NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


BAND TV


JORNAL DA NOITE - FAB recebe primeiro lote de caças Gripen

A Força Aérea Brasileira recebeu os primeiros caças de combate comprados da empresa sueca Saab.

Publicada em 25/11/2021 23:00

PORTAL AEROIN


Um dos primeiros aviões da Esquadrilha da Fumaça será restaurado para voltar a voar

Um dos clássicos da aviação brasileira, e primeiro avião a voar pela Esquadrilha da Fumaça, será restaurado e colocado em condições de voo.

Redação | Publicada em 25/11/2021 13:45

O North American T-6, ou simplesmente T-Meia no Brasil, foi o responsável por formar uma grande geração de aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB). A clássica aeronave chegou, inclusive, a ser produzida sob licença no Brasil, na região de Lagoa Santa (MG).

A aeronave também foi o primeiro modelo a ser voado pela Esquadrilha da Fumaça, fundada em 1952, para mostrar a perícia de aviadores da FAB e visando estimular os novos cadetes, além de promover a cultura aeronáutica no país.

Um destes aviões que fez história na Fumaça foi o de matrícula FAB-1390, um exemplar que saiu da Esquadrilha em 1976, foi repassado para a Fundação Santos Dumont e, desde então, não mais voou, ficando à mercê do tempo e resultando numa condição bastante ruim.

No entanto, apesar de suas asas desmontadas e danos na fuselagem, uma iniciativa quer dar nova vida ao clássico avião. Isso porque um grupo de aviadores se reuniu e criou a Revoar – Restauro de Aeronaves, uma associação formada por diversos profissionais da área, que está se comprometendo em dar nova vida ao T-6, inclusive colocando-o em condições de voo.

O primeiro passado foi dado e o avião foi resgatado e transferido para a Revoar. Agora, no entanto, começa a parte mais difícil, o início de um longo processo de restauro, recertificação e testes para colocar a aeronave no céu novamente. O tamanho da complexidade faz com que, ainda, não haja um prazo definido para que o avião alce voo.

E enquanto isso não acontece, o grupo promete que será possível acompanhar o trabalho de restauro na página do Instagram da associação, cujo perfil pode ser acessado clicando aqui. Uma grande iniciativa em prol da história e que precisa ser enaltecida.

PORTAL DEFESANET


VII COMAR sedia reunião de Oficiais-Generais


Força Aérea Brasileira | Publicada em 25/11/2021 13:03

O Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), localizado em Manaus (AM), sediou, de 22 a 24 de novembro, a Reunião de Oficiais-Generais da Secretaria de Economia Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). O encontro contou com a presença de 40 militares, dentre Oficiais-Generais da SEFA, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) e da Diretoria de Economia e Finanças (DIREF). A comitiva foi recebida pelo Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, e demais Comandantes de Organizações Militares sediadas em Manaus.

A reunião teve por objetivo acompanhar os indicadores, difundir as diretrizes e ampliar o canal de comunicação da SEFA com as unidades subordinadas, promovendo o debate e aprimoramento da gestão financeira das Organizações Militares responsáveis pela execução orçamentária do Comando da Aeronáutica (COMAER). Também teve como missão a discussão de aspectos relacionados com a terceira fase da reestruturação do COMAER.

Contando com a participação de todos os Comandantes Aéreos Regionais, a atividade abordou com profundidade as peculiaridades de cada Guarnição de Aeronáutica, procurando, assim, identificar subsídios, com vistas a assessorar o processo decisório do Alto-Comando da Aeronáutica.

Para o Brigadeiro Magarão, realizar esse encontro no VII COMAR foi uma oportunidade ímpar. “Foi um privilégio receber esse colegiado do mais alto nível, onde foi possível discutir as nuances do processo de implementação da terceira fase da reestruturação do COMAER e é muito simbólico que ele ocorra na Guarnição de Manaus, a capital da Amazônia Ocidental”, disse o Oficial-General.

