NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Cerimônia do Dia do Especialista de Aeronáutica na BAGL


Luiz Padilha | Publicada em 25/03/2022 15:04

A Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro realizou a cerimônia pela passagem do Dia do Especialista de Aeronáutica, onde os Suboficiais e Sargentos da FAB são homenageados.

O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que presidiu a cerimônia. Durante a cerimônia, civis e militares foram condecorados com a medalha Bartolomeu de Gusmão.

Durante a cerimônia, aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram o palanque, abrilhantando o evento.

A Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), está localizada em Guaratinguetá (SP), e o evento ocorreu na Base Aérea do Galeão, por coincidir com a entrega das duas aeronaves KC-390 ao Esquadrão 1°/1° GT, sediada na mesma.

Vejam como foi a chegada dos KC-390 ao Esquadrão 1º/1º GT na BAGL


Luiz Padilha | Publicada em 25/03/2022 16:19

Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi realizada hoje a entrega de duas aeronaves KC-390 ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão “Gordo”, na Base Aérea do Galeão (BAGL).

A cerimônia é relevante pelo fato do 1º/1º GT, que voa com as aeronaves C-130 Hércules já há muitos anos, estar recebendo duas aeronaves que representam o avanço da Industria Aeronáutica do Brasil.

Antes do batismo das aeronaves, ocorreu um sobrevoo da aeronave C-130 FAB 2476, seguido por uma aeronave KC-390 escoltada por quatro A-29 Super Tucano, da Esquadrilha da Fumaça. Esse sobrevoo foi uma preparação para o que estava por vir. A chegada dos dois KC-390 e o tradicional banho com os carros de combate a incêndio do Rio Galeão.

Sem dúvida, um momento para ficar guardado na história do 1º/1º GT. Após o batismo, as aeronaves KC-390 FAB 2857 e FAB 2853, estacionaram no pátio. Após o corte de seus motores, o Comandante da Aeronáutica, fez um discurso voltado para a tripulação do Esquadrão, que ao final foram saudados com o grito de guerra “Gordo, “Gordo”!

O Comandante da Aeronáutica junto com o comandante da BAGL e do comandante do 1º/1º GT, entornaram champagne na aeronave KC-390 FAB 2857, a mais nova da Força Aérea Brasileira.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Mais um esquadrão da FAB recebe o Embraer KC-390


João Paulo Moralez | Publicada em 25/03/2022

O 1º/1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo”, com sede na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, é a segunda unidade aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) a operar com o Embraer KC-390.

O esquadrão recebeu dois exemplares, ambos que estavam em uso no 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) com sede em Anápolis (GO).

O FAB 2853 foi o primeiro a ser entregue para a FAB em 4 de setembro de 2019, e o FAB 2857 foi o quinto e mais recente recebido pela Força em 1 de dezembro de 2021. Em Anápolis, permanecem três aeronaves (FAB 2854, 2855 e 2856).

O 1º/1º GT deverá receber também o FAB 2852 já com a capacidade de reabastecimento em voo integrada, tão logo a aeronave seja entregue pela Embraer ao término da certificação para esse tipo de missão. Hoje, o 1º/1º GT é o único esquadrão que executa esse tipo de missão na FAB.

A encomenda original da FAB incluía 28 exemplares do KC-390, porém numa renegociação entre a Força e a Embraer, o pedido foi reajustado para 22 exemplares.

As novas aeronaves estão substituindo os veteranos Lockheed C/KC-130 Hercules, que começaram a ser operados no Brasil em 1964 e continuam em serviço apenas no 1º/1º GT.

PORTAL AEROFLAP


FAB: Esquadrão Pampa completa 75 anos e apresenta caça F-5 com pintura comemorativa


Gabriel Centeno | Publicada em 25/03/2022

O 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, o Esquadrão Pampa, completou 75 anos de sua criação na quinta-feira (24). Para celebrar, a unidade da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira apresentou uma aeronave F-5FM Tiger II com uma pintura especial na cauda. 

A cerimônia militar de aniversário do esquadrão foi realizada em frente ao icônico Hangar Fichet, na Base Aérea de Canoas (RS), com a presença de múltiplas autoridades civis e militares, bem como ex-integrantes da unidade. 

Durante a solenidade, veteranos e atuais membros da unidade desfilaram juntos, cantando o hino do esquadrão. Um par de caças F-5EM Tiger II também realizaram uma série de passagens baixas ao longo do evento. 

Histórico do Esquadrão

O Esquadrão Pampa, ou apenas “Catorze” como é popularmente referido, tem suas origens no 3º Regimento de Aviação, organização da Aviação Militar do Exército Brasileiro. O 3º RAv foi criado em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul e veio a ser transferido para Canoas em 1937. 

