NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

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DECEA coloca em operação novos procedimentos para pousos e decolagens em São Paulo


Assessoria De Comunicação Social Do Decea | Publicada em 25/05/2021 16:39

O dia 20 de maio tornou-se uma data histórica para a Força Aérea Brasileira, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE). 

Neste dia entrou oficialmente em operação o Projeto TMA-SP Neo: Reestruturação da Área de Controle da Terminal (TMA) São Paulo. O empreendimento integra o Programa SIRIUS Brasil, que trata da estratégia de evolução do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) brasileiro, sob a responsabilidade do DECEA.

O primeiro voo a inaugurar o novo procedimento para o Aeroporto de Guarulhos foi uma aeronave da Azul Linhas Aéreas (AZU2014), às 4h23 UTC, 01h23 no horário de Brasília, fazendo uso do Point Merge System, método que visa otimizar o sequenciamento das aeronaves em descida para pouso, especialmente nos momentos de alta demanda. Este é o maior aeroporto do País em volume de tráfego aéreo, com mais de 24 mil voos por mês.

Funciona assim: as aeronaves entram por dois arcos, separadas em 1.000 pés. Cada uma em um momento adequado, segue para um ponto de convergência – o Point Merge, prosseguindo, posteriormente para o pouso. Utilizado em alguns países do mundo, o método será aplicado para as aeronaves que acessam a Terminal São Paulo.

Mas não foi só a Terminal São Paulo que passou por modificações. As TMA Rio de Janeiro (RJ), Pirassununga (YS), Curitiba (CT), Florianópolis (FL) e Porto Alegre (PA) foram adaptadas para atender a nova circulação de São Paulo. Por exemplo, destaca-se que a área da Ponte Aérea Rio-São Paulo ficará sob a jurisdição do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ).

O primeiro movimento foi acompanhado no APP-SP, na capital paulista, pelo Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, pelo Comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, pelo Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, pelo gerente do Projeto TMA-SP Neo, Major Aviador Sergio Luiz Marques Malecka, além de muitos outros militares que se dedicaram aproximadamente três anos para essa realização.

De acordo com o Brigadeiro Miguel, o principal ganho será no balanceamento dos setores da Terminal São Paulo, o que vai refletir no aumento da capacidade do fluxo aéreo. O Chefe do SDOP também chamou atenção para o novo conceito que está sendo aplicado pela primeira vez no Brasil: o Point Merge.

“Este procedimento permite que a aeronave reduza a necessidade de fazer esperas usuais e isso faz com que o piloto possa ganhar tempo e fazer a aproximação de uma maneira mais rápida, otimizando os fluxos dos movimentos que se aproximam para Guarulhos”, disse o Brigadeiro Miguel.

A implantação foi dividida em duas fases. A primeira, de transição, foi iniciada no dia anterior à 00:00 UTC, 21h no horário local, com a entrada do novo ciclo AIRAC (Regulamentação e Controle de Informação Aeronáutica) – um calendário internacional e permanente, estabelecido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que fixa as datas para a divulgação de dados ou mudanças relacionadas à infraestrutura da navegação aérea, bem como novos procedimentos de voo.

Durante quatro horas, determinados procedimentos da circulação aérea anterior permaneceram sendo utilizados para que a troca para o novo fosse feita em um momento mais apropriado, de baixa demanda, às 04:00 UTC (01h local) do dia 20, conforme previsões do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Os desafios desta fase eram bem conhecidos.

O Major Malecka conta que, apesar de serem necessárias correções manuais em diversos planos de voo, estavam todos preparados e as equipes reforçadas para absorver a alta demanda: “As intercorrências foram mínimas, considerando a realidade da implementação de um projeto com esta magnitude”.

Concluído este prazo, às 04:00 UTC (01h local), foi oficialmente implementado o Projeto TMA-SP Neo.

