NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL HOJE


Telejornal na íntegra 26/01/2019


Publicada em 26/01/2019 12:54

Em 1h28min, repórter ao vivo fala sobre helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira que dá apoio às operações em Brumadinho (MG). 

TV RECORD


Jornal da Record - Bombeiros confirmam 34 mortes em Brumadinho (MG)

Os bombeiros organizam a continuidade das buscas por corpos e sobreviventes em Brumadinho (MG) para este domingo (27).

Publicada em 26/01/2019 19:54

Em 1min56, repórter fala sobre estação-rádio montada pela Força  Aérea Brasileira no local do resgate, para viabilizar a coordenação do espaço aéreo e o sobrevoo das diversas aeronaves envolvidas nas ações. 

PORTAL G1


Avião com destino aos EUA colide com uma ave logo depois de decolar no Rio

O voo com destino a Orlando precisou retornar ao aeroporto do Rio de Janeiro. Passageiros foram desembarcados com segurança. Um novo voo sairá no próximo domingo (27).

Publicada em 26/01/2019 17:05

Um avião da empresa Latam Airlines, que realizava o voo JJ8154, com destino a Orlando, nos Estados Unidos, colidiu com um pássaro logo depois de decolar do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, na tarde deste sábado (26).

A colisão causou preocupação entre os passageiros e a aeronave precisou retornar ao aeroporto de origem para revisão. A companhia informou que os passageiros foram desembarcados com segurança.

O voo foi reprogramado com o número JJ9454 e tem previsão de decolar para Orlando, neste domingo (27), às 13h.

PORTAL TERRA


Risco de rompimento de segunda barragem preocupa; Vale faz drenagem

Mineradora e Defesa Civil estão monitorando a estabilidade da barragem 6, que fica ao lado da que se rompeu

Marcio Dolzan | Publicada em 26/01/2019 13:34

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse neste sábado, 26, que a preocupação no momento na tragédia de Brumadinho é com chuva e com a barragem 6, formada por água, com 1 milhão de m3, que fica ao lado da 1, que rompeu na sexta-feira. Segundo ele, ela está sendo monitorada, a Defesa Civil está checando sua estabilidade. Se romper, o desastre pode ser ainda maior.

A Vale informou que está realizando a drenagem da Barragem 6 com o uso de bombas, para reduzir a quantidade de água. O monitoramento da estrutura está sendo realizado a cada uma hora, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A estabilidade da estrutura está sendo monitorada.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Edgar Estevo da Silva, afirmou que a corporação trabalha com a possibilidade de encontrar sobreviventes do rompimento da barragem em Brumadinho em pelo menos quatro pontos da região. Segundo o coronel, 39 bombeiros atuam nas buscas nesses locais.

"Temos a possibilidade de quatro pontos que estão sendo trabalhados com possíveis vítimas vivas. Existe essa esperança e o Corpo de Bombeiros vai trabalhar ininterruptamente para não só bater toda a área com possibilidade de vítimas vivas, como até o último momento (para localizar) vítimas desaparecidas", disse o coronel Estevo.

"São quatro pontos: um ônibus que foi localizado, uma locomotiva que foi localizada, um ponto de um prédio também localizado, e a comunidade Parque das Cachoeiras", revelou o comandante.

O chefe dos bombeiros disse ainda que a corporação deverá pedir ajuda federal e de outros estados a partir de segunda-feira. "Nosso presidente Bolsonaro colocou à disposição tropas da Força Nacional, outros bombeiros, pessoal de força militar - Exército, Marinha, Aeronáutica. Nós estamos aguardando os próximos dois dias, fazendo uma análise melhor de todo o terreno, para empregar no momento certo outras tropas especializadas", comentou. "Muito provavelmente vamos precisar de cães farejadores a partir de segunda-feira, e aí vamos fazer contato tanto com o governo federal, quanto com cada um dos corpos de bombeiros militares do Brasil que estão disponibilizando todo esse apoio."

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA DEFESA (RJ) - FAB monta estação-rádio para auxiliar aeronaves em operação de resgate

Militares do 1º GCC seguiram do Rio de Janeiro (RJ) para Minas Gerais (MG) com toda a estrutura necessária na noite de sexta-feira (25)

Publicada em 26/01/2019 20:04

Em apoio à operação de resgate às vítimas do desastre ambiental em Brumadinho (MG), a Força Aérea Brasileira (FAB) providenciou a instalação de uma unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS) – também conhecida como estação-rádio – para dar suporte e garantir a segurança das aeronaves envolvidas nas ações de busca e salvamento. A estrutura montada na região, sob a coordenação do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), conta com gerador, antena para enlace via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de comunicação VHF, UHF e HF.

