NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REVISTA AERO MAGAZINE


Academia da Força Aérea inicia instrução de voo com os T-27 modernizados

Ao todo a força aérea planeja modernizar 42 unidades da aeronave

Agência Força Aérea | Publicada em 26/01/2022 09:35 | Atualizado em 26/01/2022 09:35

A Academia da Força Aérea (AFA) iniciou nesta segunda-feira (24) os primeiros voos de instrução com os T-27M, a versão modernizada da aeronave. A turma de cadetes aviadores Anúbis fez parte desse importante marco.

A instrução foi liderada pelo comandante da AFA e brigadeiro do ar, Marcelo Gobett Cardoso, que já foi piloto e líder do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

Até o momento a instituição militar têm quatro aviões, que chegaram no dia nove de dezembro de 2021. Os atualizados tucanos já receberam a assinatura da Permissão Especial de Voo Inicial (Pevi), o que garante o começo das operações.

Os T-27M receberam um glass cockpit, a instalação do Sistema de Vigilância Aérea Automático (ADS-B), que permite a vigilância da posição via navegação por satélite, e a modernização do sistema de comunicação.

Ao todo a Força Aérea Brasileira (FAB), planeja modernizar 42 unidades dos atuais T-27 Tucano. O planejado é que o trabalho de modernização das aeronaves, que está sendo feito no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, seja concluído em dezembro deste ano.

 

PORTAL DEFESANET


Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico tem novo Diretor

Na ocasião, também aconteceu a cerimônia militar alusiva à passagem do cargo de Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica

Agência Força Aérea | Publicada em 26/01/2022 09:09 | Atualizado em 26/01/2022 09:09

A Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) realizou, nessa segunda-feira (24/01), a cerimônia de passagem de direção do Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior ao Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos. Além disso, aconteceu a passagem de cargo de Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), do Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos ao Coronel Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior.

A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa Substituto e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outras autoridades civis e militares.

Os atos de passagens de cargo foram presididos pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. "Hoje é um dia muito importante para o Comando-Geral de Apoio (COMGAP). É dia de renovação do comando de duas Organizações estratégicas para a Logística da FAB: o CELOG e a DIRMAB.

Vale ressaltar que o Brigadeiro Rodrigo está fechando mais um ciclo vitorioso de sua carreira, aguardando a merecida terceira estrela do generalato. Enquanto isso, o Coronel Marconi está de volta à Logística, onde deixou marcas expressivas em períodos anteriores, com um trabalho sério, competente e sempre muito bem embasado em conhecimentos sólidos", pontuou.

Passagem de cargo da DIRMAB

A Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico tem como objetivo fornecer o apoio de suprimento e de manutenção de aeronaves, de forma efetiva e econômica, aos usuários dos Sistemas de Material Aeronáutico e de Material Bélico da Força Aérea Brasileira (FAB), de forma a garantir o pronto emprego dos meios aeroespaciais nas operações militares, em tempo de paz e de guerra.  

Ao deixar o cargo, o Major-Brigadeiro Madureira agradeceu pelo período que esteve à frente da DIRMAB. "A partir de hoje, vocês estarão sob nova liderança, do novo Diretor, Brigadeiro Rodrigo, que reúne todas as ferramentas para continuar o trabalho realizado por nossos antecessores, desde a criação desta Diretoria, em 1941", acrescentou o Oficial-General.

Para o novo Comandante, o momento é de gratidão. "Sinto-me recompensado por esse desafio que vou enfrentar a partir de agora e ciente das responsabilidades tão importantes da função dentro da FAB. Espero honrar com essa confiança que o Comandante depositou em mim, e que o Sistema de Material Aeronáutico e Bélico consiga prestar os meios que a Força Aérea precisa para o preparo e o emprego, cumprindo, assim, a sua missão institucional", disse o Brigadeiro Rodrigo.

Centro Logístico da Aeronáutica  também tem novo diretor

O Centro Logístico da Aeronáutica tem por finalidade executar as atividades de aquisição de material e de serviços, bem como a nacionalização do material aeroespacial e dos equipamentos de apoio necessários ao preparo e ao emprego da Força Aérea Brasileira.

Ao despedir-se da função, o Brigadeiro Rodrigo falou sobre o período que esteve a frente da Unidade: "No CELOG, foi perseguida a excelência nos processos, contribuindo para o suporte logístico da FAB. Ao passar a Direção do CELOG ao Coronel Intendente Marconi, desejo que ele realize tudo que for possível, continue contando comigo na esquadrilha e cumpra a orientação do nosso Comandante: Seja feliz", concluiu o Oficial-General.