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, as aviações Militar e Naval foram extintas e suas aeronaves foram repassadas à recém criada “Forças Aéreas Nacionais”, mais tarde renomeada como Força Aérea Brasileira. Desta forma, o 3º RAv foi dividido em duas novas unidades aéreas: o 3º Grupo de Caça e o 1º Grupo de Bombardeio Leve, equipados com os caças P-40 e o bimotor de ataque A-20, respectivamente. 

Dois anos após o conflito na Europa, a jovem FAB passa por uma grande reorganização, motivada pelos ensinamentos obtidos pela participação brasileira no combate. Assim, o Decreto nº 22.802, de 24 de março de 1947 extinguiu o 3º e 4º Grupo de Aviação de Caça, criando em seu lugar o 1º/14º Grupo de Aviação. 

Em 1954, a era a jato chegava em Canoas. Com a aposentadoria dos P-40 Warhawk, o Pampa recebeu os jatos britânicos Gloster Meteor, em suas versões F-8 e TF-7. No entanto, após 12 anos de operação, os Meteor foram aposentados de forma prematura por conta de fadiga estrutural. Os voos de ataque com o o caça britânico, desenvolvido para interceptação, cobraram o seu preço na forma de graves fissuras nas longarinas. 

Em fevereiro de 1967 o 14 recebia os seus primeiros Lockheed TF-33 de fabricação norte-americana. O modelo era uma versão de treinamento armada do F-80 Shooting Star, também operado pela FAB. Os TF-33 permaneceram em serviço até 1975, ano em que a BACO iniciou as reformas para o recebimento dos F-5E. 

Em 26 de novembro de 1976, pousavam em Canoas os dois primeiros F-5E Tiger II do Pampa. Encerrava-se o silêncio da lacuna entre a saída do TF-33 e a chegada do Tigre, que trouxe consigo o voo supersônico aos “Romanos” do 14.

Sim, romanos. Um apelido que surgiu em meados de 1970, por conta das constantes manobras de treinamento realizadas pelo Pampa. Por “só pensarem em guerra”, os membros da unidade receberam o apelido de Romanos. 

Em 2000, a FAB deu início ao processo de modernização dos F-5 com o Projeto F-5BR, mais tarde renomeado F-5M. O upgrade realizado pela Embraer e Aeroeletrônica (atual AEL Sistemas, subsidiária da Elbit Systems de Israel) integrou uma série de novos itens ao F-5, transformando-o em um caça de 4ª geração. 

Em setembro de 2005 o Esquadrão Pampa recebeu o primeiro F-5 modernizado da FAB, o 4856. Ironicamente, este também foi o primeiro F-5E fabricado no mundo. O modelo segue operando pelo Pampa até os dias de hoje. O rugido dos turbojatos General Electric J85-GE-21 virou um símbolo do município de Canoas. Futuramente, o 14 – que poderá ser a última unidade a empregar o F-5 na Força Aérea Brasileira – receberá os novos F-39E/F Gripen. 

Pintura comemorativa

Como parte das celebrações dos 75 anos, o Esquadrão Pampa pintou um de seus F-5FM biplace com um esquema comemorativo. A pintura foi desenvolvida pelo Major Brigadeiro Sergio Barros de Oliveira junto dos pesquisadores Leandro Casella e Rudnei Dias da Cunha. O 3º Sargento Fábio Lucimar Silva dos Santos pintou o “Fox Mike”, com auxílio do 1º Sargento Alessandro João Rodrigues. 

Do lado esquerdo, o emblema do esquadrão é acompanhado das silhuetas das aeronaves voadas pela unidade: P-40, Meteor, TF-33 e F-5. Do lado direito, um tigre rugindo marca os 45 anos de operação do F-5E/F pela unidade, marco atingido em 2021, mesmo ano em que o 14 atingiu 150.000 horas de voo de caça. 

A aeronave escolhida para receber a pintura foi o FAB 4810, o último F-5 modernizado entregue à Aeronáutica. O 4810 é oriundo do 3º lote de F-5 adquirido pelo Brasil, composto de aeronaves usadas da Força Aérea Real Jordaniana. 

PORTAL DEFESANET


Dia do Especialista: Militares que dedicam disciplina, amor e coragem à FAB

O dia 25 de março é dedicado aos Especialistas de Aeronáutica

Da Redação | Publicada em 25/03/2022 09:00

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica, oferecendo 28 especialidades e diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB). A EEAR, desde sua criação, em 25 de março de 1950, já formou mais de 58 mil profissionais especialistas.