“Ficamos orgulhosos do resultado. A transição ocorreu de maneira bastante tranquila. Nos momentos de maior demanda, logo após a mudança, entre 6h e 7h, os controladores puderam colocar em prática todo o treinamento que tiveram no laboratório de simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). O excelente desempenho de toda a equipe valida o trabalho de planejamento feito desde o início”, falou o Major Malecka.

Para o Coronel Santoro, o sucesso na implementação era esperado já que, em todo o trabalho realizado, o que se almeja é a melhoria do espaço aéreo para os usuários dos serviços.

“São poucos os países no mundo que têm capacidade, conhecimento ou condições de realizar um projeto como este que executamos no espaço aéreo brasileiro”, esclarece o diretor do ICA.

O Coronel Santoro ressaltou, ainda, que a estrutura de desenvolvimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) permite a utilização dos principais meios para que o controle de tráfego aéreo seja coordenado de maneira eficiente: “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos neste trabalho belíssimo que foi feito. No futuro vamos nos reunir de novo para melhorar nossos processos porque queremos e podemos melhorar”.

Benefícios

A remodelação da Terminal São Paulo tem como objetivo principal o aumento da capacidade  e, com isso,  redução de esperas no sequenciamento de aeronaves em descida e, também, de atrasos, relacionados à capacidade do espaço aéreo.

E, consequentemente, favorecer a redução do consumo de combustível e emissão de gás carbônico, além de atenuar a emissão de ruído aeronáutico nos entornos dos aeroportos. As melhorias alcançadas possibilitam, ainda, a redução da carga de trabalho de pilotos e controladores.

O Chefe do SDOP explicou que a Terminal São Paulo estará preparada para os próximos dez anos, em termos de aumento de até 10% na capacidade dos movimentos aéreos: “Isso vai permitir melhor fluxo, principalmente, em momentos de alta demanda”.

Responsável pela comunicação inaugural do Point Merge com a aeronave da Azul, o Segundo Sargento Rafael Mariano dos Santos, assegurou que, com a TMA SP-Neo, houve balanceamento entre os setores de entrada de Guarulhos com opções a Nordeste, Noroeste e Sudoeste: “As mudanças trazem eficiência e, consequentemente, torna-se possível controlar mais aeronaves ao mesmo tempo”.

Com a entrada em operação do TMA-SP Neo, foi atualizada a nomenclatura dos procedimentos RNAV (navegação aérea) – trajetória de aproximação em que são seguidos waypoints, previamente definidos, terminologia que é preconizada pela OACI.

“Os procedimentos que até então eram chamados de RNAV agora passam a se chamar RNP – Navegação Baseada em Performance (PBN) – que permite que uma aeronave voe uma trajetória específica entre dois pontos definidos tridimensionalmente no espaço”, completou o Sargento Mariano.

Gênese

O projeto TMA SP-Neo teve várias fases de planejamento, iniciadas em 2017, com um cronograma para execução e a definição de ações operacionais e técnicas. A primeira fase foi a análise de documentos que permitissem desenvolver algo tangível para o espaço aéreo, que concentra a maior circulação de tráfego no País, a TMA São Paulo.

Também foi feita uma pesquisa com controladores de tráfego aéreo (ATCO) e pilotos para verificar a opinião dos envolvidos no processo. O plano estratégico, tático e operacional reuniu, além do SDOP, o CRCEA-SE – à época Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, em Brasília; CINDACTA II – em Curitiba), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e o ICA.

Na sequência, foi feito um prognóstico em um simulador de tempo acelerado para modelagem das rotas e dos aeroportos para identificar necessidades e melhorias. Este ciclo foi fundamental para que a experiência e a habilidade dos ATCOs servissem de base para que os elaboradores do espaço aéreo fizessem o aperfeiçoamento da terminal mais movimentada do País.

O próximo passo foi a realização do exercício de simulação em tempo real (STR), momento em que, mais uma vez, os controladores participaram do processo com sugestões e/ou modificações. O objetivo foi a adaptação dos ATCOs à nova circulação.

