NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Bimotor pega fogo em Barretos


Publicada em 25/08

ImagemA Polícia disse que o avião fez um pouso forçado e que a suspeita é que o incêndio começou no solo

PORTAL G1


Avião bimotor é encontrado incendiado em canavial na zona rural de Barretos, SP | Ribeirão Preto e Franca

Corpo de Bombeiros diz que não há vítimas e suspeita de incêndio criminoso após pouso forçado. Avião PR-VCV foi vendido em agosto de 2017, mas dados do novo dono não constam no site da Anac.

G1 Ribeirão Preto E Franca | Publicada em 25/08 - 11h26

Um avião bimotor foi encontrado em chamas em um canavial na zona rural de Barretos (SP) na manhã deste sábado (25). O Corpo de Bombeiros combateu o fogo e informou que a suspeita inicial é de incêndio criminoso, após o avião ter pousado no local.

Ainda de acordo com os bombeiros, as equipes foram acionadas por volta de 7h40. A aeronave estava vazia e não havia vítimas no local. As terras são arrendadas por uma usina de açúcar e etanol, que pertence a um grupo multinacional.

Um funcionário da usina, que pediu para não ser identificado, disse que o avião não pertence à empresa e também realizava nenhum tipo de serviço agrícola. Uma equipe da brigada de incêndio da usina foi ao local para auxiliar no combate as chamas.

Segundo apuração da EPTV, afiliada da Rede Globo, peritos e investigadores da Polícia Civil estão no local. A suspeita é de que o piloto realizou um pouso forçado, sem usar o trem de pouso.

Ainda de acordo com a EPTV, a Polícia Civil suspeita de incêndio criminoso porque o fogo destruiu apenas a cabine e não atingiu as áreas onde há combustível, como as asas do avião.

O prefixo da aeronave é PR-VCV. O avião foi vendido em agosto do ano passado, mas os dados do novo proprietário não foram atualizados no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão levantando informações da ocorrência.

"A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", diz.

Ainda segundo o Cenipa, a investigação tem por objetivo prevenir acidentes aéreos com as mesmas características. Não há prazo para conclusão dos trabalho, mas o Centro informou que a apuração "terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente".

 

AGÊNCIA BRASIL


Mutirão de profissionais da saúde atenderá venezuelanos em Roraima

Ações médico-humanitárias durarão uma semana em Boa Vista e Pacaraima

Paulo Victor Chagas | Publicada em 25/08 - 15h52

Os 36 profissionais da saúde que vão promover ação voluntária de atendimento aos venezuelanos em Roraima foram recepcionados neste sábado (25) pelo governo federal em Brasília. Os funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) embarcam amanhã (26) para o estado, onde farão ações médico-humanitárias em abrigos de acolhimento aos imigrantes durante uma semana.

O ato de lançamento da ação ocorreu na tarde de hoje no Ministério da Educação, em Brasília, e contou com a presença do presidente Michel Temer, que elogiou o exemplo dos médicos em se voluntariarem para a viagem. De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, outros profissionais resolveram se juntar às atividades e irão “por conta própria” a Roraima.

Vindos de 24 hospitais universitários de 17 estados, os voluntários trabalharão por seis dias, de segunda a sábado, em diferentes turnos. O retorno está programado para domingo (2). Eles atuarão em nove abrigos de Boa Vista e um de Pacaraima. Atualmente, cerca de 5 mil venezuelanos estão acolhidos nos abrigos do estado.

Os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde vão oferecer atendimento em especialidades como ginecologia, obstetrícia, pediatria, infectologia e oftalmologia. O foco das atividades na cidade fronteiriça será a prevenção de doenças. Além de vacinação, os venezuelanos poderão fazer testes para hepatites, glicemia, verificação de pressão arterial, orientação sobre escovação dentária, nutrição e amamentação.

“Isso salienta mais uma vez o espírito do povo brasileiro. Com um breve chamado, sem esforço nenhum, nós temos uma série de pessoas doando seu tempo para apoiar quem está precisando”, elogiou Rossieli Soares.

 

JORNAL DA BAND - TV


MG: Grupo se passava por homens do Exército


Brasil Urgente | Publicada em 25/08

ImagemO grupo atuava em cidades mineiras. Os falsos militares usavam farda e símbolos militares sem autorização das Forças Armadas para palestras e eventos.

 

Governo federal anuncia reforço na saúde em Roraima


Publicada em 25/08

ImagemO governo federal anunciou neste sábado, 25, o envio de profissionais de saúde para auxiliar na crise migratória em Roraima. Moradores de Pacaraima fizeram um novo protesto pedindo o fechamento da fronteira com a Venezuela.