O dia 25 de março é dedicado aos Especialistas de Aeronáutica. É uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais responsáveis por diversas atividades de caráter geral e especializado, sem as quais seria impossível atingir a atividade-fim da Força Aérea Brasileira: voar e fazer voar.

O Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, destacou que a Organização Militar desempenha papel estratégico para a Força Aérea. “Na EEAR, visamos à formação de um profissional responsável por produzir soluções criativas e assessoramentos assertivos, face aos novos desafios que a modernidade e os avanços tecnológicos exigem”, pontuou.

Berço dos Especialistas

O recebimento de uma tripulação da empresa americana Galaxy Aerospace, no Texas (EUA), que estava realizando uma série de voos entre as cidades de São Paulo (SP) e Sorocaba (SP), e o apoio dado pela Força Aérea Brasileira (FAB) à visita do Papa Francisco ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013, são alguns dos eventos que marcaram a carreira do Suboficial Franklin Raymundo, do efetivo da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).

Com mais de 20 anos de serviço prestado à FAB, o Suboficial, que se formou em 1999 e, hoje, é o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, já atuou como instrutor de milhares de especialistas da Aeronáutica. E foi como instrutor da Unidade de Ensino que o Suboficial Franklin garantiu boa parte de sua experiência militar e profissional.

Para ele, o diferencial do especialista é a resiliência e a multidisciplinaridade. “Eu vejo músicos saltando de paraquedas; enfermeiros descendo de rapel em resgate de Busca e Salvamento (SAR); especialistas em metalurgia, ensinando a fazer uma peça pela manhã e coordenando a montagem de um acampamento à tarde; mecânicos de voo ensinando doutrina militar; e sargentos atuando no desenvolvimento de complexos sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo. Essa multidisciplinaridade nos diferencia dos demais, não nos importamos qual é a missão, simplesmente recebemos e cumprimos de maneira exemplar”, salientou.

Manutenção operacional

Distante cerca de 253 quilômetros da Escola de Especialistas em Guaratinguetá (SP) está o Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), localizado no Rio de Janeiro, onde atua o Sargento Mecânico de Aeronaves Ramiro José da Silva Neto. O militar, que se formou na EEAR em 2003, começou as atividades no PAMA-GL na Linha de Revisão da aeronave KC-137. Ele conta que, ao retomar a faculdade de Física, teve a oportunidade profissional mais importante de sua vida até hoje: a indicação para o Setor de Ensaios Não Destrutivos.

“Nesse setor, eu encontrei pessoas super especializadas, que me ensinaram tudo que eu precisava para subir de nível em minhas atribuições profissionais. Era uma atividade que, embora pouco conhecida pela grande maioria, estava intimamente ligada com a manutenção aeronáutica. Nessa área, eu me aprimorei e, com pouco mais de cinco anos, atingi o mais alto grau de especialização nas técnicas envolvidas, o que me projetou para ser instrutor e inspetor de manutenção”, explicou.

Novos desafios

A menos de sete quilômetros do PAMA-GL está a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, Organização Militar da FAB onde atua a Sargento Enfermeira Izabelly Monassa Silva de Paula. A militar se formou em 2020 e já teve que lidar com um momento desafiador para toda a humanidade: a pandemia da COVID-19. “Estamos ainda vivendo um momento caótico. Uma pandemia que, quando alarmou, ainda estava cursando a EEAR. Hoje, estar na linha de frente a COVID-19, de forma suscetível, não é fácil, mas gratificante, pelo fato de estar ajudando aqueles que necessitam de nós, a Saúde da Aeronáutica”, pontuou a Graduada.

Quem também doou cerca de nove anos à carreira de Especialista foi a hoje Tenente Serviços Jurídicos Marcia Barbosa Bastos. “Eu sinto muito orgulho por ter honrado o lema ‘disciplina, amor e coragem’ e trabalhado como graduada especialista em Meteorologia. Os Sargentos e os Suboficiais especialistas são primordiais no desenvolvimento das engrenagens da FAB e no cumprimento da missão de Defender, Controlar e Integrar o território nacional”, concluiu.

A Tenente Márcia se formou em 2012 na EEAR e, em 2021, como Oficial, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

Defesa deflagra operação de combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais no Amazonas e em Roraima


Da Redação | Publicada em 25/03/2022 09:09

Para combater ilícitos nas fronteiras dos estados do Amazonas e de Roraima, foi deflagrada a Operação Ágata Conjunta, nesta semana. Cerca de 1,5 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estão envolvidos na missão, que conta com a participação da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas.

A iniciativa fortalece a presença do Estado, principalmente em áreas mais remotas, assegura a soberania do país, a lei e a ordem.A Operação Ágata, que ocorre de modo articulado com países vizinhos, estados e municípios, inclui ações preventivas e repressivas contra crimes como contrabando, descaminho e narcotráfico, além de exploração mineral e garimpo ilegais, praticados na faixa de fronteira.