A próxima etapa foi a produção de cartas de procedimentos de navegação aérea, para início do cronograma de treinamento, pelo qual passaram todos os controladores das áreas onde a circulação foi alterada: TMA Rio de Janeiro (RJ), Pirassununga (YS), Curitiba (CT), Florianópolis (FL) e Porto Alegre (PA). Foram 213 cartas aeronáuticas, validadas em voo pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), para garantir a correção e a qualidade das publicações.

A atividade de treinamento foi iniciada com o lançamento das novas trajetórias de exercícios. Durante esse processo, observou-se que os ATCOs utilizaram menos comunicação via rádio e, como resultado, houve diminuição da carga de trabalho e, consequente, aumento de capacidade dos setores.

Desde o início, o trabalho foi pautado pela Tomada de Decisão Colaborativa (CDM). Nesta fase, profissionais flight standard das companhias aéreas – pilotos responsáveis por instrução, padronização e doutrina operacional das empresas aéreas – fizeram visitas de acompanhamento ao processo de treinamento e simulação da nova circulação. A doutrina operacional foi desenvolvida com o conhecimento de todas as pessoas envolvidas.

Para o Coronel Ciccacio, houve bom planejamento, ainda que o cronograma fosse extenso e permeado de subetapas – de enorme importância -, mas, com a participação de vários stakeholders, como a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), as empresas aéreas, aeroportos e associações de pilotos.

“Eles não só fizeram sugestões, mas validaram em simulador o projeto. No caso dos parceiros, a IATA trouxe um experiente designer de Terminais (que foi da FAA – Federal Aviation Administration), para ministrar um workshop com os técnicos da nova terminal. Walter White é um dos melhores técnicos de design e hoje presta consultoria em todo o mundo”, explicou.

Finalizando, o Comandante do CRCEA-SE disse: “Tenho orgulho de ter participado de um projeto tão bem planejado e que envolveu toda a comunidade aeronáutica e que, com certeza, vai trazer bons resultados. Após a implantação só nos cabe parabenizar todos os envolvidos e, particularmente, o gerente que iniciou o projeto, Tenente-Coronel Aviador Robson Laube Roque Moreira, e o atual, Major Malecka, sem esquecer do apoio prestado pelos ex-chefes do SDOP, Major-Brigadeiro do Ar Luiz  Ricardo de Souza Nascimento, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga e o Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino. Ressalto, ainda, que não podemos deixar de perseverar na busca da melhoria contínua do SISCEAB”.

C-130 da FAB transporta animais silvestres órfãos de Manaus para Goiânia


Agência Força Aérea | Publicada em 25/05/2021 16:49

No último sábado (22), a Força Aérea Brasileira realizou o transporte de sete animais silvestres órfãos de Manaus (AM) para Goiânia (GO). Foram seis macacos das espécies parauacu, guariba e barrigudo, que estavam sob cuidados do IBAMA e uma harpia que estava no Zoológico do Centro de Instrução de Guerra e Selva (CIGS) do Exército Brasileiro. 

Os animais foram transportados em um Lockheed C-130M Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º Grupo de Transporte), em aproveitando de uma missão de Transporte Aéreo Logístico já prevista, de acordo com a FAB. Agora, os macacos e ave estão sob os cuidados do Criadouro Conservacionista do Instituto Onça Pintada, localizado em Mineiros (GO), que agradeceu o apoio da Aeronáutica. 

“É uma honra concluir esse voo em aproveitamento a uma missão do Exército Brasileiro”, declarou um dos pilotos da aeronave, o Tenente Aviador Guilherme Sfredo Saraiva, integrante do Esquadrão Gordo.  “Estamos também trabalhando diuturnamente para realizar as missões de ajuda humanitária da Operação COVID-19, bem como muitas outras”, completou o militar. 

