NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


DF1 - Onça resgatada em incêndio no Pantanal está de casa nova

A onça se recuperou depois de tratamento numa Ong em Goiás.

Publicada em 25/12/2020

JORNAL NH (RS)


A emoção de cortar os céus no último voo em um caça F-5

Comandante do Esquadrão Pampa da Força Aérea Brasileira, em Canoas, o tenente-coronel Romanelli se prepara para a despedida como piloto, prevista para o início de 2021

Shállon Teobaldo | Publicada em 26/12/2020 03:00

A poucos dias de vestir o traje de piloto pela última vez no comando de um caça F-5, só de olhar para o céu ou falar sobre o assunto o tenente-coronel aviador Thiago Romanelli Rodrigues já sente saudade e se emociona. Comandante do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Pampa, da Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto gaúcho de 41 anos, que começou a carreira aos 18, se prepara para deixar os voos de lado no início de 2021 e assumir o planejamento estratégico da FAB, em Brasília.

"É muito gratificante poder compartilhar um pouco da oportunidade que eu tive, das minhas experiências, ver o quanto a gente evoluiu como esquadrão. Hoje vejo os pilotos mais novos e percebo o quanto eles são melhores que eu, e isso é prova daquilo que eu considero mais importante: que precisamos estar sempre formando pessoas e profissionais melhores que nós", enfatiza Romanelli.

A decisão pela aviação 

A história de como tudo começou é curiosa. Até os 13 anos de idade, Romanelli tinha certeza de que seguiria a carreira de jogador de futebol. Zagueiro das categorias de base do Grêmio, chegou a jogar com Ronaldinho Gaúcho na adolescência. Foi em uma viagem pelo clube para participar de um torneio em Minas Gerais que o então menino viajou de avião pela primeira vez. "Quando entrei na aeronave e tive aquela experiência percebi que, na verdade, não queria ser jogador, mas sim piloto de avião", conta.

Como ele ainda não sabia, o investimento para estudar Ciências Aeronáuticas e fazer as milhares de horas de voo exigidas em um aeroclube era muito alto para seus pais. Foi no Ensino Médio, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre que Romanelli ouviu falar da FAB pela primeira vez. Nesse momento, decidiu então que se esforçaria para se tornar um aviador. "Minha mãe ficou assustada, perguntando da onde eu tinha tirado a ideia, se queria matar eles do coração, pensou que eu tinha ficado louco. Hoje ela já saiu do desespero total, mas se perguntar, ela vai dar graças a Deus porque vou parar de voar".

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA BV - Aeronáutica abre Processo Seletivo com quatro vagas para Roraima

De acordo com o aviso de convocação, o voluntário que for incorporado poderá ser empregado em qualquer atividade militar

Redação | Publicada em 25/12/2020 14:20

O Comando da Aeronáutica anunciou a realização de um novo Processo Seletivo para a convocação e incorporação de 234 profissionais de nível superior, destinado à prestação do serviço militar voluntário em caráter temporário, para o ano de 2021 (QOCon 1- 2021) em diversas localidades do território nacional. Para Roraima, são destinadas quatro vagas.

De acordo com o aviso de convocação, o voluntário que for incorporado poderá ser empregado em qualquer atividade militar ou considerada de natureza militar, nas Organizações Militares (OM) a que estiver vinculado, e em missões que se destinam a defender a Pátria.

As vagas para Roraima são divididas em duas para a área administrativa e duas para serviços jurídicos.

Requisitos - Para participar, além da escolaridade em nível superior na respectiva área para a qual concorre, o candidato também deverá estar devidamente inscrito no Conselho Regional da Profissão.

Inscrição - Os interessados em participar devem efetuar as inscrições até as 23h50 de 2 de janeiro de 2021, por meio do endereço eletrônico da Força Aérea Brasileira.