operações conjuntas de prevenção à pandemia da Covid-19.

Na ocasião, os militares da FAB aproveitaram para conhecer o Salão Nobre e a Sala Dom João VI, locais históricos do CML.

Todas as atividades aconteceram respeitando os protocolos de prevenção à pandemia.

TUDO RONDÔNIA: Mais 18 pacientes com Covid-19 de Rondônia são transferidos para tratamento no Amazonas

Os pacientes foram transportados pelo avião da FAB para o Hospital de Emergência Delphyna Aziz em Manaus, referência no tratamento de pacientes com Covid-19

Marina Espíndola | Publicada em 26/03/2021 13:08

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Força Aérea Brasileira (FAB) transferiu na noite de quinta-feira (25), mais 18 pacientes (13 homens e cinco mulheres) com Covid-19 para Manaus, no Amazonas. O embarque na aeronave da FAB aconteceu no hangar da Base Aérea de Porto Velho. Os pacientes, com quadro clínico moderado, foram levados para o Hospital de Emergência, Delphyna Aziz, referência no tratamento de Covid-19. 

Uma equipe médica acompanhou o transporte aéreo e os pacientes até a capital amazonense. O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Irgo Mendonça, disse que o trabalho de remoção de pacientes acontece exclusivamente por meio de um pedido do Governo de Rondônia ao Ministério da Saúde. “Com o pedido, foi elaborado um documento ao Ministério juntamente com a FAB, responsável por preparar toda a logística. Nesse caso, os pacientes transferidos para tratamento em Manaus estão sendo acompanhados com a equipe de saúde amazonense, o que dispensou o deslocamento de profissionais da Saúde de Rondônia”, explicou.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ITA promove evento virtual sobre inovação

Diretor-Geral do DCTA ministra palestra na primeira apresentação do Inova ITA

Da Redação | Publicada em 26/03/2021 12:25

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está promovendo um evento periódico, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional (IPR), o InovaITA, com apresentações dentro da temática “Inovação”. A iniciativa do Instituto tem por objetivo levar à comunidade de CT&I informações relevantes, propiciar um ambiente sinérgico e apresentar desafios tecnológicos a agentes de inovação.

A primeira edição contou com a participação do Diretor-Geral do DCTA, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que ministrou, na última quarta-feira (24), a primeira palestra do evento.

A palestra discorreu desde a idealização do ITA como o primeiro modelo de organização tipo “Tríplice Hélice” da Aeronáutica, o primeiro projeto de uma aeronave 100% nacional “Bandeirante” até novos projetos de inovação como o cargueiro KC-390 e o turbo hélice híbrido. Também apresentou oportunidades de compensação comercial (offset) para as indústrias do setor aeroespacial e de defesa e os futuros desafios a serem enfrentados pela academia, indústria e governo a fim de desenvolver inovações disruptivas para a sociedade brasileira.

O evento, transmitido pela internet em plataformas on-line, contou com 183 participantes, proporcionou a oportunidade de interação com o Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara, que se colocou à disposição e respondeu perguntas enviadas pelos chats.

O InovaITA já tem programada a próxima palestra, no mesmo formato, no dia 23 de abril, às 9h, e que contará com a participação do Reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, na realização da apresentação.

Os interessados que não conseguiram acompanhar a primeira palestra no dia de sua realização ou que desejam rever a mesma, podem acessá-la pelo link do Canal do YouTube do InovaITA:

https://www.youtube.com/channel/UCQM3_XSZ7Yvts3SmklaCvAg

SECOM AC: Acre recebe mais 140 cilindros de oxigênio doados pelo Ministério da Saúde

O governador Gladson Cameli foi pessoalmente receber os equipamentos

Secom Ac | Publicada em 26/03/2021 09:12

Para dar suporte às unidades de saúde pública do Estado do Acre, mais 140 cilindros de oxigênio, fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegaram na madrugada desta sexta-feira, 26, no território acreano.

O governador Gladson Cameli foi pessoalmente receber os equipamentos, juntamente com o superintende do MS no Acre, Éden Miranda, e a diretora administrativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Muana Araújo.

“Com esta remessa, totalizamos 200 cilindros recebidos do Ministério da Saúde. O apoio logístico e de insumos por parte do governo federal tem sido de extrema importância para que possamos atender as necessidades da rede e garantir a assistência à população”, destacou Gladson Cameli.

Sobre o processo de distribuição dos cilindros, toda a logística de recebimento e gestão é feita pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos estratégicos (Dafi), que faz parte da Diretoria Administrativa da Sesacre. A diretora expõe que atualmente tanto o contrato existente pela Sesacre quanto a disponibilização feita pelo MS e pelas doações garantem completamente o abastecimento da secretaria.