Segundo Natália de Sousa Lima, analista ambiental que trabalha no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Amazonas, os animais tinham diferentes origens e estavam há algum tempo sob os cuidados do IBAMA. “Agora, eles foram levados para um cativeiro em definitivo”, acrescentou.

Em suas redes sociais, Leandro da Silveira, biólogo do Instituto Onça Pintada, responsável por receber os animais, retribuiu a ajuda da FAB. “O Instituto Onça-Pintada agradece à Força Aérea Brasileira pelo apoio de sempre com o transporte de animais silvestres resgatados pelos órgãos ambientais. Muitíssimo obrigado! Esse apoio é fundamental e ajuda a salvar vidas”, pontuou.

 

PORTAL DEFESANET


Esquadrilha da Fumaça anuncia novos integrantes para 2022

Dois novos pilotos e três graduados integrarão a equipe a partir de janeiro do próximo ano

Agência Força Aérea | Publicada em 25/05/2021 09:09

No dia 18 de maio, três aeronaves A-29 Super Tucano decolaram para a primeira interceptação do dia. Foi um momento especial para o Tenente Aviador Felipe Augusto Kawka que, liderando a formação de A-29, teve a oportunidade de interceptar o T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA), pilotado pelo seu irmão mais velho, o Capitão Aviador Vitor Moisés Kawka, e anunciar a sua entrada na equipe: “Para nós, é uma grande alegria poder anunciar que, a partir de agora, faz parte da Esquadrilha da Fumaça. Como seu irmão, é um prazer ainda maior saber que serviremos juntos nesse excelente Esquadrão”, disse em mensagem.

Outras duas aeronaves A-29 decolaram, no mesmo dia, para interceptar o Tenente Aviador André Nery Lima Bezerra, a bordo de um T-25 da AFA, em um voo de formatura com quatro aviões. Ao perceber a aproximação dos A-29, ele ouviu: “Olhe para a sua direita, Bezerra! Em nome da Esquadrilha da Fumaça, temos a honra de parabenizá-lo e dar as boas-vindas por ter sido selecionado para integrar o grupo. Parabéns, Fumaceiro!”.

O Chefe da Seção de Material do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Major Aviador Fabio José de Souza Rocha Tavares, também anunciou, na ocasião, a chegada de novos especialistas à Esquadrilha da Fumaça. De acordo com o Oficial, os novos integrantes “chegam para somar à equipe, trazendo experiências e conhecimento técnico necessários ao cumprimento da missão do Esquadrão”. Segundo ele, os novos Anjos da Guarda, como são conhecidos na Esquadrilha da Fumaça, cumprirão um programa de adaptação às atividades específicas, além de realizarem o curso de manutenção da aeronave A-29 Super Tucano.

Fumaceiros

Anualmente, Oficiais e Graduados da Esquadrilha da Fumaça encerram seu ciclo junto à equipe para assumirem novas funções na Força Aérea Brasileira (FAB), abrindo a oportunidade para que outros possam integrar o grupo. Com a previsão de saída de dois pilotos e três graduados no final de 2021, os anunciados passarão a integrar a equipe a partir de janeiro do próximo ano.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ITA é credenciado como Unidade EMBRAPII

A cooperação possibilitará desenvolver projetos na área de Sistemas de Transmissão de Potência Veicular

Publicada em 25/05/2021 17:01

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, na 2ª feira (24), o lançamento oficial de seu credenciamento como uma das mais novas Unidades EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). A proposta apresentada pelo ITA foi selecionada pela “Chamada Pública EMBRAPII 04/2020 Programa Rota 2030”, que também credenciou grupos da USP, UFMG e UCS.

A EMBRAPII é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica, públicas ou privadas, fomentando a inovação na indústria brasileira. A Associação atua por meio da cooperação com estas instituições, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Desde sua criação, são contabilizados mais de 1.200 projetos de pesquisa com fomento superior a R$ 1,7 bilhão e quase 500 pedidos de propriedade intelectual.