Já o novo Diretor do CELOG, Coronel Marconi, comentou: "Assumir o Centro Logístico da Aeronáutica é um desafio enorme, mas é um estímulo também muito grande, porque é uma organização de suma importância para o Comando Logístico e Comando-Geral de Apoio, e nos próximos dois anos, nós iremos fazer o nosso melhor para que possamos atender os objetivos planejados pelo nosso Comando Superior, que prepara a Força Aérea com os meios logísticos", concluiu.

 

PORTAL SPUTNIK BRASIL


FAB conclui testes de voo de conectividade digital para caças F-5


Publicada em 26/01/2022 09:38 | Atualizado em 26/01/2022 09:38

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AEL Sistemas, subsidiária brasileira da Elbit Systems, principal contratante do programa estratégico brasileiro Link-BR2, concluíram com sucesso os testes de voo para a integração do equipamento.

O Rádio Definido por Software Aerotransportado E-LynX deve ser integrado a bordo de duas aeronaves F-5M Tiger II, segundo a Elbit Systems.

A próxima fase ocorrerá a bordo das aeronaves Gripen NG da SAAB, enquanto o roteiro do programa Link-BR2 inclui a integração dos recursos do sistema a bordo de todas as aeronaves da FAB.

O Link-BR2 visa fornecer recursos de datalink nacional seguro, habilitar a conectividade digital de todas as plataformas aéreas entre si e estabelecer a interoperabilidade multidomínio, permitindo ligações de dados e facilitando a transmissão de aplicações aéreas por longos alcances, incluindo áudio e dados simultâneos e exibição de imagem operacional comum que é compartilhada entre os membros da rede nos segmentos aéreos e terrestres.

Com isso o equipamento permite que as forças aéreas e terrestres interceptem alvos, recebam informações de radares terrestres e fechem rapidamente os loops sensor-atirador.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL DE GUARÁ - Escola de Especialistas de Aeronáutica recebe 377 novos alunos


Agência Força Aérea | Publicada em 26/01/2022 17:37 | Atualizado em 26/01/2022 17:42

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), recebeu 377 novos alunos, que, a partir de agora, irão compor o efetivo do Corpo de Alunos da Organização Militar. Ao todo, 204 alunos foram matriculados no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) e 173 alunos ingressam no Curso de Formação de Sargentos (CFS). Os jovens farão parte do Esquadrão Amarelo (CFS) e Esquadrão Negro (EAGS).

Dentre os alunos matriculados no CFS estão seis alunos estrangeiros, oriundos de Benin, Senegal, Peru, Bolívia e Togo. Com os olhos brilhando de alegria e carregando em suas bagagens esperança e sonhos, os novos alunos adentraram os portões sagrados do “Berço dos Especialistas”, com um mesmo objetivo: tornar-se Sargento da Força Aérea Brasileira.

Em suas palavras de boas-vindas aos candidatos, o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, ressaltou o sentimento de orgulho que é fazer parte da Força Aérea Brasileira e do Berço dos Especialistas, lembrando ainda de como foi o início de sua trajetória. “Há 36 anos, este mesmo comandante que vos fala também percorreu caminho idêntico, ao ingressar na Força Aérea como aluno especialista, nesta mesma Escola, na Turma Amarela 86 e se formar Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, e posteriormente prestar concurso para se tornar Oficial Aviador”, destacou.

O Comandante do Esquadrão Amarelo, Major de Infantaria Gustavo Teles de Sant’Anna, falou sobre motivação. “Prezados alunos e alunas, não deixem jamais de sonhar, pois foi por meio de um sonho que todos vocês chegaram até aqui. Nunca percam seus ideais. Mantenham-se firmes e prontos para vencer os novos desafios e alcançar novas conquistas”, disse.

Orgulhosa de ter sido a primeira mulher da família a ingressar nas Forças Armadas, a candidata Mikaelle Rocha Cavalcante afirmou que o dia foi um marco em sua história. “É um misto de felicidade, orgulho e gratidão em poder pertencer ao Berço dos Especialistas e trilhar uma carreira tão incrível e cheia de oportunidades”, ressaltou.

Em virtude das medidas protetivas para o enfrentamento da pandemia mundial do Coronavírus, a EEAR, mais uma vez, elaborou uma estrutura direcionada para a recepção segura dos candidatos, empregando todos os cuidados necessários à saúde, inclusive com a realização de testagem para a COVID-19.

O Código de Honra do Aluno Especialista, “Disciplina, Amor e Coragem”, será o lema que norteará, de agora em diante, o caminho dos novos futuros sargentos da Força Aérea Brasileira.