Também, reforça o controle aduaneiro e apoia a população mais necessitada, como indígenas e demais residentes na faixa de fronteira. Para tanto, os militares dispõem de 100 embarcações, quatro navios patrulhas, um Navio de Assistência Hospitalar e 24 aeronaves para executar as atividades.

Repressão a ilícitos transfronteiriços

A Operação Ágata é desenvolvida, ao longo do ano, em diferentes estados e períodos, por apenas uma Força Singular ou por todas em conjunto.  A Ágata Conjunta é a primeira de 2022 com a participação das três Forças Armadas.

Dados da Operação, em 2021, mostram evolução de 50% na apreensão de drogas em comparação com 2020. No ano passado, foram apreendidas 27,9 toneladas de maconha, skank e haxixe, e, em 2020, 18,6 toneladas.

Assistência Social

Além das atividades de combate ao crime, as tropas atuam na assistência social aos povos ribeirinhos da região. Para isso, utilizam um Navio de Assistência Hospitalar, onde é prestado atendimento médico e odontológico. Recuperação de instalações públicas e palestras educativas e preventivas estão, também, entre as atividades planejadas visando o bem-estar social das comunidades locais.

PORTAL CAVOK


Saab Colaboração Real 4 – Episódio 9: O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial


Fernando Valduga | Publicada em 25/03/2022 12:00

No novo episódio da série “Colaboração Real” da Saab, conheça os detalhes do trabalho que está sendo feito pelo DCTA junto ao Programa Gripen que avança no Brasil.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é responsável por planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação da Força Aérea Brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL NOVO DIA - Comandante da Aeronáutica faz palestra na Escola Superior de Guerra

Destinada aos alunos do Curso Superior de Defesa da ESG, a apresentação abordou os desafios da FAB para as próximas décadas

Da Redação | Publicada em 25/03/2022 12:19

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi à Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro (RJ), na quarta-feira (23) para a realização de uma palestra sobre a conjuntura atual da Força Aérea Brasileira (FAB).

A palestra com o tema “Força Aérea Brasileira e seus desafios para as próximas décadas” foi destinada aos alunos do Curso Superior de Defesa (CSD), cuja turma de 2022 iniciou o ano letivo no último dia 21, com a aula magna do Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

Estiveram na palestra o Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Kative; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; e demais autoridades militares e civis.

O evento foi realizado no auditório da ESG e contou com a participação dos 174 estagiários do CSD, oriundos de cursos distintos das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).

Na abertura, o Comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Kative, deu especial boas-vindas ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, sobretudo por o Oficial-General ter a oportunidade de retornar à instituição, mais de dez anos depois de ter frequentado a ESG como aluno.

Durante a palestra, o Comandante da Aeronáutica expôs e explicou a visão estratégica da Força Aérea diante dos desafios contemporâneos, nas esferas nacional e internacional. Explicou as origens que consubstanciaram a formação do então Ministério da Aeronáutica, a evolução do poder aéreo ao longo do século XX, as quatro gerações da história da FAB, a integração do sistema de controle de tráfego aéreo e a defesa aérea, os principais projetos estratégicos da Força em curso, entre outros assuntos.

Parafraseando as palavras do escritor austríaco e pai da administração moderna, Peter Ferdinand Drucker, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior encerrou a palestra abordando o futuro da FAB. “A melhor forma de prever o futuro é cria-lo. Temos de construir o futuro que a gente quer. E não é fácil fazer isso num País com tantas carências. Para isso, temos buscado fazer o melhor uso possível dos recursos que nos dão. E construíndo aquilo que está mais do centro da nossa missão que é defender o nosso País. Tenho a honra, o privilégio, de ter um Alto-Comando da Aeronáutica maduro e experiente. Tenho 68 mil militares e civis sob meu comando, todos eles cientes e comprometidos com a nossa missão. Isso facilita muito a tomar as melhores decisões, fazer as melhores escolhas para construir o nosso futuro”, destacou o Oficial-General.

No final do evento, o Comandante respondeu às perguntas da audiência e recebeu um diploma de agradecimento da instituição. “Reforço a firme convicção de que juntos somos mais fortes, não só os militares mas também os civis e isso é muito importante. Até por que serão eles os embaixadores da nossa atividade por vezes não compreendida”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Criada pela Lei nº 785/49, a ESG é um instituto de altos estudos de política, estratégia e defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa. Destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da segurança e do desenvolvimento.

A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministério da Defesa. A Escola não desempenha função de formulação ou execução da política do País. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.