“É importante ressaltar que a intenção é que se duplique e até triplique a quantidade de oxigênio disponibilizado às unidades, para que não tenhamos nenhum tipo de desabastecimento para população acometida pela Covid e também para as outras demandas que precisem de oxigênio. Algumas unidades possuem demanda maior de entregas, e por isso passaram a ter recebimento até duas vezes por semana”, explica Muana Araújo.

PORTAL CAVOK - FAB: 5.000 horas de voo em um ano de missões de combate ao novo Coronavírus

Missões envolvem busca de brasileiros em outros Países, Transporte Aéreo Logístico com distribuição de insumos, medicamentos e equipamentos, além de ações sociais

Fernando Valduga | Publicada em 26/03/2021 06:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) completou, na quarta-feira (24/03), 5.000 horas de voo realizadas no envolvimento das ações de combate ao novo Coronavírus. A FAB iniciou as missões em março de 2020.

A primeira foi o acionamento de duas aeronaves VC-2 para o resgate de 34 brasileiros, na China, em apoio à Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Em seguida, duas aeronaves C-130 Hércules resgataram 100 pessoas no Peru, impedidos de regressarem ao Brasil em razão do fechamento das fronteiras, já em apoio à Operação COVID-19.

Com o envolvimento das aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, VC-2, C-99, VC-99, C-97 Brasilia, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, H-60L Black Hawk, dentre outros aviões, a FAB atingiu, em aproximadamente 12 meses, um total de 5.000 horas de voo em cumprimento de diversas missões, que correspondem a cerca de sete meses ou 210 dias de voo ininterruptos.

Para atender as demandas que se tornaram crescentes, as Forças Armadas iniciaram ações de apoio aos órgãos públicos e à sociedade com foco no enfrentamento ao novo Coronavírus. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea começaram a atuar coordenados em função do Centro de Operações Conjuntas (COC), acionados pelo Ministério da Defesa (MD) localizado em Brasília (DF). Foram ativados, também, dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente.

Nas missões de Transporte Aéreo Logístico a FAB contabiliza um total de quatro mil toneladas de cargas já transportadas. Entre as missões, foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, respiradores hospitalares, vacinas, além de profissionais de saúde.

Com o agravamento do sistema de saúde na região Norte, em janeiro de 2021, passaram a ser transportados cilindros de oxigênio, usinas e tanques de oxigênio líquido. Pessoas internadas em hospitais do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR) foram transferidas, por meio dos aviões da FAB, a outras regiões do Brasil, com o objetivo de disponibilizar leitos para pacientes com COVID-19. Outros internados também foram transportados para demais hospitais da região Norte. Com isso, já foram removidos 766 pacientes.

Além das missões operacionais, a Força Aérea esteve presente nas ações sociais, como o envolvimento do efetivo na Campanha de Doação de Sangue “Você era a gota que faltava. Doe sangue. Doe Vida!”, contribuindo para o abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil; na montagem de Hospitais de Campanha (HCAMP); na entrega de refeições aos caminhoneiros; na distribuição de kits de alimentação para famílias de crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (PROFESP); na descontaminação de espaços públicos; e, também, na confecção de máscaras.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a Força Aérea Brasileira não mede esforços para atender todas as demandas e necessidades da população brasileira. “A integração com a sociedade foi, é e sempre será um papel importante das Forças Armadas Brasileiras. Além de ser uma vocação, esta característica consta no arcabouço constitucional que estabelece suas atribuições. O ano de 2020 mais que representou o que a Força Aérea pode fazer pela sociedade nas asas de suas aeronaves e neste ano de 2021 não será diferente. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana para levar apoio e ajuda aos que mais necessitavam e ainda necessitam de nossas asas que protegem o país”, destacou o Oficial-General.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - FAB celebra o Dia do Especialista da Aeronáutica


Da Redação | Publicada em 26/03/2021 17:58

Nessa quinta-feira (25), a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou os 80 anos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e o Dia do Especialista da Aeronáutica. Em homenagem à data, a Escola lançou a Pedra Fundamental do Memorial do Especialista, um espaço destinado aos registros históricos e realizou cerimônia militar, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu as solenidades, acompanhado do Comandante da Escola de Especialistas, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, de Oficiais-Generais do Alto-Comando e convidados.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a importância dos militares Especialistas para a Força Aérea. “De fato e em verdade, o trabalho de nossos Especialistas – por vezes, ignoto – é insubstituível no projeto de defesa aérea e aeroespacial de nossa Instituição. Sua função constitui uma força inegável e capaz de suprir, com grandes feitos, o voo da nossa Força Aérea. Recebam, neste dia, a minha mais expressiva e mais sincera manifestação de orgulho em comandá-los! Conto com vocês na nobre missão de Controlar, Defender e Integrar!”, declarou durante a solenidade.