Para garantir a prestação do serviço de informação de voo e alerta, todos os equipamentos necessários ao funcionamento da estrutura de comunicações foram transportados, em três veículos, do Rio de Janeiro (RJ) a Minas Gerais (MG), entre a noite de sexta-feira (25) e a manhã de sábado (26). O percurso de 478 quilômetros até o destino final, segundo o Comandante do 1º GCC, Coronel Aviador Cyro André, durou cerca de dez horas.

“O 1º GCC existe exatamente com essa missão: instalar, manter e operar equipamentos de comunicação em lugares onde estes são insuficientes ou naqueles, como em Brumadinho, onde não há nada. Esses meios são importantes para suportar as operações aéreas, principalmente onde há muitas aeronaves voando, de organizações diferentes e com propósitos variados. Um exemplo recente parecido, mas com outro objetivo, foi o Exercício Multinacional CRUZEX Flight 2018. Sem coordenação, fica mais difícil para os pilotos se organizarem e se deslocarem com segurança no espaço aéreo”, disse.

O AFIS foi instalado no terreno de uma igreja no Córrego do Feijão, local mais próximo das aeronaves. Já o Centro de Comando e Controle foi montado na Universidade Asa. Imediatamente após a conclusão da montagem pelo Esquadrão Profeta (1º/1º GCC de Santa Cruz-RJ), um dos Esquadrões acionados para a missão, a estação-rádio entrou em operação.

Todo o suporte na comunicação entre as aeronaves é dado por 15 militares: três oficiais, oito graduados (sargentos), três cabos e um soldado. A equipe de coordenação conta ainda com o auxílio de um operador de estações aeronáuticas e um controlador de tráfego aéreo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), responsável pela navegação na área do local das buscas.

“Por meio da estrutura de comunicações, são repassadas informações sobre os voos realizados na área para os pilotos envolvidos de forma que todos aumentem sua consciência situacional e assumam a responsabilidade pelas decisões ao sobrevoarem a área onde ocorreu o desastre” explicou o Comandante ao falar sobre a importância do apoio prestado por meio da estação-rádio para garantir o cumprimento dos padrões de segurança exigidos na aviação durante as operações aéreas.

Toda a ação para coordenar as aeronaves no espaço aéreo do município mineiro foi programada após articulação com a Presidência da República, Ministério da Defesa e Defesa Civil. Segundo o Comandante do 1º GCC, não há previsão para o fim dos trabalhos na região.

“Houve uma grande integração e se transformou em uma Operação Interagências, com envolvimento de diversos atores, incluindo as Forças Armadas, para minimizar os danos na localidade. Agimos com a pronta-resposta possível e nosso efetivo permanecerá na região durante o tempo que for necessário”, garantiu o Comandante.

Acidente

Militares da FAB foram acionados logo após o desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte. O acidente ocorreu no início da tarde de sexta-feira (25). Um mar de lama invadiu a cidade e destruiu casas. Centenas de pessoas estão desaparecidas.

CAVOK - VÍDEO: Resumo atualizado da campanha de testes do KC-390


Fernando Valduga | Publicada em 26/01/2019 22:07

A Embraer divulgou nesta semana um resumo sobre o status da campanha de testes do KC-390, que em 2019 deve entrar em operação com a Força Aérea Brasileira (FAB).

No mês de abril de 2018, a Embraer levou o KC-390 pela primeira vez para FIDAE no Chile, onde a aeronave foi apresentada para os jornalistas, que puderam realizar um voo próximo da Cordilheira dos Andes, incluindo com o Cavok.

Em 2018, a aeronave completou os testes de carregamento/decarregamento de veículos militares, e em maio um helicóptero H-60 Black Hawk foi colocado no compartimento de carga do KC-390. Em junho, a aeronave realizou testes na região sul do Brasil.

Em outubro passado, o primeiro KC-390 de produção em série realizou seu voo inaugural. Esta aeronave será entregue para FAB em julho próximo. Em novembro a aeronave passou pelos testes de evacuação de emergência na Ala 1 em Brasília.

Um dos fatos mais importantes para o programa em 2018 foi o recebimento do Certificado do Tipo emitido Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), concluindo uma etapa fundamental rumo à certificação militar, quando a aeronave atingirá a Capacidade Operacional Final (FOC), prevista para ocorrer no final de 2019

O KC-390 é uma aeronave para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo desenvolvido e fabricado pela Embraer.

A aeronave estabelece um novo padrão para o transporte militar médio, visando atender os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira, em substituição às aeronaves de transporte C-130 Hercules. A Ala 2, em Anápolis, está passando por reformas para receber o maior avião já produzido pela Embraer.

A Embraer pretende ainda vender o moderno jato como substituto para as forças aéreas pelo mundo que possuem em sua frota aeronaves de transporte militar do mesmo porte, mas que estão obsoletas, em um mercado avaliado em US$ 60 bilhões. Portugal aprovou em maio uma verba para compra de 5 aeronaves KC-390.