No encerramento, o Tenente-Brigadeiro Crepaldi agradeceu pela recepção e destacou a importância do encontro. “Estamos discutindo as novas fases da Reestruturação, o que é fundamental para alcançar a excelência na administração dos recursos financeiros, patrimoniais, materiais e humanos do COMAER. A readequação vai promover o incremento da eficiência administrativa e maior racionalidade da estrutura organizacional, com as Unidades voltadas prioritariamente às suas atividades-fim”, concluiu.

Fotos: Cabo A. Pardo / VII COMAR

Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas comemora 11 anos de atuação


Rízia Rocha | Publicada em 25/11/2021 10:00

A recém-criada Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, foi palco da comemoração do 11º aniversário do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que ocorreu nessa terça-feira (23). Durante a cerimônia, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e 65 personalidades, civis e militares, foram agraciadas com a Medalha Mérito EMCFA.

O titular da pasta da Defesa ressaltou  os serviços prestados para a evolução da doutrina conjunta e para o fortalecimento da capacidade operacional das Forças Armadas. “O EMCFA é o braço operacional do Ministério. O trabalho de cada integrante reflete na interoperabilidade das nossas Forças Armadas e reforça sua imagem e reputação, como instituições possuidoras de alta credibilidade junto à sociedade brasileira”.

O Chefe do EMCFA, General de Exército Laerte de Souza Santos, também, destacou a importância da celebração, bem como o papel fundamental do Estado-Maior Conjunto na execução da Estratégia Nacional de Defesa. “Externo a minha gratidão e o meu reconhecimento a todos os servidores civis e militares, homens e mulheres do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, de ontem e de hoje, extremamente qualificados, dedicados, determinados, competentes e comprometidos com a missão”.

Prestigiaram o evento o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante Interino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Logística e Mobilização do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Assuntos Estratégicos do EMCFA, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; e o Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

EMCFA

Criado em 25 de agosto de 2010, para promover e coordenar a interoperabilidade entre as Forças Singulares e assessorar o Ministro da Defesa, além de coordenar a atuação conjunta dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A sua missão envolve a defesa do País, atuando, também, em operações de paz, humanitárias e de resgate.

Ações de Reconhecimento Aeroespacial colaboram com cenário de combate simulado

Captação de imagens e informações auxiliam na consciência situacional

Força Aérea Brasileira | Publicada em 25/11/2021 09:09

As missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) são essenciais para o planejamento das saídas de aeronaves que devem realizar ações como Assalto Aeroterrestre, Ataque, Defesa Antiaérea, Escolta, Reabastecimento em Voo (REVO), Ressuprimento Aéreo, entre outras, como as que estão sendo treinadas no Exercício Conjunto Tínia 2021, em Santa Maria (RS).

As câmeras e sensores das aeronaves A-1AM, do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker, e Hermes 450 e 900, do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus, são responsáveis por realizar a captação de imagens que são analisadas para auxiliar no planejamento de outras missões.

Durante o treinamento, explica o Comandante do Esquadrão Poker, estão sendo utilizadas as plenas capacidades das aeronaves modernizadas. “Estamos explorando ao máximo as capacidades de guerra eletrônica e as novas possibilidades dos A-1AM, como sensores, Datalink, interferidores e autodefesa”, conta o Tenente-Coronel Aviador Agnaldo dos Santos.

Os aviões E-99 também são utilizados para prover consciência situacional sobre o ambiente. Empregando seus equipamentos para aquisição de informações, a tripulação auxilia na coordenação do fluxo de entrada e saída de aeronaves na zona de combate.

Exercício Conjunto Tínia

A terceira edição do Exercício Conjunto Tínia, que ocorre a partir da Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria (BASM), até o dia 26 de novembro, reúne mais de 1.200 militares, 50 aeronaves e 24 Unidades Aéreas e de Infantaria, em uma simulação de guerra convencional, também chamada de guerra regular, ou seja, quando há um conflito entre forças armadas de dois países ou alianças de Nações.