O Comandante da EEAR, Brigadeiro Soares, que se formou na Escola em 1986, antes de se tornar Oficial, destacou o reconhecimento do trabalho realizado pelos militares. “A concepção do Memorial do Especialista representa, no nível mais profundo, o nosso tributo de gratidão aos Especialistas que nos antecederam e que dedicaram grande parte de suas vidas profissionais, ao desenvolvimento do espírito patriótico, servindo e contribuindo para engrandecimento da Aeronáutica”, disse.

Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo institucional que ressaltou a relevância dos militares especialistas para a Força Aérea Brasileira. Na ocasião, também ocorreu a imposição da Medalha “Bartolomeu de Gusmão” a militares da EEAR pelos destacados serviços prestados.

HOMENAGENS

A data também foi marcada por homenagens. O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, comandou a EEAR no período de 15 de abril de 2011 a 22 de julho de 2013. O Oficial-General recebeu uma lembrança em nome de todos os Comandantes que passaram pela Escola.

Já o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, filho do Suboficial Especialista Severino Teixeira Damasceno, recebeu uma placa simbolizando todos aqueles que se inspiraram nos Especialistas.

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, também foi homenageado em nome de todos os Diretores de Ensino que ofereceram suporte à EEAR ao longo de seus 80 anos.

O primeiro Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, o Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves Geraldo de Souza Conceição, também foi agraciado. O militar recebeu uma homenagem em nome de todos os especialistas, de ontem e de hoje, formados na EEAR. “Hoje é uma data muito especial para o Berço dos Especialistas. São 80 anos de história e estou muito feliz de poder fazer parte dessa comemoração, sendo o primeiro Graduado-Master desta renomada Escola”, declarou.

EEAR

Por meio da Portaria nº 160/GM3, de 15 de março de 1991, instituiu-se o dia 25 de março como data comemorativa do Dia do Especialista da Aeronáutica, data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica (COMAER).

Confira aqui o vídeo da cerimônia.

Confira aqui o vídeo em homenagem aos Especialistas da Aeronáutica.

Leia aqui, também, a matéria especial do NOTAER sobre o Dia do Especialista da Aeronáutica.

PORTAL AGORA RN - Avião da FAB com 160 cilindros de oxigênio para rede de saúde do RN deve chegar na madruga deste sábado

Anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira 26

Da Redação | Publicada em 26/03/2021 17:44

A governadora Fátima Bezerra informou que 160 cilindros de oxigênio devem chegar ao Rio Grande do Norte na madrugada deste sábado 27. A carga que significativo valor diante da crise sanitária vivenciada será transportada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A chegada às terras potiguares está prevista para 3h da madrugada.

Segundo a gestora estadual, esses cilindros irão atender a demanda dos municípios potiguares que “estão enfrentando a escassez”. “Quero agradecer aqui ao Ministério da Saúde e a FAB, na figura do general Ridauto”, comentou a petista em um publicação feita nas redes sociais nesta sexta-feira 26.

Fátima destacou, ainda, que “na rede estadual hoje não falta oxigênio. Todos esses cilindros irão para a rede municipal. Vamos acompanhando”.

Na quarta-feira 17, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando apoio para encontrar alternativas para o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde dos municípios do Rio Grande do Norte diante do crescimento dos casos de Covid-19 que necessitam de atendimento hospitalar.

Os 16 hospitais sob gerência da Sesap que recebem pacientes com Covid-19 seguem com abastecimento garantido regularmente pela empresa White Martins, seguindo o planejamento montado desde o início da pandemia em 2020 com investimento na melhoria na rede de gases.

Porém, parte dos municípios potiguares passa por dificuldades, motivo da ação da Secretaria de Estado junto ao Ministério da Saúde. De acordo com o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), 46 cidades estão com entraves junto aos fornecedores para regularizar o abastecimento de oxigênio.

 

 

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Militares do HFAB recebem medalha Bartolomeu de Gusmão


Agência Força Aérea | Publicada em 26/03/2021 17:34

Em 25 de março de 2021, Dia do Especialista da Aeronáutica, a Força Aérea Brasileira realizou a Cerimônia de Entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão, no hangar do Grupo de Transporte Especial, sediado na ALA 1.

Dentre os diversos agraciados, estavam os seguintes militares do HFAB: SO SAD MARCELO BRANCO PAREDES, SO SEF CARLA ANDRADE DE CARVALHO, 1S SEF DENISE AQUINO MOTA e 1S SEF ÂNGELA VIEIRA ZANATTA.

O Diretor do HFAB, Cel Med Laerte, que prestigiou o evento, parabenizou os agraciados e também a todos os especialistas do efetivo pelo seu dia, e externou sua gratidão por todo apoio prestado e dedicação a este hospital nas diversas áreas e especialidades aqui existentes.