NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Para evitar desastres causados por balões, aeroportos e grandes empresas aumentam monitoramento

Período seco aumenta as chances de grandes incêndios causado por balões

Para Evitar Desastres Causados Por Balões, Aeropo | Publicada em 25/08/2021 21:07

Os balões são um risco em qualquer época do ano e grandes empresas e aeroportos tem um monitoramento especial para evitar grandes acidentes e desastres. Os períodos de seca são os que merecem mais atenção. Já são 28 dias sem chover na capital paulista, o que aumenta a chance de grandes incêndios, como o que ocorreu nesta semana no Parque Juquery, na região metropolitana.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Insumos e medicamentos doados pelo Ministério da Saúde chegam ao Haiti

Ação do Governo Federal destinada ao país caribenho conta com o apoio de cinco ministérios

Redação | Publicada em 25/08/2021 10:14

Enquanto atravessa uma grave crise humanitária, agravada por um terremoto de 7,2 graus na escala Richter (que vai de zero a nove) que devastou diversas cidades, o Haiti recebeu nessa segunda-feira (23) uma remessa de medicamentos, equipamentos de proteção individual, curativos e insumos médico-hospitalares doados pelo Ministério da Saúde do Brasil. O objetivo é ajudar o país caribenho a atravessar a crise e tratar seus feridos.

O envio dos insumos faz parte da missão humanitária brasileira que foi decidida pelo Presidente Jair Bolsonaro e integra uma estratégia interministerial. Além da pasta da Saúde, participam os ministérios da Defesa; Relações Exteriores; Justiça e Segurança Pública; e Desenvolvimento Regional.

A lista de produtos é extensa e inclui cinco "kits calamidade", contendo uma série de medicamentos para essas situações, como antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos, insulina, dentre outros. Cateter, seringas e ataduras, além de outros insumos para curativos também foram entregues na segunda, em voo que desembarcou na capital, Porto Príncipe.

Ao todo, são mais de 120 mil unidades dos mais diversos medicamentos. Também foram doados colares cervicais para adultos e crianças, protetores faciais, biombos, macas dobráveis, macas tipo prancha, nebulizadores, dentre outros equipamentos para o atendimento de emergência.

A ajuda humanitária do governo, com insumos e pessoal, foi transportada pela aeronave KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB). A missão tem equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além dos kits doados pelo MS para a assistência farmacêutica emergencial.

Com informações do Ministério da Saúde

PORTAL AEROIN


Veja como foi a missão ao Haiti com o maior avião já feito no Brasil


Juliano Gianotto | Publicada em 25/08/2021 15:26

Com a participação de uma aeronave Embraer KC-390 Millennium, o maior modelo de avião já projetado e construído no Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou da missão de ajuda aos atingidos por um terremoto e um ciclone tropical no Haiti nas últimas semanas. Na segunda-feira, dia 23, o avião pousou na cidade de Porto Príncipe, capital do país.

A Missão Humanitária Multidisciplinar foi acionada pelo Governo Brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), quando o Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar o apoio, em resposta emergencial à tragédia.

“O Haiti recebeu a ajuda humanitária de vários países, mas a equipe do Brasil é uma ajuda direcionada especificamente para as necessidades da região mais afetada pelo terremoto. Serão três semanas colaborando diretamente com os haitianos”, disse a Ministra Marissol Romaris, Encarregada de Negócios da Embaixada do Brasil no país, que recebeu a missão no Aeroporto Internacional de Porto Príncipe.

A aeronave transportou 32 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência e mais 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos.

Entre o material transportado também estão equipamentos de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), como macas, colares cervicais, biombos e outros. A assistência farmacêutica do Ministério disponibilizou, ainda, insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue.

“Estamos trazendo uma equipe especializada em busca e salvamento, que já colaborou em eventos como Brumadinho [MG]. Estamos reforçados ainda de dois cães que ajudarão na missão”, explicou o Coronel Bombeiro Militar Marcelo Teixeira Dantas, comandante do efetivo da missão.

“Quando acionada para colaborar no apoio ao enfrentamento de calamidades, a Força Aérea Brasileira é sempre rápida. Podemos perceber a satisfação de todos os militares em poderem contribuir de forma efetiva para que alcancemos lugares distantes e cumprir missões como essa no Haiti”, ressaltou o Chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, que é o Coordenador-Geral da Missão Humanitária.

Após o acionamento, uma aeronave do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus foi preparada para a missão. Ainda no Brasil, o avião realizou paradas técnicas em Cachimbo (PA) e em Boa Vista (RR). Em Roraima, a aeronave foi reabastecida e a tripulação substituída. Na localidade ocorreram, ainda, os trâmites alfandegários e migratórios.