PORTAL DEFENSA.COM (Espanha)


La Fuerza Aérea Brasileña recibe otros cuatro aviones de combate Gripen


Redação | Publicada em 25/11/2021 13:37

Cuatro nuevos aviones de combate Gripen E fueron entregados oficialmente a la Fuerza Aérea Brasileña en una ceremonia celebrada en Suecia este miércoles (24). Sin embargo, las aeronaves (con registros FAB4101, FAB4102, FAB4103 y FAB4104) no volarán a Brasil, se enviarán por barco, como se hizo con el primer modelo del modelo.

Las delegaciones de ambos países también tuvieron la oportunidad de discutir actividades conjuntas que serán beneficiosas para el Programa Gripen E.

A la reunión asistieron el Teniente Brigadier del Aire Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante de la Fuerza Aérea Brasileña; El mayor general Carl-Johan Edström, comandante de la Fuerza Aérea Sueca; Micael Johansson, presidente y director ejecutivo de Saab; y Jonas Hjelm, vicepresidente senior y director del área de negocio de Aeronáuatica de l compañía.

La llegada del buque que transporta a los cazas está prevista para mediados de diciembre al puerto de Navegantes (Santa Catarina), desde donde se remolcan los jets hasta el aeropuerto adyacente a la ciudad, desde allí para despegar hacia Gavião Peixoto, en el interior de São. Paulo, Paul. Luego de su incorporación a la Fuerza Aérea Brasileña, estos cuatro aviones de combate tendrán su base en Anápolis, en el estado de Goiás, donde se ubica el 1er Grupo de Defensa Aérea de la FAB.

Durante la visita a Saab, las autoridades conocieron varios aviones de prueba y producción en serie, tuvieron la oportunidad de probar el nuevo simulador de entrenamiento de misiones de Gripen y asistieron a una exhibición aérea con aviones de Brasil y Suecia.

Cerca de 350 brasileños - ingenieros y técnicos - trabajan activamente en el programa de transferencia de tecnología, que incluye programas de capacitación en Suecia. En 2016, se inauguró el Centro de Proyectos y Desarrollo Gripen en el estado de São Paulo, donde trabajan juntos ingenieros brasileños y suecos.

PORTAL JANES (Inglaterra)


Brazil receives series-production F-39 Gripen fighters


Victor Barreira | Publicada em 25/11/2021 10:31

The Brazilian Air Force (FAB) has achieved a major milestone in the ambitious and complex effort to modernise its air combat capability with the formal receipt of an initial four series-production Saab F-39E Gripen multimission fighters.

The jets were accepted by FAB Commander Lieutenant Brigadier Carlos de Almeida Baptista Junior at the Saab Aeronautics plant in Linköping, Sweden, on 24 November.

The aircraft will be subsequently be shipped to Brazil for the FAB's Jaguar Squadron, located at the Anápolis base of Wing 2 in the State of Goiás.

The FAB's Procurement and Acquisition Center (COPAC) purchased a package of 36 Gripen NG aircraft (28 single-seat F-39Es and eight dual-seat F-39Fs) as well as two flight simulators on 24 October 2014 for SEK38.9 billion (USD4.25 billion) to meet the FAB's F-X2 requirement.

The last two fighters are scheduled to be delivered to the FAB in 2026.

PORTAL R3 (SP)


Gripen E de série da Força Aérea Brasileira são apresentados pela SAAB


Redação | Publicada em 25/11/2021 14:37

A Saab promoveu, no dia 24 de novembro, um encontro entre as autoridades do Brasil e da Suécia para apresentar as seis primeiras aeronaves de produção em série que saíram da fábrica e entraram em fase de entrega. As delegações de ambos os países também tiveram a oportunidade de discutir as atividades conjuntas que serão benéficas para o Programa Gripen E.