As instituições de pesquisa credenciadas como Unidade EMBRAPII atuam na prospecção de novos negócios e na alocação dos recursos recebidos, com o compromisso de buscar resultados para as empresas parceiras. O modelo de operação da EMBRAPII foi concebido para induzir a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica e empresas industriais, explorando a sinergia entre ambas e estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas.

A Unidade EMBRAPII será gerida pelo Centro de Competência em Manufatura (CCM) do ITA, tendo direção geral do Professor Doutor Ronnie Rego. A particular chamada credenciou grupos em temáticas priorizadas pelo Programa ROTA 2030, programa estratégico de mobilidade e logística do governo federal. Nesse contexto, o CCM foi habilitado para desenvolver projetos na área de Sistemas de Transmissão de Potência Veicular, atuando de forma multidisciplinar e integrada nas áreas de Design, Manufatura e Monitoramento e Controle de Sistemas de Transmissão.

Desde 2006, o CCM já executou 104 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em cooperação com a indústria. Dentre outras, destacam-se as experiências cooperativas com: General Motors, FCA, Mercedes-Benz, Eaton, ZF e ZEN (automotivo); Petrobras (óleo e gás); Embraer e Akaer (aeronáutico); SEW Eurodrive, Gerdau, Stackpole, Höganäs e ArcelorMittal (metal-mecânico); Braskem (petroquímico); Rio Energy e Eolic Future (eólico), representando um amplo leque de empresas brasileiras e multinacionais de diferentes setores.

“O foco da Unidade EMBRAPII do ITA é muito bem delineado, com aplicação no setor automotivo, especificamente na área de engrenagens, que é uma lacuna muito relevante da tecnologia nacional. Esses conhecimentos podem ser transbordados para outros setores fora do ambiente automotivo, como nas áreas de Aeronáutica e de Defesa. É um importante legado que o ITA oferece tanto para a sociedade quanto para o Ministério da Defesa através da Força Aérea Brasileira”, afirma o reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia.

Entre as vantagens do modelo de operação EMBRAPII, constam a negociação direta do projeto entre a empresa e a Unidade EMBRAPII; a aprovação e a contratação diretas entre a empresa e a Unidade EMBRAPII; os recursos disponíveis nas Unidades EMBRAPII; o fluxo contínuo: a qualquer momento projetos podem ser propostos, sem esperar um edital.

A implementação da Unidade fortalecerá ainda a consolidação da atuação de outras inciativas na mesma direção, como o Fraunhofer Project Center for Advanced Manufacturing at ITA (FPC@ITA), o Engrena ITA e Laboratório Aberto. Todo esse mecanismo é potencializado por um objetivo comum: intensificar o aumento da competitividade da indústria do Brasil e de sua participação como vanguarda no cenário mundial.

Mais detalhes sobre a Unidade EMBRAPII de Transmissão de Potência CCM-ITA podem ser encontrados no link abaixo.

https://embrapii.org.br/unidades/unidade-embrapii-de-transmissao-de-potencia-ccm-ita-centro-de-competencia-em-manufatura-do-instituto-tecnologico-de-aeronautica/

Fonte: ITA e EMBRAPII

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Encerramento do Curso Prático para Aspirantes a Oficial Intendente (CPAINT) 2021


Força Aérea Brasileira | Publicada em 25/05/2021 14:18

A cerimônia militar de encerramento do Curso Prático para Aspirantes a Oficial Intendente (CPAINT) do ano de 2021 aconteceu na última sexta-feira (21), no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF). O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, além de presidir o evento, foi paraninfo dos 43 Intendentes da Turma Chronos. Estiveram, também, presentes Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB).

O objetivo do CPAINT é proporcionar, aos Aspirantes a Oficial Intendente, uma imersão teórica e prática nas atividades que o futuro Oficial irá desempenhar concernentes à aérea de atuação administrativa. Dentre elas, os futuros Oficiais visitaram as Organizações Militares da FAB na Amazônia. O curso teve duração de 81 dias e 421 horas/aula, abrangendo três Unidades e 12 subunidades.