De acordo com o piloto da aeronave, o Capitão Romulo dos Santos Pinto, é gratificante cumprir esse tipo de missão. “Sabemos que a situação não está fácil para a população haitiana, por isso tenho orgulho da oportunidade de representar a compaixão do povo brasileiro, que é muito solidário, além de mostrar a prontidão da FAB”, pontuou.

O Diretor-Geral de Proteção Civil do Haiti, Jerry Chandler, agradeceu a ajuda enviada. “Para o nosso país é muito gratificante o histórico de apoio que o Brasil tem com o Haiti. Sabemos que podemos sempre contar com a colaboração desta grande nação para nos ajudar”, salientou.

PORTAL AEROFLAP


Engenheiros avançam na integração de sistemas de navegação do Gripen


Redação | Publicada em 25/08/2021 17:07

Três engenheiros brasileiros de sistemas e software da Embraer para o Gripen E/F avançam na integração do VOR (do inglês, VHF Omnidirecional Range Equipment) e do TACAN/DME (do inglês, Tactical Air Navigation/Distance Measuring Equipment), recurso exclusivo do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. O trabalho acontece no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (do inglês, Gripen Design and Development Network – GDDN), que fica nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, importante hub de transferência de tecnologia do Programa Gripen.

O VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração será concluída ainda em 2021. Já o TACAN/DME mede a distância e o rumo da aeronave a um transmissor de solo ou aerotransportado, e cuja integração deve ser finalizada até o final de 2023. O projeto é desenvolvido com supervisão da área de Dados de Voo e Navegação da Saab, na Suécia.

Em reuniões semanais, o time sueco consegue acompanhar os avanços feitos no País, da mesma forma que os brasileiros têm acesso a todas as informações necessárias com computadores integrados com a Saab em Linköping.

“Os engenheiros brasileiros da Embraer possuem conhecimento avançado no desenvolvimento de software crítico de voo e segurança. Nós mandamos para eles informações sobre o funcionamento do equipamento, para que possam desenvolver o conceito e testar no S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora de Linköping. Feito isso, realizamos uma reunião para que possamos avaliar se o trabalho está conforme os requisitos para operação. A experiência dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de softwares críticos para a segurança é uma grande vantagem, pois é difícil encontrar engenheiros com esse tipo de experiência na Suécia”, comentou Andreas Bergström, head de dados e navegação de voo E/F na Saab.

Antes da prática, os engenheiros brasileiros fizeram um treinamento on-the-job na Saab, em 2018. Esse esforço conjunto faz parte do programa de transferência de tecnologia que visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas tarefas no Brasil, fora de um ambiente de treinamento e formação, nos chamados pacotes de trabalho. Ao todo, são mais de 50 destes pacotes, que envolvem áreas de sistemas, estrutura, software e aviônicos, por exemplo.

“O processo de transferência de tecnologia começa com a parte teórica. Depois, no on-the-job training, os brasileiros são treinados em atividades com a observação e o acompanhamento de um mentor sueco da Saab. A partir do momento que o treinamento prático termina, o processo passa para os pacotes de trabalho, e é nesse momento que a gente vê os benefícios da transferência de tecnologia. Hoje, esses profissionais participam ativamente no desenvolvimento da aeronave no GDDN”, explicou o Coronel Leite, gerente do Programa FX-2 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Ao retornarem ao Brasil, os engenheiros de sistemas e software começaram a trabalhar no GDDN em 2019. Até o final de 2020, o time brasileiro trabalhou com a integração do sistema RALT (Radar Altimeter Equipment), um radar que mede a distância da aeronave ao solo, auxiliando na determinação de altitude. Essa parte do pacote de trabalho foi concluída e entregue para posterior avaliação de teste de voo, no final de 2020.

“Quando o projeto de desenvolvimento termina e passa pelas simulações no S-Rig, o sistema passa a ser testado na aeronave. A equipe brasileira então passou o RALT para o departamento de ensaios em voo (do inglês, Flight Test Departament), para ver como o equipamento se comporta em ação", contou Bergstrom.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Organizações Militares da FAB comemoram Dia da Intendência da Aeronáutica


Redação | Publicada em 25/08/2021 14:02

As Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB) comemoraram, no dia 23 de agosto, o Dia da Intendência da Aeronáutica. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) celebrou a data com uma cerimônia militar presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos. O evento contou também com a presença do ex-Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, além de outras autoridades militares.

Durante a solenidade foi entoada a canção da Intendência e dado destaque para o Oficial Intendente mais antigo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e Chefe do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), Coronel Intendente Ronald José Pinto. “Sentimento de orgulho e satisfação por poder contribuir com o desenvolvimento tecnológico da Força Aérea Brasileira (FAB) e do País, oferecendo o suporte necessário para a realização das pesquisas no nosso Campus”, ressaltou o agraciado.

Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAEMN)

A Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAEMN) também realizou, na Base Aérea de Manaus (BAMN), cerimônia militar em comemoração ao Dia a Intendência. A formatura contou com a presença do Comandante do Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; do Comandante da Base Aérea de Manaus (BAMN), Coronel Aviador Marcos Afonso de Carvalho Quintella; e da Prefeita de Aeronáutica de Manaus (PAMN), Tenente-Coronel Intendente Alessandra de Santis Guedes. 

Durante a cerimônia, foi entregue o “Prêmio Acantos 2021”, que consiste na escolha de Graduados e Praças que se destacaram em suas atividades ligadas à Intendência. O Comandante do VII COMAR, Brigadeiro Magarão, ressaltou que a Intendência permeia todas as atividades da FAB, fazendo parte da rotina diárias dos militares. “Notadamente, neste momento de pandemia, nossa Intendência se sobressaiu, com destaque para as intervenções de apoio ao homem que foram essenciais para o cumprimento de uma gama variada de missões, resultando em um movimento aéreo nunca antes visto na região, com repercussão muito positiva perante a sociedade local. A Intendência da Aeronáutica mostrou a que veio com destaque para o comprometimento e profissionalismo de seus integrantes”, disse o Oficial-General.

Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS)

O Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS) celebrou o Dia da Intendência da Aeronáutica também com uma cerimônia militar, que foi realizada no Pátio da Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, e contou com a presença dos Comandantes das Unidades da Guarnição e de Oficiais Intendentes da ativa e da reserva. Durante a cerimônia, 29 militares foram agraciados com medalhas militares e foi destacado o Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS) em prol da centralização e otimização dos processos nas áreas administrativa, contábil e financeira, com o objetivo de alcançar os melhores resultados na aplicação dos recursos para as unidades apoiadas.

Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAERF)

O Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) também realizou solenidade. A comemoração foi presidida pelo Comandante Interino do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e contou com a presença do Brigadeiro Intendente José Carlos da Silva e outros veteranos do Quadro de Oficiais Intendentes da Aeronáutica (QOINT).

“Neste 76º aniversário, ao contemplarmos os feitos de nossos antepassados, comprovamos o quanto a Intendência esteve lado a lado com o crescimento de nossa Força Aérea, destacando-se sempre pela inovação, dedicação e comprometimento. A Intendência da Aeronáutica de hoje olha para o horizonte com orgulho, por sua competência e interesse em contribuir tempestivamente com o crescimento do Comando da Aeronáutica (COMAER), atuando em uma diversificada gama de atividades. Neste contexto, novos cenários estão por vir, tendo por escopo a consolidação da melhor estrutura organizacional, a certeza das melhores práticas de gestão, a padronização e automatização de serviços, a economia constante de meios, humanos e creditícios, a transmissão constante de conhecimento, além da certeza de que, a cada passo dado, novos passos serão demandados, mas queremos mais”, declarou o Comandante da BARF, Coronel  Intendente Isaac Cordeiro da Fonseca Neto.

Base Aérea de Salvador (BASV)

A Base Aérea de Salvador (BASV) também comemorou 76 anos de criação do Serviço de Intendência da Aeronáutica, em cerimônia militar realizada no Pátio da Bandeira, no dia 23 de agosto. O Comandante da BASV, Coronel Aviador Marcello Borges da Costa, comentou a importância da data. “Hoje, a Força Aérea Brasileira presta uma merecida homenagem aos homens e às mulheres do quadro de Intendência que exercem um trabalho contínuo, focado na atividade-fim e no cumprimento das missões operacionais, sem deixar de acatar os princípios legais da administração pública. Podemos observar o belo trabalho realizado pelos Oficiais Intendentes da Base Aérea de Salvador, sempre alinhado ao seu lema: Prever para prover” ressaltou.

Na ocasião, foi hasteada a Insígnia do Patrono da Intendência da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, que foi o responsável pelo primeiro Regulamento e primeiro Regimento Interno do Serviço de Intendência da Aeronáutica. Também foi lida a Ordem do Dia e entoada a Canção da Intendência.

Base Aérea de Santa Maria (BASM)

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) também realizou cerimônia militar para comemorar o Dia da Intendência. A solenidade foi presidida pelo Comandante da BASM, Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques, que destacou a importância do serviço de intendência para o pleno desenvolvimento das atividades da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM). “Os senhores fazem a diferença e o trabalho que desenvolvem é fator determinante para o desempenho da nossa atividade-fim. Parabéns pelo dia de hoje e obrigado por dedicarem-se, diuturnamente, para o sucesso da missão”, disse.

Fotos: Cabo Alexandrino (II COMAR)/ Sargento C. Falcão e Soldado Anderson (BASV)/ DCTA/ GAP-SJ/ Cabo Alexandrino (II COMAR)/ Aspirante Gabriela e Soldado Kassiel (BASM)/ Cabo Bertolin (GAP-LS)/ Agência Força Aérea