O Comandante da Aeronáutica ressaltou que este é o momento em que os Aspirantes passam a conhecer as ferramentas que irão nortear as diversas funções de Intendentes da Força Aérea Brasileira. “Presenciamos uma bela ocasião para renovarmos os ânimos e as energias vibrantes que emanam dos jovens Aspirantes. Durante os quase três meses de curso, diversos foram os aprendizados nas áreas de finanças, patrimônio, subsistência, material, além da familiarização com sistemas importantes que trabalharão”, destaca o Oficial-General.

Na oportunidade, aconteceu uma homenagem ao Instrutor Destaque, concedida ao Capitão Intendente Angelo Ramos de Souza, do efetivo do Centro de Aquisições Específicas, pelo exemplo de profissionalismo, conhecimento e dedicação. O Aspirante a Oficial Intendente Rodrigo Oliveira Lanna recebeu o prêmio de primeiro colocado do CPAINT 2021.

PORTAL DIÁRIO ONLINE (PA) - Belém terá o primeiro torneio de drones do Brasil

Segundo representantes do Controle Aéreo da Força Aérea Brasileira, esse será o primeiro torneio da categoria no Brasil e contará com a participação de três escolas da capital

Lucas Contente | Publicada em 25/05/2021 15:51

A prática do esporte e o incentivo à ciência são duas atividades essenciais em qualquer sociedade. E, aqui no Pará, uma professora resolveu unir tanto o estudo da ciência quanto a habilidade esportiva. E o que vem por aí promete ser um evento inédito no Brasil.  

No dia 19 de julno, acontece em Belém, no Parque Ambiental do Colégio Paulista, na Rodovia Augusto Montenegro, o primeiro torneio de Drone do Brasil, segundo o Controle Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). Além de alunos do Colégio sede, outras duas escolas, uma pública e outra particular, irão participar da competição.

O evento terá o dia todo de duração e contará com três categorias: Kids, com crianças de 5 a 10 anos de idade; a categoria Medley, com competidores de 10 a 17 anos; e, por fim, também terá a categoria Teacher, com professores da instituição. 

Os participantes testarão a velocidade e a habilidade com o drone, em meio a um circuito com vários obstáculos que devem desafiar a percepção e habilidade dos alunos e professores. Os primeiros que cumprirem os percursos, de acordo com as regras, se tornarão campeões.

A competição também terá tom inclusivo: pessoas com deficiência e com espectros do transtorno autista participarão do torneio em uma das categorias de acordo com critérios decididos pela instituição e baseados nas determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo a Professora e Idealizadora do projeto, Keila Cattete, que inclusive foi a primeira campeã brasileira de Robótica da Amazônia, a competição tem intuito de transformar  incluir jovens nos mistérios e belezas da ciência, semear a inclusão e tornar o Estado do Pará referência nessa prática.

“A nossa expectativa, é que Estado do Pará se torne referência nacional nessa prática com drones, teremos o primeiro torneio do Brasil, e isso é muito importante para o nosso Estado: é um marco! O segundo [torneio] acontecerá em São Paulo, só em setembro, então seremos precursores, além disso, nosso projeto terá tom inclusivo, ninguém vai ficar de fora", comenta Keila.  

Na última quarta-feira (19), no Colégio Paulista ocorreu uma oficina sobre a temática, com a participação de professores, diretores, coordenadores e responsáveis. Sob o comando do Coronel Aviador da FAB, Alessandro Mamede, do Departamento de Controle Aéreo de Belém, foram debatidos temas como normas e técnicas para pilotar um drone de forma segura no espaço aéreo de Belém.

O evento tem o apoio do Governo do Estado do Pará  - através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTEC) - e da Associação de Drones do Estado do Pará.